C30
FATORAÇÃO – revisão6
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Usando o caso de fatoração conveniente, fatore:
Atividades Inglês December 1st. to 15st.
Leia o poema abaixo: “Pão e poesia”
Fátima Farias, autora desse belo poema, é a escritora convidada a participar do programa “Adote um escritor 2020” em nossa escola.
Além de poeta, Fátima também é sambista e uma cozinheira de mão cheia. Talvez por isso, todos os seus poemas têm muito ritmo e vários falam em alimentos.
Uma coisa que a Fátima ainda não tem é um poema em inglês. Que tal traduzirmos o poema “Pão e poesia” para o Inglês?! Poderemos mostrar a ela quando vier nos visitar, dia 17 de dezembro, às 19h, na live, pelo facebook da escola.
Escolha uma estrofe, copie em seu caderno e traduza para o Inglês com a ajuda de um dicionário. Depois tire uma foto e poste no Grupo “Clube da Escola” ou no grupo da sua turma no WhatsApp.
Bom trabalho:
Atividade Filosofia
ATIVIDADE 23. A LIBERDADE
Copie este desafio, leia atentamente o texto e, com base nele, faça o que se pede:
O indivíduo livre é aquele que é capaz de autodeterminar-se, ou seja, de agir conforme sua própria vontade sem nenhuma determinação, ou formatação, exterior. Para Leibniz “ser livre é agir de acordo com sua própria natureza”. Segundo Espinosa, a ação livre não se opõe à razão, a ação livre pressupõe o uso da razão como base para a liberdade de escolha e decisão livre, fazendo com que o sujeito não seja guiado em suas atitudes pelo medo da morte, mas deseje diretamente o bem.
1) A partir dessa leitura, faça um texto (mínimo 25 linhas) com um título, falando sobre Liberdade em tempos de Quarentena em meio à pandemia do Coronavírus:
RESPOSTA:
Atividades Educação Física
Atividade Matemática
FATORAÇÃO – revisão5
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Continue fatorando... (diferença de dois quadrados):
Atividade inglês
16th to 30th, November 2020
Abra o link para o “Zine”. Na página 4 está a linha do tempo de Conceição Evaristo.
1 Siga o modelo para construir a sua Time Line.
2 Anote, em seu caderno, os acontecimentos mais importantes ou divertidos de sua vida.
3 Depois traduza para o Inglês.
4 Não se esqueça de usar seu notebook. Você já sabe como escrever datas e números.
Use seu conhecimento e bom trabalho:
Atividade Filosofia
ATIVIDADE 22. A SERVIDÃO PASSIONAL E A LIBERDADE AFETIVA
Copie este desafio, leia atentamente o texto e, com base nele, faça o que se pede:
O vício não é ter paixões, é a fraqueza para existir, agir e pensar. É deixar-se levar apenas por afetos ou paixões, submetendo-se a eles, pois com isso nos deixamos governar por causas externas. Caímos no poderio de forças externas deixando-nos dominar pelas paixões tristes e pelos desejos nascidos da tristeza.
Quando somos servos de nossas paixões, quando nossas paixões determinam nossa vida, mas vivemos passivamente, vivendo sob o poder externo das coisas, que nos arrastam para onde querem, não somos livres.
Virtude não é cumprir deveres e obrigações, mas ter força interior para poder passar da passividade à atividade. Ser virtuoso ou livre é passar da paixão à ação, tornar-se causa ativa interna de nossa existência, atos e pensamentos.
Marque as afirmativas FALSAS com F e as VERDADEIRAS com V:
1. ( ) Aquele que nasce passivo e servo de suas paixões não poderá desenvolver seu eu interior e vencer as paixões externas e os desejos tristes.
2. ( ) Quem tem paixões é um viciado.
3. ( ) Quem é livre ou virtuoso venceu suas paixões tristes e desejos nascidos da tristeza com sua força interior, passou da passividade à atividade, tornando-se causa ativa de sua existência, atos e pensamentos.
4. ( ) Virtuoso é aquele que cumpre seus deveres e obrigações corretamente.
5. ( ) Virtuoso é aquele que não tem paixões.
Atividade Educação Física
Atividades Matemática
FATORAÇÃO – revisão4
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Fatore (diferença de dois quadrados):
Atividades História
Conheça a inspiradora história da Esperança Garcia, mulher negra e escravizada, que, em 1770, escreveu uma carta ao presidente da Província de São José do Piauí reivindicando os seus direitos.
Atividades Inglês
1st to 15th, November 2020
Transcreva, em seu caderno, as palavras que você encontra na imagem da bruxinha voador, traduza-as para o português e responda:
1. Quantas palavras você encontrou?
2. Quantas conseguiu traduzir?
3. Uma das palavras está com a grafia errada em inglês. Você consegue indicar qual é? Anote em seu caderno.
4. As palavras indicam uma efeméride dos países de língua inglesa. Qual o tema do vocabulário reunido na figura? Que dia se comemora essa efeméride?
READING TIME:
Halloween is a holiday that came from Ireland and it’s celebrated in some countries, such as United States, Canada, United Kingdom, Japan, New Zealand, Australia, Sweden among others. It's a holiday that is celebrated in many ways; they do some activities and games involving ghost tours, bonfires, costume parties, "haunted house" tours, and reading / watching scary stories / movies. The most famous activity they have is called trick-or-treating, that children dressed in costumes clothes go to the houses and ask: trick-or-treating? And the owners have to give them lot of candies if they don't give them, the children make trick with them.
MOMENTO LEITURA:
O Halloween é um feriado que veio da Irlanda e é celebrado em alguns países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Suécia entre outros. Esse é um feriado que é celebrado de várias maneiras, as pessoas fazem algumas atividades e brincadeiras envolvendo passeios assustadores, fogueiras, festas à fantasia, passeios em casas mal-assombradas, e lendo e assistindo histórias assustadoras. A atividade mais famosa se chama “gostosura ou travessura”, que consiste em crianças fantasiadas batendo em casas pedindo doces, os donos precisam dar doces a elas; se não dão, as crianças fazem travessuras com eles.
Atividades Filosofia
ATIVIDADE 21. TEMAS POLÊMICOS – CONVIVÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
Copie este desafio, leia atentamente o texto e, com base nele, faça o que se pede:
Antes de a pandemia do Coronavírus tomar conta do planeta Terra, família parecia algo que tinha caído de moda: os pais andavam muito apressados e distraídos dentro e fora de casa, não sobrando muito tempo para a atenção e o diálogo com os filhos. Mesmo em casa, gastava-se muito tempo com a TV, computadores, celulares e outros aparelhos de uso individual. Assim desperdiçávamos um possível tempo de convivência entre pais e filhos.
Em tempos de pandemia, passamos a nos refugiar em casa, agora a chamamos de refúgio ou abrigo. Emprego virou artigo de luxo: poucos têm. Para sobreviver percebe-se a necessidade de ser criativo, inventivo, combativo, persistente e corajoso. Ansiedade, incerteza, angústia e medo são vividos em todos os lares. Nesse momento, as famílias têm se obrigado a conviver mais intensamente e saber tirar proveito disso, nem que seja para não adoecer física e mentalmente.
Ultimamente, temos sido empurrados a convier e viver juntos, valorizar as diferenças, desenvolver um olhar para o próximo e uma atitude fraterna diante da sociedade porque não basta desenvolver um olhar fraterno, fazer uma oração forte, é preciso praticar a fraternidade.
Marque as afirmativas FALSAS com F e as VERDADEIRAS com V:
1. ( ) Nesse momento, não basta orar, é preciso agir fraternalmente.
2. ( ) Em tempos de pandemia temos chamado a casa de cela ou prisão.
3. ( ) Em tempos de pandemia, tem morrido tanta gente que tem mais vaga de emprego que gente com saúde e bom currículo para os cargos.
4. ( ) Com a pandemia as pessoas se viram empurradas a conviver e viver juntas, valorizando as diferenças e desenvolvendo um olhar e uma prática fraternos.
5. ( ) Em meio a realidade da pandemia, podemos dizer que em todos os lares têm-se vivido ansiedade, incerteza, angústia e medo.
6. ( ) Para sobreviver em tempos de pandemia é preciso apenas ser empurrado pela desgraça e orar para surgir um futuro melhor.
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Fatore (agrupamento):
OS QUILOMBOS
Uma das principiais formas de luta contra a escravidão foi a formação de quilombos por toda a América escravista.
Leia, com atenção, o texto a seguir:
Um dos aspectos fundamentais do protesto por meio das comunidades de fugitivos em várias partes da América foi a tentativa, por parte dos cativos, de forjar uma comunidade camponesa independente. De modo geral, os quilombolas no Brasil procuravam estabelecer-se não muito distante de locais onde pudessem realizar trocas mercantis diversas.
Frequentemente, os quilombos desenvolveram práticas econômicas integradas à economia local e relações sociais complexas que podiam contar com a participação de vários setores sociais envolventes – taberneiros, por exemplo – de uma determinada região. [...]
GOMES, Flávio dos Santos. Sonhando com a terra, construindo a cidadania. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da cidadania. 6.ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 455-456.
Responda no seu caderno:
1- De acordo com o texto, o que os cativos (pessoas escravizadas) pretendiam com a formação dos quilombos?
2- Analisando o texto, é possível afirmar que os quilombos eram comunidades totalmente isoladas? Explique.
Aula especial pelo dia da professora e do professor
O professor Jeferson Tenório é um escritor premiado e muito conhecido no Brasil todo. Ele já esteve na nossa escola em duas ocasiões.
Jeferson Tenório será o patrono da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontecerá de 31/10 a 15/11 de 2020.
1. Assista ao vídeo com a entrevista do professor Jeferson e anote, em seu caderno, três frases dele que você achou mais interessantes.
2. Responda quais são os títulos dos três romances escritos por Jeferson Tenório.
Como você notará pelo vídeo, o novo livro do professor Jeferson já foi traduzido em dois países da Europa: Itália e Portugal.
Vamos começar a traduzir para o inglês?!
Tente começar pelo excerto abaixo.
3. Copie o trecho do livro em seu caderno e traduza com o auxílio de um dicionário.
4. Caso encontre muita dificuldade em fazê-lo sozinha (o), apenas copie as palavras e traduza-as separadamente. Oportunamente, comporemos o texto em inglês.
Bom trabalho!
FATORAÇÃO – revisão2
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Continue fatorando (fator comum)...
Observe atentamente as 8 tabelas abaixo:
Copie as perguntas a seguir em seu caderno e responda:
01. Pense na escola Morro da Cruz, nas salas de aula, nas janelas, na posição das mesas e cadeiras e na maneira como as pessoas se comportavam. Em qual das 8 tabelas acima você poderia encaixar a sua turma?
02. Se você entrasse em contato com alguém infectado na escola, quantas pessoas de sua convivência poderiam ser atingidas?
03. Teste de Comunicação: envie a resposta da pergunta 02 por whatsapp para o número 991.603.846 colocando seu nome e sua turma. A resposta pode ser enviada por qualquer aparelho disponível, mesmo que não seja seu.
Cuide de si mesmo e das pessoas que convivem com você!
Exercícios respiratórios
Nesse momento de pandemia, também precisamos cuidar ainda mais dos nossos pulmões. Os pulmões são os que mais podem sofrer com a COVID-19, logo são os músculos respiratórios que podem auxiliar na melhora da sua condição pulmonar.
Orientações e cuidados:
Sempre respeite seu ritmo e suas sensações, faça uma série completa e se ficar tonto, diminua o número e o tempo das repetições.
Por medida de segurança, esses exercícios podem ser realizados na postura sentada afastado do encosto da cadeira.
1) inspire – puxe o ar profundamente, expanda o tórax e solte tudo pela boca ativamente.
2) puxe o ar com força, segure por três segundos e solte em 6 segundos.
3) puxe o ar 2 vezes seguidas pelo nariz como se tivesse cheirando uma flor e solte lentamente pela boca em 4 segundos como se tivesse soprando uma vela.
4) com um cabo de vassoura eleve o braço a frente do corpo em três tempos e puxe o ar 3 vezes pelo nariz como se tivesse cheirando uma flor. Solte o ar lentamente pela boca em 6 segundos como se tivesse soprando uma vela e abaixando o braço ao mesmo tempo.
Referência: Cartilha - Orientações de cuidados e autocuidado com a saúde física e mental em tempos de pandemia da covid-19 – Governo do Distrito Federal – Maio 2020
À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:
Em uma loja de equipamentos de pesca foram vendidos quinhentos reais em produtos no dia do aniversário da loja. Sabendo que a embalagem com 10 anzóis pequenos custa o mesmo valor da embalagem com 5 anzóis médios ou com 2 anzóis grandes e que o boné camuflado com protetor para pescoço é vendido pela quantia de 40 reais, o mesmo que o valor da venda de 8 embalagens com 10 anzóis pequenos. A camiseta camuflada é vendida por 50 reais.
RESPONDA:
a) O que é mais caro: dez anzóis pequenos ou cinco anzóis médios?
b) Quanto custa apenas uma embalagem contendo 10 anzóis pequenos?
c) Quantos anzóis grandes eu preciso vender para conseguir obter a quantia de 40 reais?
d) Quantos anzóis pequenos eu preciso vender para conseguir obter a quantia de 40 reais?
e) Quantos anzóis pequenos eu preciso vender para conseguir obter o valor de uma camiseta camuflada?
f) Quantas camisetas eu precisarei vender para obter o mesmo valor de produtos vendidos no dia do aniversário da loja?
RESPOSTAS:
October 1st. to 31st. teacher Mires
Estes exercícios ajudarão a fixar as WH QUESTIONS, perguntas chave , que são muito usadas em inglês.
1. 1. Traduza as expressões, as perguntas e as respostas em seu caderno.
2. Observe o exemplo:
Expressão : which = qual
Pergunta: which is your Apple? = qual das maçãs é a sua?
Resposta: the green one = a verde
2.Tente criar três perguntas com WH questions em inglês.
FATORAÇÃO – revisão1
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Fatore (fator comum):
MEDICAMENTOS
Medicamentos são produtos fabricados para curar ou aliviar dores, desconfortos e doenças. Também têm a função de diagnosticar, prevenir ou modificar determinado funcionamento do corpo, quando for necessário.
Da mesma forma que as vacinas, os medicamentos passam por uma rigorosa fase de testes onde todos os possíveis efeitos são analisados.
Todos os medicamentos, além de agirem da forma como foram planejados, causam efeitos indesejados. São as chamadas REAÇÕES ADVERSAS, que podem ser leves ou graves, dependendo de cada caso individualmente.
Somente um médico pode avaliar se determinado medicamento é apropriado para determinado paciente.
Utilizar um medicamento sem a orientação de um especialista pode não ter efeito algum sobre a doença, além de agravar o estado do paciente atingindo órgãos que não estão doentes ou ainda, mascarar sintomas tornando o tratamento mais difícil.
MEDICAMENTOS e COVID-19
NÃO EXISTEM medicamentos comprovados para prevenir ou tratar a covid-19 no Brasil ou em qualquer outro país. Nos hospitais, os tratamentos são baseados no controle dos sintomas e na tentativa de deter o avanço da doença, utilizando medicamentos usados para outras doenças.
Qualquer automedicação contra covid-19 deve ser evitada. Em um hospital, o paciente está sendo monitorado e terá o atendimento necessário se alguma reação adversa ocorrer.
ATIVIDADE
Você já recebeu FAKE NEWS sobre algum medicamento ou tratamento contra a covid-19? Escreva em seu caderno qual e de onde veio a “notícia”.
Se nunca recebeu, procure alguma notícia (verdadeira) sobre fake news relacionadas ao tratamento da covid-19 e escreva em seu caderno.
PRODUTOS NOTÁVEIS – revisão4
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Desenvolva os produtos notáveis, usando a regra conveniente:
UMA DOENÇA CHAMADA HIPOCRISIA
Está prestes a ser divulgado um remédio capaz de debelar uma doença que ataca anualmente milhões de pessoas no mundo, 600 mil só no Brasil. E mata muito mais do que a Aids.
A cura da malária vem sendo pesquisada pelo laboratório de doenças tropicais do exército norte-americano, em Washington. As vacinas lançadas até agora não funcionam. Os remédios, no indivíduo infectado, perdem o efeito; o parasita, que provoca a malária, está cada vez mais resistente. Sem entrar em detalhes, os responsáveis pelas pesquisas revelaram que teses iniciais indicam resultados animadores.
Pergunta: apesar de os avanços na luta contra uma doença que mata 2 milhões de pessoas por ano terem sido apresentados numa conferência, você leu ou viu esta notícia em algum lugar? Claro que não, mas não se culpe. Culpe a imprensa.
Cada avanço contra a Aids é microscopicamente acompanhado e fiscalizado por governos, empresas e barulhentas organizações não-governamentais; as conferências sobre o assunto ficam abarrotadas de jornalistas.
Raro o dia em que não sai nada sobre a Aids em qualquer jornal brasileiro. Imagine, então, em Nova York, cidade que abriga a maior concentração de homossexuais do mundo. Não é por acaso que as descobertas que levaram à produção do coquetel de remédios contra a Aids, a mais importante notícia científica de 1996, tenha sido feita em Nova York. É reflexo da pressão constante. Quando existe pressão, existe dinheiro para pesquisas.
Desde que apareceram os primeiros sinais da Aids, no começo da década de 80, morreram 11 milhões de pessoas. Os mesmos 11 milhões morreram como conseqüência da malária em pouco mais de 5 anos.
A diferença é que a malária ataca países pobres. Está praticamente restrita, pela ordem, à África, Ásia e América Latina. No Brasil, limita-se à região amazônica.
A classe média em Manhattan, Rio, São Paulo, Londres ou Paris não pega malária. Os jornalistas, seus amigos, parentes e conhecidos não morrem disso.
Gilberto Dimenstein, Aprendiz do Futuro, p. 53.
OBSERVAÇÃO: Hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui, frequentemente exigindo que os outros se comportem dentro de certos parâmetros de conduta moral que a própria pessoa extrapola ou deixa de adotar. Wikipédia.
QUESTÕES:
1- Qual é a principal comparação que o texto faz entre a malária e a AIDS?
2- Qual é a hipocrisia?
3- Quais regiões do planeta têm problemas com a malária?
4- A partir de sua resposta acima, na sua opinião, por que o “exército norte-americano” pesquisa uma vacina contra a malária?
5- Atualmente estamos vivenciando muitas situações em que a hipocrisia é visível. Você sabe apontar alguma dessas situações?
À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:
Lembrando que para Aristóteles, o prudente é aquele que em todas as situações, é capaz de julgar e avaliar qual a atitude e qual a ação que melhor realizarão entre as várias escolhas possíveis a mais adequada para quem a realiza e para os outros, faça um texto falando de prudência. Você pode relatar dicas de parentes, amigos, professores sobre o que é o correto a ser feito em algumas situações da vida bem específicas. Aquela dica da vó, do irmão mais velho, do pai, da mãe, da tia e perceba, todos eles estão tentando ensinar a ser prudente sob algum aspecto.
Seu texto precisa ter, no mínimo, 15 linhas do seu caderno, um título e deve ser escrito à caneta.
1st to 15th, September 2020
Todos os heróis sabem que grandes poderes trazem grandes responsabilidades.
Super heróis e super heroínas podem mudar seu País e mesmo, seu planeta.
1. Se você fosse uma super heroína ou um super herói, o que você mudaria no planeta terra?
Escolha as três principais mudanças e faça uma lista, em seu caderno, em inglês:
a)
b)
c)
2. Examine as quatro imagens, abaixo, e tente identificar o que acontece em cada uma delas. Escreva, em seu caderno, uma frase para cada uma delas, explicando. Por exemplo:
A imagem da letra “C” mostra um cartaz de protesto contra as guerras dizendo “Faça amor, não faça guerra!”
a)............................
b)............................
d)............................
Responda:
Quem são seus heróis da vida real?
3. Escreva o nome das três pessoas que você considera as maiores batalhadoras do planeta. Pense em sua bondade e sua coragem.
a)............................
b)............................
c)............................
4. Seja um super herói ou uma super heroína.
Pense nos seus heróis e se inspire.
Você pode protestar contra vários problemas em seu País.
Use as duas colunas, abaixo, para pensar em seu País e decidir quais acontecimentos você apoia e quais você mudaria. Faça uma lista em seu caderno:
PRODUTOS NOTÁVEIS – revisão3
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Desenvolva os produtos notáveis (produto da soma pela diferença de dois termos:
À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:
Considerando que deliberar seja escolher, o filósofo Aristóteles afirmava que deliberamos sobre tudo aquilo que para ocorrer dependa de nossa ação. Portanto, deliberamos sobre tudo aquilo que é possível. Por exemplo, deliberamos sobre quem será o capitão do time. Diferentemente, não deliberamos sobre o que é necessário, que irá ocorrer independentemente de nós, de nossa vontade, de nossa ação. Para exemplificar, pensemos no sol. Ele não vai deixar de existir porque eu decidi.
Para Aristóteles, o prudente é aquele que em todas as situações, é capaz de julgar e avaliar qual a atitude e qual a ação que melhor realizarão entre as várias escolhas possíveis a mais adequada para quem a realiza e para os outros.
RESPONDA:
1) Crie, por escrito, um exemplo de situação em que, segundo Aristóteles, podemos deliberar e explique:
2) Crie, por escrito, um exemplo de situação em que, segundo Aristóteles, não podemos deliberar e explique:
3) Diga qual a única alternativa correta segundo o que Aristóteles entende por prudente:
a. aquele que realiza as melhores escolhas para si.
b. aquele que realiza as melhores escolhas para si e para os outros.
c. aquele que realiza escolhas que não interferem na vida dos outros.
RESPOSTAS:
RODUTOS NOTÁVEIS – revisão2
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Desenvolva os produtos notáveis (quadrado da diferença de dois termos):
17 th to 31th, August 2020
Slogan é uma frase curta que serve para fixar um produto ou anunciar uma ideia. Deve ser criativa e apresentar uma ideia abrangente de forma sucinta.
The analogy can be drawn that each slogan is like the visible tip of an iceberg of aesthetic desires.
1. Se você tivesse que se definir (ou explicar) em um slogan, qual seria?
2. Escreva seu slogan em português e traduza para o Inglês.
3. Depois, imagine onde você gostaria de apresentá-lo e desenhe em seu caderno.
4. Copie os três slogans, abaixo, e faça a tradução para o português;
Assista o vídeo baixo, sobre PIB (Produto Interno Bruto).
À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:
Política com “P” maiúsculo é mais que política partidária. Todos nós, consciente, ou inconscientemente, livremente ou de forma imposta e obrigatória, fazemos política. Optamos o tempo todo, escolhendo ou trejeitando coisas.
Em meio a uma crise global, que é política, econômica, moral ecológica, civilizacional, sentimo-nos todos tocados por um grande redemoinho que modifica a tudo e a todos.
Frente a esse caos global, a essa mudança generalizada, surge a necessidade de criarmos um modelo de convivência social e ecológica com relações éticas (relativo ao justo, ao correto) e estruturais de fraternidade (amor fraterno), onde o diferente seja respeitado e tratado como um irmão, onde a fome seja se acabe pelo espírito de fraternidade.
RESPONDA:
1. Você já deve ter percebido a necessidade de mudança de comportamento, de união, de ajuda ao próximo. Descreva duas situações em que você concluiu que estava ocorrendo espírito de fraternidade entre seres humanos:
2. Descreva duas situações em que você concluiu que estava ocorrendo espírito de fraternidade entre seres humanos e animais ou entre seres humanos e vegetais:
RESPOSTAS:
PRODUTOS NOTÁVEIS – revisão1
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Desenvolva os produtos notáveis (quadrado da soma de dois termos):
Atividade 05 de Ciências – Professor Carlos Flain
Vacinas
Todos os anos ouvimos notícias de campanhas de vacinação. Os postos de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) abrem em um sábado e a passagem de ônibus é gratuita. Geralmente envolve crianças, mas não se trata apenas delas.
Antes de chegar ao posto de saúde, uma vacina percorre um rigoroso processo, que inicia com estudos e pesquisas, passando por inúmeros testes até ser considerada segura para aplicação.
Uma vacina adequada somada a uma campanha de vacinação é capaz de ERRADICAR (eliminar) uma doença, como ocorreu com o sarampo no Brasil. No entanto, para manter a doença erradicada, é necessário manter a vacinação ocorrendo periodicamente.
Uma vacina é produzida com o próprio agente causador da doença morto ou com partes dele. Assim, NEUTRALIZADO, ele é colocado no organismo, que responde produzindo anticorpos específicos e armazenando essa importante informação. Quando a pessoa vacinada entra em contato com alguém doente, seu corpo já possui registro sobre a doença e pode se defender com eficiência.
Diferente de uma medicação para tratamento de uma doença, onde a pessoa já está infectada e com todos os sintomas, a vacina é uma medicação PREVENTIVA, evitando o contágio e o desenvolvimento da doença.
Em um momento que o Brasil se aproxima do terrível número de 100 mil mortos pela COVID-19, uma vacina é a única maneira totalmente eficaz de evitar que essa tragédia se prolongue indefinidamente.
Existem 5 vacinas em estágio avançado de testes. A Rússia anuncia vacinação já em outubro deste ano, mas não divulga informações sobre como funciona sua vacina, o que gera desconfiança no meio científico. China (2 vacinas), Reino Unido e uma parceria entre Alemanha e Estados Unidos também estão nas últimas etapas de teste.
Enquanto isso, aguardamos, lavando as mãos, abrindo as janelas e usando máscaras.
Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências o texto acima;
Atividade 02 – Com essas informações, elabore 3 perguntas com respostas (no caderno);
Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua família, para ter certeza que estão possíveis de entender.
Quando
olhamos ao nosso redor, percebemos que todas as coisas tem uma forma. As formas
dos objetos estão ligadas a sua função. Uma cadeira, por exemplo, tem a função
de nos acomodar sentados, daí a sua forma não poderia ser diferente.
Entretanto, o desenho (design) da cadeira pode mudar, existem diversos modelos
de cadeiras criadas pelos designers.
Designers
são profissionais que ganham a vida desenhando, criando novas formas para os
objetos que já existem ou inventando novos objetos.
No
desenho, na pintura e nas demais expressões artísticas as formas podem ser:
FORMAS
FIGURATIVAS
São
as formas das figuras ou imagens reais das coisas, também chamadas de formas
definidas, pois quando olhamos para elas já identificamos o que são. Exemplo:
maçã e copo
FORMAS
ABSTRATAS
São
aquelas que desenhamos com liberdade de expressão. São também chamadas de
formas indefinidas.
Exemplo:
manchas, linhas, pontos
FORMAS
GEOMÉTRICAS
Percebemos
essas formas na maioria dos objetos que nos cercam, pois, são projetadas a
partir das figuras geométricas. Por exemplo uma lata de ervilha tem a forma de
um cilindro, ou ainda, a forma de um retângulo.
A
construção de um desenho figurativo parte da noção de juntar formas, ou seja,
criar a estrutura, a base do desenho. Como por exemplo, ao desenhar uma pessoa.
Primeiro você cria um círculo ou uma forma oval para criar uma cabeça, depois
um retângulo pra criar tronco e assim vai juntando formas diversas que darão a
idéia estrutural do esboço desse desenho.Veja como é fácil desenhar com formas
Veja
como é fácil desenhar com formas:
EXERCÍCIO:
1-
Escreva no seu caderno uma lista das formas geométricas que você conhece e
relacione com objetos da sua casa.
2-
Reproduza no seu caderno a sequencia do desenho do elefante.
3-
Escolha um objeto da sua preferência e tente fazer o seu desenho a partir das
formas geométricas contidas na sua estrutura.
______________________________
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas . . .
— O meu porquinho-da-índia foi minha primeira namorada.
Poema de Manuel Bandeira
Questões:
1- O eu-lírico do poema ficava triste com seu animalzinho de estimação. Por quê?
2- O eu-lírico diz que o porquinho-da-índia foi sua primeira namorada. Que trechos do poema indicam um comportamento de namorado?
3- Havia entendimento entre o eu-lírico e seu animalzinho? Como essa relação aparece nos relacionamentos de namorados?
Atividade Filosofia
ATIVIDADE 14. JOVENS E FESTAS: DIVERSÃO SEM DROGAS
À caneta, copie no caderno esta atividade e responda o que se pede:
Em se tratando de jovens e festas, costuma-se observar dois tipos de comportamentos nos jovens: de um lado aqueles que conseguem se divertir na festa (ouvindo música, cantando, dançando, conversando, socializando) sem fazer uso de drogas; e de outro, aqueles que só conseguem se divertir enquanto estiverem fazendo uso de alguma droga. O primeiro grupo tem mais autonomia, maior liberdade para fazer escolhas e dirigir sua própria vida e tem consciência do mal que as drogas fazem em seu corpo.
Abaixo, marque a alternativa correta conforme o texto acima com um X:
a) O jovem usuário de drogas é mais livre e autônomo para tomar decisões, pois faz o que bem entende.
b) O jovem que não faz uso de drogas é mais autônomo e livre para escolher e dirigir sua vida.
c) O jovem usuário de drogas consegue se divertir em uma festa sem drogas.
Leia o texto e responda no caderno as perguntas.
1- No texto, aparece o termo escravas. Por que devemos utilizar o termo escravizadas no lugar de escravas? Explique. Caso não lembre, pesquise na internet.
2- Explique que tipo de comércio era praticado pelas mulheres na África e a sua importância.
3- Por que o comércio de rua foi importante para as mulheres escravizadas?
4- Por que as mulheres descritas no texto são um símbolo de resistência desde a escravidão?
5- Para relembrar: pesquise na internet o significado de patrimônio cultural material e patrimônio cultural imaterial. Anote as informações no seu caderno.
6- O modo de preparar o acarajé é um elemento do patrimônio cultural material ou imaterial?
Atividade Educação Física
Assista ao vídeo.
Atividades Geografia
Atividades Matemática
Atividade Inglês
Atividades Educação física
Pratique o autocuidado durante a pandemia
- Realize atividades que te proporcionem bem-estar.
- Priorize o sono de qualidade, alimente-se o melhor possível e busque atividades
prazerosas.
- Trate-se bem.
- Sugestão de atividade relaxamento:
1. Procure um local silencioso e com baixa intensidade de luz e mantenha os olhos
fechados.
2. Use roupas e calçados confortáveis, ou fique descalço. Sente-se numa cadeira,
poltrona, ou deite-se em uma cama.
3. Estenda os braços sobre os joelhos e comece essa sequência.
Dica: Se puder, grave com sua voz as seguintes instruções e em seguida, escute
os comandos de olhos fechados para realizar essa atividade.
4. Mãos- Feche as mãos, contraia e sinta a tensão durante 10 segundos. Depois solte
os dedos e relaxe durante 20 segundos, respirando profundamente. Perceba a
diferença entre tensão e relaxamento.
5. Ombros- Empurre os ombros para cima, na direção das orelhas e sinta a tensão por
10 segundos, e em seguida solte os ombros, respire profundamente e perceba a
diferença entre tensão e relaxamento.
6. Pescoço - Leve o queixo em direção ao peito por 10 segundos e sinta a tensão na
nuca. Depois relaxe por 20 segundos, sempre respirando ao relaxar.
7. Cotovelos - Pressione o encosto da cadeira ou poltrona, ou o colchão da cama com o
cotovelo e mantenha pressionando por 10 segundos e depois relaxe.
8. Pés–estique os dedos dos pés e sinta a tensão dos músculos durante 10 segundos. A
seguir solte e relaxe.
Referência: Cartilha - Orientações de cuidados e autocuidado com a saúde física e
mental em tempos de pandemia da covid-19 – Governo do Distrito Federal – Maio 2020
Atividade Ciências
CORONAVÍRUS
1. Procure uma notícia que tenha como assunto a PANDEMIA. Podem ser
notícias de jornal, de rádio, de televisão ou de sites da internet. Preste muita
atenção a ela e escreva em seu caderno as seguintes informações:
a) Título ou manchete da notícia;
b) Data de divulgação da notícia;
c) Quem publicou a notícia;
d) Resumo da notícia;
e) Sua opinião sobre a notícia. (O que ela significou para você? Foi uma notícia importante? Vale a pena compartilhar esta notícia com outras pessoas?)
Atividade Artes
Atividades Inglês
Atividades Educação Física
assistir ao vídeo
Atividade Português
SOBRE CACOS DE VIDRO
São catorze e sete. Um gato sapateador, em absoluta segurança, caminha sobre os cacos de vidro de um muro. No lado de lá, cães ferozes soltos. No lado de cá, uma piscina. O gato olha os cães e mantém-se impassível. Mas a água olha com respeito, temendo-a discretamente.
São catorze e onze. O gato retorna sobre os cacos, como se pisasse em plumas. No lado de lá, os cães espumam as bocas. No lado de cá, a água se finge de morta. O gato que eu vejo, sob o sol e sobre o muro, desenvolveu uma técnica especial para vencer seus medos. O gato, que eu vejo e invejo, aprendeu a caminhar sobre os cacos de vidro por causa dos cães e da água.
Se não fossem os cães, ele saltaria à grama e faria uma festa, caçando grilos e pardais. Se não fosse a piscina com água, o gato poderia deitar-se nas esteiras, como fazem a vizinha e as amigas nas tardes de março. Mas o gato, além deste muro com cacos de vidro, tem poucas alternativas. A menos que opte pelo risco dos dentes dos cães. Ou escolha a água, precisando superar a herança de seus antepassados. (Será que os gatos não ficaram traumatizados com o dilúvio? Sabe-se lá, se Noé não os teria deixado entre os últimos a carregar na arca. Difícil entender este medo de água dos gatos!)
Ah, se eu tivesse sete vidas! Também seria audacioso nos riscos. Desdenharia os afogamentos e aos dentes dos cães dirigiria meu sorriso irônico. Como não tenho, deixo que o tempo me morda. E ando afogado nesta utopia de conciliar cachorros e gatos.
Viver é caminhar sobre o vidro, vencendo todos os medos: a violência dos dias, as incertezas do futuro, os muitos sonhos para pouca audácia. Que inveja tenho do gato sob o sol desta tarde de inverno!
O gato olha pra lá, o gato olha pra cá, o gato olha pro muro, o gato me olha. Coçando os bigodes, debochado, me desdenha, e segue soberbo seu rumo sobre os cacos de vidro.
Exceto quanto aos medos e riscos, eu e o gato na tarde temos muitas diferenças. Tenho apenas uma vida, ele sete. Seu é o muro, meu é o mundo. Sobre o mundo apenas vou. Não tenho esta chance de ir e vir várias vezes para pegar a prática.
Nesta tarde de inverno, vejo a empáfia do gato sobre os cacos de vidro. Vejo e invejo. Discretamente, vejo. Discretamente, invejo. E sigo a vida entre vidros cortantes sob os pés, sobre a cabeça, pelos lados... e dentro de mim.
MORENNO, Pablo. Por que os homens não voam?. Porto Alegre: WS Editor, 2003, 5ª ed.
QUESTÕES SOBRE O TEXTO: em uma folha do seu caderno, coloque o seu nome, a sua turma, a data e o título do texto. Copie as questões e responda-as.
1- Na linha 17, o autor diz “como não tenho, deixo que o tempo me morda”. O que ele não tem?
2- O que ele quer dizer com a frase “deixo que o tempo me morda”?
3- Quando ele fala que viver é caminhar sobre o vidro, o que o vidro representa?
4- O que o autor quer dizer com a frase “Não tenho esta chance de ir e vir várias vezes para pegar a prática”?
5- O que são os vidros cortantes sobre a cabeça?
6- E o que são os vidros cortantes dentro dele, do autor?
Atividades Matemática
Atividade Artes
AS ORIGENS DAS FESTAS JUNINAS
São comemorações que acontecem no mês de Junho em todo o Brasil. Os três santos populares
lembrados são: Santo Antônio, São João e São Pedro. Tradicionalmente as festas juninas começam no
dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e se encerram no dia 29 de Junho, dia de São Pedro
e São Paulo. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.
Celebradas no Brasil desde o século XVII, as festas juninas constituem a segunda maior comemoração
no Brasil, atrás apenas do Carnaval.
A origem da festa junina, segundo os historiadores, é pagã,anterior à Idade Média, nas celebrações que
anunciavam o solstício de verão e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade. Como não
conseguiu acabar com a sua popularidade, a Igreja Católica aderiu a elas e lhes atribuiu um caráter
religioso.
Com a chegada dos portugueses, as festas que já eram típicas na Europa, desembarcaram no Brasil e
aos poucosforam se misturando a elementos da cultura indígena e africana.
Embora, as festas juninas possuam características que variam de acordo com cada região do Brasil, as
diversas barracas com comidas típicas, as danças e concursos de quadrilhas, a queima de fogos, os
jogos e brincadeiras, a fogueira gigante.
ATIVIDADE:
1- Leia o texto com atenção.
2 - Em tempos de pandemia devemos manter o distanciamento social, portanto a nossa festa junina
deverá ser em casa este ano, então convide a sua família para fazer a decoração e uma comida típica
da festa de São João e publique uma foto.
VIVA SÃO JOÃO!!!
Atividades Matemática
Atividade História
Atividade Educação Física
Atividade Português
Atividade Matemática
Atividade Educação Física
Para copiar e responder no caderno
Atividades Artes
Atividades Filosofia
ATIVIDADE 11. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
Na Rua do Empoderamento haviam duzentos e cinquenta e quatro homens sem filhos, quatrocentos e cinco mulheres sem filhos, cem homens com filhos, cento e cinquenta mulheres com filhos, um papagaio, vinte e quatro cachorros macho, doze cadelas jovens, oito cadelas velhas, quarenta e oito gatos macho, doze gatos fêmea e nove mil e cinquenta ratos. Responda à caneta o que se segue conforme a descrição da Rua do Empoderamento:
a) Quantos homens haviam?
b) Quantas mulheres haviam?
c) Quantos animais haviam?
d) Se cada homem sem filho casasse com apenas uma mulher sem filho, quantas mulheres solteiras ficariam sem marido?
e) Quantos animais haviam lá?
f) Quantas pessoas, entre homens e mulheres, haviam ao todo?
g) Se compararmos o número de pessoas com o número de ratos que haviam, podemos dizer que para cada pessoa que lá havia, existiam quantos ratos vivendo nesta mesma rua?
h) Quantos ratos devem haver para a casa de uma família composta por duas mulheres sem filho, uma mulher com filho, um homem com filho e outro homem sem filho na Rua do Empoderamento?
RESPOSTAS:
ATIVIDADE 12. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
Em um Festival de Bandas Locais, ao som de música bem variada, jovens de muitos estilos e tribos sociais se divertiam a sua maneira. Os 14 homens e duas mulheres da tribo dos “emos”, todos de cabelos cumpridos, choravam sentados no chão, num canto da pista de dança. Os dois homens e uma mulher da tribo dos “skatistas” ficavam deslizando de um lado ao outro da pista em cima de seus skates. Os oito homens da tribo dos “carecas” nem aproveitavam o som: ficavam só controlando e barrando pessoas na porta do salão. Quem aproveitou mesmo a festa e foi a organizadora e um membro da tribo “cluber”, que ficaram dançando a noite inteira sem se olharem diretamente um ao outro, além de outras quatro mulheres e um homem que não pertenciam a tribo alguma, mas adoraram as músicas e dançaram sem parar. Na pista havia um globo de luz multicolorida (não é lâmpada), 13 lâmpadas de luz branca nos banheiros e corredores. No palco, havia uma lâmpada de luz azul, uma de luz vermelha, uma de luz verde e outra de luz amarela. Várias bandas locais tocaram nessa festa: “Frutas do Amor”, “Meninas da Terra” e “Índios do Mar”.
Responda à caneta o que se segue conforme a descrição da Festival de Bandas Locais:
a) Quantas pessoas compareceram no Festival?
b) Quantas pessoas tinham para cada lâmpada nesse Festival?
c) Quantas pessoas estavam na festa, mas não dançaram?
RESPOSTAS:
Copie a atividade em seu caderno e, em seguida, responda o que se
pede à caneta:
ATIVIDADE 13. IGNORÂNCIA
Na visão filosófica a ignorância é a atitude daquela pessoa que, não sabendo utilizar suas capacidades racionais, engana-se a respeito da qualidade de seus próprios conhecimentos, tomando por verdade o que não passa de uma opinião falsa ou duvidosa, expondo-se a ilusão e ao erro. Ou seja, a pessoa que se agarra a mera opinião tratando-a como verdade e se nega a compreender uma afirmação verdadeira justificada, está ignorando um conhecimento e se afastando da verdade. Portanto, somos ignorantes com relação a determinado conhecimento. A pessoa que não se interessa por política pode ser considerada uma ignorante em Política. Uma pessoa que não sabe falar, nem ler em alemão pode ser considerada uma ignorante em Língua Alemã. Assim, há ignorantes em carpintaria, pescaria, culinária, jardinagem.
Cite três (3) coisas em que você é ignorante hoje, mas que gostaria de deixar de ser e explique porque você gostaria de obter esse conhecimento:
Atividades Matemática
Atividade Artes
Atividade Educação Física
Copiar no caderno.
Atividades História
Olá, queridas e queridos! Espero e desejo que vocês estejam bem!
Atividades Matemática
Atividades Artes
ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
O PONTO - Continuação da aula anterior
Existe ainda, o ponto geométrico que não tem definição, ele é usado na geometria para determinar um
lugar no plano ou no espaço.
ATIVIDADE:
Copie no seu caderno a matéria sobre O PONTO e faça os exercícios
Atividades Artes
Atividades Português
Copiar as perguntas no caderno e responder.
Atividades Matemática
Atividade Educação Física
Copiar no Caderno.
Atividade Ciências
Atividades
DIA MUNDIAL DA TERRA
Atividade Matemática
Atividade Português
Ler e responder ao final:
-
Uma pessoa com quem se partilham preocupações intelectuais;
-
Uma dona de casa eficiente em relação aos afazeres domésticos e à segurança emocional das pessoas da casa;
-
Uma companheira com quem se dividem as responsabilidades da casa;
-
Uma companheira com forte apelo sexual.
-
Homem que partilha com a mulher as responsabilidades da casa.
-
Homem preocupado com as necessidades e carências da mulher.
-
Homem alheio ao serviço da casa, tido como coisa de mulher, mas exigente em relação a ele.
-
Homem que se preocupa com o bem-estar da mulher.
Atividade Artes
Atividade Educação Física
Responder no Caderno:
Responda as seguintes questões:
1. O que é uma patologia?
2. Qual outra denominação recebe as curvaturas naturais da coluna vertebral?
3. Cite os tipos de patologia que foram estudadas no texto.
4. Quais as localizações dessas patologias na coluna vertebral?
5. Qual exame é realizado para diagnosticar uma patologia de coluna vertebral e qual seu
principal sintoma?
6. Como prevenir e também como tratar essas patologias?
Ler
Atividades Português
d. O homem admira a natureza, e nem sempre a preserva.
e. Ou cuidamos das plantas ou estamos com os dias contados.
g. Aqueles dois ora entram, ora saem. Não têm sossego.
Atividade Ciências
CORONAVÍRUS
Características Gerais do Coronavírus
• CORONAVÍRUS, na verdade, é o nome de uma família que reúne vários tipos de vírus
diferentes;
• O nome do vírus que está causando a atual PANDEMIA é SARS-CoV-2. Em inglês
significa "Severe Acute Respiratory Syndrome COronaVirus 2", que pode ser traduzido
como Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2;
• A doença causada por esse vírus é chamada COVID-19. Em inglês significa “COrona
VIrus Disease, que pode ser traduzido como Doença do Coronavírus. O número 19 se
refere ao ano de 2019, quando os primeiros casos na China foram divulgados;
• Existem vários níveis de gravidade para a doença. Alguns casos podem ser leves e às
vezes sem sintoma algum. Outros podem apresentar pneumonia leve, pneumonia grave,
dificuldade respiratória, falência de órgãos e até morte;
• Os sintomas também podem ser variados. Os mais comuns são febre e tosse seca.
Alguns menos comuns incluem cansaço, tosse com catarro, falta de ar, dores nas
articulações, dor de cabeça e calafrios. Sintomas mais raros incluem náusea e vômito,
congestão nasal e diarréia;
• A maioria dos casos de COVID-19 são leves (cerca de 80%). Uma parte dos casos
(cerca de 15%) é considerada grave e inclui sintomas como dificuldade de respiração e
pneumonia. A menor parte dos casos é considerada crítica (cerca de 5%) podendo
ocorrer insuficiência respiratória, problemas graves na circulação sanguínea, mau
funcionamento ou falha de múltiplos órgãos e morte;
• Alguns fatores podem aumentar a gravidade da infecção. Dentre eles podemos
destacar: idade avançada, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias
crônicas (como a asma) e câncer;
• Crianças parecem estar em menor risco que adultos. Em geral (cerca de 95%), mesmo
estando infectadas, apresentam sintomas leves ou mesmo não apresentam sintomas. Os
casos graves e críticos em crianças ocorreram principalmente até 1 ano de idade;
• Uma pessoa infectada leva, em média, 5 dias para apresentar os sintomas. Este tempo,
chamado de PERÍODO DE INCUBAÇÃO, pode levar até 15 dias.
• Pessoas que apresentam sintomas leves geralmente levam 15 dias para se
recuperarem, enquanto os casos mais graves podem levar de 20 a 40 dias para se
recuperar.
Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências as informações acima;
Atividade 02 – Com essas informações, elabore 5 perguntas com respostas (no caderno);
Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua
família, para ter certeza que estão possíveis de entender.
Atividade 04 – Procure o significado da palavra PANDEMIA.
Matemática Atividade 6
Ciências Atividade 1
Educação Física Atividade 1
Ler
Filosofia Atividades
Atividade 1. Copie no seu caderno esta atividade, leia atentamente duas vezes o texto abaixo e faça o que se pede:
O CORONA VÍRUS E MINHA FAMÍLIA
ENTREVISTAS
Entreviste os familiares acima de 11 anos que estão vivendo em sua casa de modo que cada um deles descreva o que se pede enquanto você registra tudo À CANETA no trabalho:
1. Nome, idade e parentesco com o aluno:
2. Com o surgimento dessa pandemia que tem se alastrado pelo mundo recentemente, o Corona vírus, famílias tem se unido ainda mais, ajudando uns aos outros, alterando a rotina e o comportamento das pessoas. Pais e filhos tem aproveitado o momento para conviverem e conhecerem mais uns aos outros. Tempo de valorizar a família, e quem já nem mais os conhecia se viu obrigado a conviver para sobreviver. Descreva em detalhes como era e como ficou o seu dia a dia com o surgimento da pandemia Corona vírus.
Aspectos que devem aparecer na resposta:
a) Os cuidados com a higiene que estão sendo praticados por você;
b) Dificuldade de arrumar trabalho ou clientes (para quem trabalha);
c) O trajeto para o serviço (para quem trabalha) e que veículos tens utilizado;
d) Os seus pensamentos;
e) Seus sentimentos e emoções;
f) Suas preocupações mais frequentes;
g) Dificuldades que surgiram;
h) Fatos tristes, tensos ou até engraçados, que queira deixar registrado nesse trabalho.
3. Na sua família existe um único responsável por trazer as compras de supermercado, pagar as contas? Quem sua família escolheu para fazer isso? (ex: só a mãe; só o pai; o pai e a mãe; só o irmão mais velho)
4. Através de que aparelhos você tem se mantido informado a respeito dessa pandemia e seus reflexos na sociedade?
5. Deixe uma mensagem para alguém que não esteja levando a sério o perigo do Corona vírus para a vida humana e por esse motivo não adquiriu as indicações de prevenção como hábitos em sua vida:
OBSERVAÇÃO: use folhas de caderno para responder no caderno.
Atividade 2. Copie no caderno e resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:
Modelo:
MEDO + MEDO + MEDO = 30
(MEDO + MEDO) – AMOR = 0
AMOR = ?
Resposta: AMOR = 20
a) VÍRUS + VÍRUS + VÍRUS = 333
(VÍRUS + VÍRUS) – ANTÍDOTO = 22
ANTÍDOTO – VÍRUS = ?
Resposta:
b) (UNIÃO x UNIÃO) x UNIÃO = 125
UNIÃO + SABEDORIA = 15
UNIÃO + SABEDORIA + FÉ = 30
FÉ = ?
Resposta:
c) HIGIENE + HIGIENE + HIGIENE = 27
CASA x HIGIENE = 900
HIGIENE x HIGIENE = ?
Resposta:
CASA = ?
Resposta:
Atividade 3. Copie no seu caderno esta atividade, leia atentamente duas vezes o texto abaixo e faça o que se pede:
Coronavírus
Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
Período de incubação do coronavírus é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias. A transmissão pode ocorrer mesmo quando os sintomas ainda não são percebidos pela pessoa infectada. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.
Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.
É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.
Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo<https://www.saude.gov.
Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
• gotículas de saliva;
• espirro;
• tosse;
• catarro;
• contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
• contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Ficar em casa quando estiver doente.
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano.
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. (site utilizado: Ministério da Saúde)
Considerando o texto a cima, “Coronavírus”, responda:
1. Dos cuidados que o Ministério da Saúde orienta que sejam praticados, quais os que você tem praticado?
2. Marque a opção que melhor completa a frase abaixo:
Se utilizarmos nossa capacidade de refletir para analisar as notícias e informações que tem sido divulgadas pelos meios de comunicação, concluiremos que ficar em casa quando estiver doente (orientação do Ministério da Saúde) ...
a) é insuficiente, pois todos deveriam ficar em casa, não apenas os doentes.
b) é suficiente, pois apenas os doentes devem ficar em casa, já que só os doentes podem se infectar com o coronavírus, pois estão enfraquecidos.
c) é uma atitude correta, pois mata o coronavírus.
3. Marque a opção que melhor responde a pergunta abaixo:
Porque o coronavírus tem esse nome?
a) Porque ao olhar no microscópio a figura que se visualiza é um perfil de coroa.
b) Porque é o vírus mais poder de destruição que já entrou em contato com a humanidade.
c) Porque o primeiro humano que foi contaminado pelo coronavírus era uma idosa, portanto o cononavírus deve ser traduzido como o “vírus da coroa”.
Atividade 4. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede:
Em seu caderno, faça uma história em quadrinhos colorida com pelo menos 10 quadrinhos envolvendo algum tema importante do momento (ex: contágio por Corona vírus, dia-dia com a família preso em casa, encerramento temporário das aulas na escola, os maiores medos das pessoas, os cientistas trabalhando para acabar com o contágio por Corona vírus).
Atividade 5. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede:
Existem sinais de vida (o surgimento de uma nova vida, o ressurgimento de uma floresta que havia sido devastada, o amor de mãe, o abraço dos avós, o carinho que os alunos demonstram para com o professor).
Existem também sinais de morte (a morte de um familiar querido, a desemprego crescendo em todos os países, a falta de dinheiro para comprar alimento, o egoísmo, a corrupção, a violência doméstica).
a) Mostre que agora você já sabe o que são sinais de vida, escrevendo à caneta 10 exemplos desse tipo de sinal:
b) Mostre que agora você já sabe o que são sinais de morte, escrevendo à caneta 10 exemplos desse tipo de sinal:
Atividade 6. Atualmente, estamos vivendo momentos difíceis onde estamos nos privando de liberdade e da presença acolhedora dos familiares e amigos. Isso se dá por medida de prevenção contra o coronavírus. Em se tratando de LIBERDADE, copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede escrevendo somente à caneta:
a) Para você, o que é ser livre? Explique:
b) Em que situações você costuma se sentir livre? Explique:
c) Escolha uma dessas situações em que você se sente livre e faça um desenho pintado, e, por escrito, explique o que ele retrata.
Atividade 7. Em se tratando de VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA, copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede:
À caneta, faça uma redação (início, desenvolvimento e conclusão no final) destacando a importância da família contendo um título que melhor retrate o assunto principal de seu texto. (mínimo de 30 linhas)
Atividade 8. Em se tratando de TEMAS DA ATUALIDADE, copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede À CANETA:
Faça uma descrição de como estava a rua no final do ano de 2019 e faça um desenho colorido mostrando isso em detalhes. E, em seguida, descreva como está a rua onde você mora atualmente (março de 2020, após a explosão do coronavírus) e faça um desenho colorido mostrando essa realidade com riqueza de detalhes. (Só NÃO SAIA DE CASA para olhar melhor a rua e desenhar! Seja inteligente e criativo: desenhe a sua rua de memória, faça um esforço mental.)
Atividade 9. Copie no seu caderno esta atividade, leia atentamente duas vezes o texto abaixo e faça o que se pede:
ÉTICA E VIOLÊNCIA
Em nosso planeta existem várias culturas e sociedades. É claro que essas culturas e sociedades definem o que é considerado violência de maneira diferente, pois tem costumes diferentes, dão um sentido diferente para a violência, de acordo com os tempos e os lugares. Porém, desconsiderando aspectos específicos de cada cultura, percebemos que certos aspectos da violência são percebidos da mesma maneira nas várias culturas e sociedades, formando o padrão que os valores da ética vão combater.
Basicamente, a violência é percebida como exercício da força física e pressão mental para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária aos seus interesses e desejos, contrária ao seu corpo e à sua consciência, causando danos profundos e irreparáveis como a morte, a loucura, a autoagressão ou a agressão aos outros.
Quando uma cultura e uma sociedade definem o que entendem por mal, crime e vício, definem aquilo que julgam que é violência contra um indivíduo ou contra um grupo. Ao mesmo tempo que definem o que é violência, a cultura ou sociedade ergue os valores positivos (o bem, o mérito e a virtude) como barreiras éticas contra a violência. Ou seja, enquanto definem o que está lhes causando o mal, ao mesmo tempo já fundamentam a cura para combatê-lo isso.
Em nossa cultura, a violência é entendida como violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém. Eis por que o assassinato, a tortura, a injustiça, a mentira, o estupro, a calúnia, a má-fé, o roubo são considerados violência, imoralidade e crime.
Também consideramos violência a profanação das coisas sagradas (ex: perseguição à uma religião bem como a seus seguidores), a discriminação social e política de pessoas por causa de suas crenças. Da mesma forma, é crime, é violência prender, torturar e matar pessoas por causa de suas convicções políticas ou por causa de suas preferências sexuais. (bibliografia: Iniciação à Filosofia – Marilena Chaui)
Baseado no texto acima, responda À CANETA:
1. Uma criança que sofreu violência doméstica (agressão física e psicológica) desde os seis meses de idade até os 19 anos, represando dentro de si toda dor, toda a raiva e todo o medo sentidos, pode vir a se tornar futuramente um adulto agressor ou uma pessoa que pratique violência voltada contra si própria? Explique sua resposta:
2. Agora que você já leu o texto duas vezes, responda, de acordo com o texto, como basicamente a violência é percebida?
3. À CANETA, faça um pequeno texto de no mínimo 10 linhas com título que apresente entre outras coisas, as medidas que você considera que devemos tomar para acabar ou ao menos diminuir a violência em nossas casas, em nosso bairro, em nossa cidade, em nosso país e no mundo como um todo:
Sugestão do professor: comece falando de situações de violência que você considera que devem acabar e finalize falando das medidas que devem ser tomadas para frear a violência.
Atividade 10. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede:
No espaço abaixo, você vai registrar (anotar), sem limite de linhas, as principais angústias, sentimentos e preocupações que você tem passado nesse período sem aulas em que você deve permanecer de quarentena em casa (é pessoal, não vou mostrar para outras pessoas, vou olhar em seu caderno):
Português Atividade 3
-
Esse texto se refere a um período histórico específico. Nesse contexto, quem são os europeus citados no texto?
-
Além das armas, que outro fator ajudou os europeus a dominarem os povos descobertos?
-
De que maneira os europeus desorganizaram os povos conquistados?
-
De que terras o texto se refere na primeira linha?
-
Por que as doenças dos europeus foram terríveis para os povos descobertos?
-
Quais foram as riquezas que despertaram a cobiça dos europeus nas terras descobertas?
-
E hoje, os países “em desenvolvimento” ainda atraem a cobiça dos poderosos. Você sabe dizer algumas das “novas” riquezas que os países “descobertos” pelos europeus ainda têm?
-
Você acha correto se dizer que os europeus descobriram o Brasil? Por quê?
Geografia Atividade 1
História Atividade 1
Ler com atenção o texto e realizar as atividades propostas.
Inglês Atividade 1
Português Atividade 3
Português Atividade 2
Matemática Atividade 5
Copie e resolva no caderno.
Matemática Atividade 4
Copie e resolva no caderno.
Matemática Atividade 3
Copie e resolva no caderno.
Matemática Atividade 2
Copie e resolva no caderno.
Matemática Atividade 1
Copie e resolva no caderno.
Português Atividade 1
Ler e responder no caderno.
O ESTÁDIO DO IMPERADOR
Em junho do ano 79 d.C., o imperador de Roma Tito Flavio Vespasiano sentiu que estava
morrendo e dirigiu ao seu filho mais velho Tito uma carta que atravessa a história e se ajusta ao
Brasil de hoje. As palavras de Vespasiano circulam pela Internet e também chegou ao colunista
enviada pelos leitores. Vamos a ela, mesmo que possa ser apenas mais um dos textos-fakes que
inundam a rede mundial. Vale pelo bom-humor.
“Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te
ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os
jornalistas.”
“De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do
Colosseum (Coliseu). Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita
memória.”
“Alguns senadores o criticam, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê
ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis (nádegas): numa privada, num
banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro.”
“Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma ‘per omnia saecula
saeculorum’, e sempre que o olharem dirão: ‘Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o
começou e Tito quem o inaugurou’.”
“Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos
amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão.”
“Moralistas e loucos dirão que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem
que é melhor usar roupas novas que remendadas. ‘Vel caeco appareat’ (Até um cego vê isso).
Portanto, deves construir esse estádio em Roma.”
“Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: ‘Ad captandum vulgus, panem et
circenses’ (Para seduzir o povo, pão e circo). Esperarei por ti o lado de Júpiter.”
A SUCESSÃO
Consta que Vespasiano morreu no dia seguinte ao da carta enviada ao filho Tito. Este foi o
sucessor e deu continuidade às obras do Coliseu, inaugurando-o no ano 80 d.C. com cem dias de
festa para o povo. O destaque histórico do seu governo foi o seu programa de construção de edifícios
públicos em Roma.
POPULISMO
A enorme popularidade de Tito também foi devida à sua grande generosidade com as vítimas
dos desastres que sofreu o Império Romano durante seu breve reinado: a erupção do Vesúvio em 79
d.C. e o incêndio de Roma de 80 d.C. Após dois anos no cargo, Tito faleceu sofrendo de febre, a 13 de
setembro de 81 d.C. A grande popularidade de Tito fez com que o Senado o considerasse um deus.
NOSSOS COLISEUS (1)
O Brasil está construindo 12 coliseus para a Copa do Mundo. Destes, quantos terão jogos e
shows após os eventos para mantê-los sem prejuízo dos contribuintes? Desta dúzia de arenas,
apenas três são particulares: o Beira-Rio (Inter), a Arena da Baixada (Atlético Paranaense) e o
Itaquerão (Corinthians), os quais deverão ser mantidos pelos clubes.
NOSSOS COLISEUS (2)
Além dos três estádios particulares, as arenas que deverão ter suas receitas em sintonia com
as despesas são o Maracanã e o Mineirão. As outras seis (Manaus, Natal, Brasília, Recife, Fortaleza,
Cuiabá), provavelmente serão deficitárias. E a Fonte Nova, em Salvador, continua sendo uma dúvida
contábil. A não ser que a capital baiana tenha muitos shows com Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e
Daniela Mercury.
Rogério Mendelski, Correio do Povo, 13 de junho de 2013.
Questões sobre o texto “O Estádio do Imperador”
1) Na linha 5, o narrador sugere que a carta de Vespasiano para seu filho é texto-fake, ou seja, é
falsa. Há nela várias passagens que indicam que a carta (da linha 7 até a linha 25) é uma brincadeira,
uma sátira. Indique duas passagens ou trechos que provam isso.
2) Na carta, há algumas passagens que parecem se referir à polêmica sobre a preparação dos
estádios brasileiros para a Copa; Indique uma delas.
3)Releia a passagem da linha 13 até a 15. Você concorda com o argumento de Vespasiano? Você
acha que os governos devem agir como ele? Por quê?
4) Você concorda coma comparação entre roupas velhas/estádios velhos e roupas novas/estádios
novos (linhas 21 e 22)? Por quê?
5) Que problemas o narrador aponta quando fala dos estádios que estão sendo construídos para a
Copa?
6) Por que Vespasiano deixou uma carta em vez de falar diretamente ao seu filho?
Comentários
Postar um comentário