C20

Atividade Matemática


GEOMETRIA – revisão3

 

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Classifique os pares de retas em paralelasconcorrentes ou coincidentes:





Atividades Inglês December 1st. to 15st.


Leia o poema abaixo: “Pão e poesia” 

Fátima Farias, autora desse belo poema, é a escritora convidada a participar do programa “Adote um escritor 2020” em nossa escola. 

Além de poeta, Fátima também é sambista e uma cozinheira de mão cheia.  Talvez por isso, todos os seus poemas têm muito ritmo e vários falam em alimentos. 

Uma coisa que a Fátima ainda não tem é um poema em inglês. Que tal traduzirmos o poema “Pão e poesia” para o Inglês?! Poderemos mostrar a ela quando vier nos visitar, dia 17 de dezembro, às 19h, na live, pelo facebook da escola. 

Escolha uma estrofe, copie em seu caderno e traduza para o Inglês com a ajuda de um dicionário. Depois tire uma foto e poste no Grupo “Clube da Escola” ou no grupo da sua turma no WhatsApp. 

Bom trabalho:





Atividade Filosofia


 ATIVIDADE 23. A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM

 

Copie este desafio, leia atentamente o texto e, com base nele, faça o que se pede:

  

   Em sua obra “Política”, o filósofo Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal político”, ou seja, é um ser social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem. Os outros animais, escreve Aristóteles, possuem voz e com ela exprimem dor e prazer, mas o homem possui a palavra e com ela exprime o bom e o mau, o justo e o injusto. Exprimir e possuir em comum esses valores é o que torna possível a vida social e política e dela (política) só os seres humanos são capazes.

   Em concordância com o pensamento de Aristóteles, o filósofo Rousseau afirma em uma de suas publicações: “a palavra distingue os homens e os animais; a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado”.

   Segundo o linguista Hjelmslev, “a linguagem é inseparável do homem, segue-o em todos os seus atos”, sendo “o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos, o instrumento ao qual ele influencia e é influenciado, a base mais profunda da sociedade humana”.

RESPONDA:

1) Se você olhar com atenção, perceberá que as pessoas revelam sua origem cultural através de aspectos da linguagemtom de voz (grave e agudo), velocidade da fala (lenta ou rápida), sotaque (exagerado na “x”, fala “cantando”), vocabulário que usa com mais frequência (“diacho”, “da gota cristalina”, “tri legal”, “maneiro”, “pió”, “mió”, “fiu”, “sinhô”, “valha-me Deus”), entre outros.

   Escolha duas pessoas de seu convívio e descreva os vários aspectos que você já observou dessa pessoa e descreva o que você observou de cada aspecto:

RESPOSTAS:  

Pessoa 1:

Pessoa 2:


Atividades no Blog





Atividade Matemática


GEOMETRIA – revisão2

 

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Marque com X as sentenças verdadeiras:





Atividade Inglês


16th to 30th, November 2020

 

No mês da Consciência Negra, precisamos relembrar que a cultura negra é assunto para todos os dias.

Vamos conhecer um livro que fala de três meninas que aprendem sobre a África “Meninas Negras”, de Madu Costa

1.     Você sabe onde se fala a língua inglesa na África? Pesquise e responda em seu caderno.

2.     Vamos traduzir para o inglês o livro da Madu?

Uma boa dica é usar o dicionário online “Linguee”. É free e você pesquisa na Web.





Atividade Filosofia

 ATIVIDADE 22. MEMÓRIA E SUA IMPORTÂNCIA



Copie este desafio, leia atentamente o texto e, com base nele, faça o que se pede:



   A memória é uma forma de trazer o passado ao presente e é a também um registro do presente para que permaneça como lembrança. Atualmente se entende que a memória não ocorre espontaneamente pelo cérebro a respeito de fatos, acontecimentos, coisas, pessoas e relatos a partir de registros e gravações do cérebro de percepções e ideias, gestos e palavras. Se a memória fosse mero registro ou gravação automática cerebral, não se poderia explicar que selecionamos escolhemos o que lembramos e que a lembrança tem, como a percepção, aspectos afetivos, sentimentais e até mesmo ligados a valores. Além disso, se a memória fosse algo automático, não poderíamos explicar que podemos esquecer algo.

É claro que a memória depende de aspectos biológicos e químicos, mas também de aspectos psicológicos. Portanto, podemos dizer que a memória é em parte algo objetivo (próprio da espécie humana) e em parte algo subjetivo (próprio de cada pessoa) responsável pela formação de lembranças.



Marque as afirmativas FALSAS com F e as VERDADEIRAS com V:



1. (   ) A memória de aspectos biológicos, químicos e psicológicos.

2. (   ) A memória é a gravação que ocorre automaticamente sem nosso controle.

3. (   ) Memória é exatamente o mesmo que imaginação.

4. (   ) A memória é uma forma de trazer o passado ao presente e também um registro.

5. (   ) A memória depende de aspectos criativos e transformadores do passado.


Atividade Educação Física




Atividades Matemática

GEOMETRIA – revisão1

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

Classifique os segmentos em colineares (contidos numa mesma reta), consecutivos (possuem um extremo comum e nenhum ponto interno comum) ou adjacentes (colineares e consecutivos ao mesmo tempo):





Atividades História

Assista ao vídeo com a leitura do cordel Esperança Garcia de autoria da escritora, cordelista e poeta Jarid Arraes.
Conheça a inspiradora história da Esperança Garcia, mulher negra e escravizada, que, em 1770, escreveu uma carta ao presidente da Província de São José do Piauí reivindicando os seus direitos.




Atividades Inglês

1st to 15th, November 2020

 

Transcreva, em seu caderno, as palavras que você encontra na imagem do caldeirão, traduza-as para o português e responda:

 

1.     Quantas palavras você encontrou?

2.     Quantas conseguiu traduzir?

3.     Uma das palavras está com a grafia errada em inglês. Você consegue indicar qual é? Anote em seu caderno.

4.     As palavras indicam uma efeméride dos países de língua inglesa. Qual o tema do vocabulário reunido na figura? Que dia se comemora essa efeméride?




5.     Faça uma pesquisa sobre a origem do Halloween e seus símbolos. Escreva o resultado de sua pesquisa em seu caderno em um texto de cinco a dez linhas:

Atividades Filosofia

ATIVIDADE 21. TEMAS POLÊMICOS – CONVIVÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

Copie este desafio, leia atentamente o texto e, com base nele, faça o que se pede:

  

   Antes de a pandemia do Coronavírus tomar conta do planeta Terra, família parecia algo que tinha caído de moda: os pais andavam muito apressados e distraídos dentro e fora de casa, não sobrando muito tempo para a atenção e o diálogo com os filhos. Mesmo em casa, gastava-se muito tempo com a TV, computadores, celulares e outros aparelhos de uso individual. Assim desperdiçávamos um possível tempo de convivência entre pais e filhos.

   Em tempos de pandemia, passamos a nos refugiar em casa, agora a chamamos de refúgio ou abrigo. Emprego virou artigo de luxo: poucos têm. Ansiedade, incerteza, angústia e medo são vividos em todos os lares. Nesse momento, as famílias têm se obrigado a conviver mais intensamente e saber tirar proveito disso, nem que seja para não adoecer física e mentalmente.

   Ultimamente, temos sido empurrados a convier e viver juntos, valorizar as diferenças, desenvolver um olhar para o próximo e uma atitude fraterna diante da sociedade porque não basta desenvolver um olhar fraterno, fazer uma oração forte, é preciso praticar a fraternidade.    

 

Marque as afirmativas FALSAS com F e as VERDADEIRAS com V:

 

1. (   ) Nesse momento, não basta orar, é preciso agir fraternalmente.

2. (   ) Em tempos de pandemia temos chamado a casa de cela ou prisão.

3. (   ) Em tempos de pandemia, tem morrido tanta gente que tem mais vaga de emprego que gente com saúde e bom currículo para os cargos.

4. (   ) Com a pandemia as pessoas se viram empurradas a conviver e viver juntas, valorizando as diferenças e desenvolvendo um olhar e uma prática fraternos.

5. (   ) Em meio a realidade da pandemia, podemos dizer que em todos os lares têm-se vivido ansiedade, incerteza, angústia e medo.  

 


Atividade Matemática

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Associe a coluna da esquerda de acordo com a da direita:





Atividade Educação Física




Atividade História

OS QUILOMBOS


 


    Uma das principiais formas de luta contra a escravidão foi a formação de quilombos por toda a América escravista.




Leia, com atenção, o texto a seguir:


     Um dos aspectos fundamentais do protesto por meio das comunidades de fugitivos em várias partes da América foi a tentativa, por parte dos cativos, de forjar uma comunidade camponesa independente. De modo geral, os quilombolas no Brasil procuravam estabelecer-se não muito distante de locais onde pudessem realizar trocas mercantis diversas.

     Frequentemente, os quilombos desenvolveram práticas econômicas integradas à economia local e relações sociais complexas que podiam contar com a participação de vários setores sociais envolventes – taberneiros, por exemplo – de uma determinada região. [...]

GOMES, Flávio dos Santos. Sonhando com a terra, construindo a cidadania. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da cidadania. 6.ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 455-456.


Responda no seu caderno:


1- De acordo com o texto, o que os cativos (pessoas escravizadas) pretendiam com a formação dos quilombos?


2-  Analisando o texto, é possível afirmar que os quilombos eram comunidades totalmente isoladas? Explique.  



Atividades Inglês

 October 16th. to 31st.


Hoje começamos a nos preparar para a 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontecerá de 31/10 a 15/11/2020. Vamos falar em livros e relembrar histórias.

  1. Observe a imagem abaixo. Ela nos mostra os quatro elementos básicos em qualquer história.

  2. Pense no livro de que você mais gostou, ou na melhor história que já ouviu.

  3. Se preferir, crie a própria história.

  4. Agora, copie em seu caderno o texto abaixo.

  5. Tente contar a sua história, apresentando seus quatro elementos, conforme aparecem na imagem;

  6. Traduza a sua história para o inglês.









https://www.youtube.com/watch?v=4VP01Qi7k4E

Clique e assista o vídeo com a história dos dois ratinhos


Era uma vez dois ratinhos que caíram em um grande pote de leite. Os ratinhos se debateram, mas estava difícil sair. Um dos ratinhos logo desistiu e se afogou, mas o outro permaneceu lutando e se movimentando rapidamente, durante toda a noite, para tentar fugir do pote.

Ao amanhecer, o leite havia virado nata e o ratinho persistente conseguiu sair feliz.


Characters: dois ratinhos;

Setting: em um balde de leite durante a noite;

Problem: dificuldade de sair do leite e possibilidade de morrerem afogados;

Solution: nadou até transformar o leite em nata.


Once, two mice entered a dairy. As they were looking for something to eat, they slipped and fell into a large-drum full of milk. They did not know how to swim. Soon they started drowning.

Both of them started struggling to stay afloat. One of the mice said, "Friend, I think we are going to drown. No one can help us now. I wish God would send someone to help us!" The other mouse calmly said, "Do not be afraid my friend. We must not lose heart. We must keep trying." But a few minutes later, the first mouse gave up hope. He did not try and so he drowned. The other mouse saw his friend drowning in the milk and felt very sorry. He kept moving his legs to try to keep afloat. Soon this had a churning effect and a thick layer of cream fat was formed on the milk's surface. With great effort, the mouse climbed the creamy layer and jumped out to safety. The mouse realized that God helps those who help themselves.





Atividade Matemática

EQUAÇÕES – revisão5

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Resolva:





Atividade História



Leia o texto com atenção e responda no seu caderno:

1- Quais as contribuições dos africanos apontadas no texto? 

2- Onde houve escravidão houve resistência. Explique a afirmação dos autores do texto.

3- Quais as formas de resistência à escravidão que o texto apresenta?

Atividades Ciências

Observe atentamente as 8 tabelas abaixo:



Copie as perguntas a seguir em seu caderno e responda:

01. Pense na escola Morro da Cruz, nas salas de aula, nas janelas, na posição das mesas e cadeiras e na maneira como as pessoas se comportavam. Em qual das 8 tabelas acima você poderia encaixar a sua turma?


02. Se você entrasse em contato com alguém infectado na escola, quantas pessoas de sua convivência poderiam ser atingidas?


03. Teste de Comunicação: envie a resposta da pergunta 02 por whatsapp para o número 991.603.846 colocando seu nome e sua turma. A resposta pode ser enviada por qualquer aparelho disponível, mesmo que não seja seu.


Cuide de si mesmo e das pessoas que convivem com você!


Atividades Educação Física

Exercícios respiratórios

 Nesse momento de pandemia, também precisamos cuidar ainda mais dos nossos pulmões. Os pulmões são os que mais podem sofrer com a COVID-19, logo são os músculos respiratórios que podem auxiliar na melhora da sua condição pulmonar. 

Orientações e cuidados:

  • Sempre respeite seu ritmo e suas sensações, faça uma série completa e se ficar tonto, diminua o número e o tempo das repetições. 

  • Por medida de segurança, esses exercícios podem ser realizados na postura sentada afastado do encosto da cadeira.


1) inspire – puxe o ar profundamente, expanda o tórax e solte tudo pela boca ativamente.

2) puxe o ar com força, segure por três segundos e solte em 6 segundos.

3) puxe o ar 2 vezes seguidas pelo nariz como se tivesse cheirando uma flor e solte lentamente pela boca em 4 segundos como se tivesse soprando uma vela.

4) com um cabo de vassoura eleve o braço a frente do corpo em três tempos e puxe o ar 3 vezes pelo nariz como se tivesse cheirando uma flor. Solte o ar lentamente pela boca em 6 segundos como se tivesse soprando uma vela e abaixando o braço ao mesmo tempo.


Referência: Cartilha - Orientações de cuidados e autocuidado com a saúde física e mental em tempos de pandemia da covid-19 – Governo do Distrito Federal – Maio 2020



Atividades Filosofia

ATIVIDADE 19. RACIOCÍNIO LÓGICO



 À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:



   Em um concurso de desenho somente para crianças até doze anos de idade estavam premiando com uma caixa de madeira contendo 30 lápis de cera para o terceiro lugar, um abajur (luminária) para o segundo lugar e uma bicicleta para o primeiro lugar. Foram 180 crianças inscritas no site, vieram para o concurso no dia 102 participantes, mas 22 participantes que vieram não tinham lido as regras do concurso corretamente e não puderam fazer o concurso pois tinham 13 anos ou mais.



RESPONDA:



a) Por que 22 jovens vieram participar do concurso de desenho mesmo tendo idade superior à exigida em suas regras?



   b) Quantos crianças conseguiram participar do concurso?



   c) Quantas crianças participantes do concurso não ganharam prêmio algum?



RESPOSTAS:



Atividades Inglês

October 1st. to 31st. teacher Mires

1.       Traduza as preposições indicando lugares, na figura abaixo,



2.       Faça uma lista em seu caderno


Atividades Educação Física




Atividades Matemática

EQUAÇÕES – revisão4

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Resolva as equações:









Atividade Inglês

Observe a pequena história sobre a cidade de Mill Town e

responda à questão abaixo:



Questão:

1.     Copie a história em seu caderno;

2.     Ao transcrever, substitua as imagens pelas palavras correspondentes

encontradas fora do espaço delineado em amarelo (se precisar use um dicionário);

3.     Utilize o apoio do glossário abaixo:

a.     His = seus (dele)

b.     there’s = existe

c.      there are = existem

d.     a / an = um, uma


Atividades Artes






Atividade Ciências

MEDICAMENTOS


Medicamentos são produtos fabricados para curar ou aliviar dores, desconfortos e doenças. Também têm a função de diagnosticar, prevenir ou modificar determinado funcionamento do corpo, quando for necessário.


Da mesma forma que as vacinas, os medicamentos passam por uma rigorosa fase de testes onde todos os possíveis efeitos são analisados.


Todos os medicamentos, além de agirem da forma como foram planejados, causam efeitos indesejados. São as chamadas REAÇÕES ADVERSAS, que podem ser leves ou graves, dependendo de cada caso individualmente.


Somente um médico pode avaliar se determinado medicamento é apropriado para determinado paciente.


Utilizar um medicamento sem a orientação de um especialista pode não ter efeito algum sobre a doença, além de agravar o estado do paciente atingindo órgãos que não estão doentes ou ainda, mascarar sintomas tornando o tratamento mais difícil.


MEDICAMENTOS e COVID-19


NÃO EXISTEM medicamentos comprovados para prevenir ou tratar a covid-19 no Brasil ou em qualquer outro país. Nos hospitais, os tratamentos são baseados no controle dos sintomas e na tentativa de deter o avanço da doença, utilizando medicamentos usados para outras doenças.


Qualquer automedicação contra covid-19 deve ser evitada. Em um hospital, o paciente está sendo monitorado e terá o atendimento necessário se alguma reação adversa ocorrer.


ATIVIDADE


Você já recebeu FAKE NEWS sobre algum medicamento ou tratamento contra a covid-19? Escreva em seu caderno qual e de onde veio a “notícia”.


Se nunca recebeu, procure alguma notícia (verdadeira) sobre fake news relacionadas ao tratamento da covid-19 e escreva em seu caderno.


Atividades Matemática

EQUAÇÕES – revisão3

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

Resolva as equações:





Atividade Português

TAREFA: ler o texto, copiar as perguntas em uma folha do caderno e respondê-las.
UMA DOENÇA CHAMADA HIPOCRISIA

Está prestes a ser divulgado um remédio capaz de debelar uma doença que ataca anualmente milhões de pessoas no mundo, 600 mil só no Brasil. E mata muito mais do que a Aids.
A cura da malária vem sendo pesquisada pelo laboratório de doenças tropicais do exército norte-americano, em Washington. As vacinas lançadas até agora não funcionam. Os remédios, no indivíduo infectado, perdem o efeito; o parasita, que provoca a malária, está cada vez mais resistente. Sem entrar em detalhes, os responsáveis pelas pesquisas revelaram que teses iniciais indicam resultados animadores.
Pergunta: apesar de os avanços na luta contra uma doença que mata 2 milhões de pessoas por ano terem sido apresentados numa conferência, você leu ou viu esta notícia em algum lugar? Claro que não, mas não se culpe. Culpe a imprensa.
Cada avanço contra a Aids é microscopicamente acompanhado e fiscalizado por governos, empresas e barulhentas organizações não-governamentais; as conferências sobre o assunto ficam abarrotadas de jornalistas.
Raro o dia em que não sai nada sobre a Aids em qualquer jornal brasileiro. Imagine, então, em Nova York, cidade que abriga a maior concentração de homossexuais do mundo. Não é por acaso que as descobertas que levaram à produção do coquetel de remédios contra a Aids, a mais importante notícia científica de 1996, tenha sido feita em Nova York. É reflexo da pressão constante. Quando existe pressão, existe dinheiro para pesquisas.
Desde que apareceram os primeiros sinais da Aids, no começo da década de 80, morreram 11 milhões de pessoas. Os mesmos 11 milhões morreram como conseqüência da malária em pouco mais de 5 anos.
A diferença é que a malária ataca países pobres. Está praticamente restrita, pela ordem, à África, Ásia e América Latina. No Brasil, limita-se à região amazônica.
A classe média em Manhattan, Rio, São Paulo, Londres ou Paris não pega malária. Os jornalistas, seus amigos, parentes e conhecidos não morrem disso.
                                                                                         Gilberto Dimenstein, Aprendiz do Futuro, p. 53.
OBSERVAÇÃO: Hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui, frequentemente exigindo que os outros se comportem dentro de certos parâmetros de conduta moral que a própria pessoa extrapola ou deixa de adotar. Wikipédia.
QUESTÕES:
1- Qual é a principal comparação que o texto faz entre a malária e a AIDS?
2- Qual é a hipocrisia?
3- Quais regiões do planeta têm problemas com a malária?
4- A partir de sua resposta acima, na sua opinião, por que o “exército norte-americano” pesquisa uma vacina contra a malária?
5- Atualmente estamos vivenciando muitas situações em que a hipocrisia é visível. Você sabe apontar alguma dessas situações?   

Atividade Filosofia

ATIVIDADE 17. CONSCIÊNCIA, LIBERDADE, AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE



 À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:



   Do ponto de vista ético e moral, consciência é a capacidade livre e racional para escolher (deliberar) e agir conforme valores, normas e regras que tratam do bem e do mal, do justo e do injusto, à virtude (qualidade positiva) e do vício (qualidade negativa). Considerando o que foi dito, alguém que não é livre para fazer suas escolhas, não deve ser considerada uma pessoa totalmente consciente. A pessoa que faz uso de drogas e se torna viciada, da mesma forma torna-se escrava da dessa condição. No início a droga era uma opção para ela. Atualmente, ela já não faz a opção, ela apenas obedece. Podemos chegar a dizer que essa pessoa se tornou escrava da droga: sua falta, uma tortura; seu efeito uma prisão.

   Quem se recupera de um vício conquista a liberdade e a consciência em busca da autonomia para poder viver como dirigente de sua própria vida com responsabilidade, pois reconquistou a capacidade para escolher pelo bem, o justo e a virtude.



SEGUNDO O TEXTO, RESPONDA:



1) O que é consciência?



2) Porque a pessoa que faz uso de drogas e se torna uma viciada não pode ser considerada uma pessoa totalmente consciente?



3) O que você entende que significa dizer que uma pessoa é “escrava da droga”?



4) O que uma pessoa perde ao se tornar uma viciada em droga?



RESPOSTAS:


















Atividades História

Literatura de cordel é um gênero literário feito em versos com métrica e rima, caracterizado pela oralidade e pela linguagem informal.

Leia, com atenção, o cordel sobre a Tereza de Benguela.




Responda no seu caderno:
1- Quem foi Tereza de Benguela? Como ela é caracterizada no cordel? 

2- Como era a organização do Quilombo de Quariterê?

Atividades Inglês

1st to 15th, September 2020

 

 

Você conhece a história do super herói Black Panther?



A aventura de Black Panther foi contada em histórias em quadrinhos e em um filme produzido nos Estados Unidos.

O filme conta a história de T’Challa (Chadwick Boseman), um jovem príncipe prestes a assumir o trono deixado por seu pai, na nação fictícia Wakanda, localizada na África.

Junto com a responsabilidade de ser rei, vem a responsabilidade de receber os poderes do herói Pantera Negra, passados entre as gerações da família real.

 

GREETING

Em Wakanda as pessoas usam um GREETING, uma saudação peculiar.

Você sabe qual é?

 

Observe a imagem, acima, e responda em seu caderno:

 

1)    Em tempos de pandemia, em que não é aconselhável se abraçar ou tocar com as mãos, poderíamos adotar a saudação de Wakanda? O que você acha disto?

 

2)    Se você fosse inventar A GREETING, uma maneira de cumprimentar seus amigos, amigas e colegas, como seria sua saudação?

 

Descreva-a em seu caderno e, se souber, faça um desenho:

 

Traduza, em seu caderno, para o inglês as seguintes frases:

 

a)     T’Challa é um jovem príncipe. ..........................................................

b)    Pantera Negra é um super herói. .....................................................

c)     Wakanda é um grande país. .............................................................

d)    Wakanda para sempre. ....................................................................

e)     Grandes poderes trazem grandes responsabilidades. .....................

...........................................................................................................


Atividades Educação Física



Atividades matemática

EQUAÇÕES – revisão2

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Resolva as equações:





Atividade Filosofia

ATIVIDADE 16. REFLEXÃO, CONSCIÊNCIA E AUTONOMIA



 À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:



A reflexão filosófica é pensamento que temos sobre nossos próprios pensamentos. É quando, por exemplo eu penso sobre tudo que já sei sobre determinado assunto. Consciência tem mais a ver com o sujeito. Consciência é quando me dou conta (eu penso) que um pensamento e uma reflexão são minhas. Portanto, consciência tem a ver com reconhecer-se aquilo que pensa e que reflete.

Percebemos que desenvolver a consciência é importantíssimo para o reconhecimento do sujeito no mundo, pois a medida que a pessoa aumenta sua consciência, se reconhece, se torna mais livre, autônoma e participativa em sociedade. Uma pessoa que não reflete, nem tem consciência daquilo que reflete, pode ser facilmente manipulada e enganada por si mesma e pelos outros.



RESPONDA:



1) Norton tropeça todo dia na mesma pedra quando vai à escola. Quando a pancada acontece ele sente dor no pé e pensa na pedra, mas jamais se dá conta de que essa sensação e esse pensamento são dele. Falta reconhecer que isso está acontecendo com ele e avaliar esse fato. Só a partir daí montará uma estratégia para desviar da pedra antes de acertá-la novamente com o pé. Conforme a reflexão que você teve desse texto, o que está faltando para Norton não tropeçar mais nessa pedra? Explique:



RESPOSTA:

Atividade Artes




Atividade Ciências



Atividade História

Copiar texto

O que eram os Jesuítas?
O QUE É?
             O que eram os Jesuítas? Eles foram padres vinculados à Companhia de Jesus, que foi uma ordem da Igreja Católica criada por Inácio de Loyola
Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540.
          A proposta dos padres jesuítas para a divulgação do cristianismo era baseada no ensino da catequese. Eles atuaram em diversas partes do mundo e destacaram-se no Brasil colonial. Na Europa, os jesuítas surgiram como parte do movimento de contrarreforma<https://brasilescola.uol.com.br/historiag/contra-reforma.htm> e, portanto, tinham como importante missão impedir o crescimento do protestantismo.
Jesuítas no Brasil
         Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa<https://brasilescola.uol.com.br/historiab/tome-sousa.htm>, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega<https://brasilescola.uol.com.br/biografia/manuel-da-nobrega.htm> e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial. Os jesuítas construíram locais chamados missões, onde combinavam a catequese dos nativos com a sua utilização como mão de obra para a produção de tudo o que a missão precisasse.
          Para que exercessem seu trabalho na colônia, inicialmente, foi necessário criar uma comunicação com os nativos, uma vez que esses falavam tupi e os jesuítas falavam português. Assim, o padre José de Anchieta<https://brasilescola.uol.com.br/biografia/padre-anchieta.htm> desenvolveu um manual que auxiliava na comunicação dos jesuítas com os nativos. Nesse período da história brasileira, o idioma mais comum existente aqui era a Língua Geral, que mesclava elementos do português com idiomas nativos.
         Além disso, os jesuítas tiveram um importante papel educacional no Brasil, pois, além da catequese aos nativos, eles educavam os filhos dos colonos. Para que isso fosse possível, esses padres criaram colégios em diversas partes do Brasil, como aconteceu na cidade de Salvador e em São Paulo de Piratininga (atual cidade de São Paulo). A respeito dos colégios dos jesuítas, o historiador Ronaldo Vainfas afirma:
          Os colégios inacianos espalharam-se por todos os continentes, atravessando os sete mares. Formavam professores, intelectuais e missionários. Dominavam o ensino em várias universidades, como a de Coimbra, consolidando a neoescolástica, com ênfase no estudo filosófico e teológico.
         Outra função importante dos jesuítas foi na pacificação dos povos indígenas, pois, por meio de suas missões, conseguiram ter grande contato com esses povos. Assim, os jesuítas realizavam a catequese dos povos nativos, além de realizarem uma tentativa de aculturação ao tentar assimilar o nativo a um modo de vida europeu.
         Os jesuítas também enfrentaram inúmeros conflitos com os colonos que escravizavam indígenas durante os séculos XVI e XVII. A ação dos jesuítas em proteger os nativos da escravização levou a Coroa a determinar leis que permitiam a escravização dos indígenas somente em casos de “guerra justa”, ou seja, quando os nativos atacavam algum português. Sobre isso, o historiador Ronaldo Vainfas afirma:
        Obstáculo maior enfrentado pela Companhia foi a avidez dos colonos em escravizar os nativos. Os jesuítas resistiram em toda parte, sobretudo no século XVII, arrancando da Coroa leis proibitivas do cativeiro indígena. Os colonos, por sua vez, sempre pressionaram pelo direito de apresar os índios em “guerra justa”, isto é, em suposta represália a índios hostis.
        Em 1640, colonos do Rio de Janeiro cercaram o colégio do morro do Castelo acusando os jesuítas de mentores de nova lei proibitiva do cativeiro. Foi a “Botada fora dos padres”, que só não foram mortos graças à intervenção do governador Salvador Correia de Sá e Benevides. No mesmo ano, foram expulsos de São Paulo, só regressando em 1653|2|.
       Com o passar do tempo, os atritos dos jesuítas não se restringiram aos colonos, pois logo entraram em conflito com a Coroa após a Guerra Guaranítica<https://brasilescola.uol.com.br/historiab/guerras-guaraniticas.htm>, onde jesuítas e indígenas guaranis confrontaram tropas portuguesas pelo controle da missão Sete Povos das Missões<https://brasilescola.uol.com.br/historiab/povos-das-missoes.htm>, no atual Rio Grande do Sul. Além disso, o grande poder econômico desses religiosos despertou a cobiça da Coroa portuguesa e, assim, em 1759, os jesuítas foram expulsos de Portugal e de todas as suas colônias.

Atividade Matemática

EQUAÇÕES – revisão1

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

       Resolva as equações:




Atividades Inglês

17 th to 31th, August 2020

 

1.     Leia o texto, abaixo, e responda as perguntas em seu caderno.

a)     De acordo com o texto, quando podemos usar (slangs) gírias?

b)    Podemos usar as mesmas gírias em diferentes países?

 

Use o glossário a seguir, vai ajudar com o vocabulário:

- slang: gíria;

- Greetings: cumprimentos, saudações;

- Should: deveria;

- Only: apenas;

- Alright: tudo bem?

- How do you do? Como vai você?

- Tenha em mente que gírias são informais e regionais.

Boa leitura?



Vamos conhecer algumas das gírias (ou “slangs”) mais usadas em inglês?
 
What's up? – O que está pegando?

It's so good to see you! 
What’s up?
Que bom te ver! O que está pegando?

You bet – Pode apostar

Will you go to the party? 
You bet!

Você vai à festa?
Pode apostar!


Dude - Cara

That is the dude I was talking about!
Aquele é o cara de quem eu estava falando!

I don't buy that! – Não engulo essa

What? She lost all that weight in only 1 month? 
I don't buy that!
O quê? Ela perdeu todo esse peso só em um mês? Não engulo essa!

Ain't

Essa é a gíria que vale para substituir todo tipo de intenção negativa: “am not”, “are not”, “is not”, “have not”.

She ain’t happy.
Ela não “tá” feliz.

Fall flat on my face – Cair de cara

When I heard that she dumped him in public, I fell flat on my face!
Quando soube que ela terminou com ele em público, fiquei de cara!

Babe – Benzinho ou gatinha

She is my babe.
Ela é a minha gatinha.

Bite me! – Vá se danar, cai fora

You’re such an idiot! 
Bite me!
Você é um idiota! Vá se danar!

Keep it real – Jogar a real
If you want us to be friends, you have to keep it real.
Se você quer que sejamos amigos, tem de jogar a real.

Grub – Comida, rango
Please, let’s go grab some grub!
Por favor, vamos bater um rango!

Cheers! – Obrigada/o
That was awesome! Cheers!
Foi incrível! Obrigado!

Chill out – Ficar frio
Everything is going to be alright - chill out.
Vai dar tudo certo − fica frio.


Atividade História

Como já foi abordado em aula, as mulheres que foram escravizadas resistiram à escravidão. Assim, pesquise na internet uma mulher que lutou contra a escravidão no Brasil. A partir da pesquisa:

1- Anote no seu caderno as informações que considerar importantes sobre a mulher escolhida.

2- A partir das informações coletadas, elabore um texto sobre a mulher escolhida.

Atividade Geografia

Assista o vídeo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre Pirâmides Etárias.



Atividade Educação Física

Cuidados com a Saúde Física

Você sabia que a prática de exercícios físicos aumenta a imunidade nos
deixando mais resistentes às infecções?
Você sabia que quem é sedentário, tem maior chance de ter diabetes,
hipertensão e outras doenças cardiovasculares que podem deixar as pessoas
mais suscetíveis à infecção pelo coronavírus?
Conheça alguns efeitos fisiológicos dos exercícios:
- melhora da mobilidade e flexibilidade articular;
- reforço muscular;
- prevenção da fadiga;
- redução dos vícios posturais;
- melhora da disposição e ânimo;
- otimização da respiração,
- melhora do equilíbrio
-benefícios psicológicos: melhoria da autoestima e autoimagem, reduz o
nível de estresse, melhora o humor, alivia a depressão e reduz a ansiedade.
Durante a pandemia, é essencial, acrescentar na rotina diária um horário
para realizar uma atividade física. De preferência em casa e mantendo o maior
distanciamento social possível. Um treino de 30 minutos é suficiente para fugir
do sedentarismo, manter o condicionamento e preservar a saúde mental.
Pense Nisto!
Mas Atenção!!! Na presença de sintomas e sinais compatíveis com
infecções respiratórias como febre, tosse, dispneia (falta de ar), a prática de
exercícios deve ser suspensa imediatamente.

Referência: Cartilha - Orientações de cuidados e autocuidado com a saúde
física e mental em tempos de pandemia da covid-19 – Governo do Distrito Federal –
Maio 2020

Atividade Filosofia

ATIVIDADE 15. APRENDENDO A LIDAR COM A AGRESSIVIVADE



 À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:



A agressividade é um fenômeno psicológico que pode ser verificado através do comportamento. A agressividade tem aspectos negativos, mas também tem seus aspectos positivos.

Aspectos negativos da agressividade provocam malefícios ou prejuízos, materiais ou morais, aos outros ou a própria pessoa. Como exemplo, temos as violências, tais como a agressão física, a agressão verbal, a autoagressão, a capacidade destrutiva entre outras.

Aspectos positivos da agressividade são os menos comentados e costumam aparecer ligados à competição, aquela dose diária de agressividade presente nos concurseiros mais competitivos, nos funcionários de uma empresa, nas competições entre empresas e nos atletas profissionais.



RESPONDA:



1. Cite um aspecto negativo da agressividade praticado por você e então explique quando (sob que circunstâncias) geralmente acontece e como pode ser evitado por você:



2. Cite um aspecto positivo da agressividade praticado por você e então explique quando (sob que circunstâncias) geralmente acontece e como pode ser ainda mais estimulado para que ocorra melhor e mais seguidamente:



RESPOSTAS:





Atividade Educação Física



Atividades Matemática

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS – revisão5

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

Calcule as raízes quadradas:




Atividade Inglês

3rd to 16th, August 2020

1.     Pense um pouco na sua rotina atual. Você gosta das atividades que pratica todos os dias? Se pudesse, qual atividade você mudaria?

a.     Observe as pessoas nas imagens abaixo. Cada figura representa uma atividade rotineira.

b.     O que elas estão fazendo? Anote, em seu caderno, que atividades são essas (em inglês).

c.      Pense a que hora do dia você executa essas atividades e anote ao lado. Você é capaz de escrever os horários, por extenso, em inglês? Tente.

Exemplo: na primeira imagem, um homem de pijama cinza está levantando da cama: get up.

Eu realizo essa atividade às 6h30min: I get up at six-thirty.




Veja se a lista, abaixo, pode lhe ser útil:


2.     Observe a rotina de Laura, na figura abaixo, leia o texto e pesquise as palavras que você ainda não conhece.



Atividades Ciências

Atividade 05 de Ciências – Professor Carlos Flain


Vacinas


Todos os anos ouvimos notícias de campanhas de vacinação. Os postos de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) abrem em um sábado e a passagem de ônibus é gratuita. Geralmente envolve crianças, mas não se trata apenas delas.

Antes de chegar ao posto de saúde, uma vacina percorre um rigoroso processo, que inicia com estudos e pesquisas, passando por inúmeros testes até ser considerada segura para aplicação.

Uma vacina adequada somada a uma campanha de vacinação é capaz de ERRADICAR (eliminar) uma doença, como ocorreu com o sarampo no Brasil. No entanto, para manter a doença erradicada, é necessário manter a vacinação ocorrendo periodicamente.

Uma vacina é produzida com o próprio agente causador da doença morto ou com partes dele. Assim, NEUTRALIZADO, ele é colocado no organismo, que responde produzindo anticorpos específicos e armazenando essa importante informação. Quando a pessoa vacinada entra em contato com alguém doente, seu corpo já possui registro sobre a doença e pode se defender com eficiência.

Diferente de uma medicação para tratamento de uma doença, onde a pessoa já está infectada e com todos os sintomas, a vacina é uma medicação PREVENTIVA, evitando o contágio e o desenvolvimento da doença.

Em um momento que o Brasil se aproxima do terrível número de 100 mil mortos pela COVID-19, uma vacina é a única maneira totalmente eficaz de evitar que essa tragédia se prolongue indefinidamente.

Existem 5 vacinas em estágio avançado de testes. A Rússia anuncia vacinação já em outubro deste ano, mas não divulga informações sobre como funciona sua vacina, o que gera desconfiança no meio científico. China (2 vacinas), Reino Unido e uma parceria entre Alemanha e Estados Unidos também estão nas últimas etapas de teste.

Enquanto isso, aguardamos, lavando as mãos, abrindo as janelas e usando máscaras.


Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências o texto acima;


Atividade 02 – Com essas informações, elabore 3 perguntas com respostas (no caderno);


Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua família, para ter certeza que estão possíveis de entender.


Atividades Artes



Quando olhamos ao nosso redor, percebemos que todas as coisas tem uma forma. As formas dos objetos estão ligadas a sua função. Uma cadeira, por exemplo, tem a função de nos acomodar sentados, daí a sua forma não poderia ser diferente. Entretanto, o desenho (design) da cadeira pode mudar, existem diversos modelos de cadeiras criadas pelos designers.

Designers são profissionais que ganham a vida desenhando, criando novas formas para os objetos que já existem ou inventando novos objetos.

No desenho, na pintura e nas demais expressões artísticas as formas podem ser:

FORMAS FIGURATIVAS

São as formas das figuras ou imagens reais das coisas, também chamadas de formas definidas, pois quando olhamos para elas já identificamos o que são. Exemplo: maçã e copo




FORMAS ABSTRATAS

São aquelas que desenhamos com liberdade de expressão. São também chamadas de formas indefinidas.

Exemplo: manchas, linhas, pontos



FORMAS GEOMÉTRICAS

Percebemos essas formas na maioria dos objetos que nos cercam, pois, são projetadas a partir das figuras geométricas. Por exemplo uma lata de ervilha tem a forma de um cilindro, ou ainda, a forma de um retângulo.



A construção de um desenho figurativo parte da noção de juntar formas, ou seja, criar a estrutura, a base do desenho. Como por exemplo, ao desenhar uma pessoa. Primeiro você cria um círculo ou uma forma oval para criar uma cabeça, depois um retângulo pra criar tronco e assim vai juntando formas diversas que darão a idéia estrutural do esboço desse desenho.Veja como é fácil desenhar com formas

Veja como é fácil desenhar com formas:


EXERCÍCIO:

1- Escreva no seu caderno uma lista das formas geométricas que você conhece e relacione com objetos da sua casa.

2- Reproduza no seu caderno a sequencia do desenho do elefante.

3- Escolha um objeto da sua preferência e tente fazer o seu desenho a partir das formas geométricas contidas na sua estrutura.

 


Atividades Português

PORQUINHO DA INDIA
________________________________________
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas . . .

— O meu porquinho-da-índia foi minha primeira namorada.
Poema de Manuel Bandeira
Questões:
1- O eu-lírico do poema ficava triste com seu animalzinho de estimação. Por quê?
2- O eu-lírico diz que o porquinho-da-índia foi sua primeira namorada. Que trechos do poema indicam um comportamento de namorado?
3- Havia entendimento entre o eu-lírico e seu animalzinho? Como essa relação aparece nos relacionamentos de namorados?

Atividade Filosofia

ATIVIDADE 14. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO



 À caneta, copie no caderno esta atividade e responda o que se pede:



Em um casamento, entre padre, noivos e convidados, encontravam-se 13 pessoas sem qualquer proteção sanitária. Porém, sabe-se que a noiva, ansiosa para se ver casada, optou por casar mesmo estando com Coronavírus.

RESPONDA:



1) Sabendo que cada pessoa pode transmitir o vírus rapidamente para pelo menos outras duas, até o final da cerimônia, quantas pessoas devem estar infectadas pelo Coronavírus?



2)   Em função da pandemia de Coronavírus e de estar contaminada por este vírus, escreva com suas próprias palavras qual a atitude que os noivos deveriam ter tomado com relação à cerimônia de casamento e justifique sua resposta:

Atividade História

Leia o texto e responda no caderno as perguntas.




1- No texto, aparece o termo escravas. Por que devemos utilizar o termo escravizadas no lugar de escravas? Explique. Caso não lembre, pesquise na internet.
2- Localize e copie o trecho que indica a prática do comércio de rua realizado por mulheres na África.
3- Por que o comércio de rua foi importante para as mulheres escravizadas?

4- Por que as mulheres descritas no texto são consideradas um símbolo de resistência desde a escravidão?

Atividade Educação Física

assista ao vídeo



Atividade História


Copie o texto e em seguida leia atentamente ao texto

A Companhia de Jesus no Brasil

            Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 e começaram sua catequese erguendo um colégio em Salvador da Bahia, fundando a Província Brasileira da Companhia de Jesus. Vinham na armada de Tomé de Sousa, chefiados por Manuel da Nóbrega, e eram eles Leonardo Nunes, João de Azpilcueta Navarro, Vicente Rodrigues, Antonio Pires e o irmão Diogo Jácome. A segunda vaga aconteceu em 1550 na armada de Simão da Gama. O primeiro Bispo chegou em 1552 e em 1553 aportou José de Anchieta na armada de Duarte Góis. Também em 1553, os jesuítas do Brasil passaram a ser organizados enquanto Província da Companhia, independente da Província Jesuítica de Portugal, foi a primeira província jesuítica a ser estabelecida no continente americano.

            Cinquenta anos mais tarde já tinham colégios pelo litoral, de Santa Catarina ao Ceará. Quando foram expulsos em 1759[3], eram 670 por todo o país, distribuídos em aldeias, missões, colégios e seminários.

            Os nomes grandiosos são evidentemente os de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antônio Vieira. Não se podem esquecer Leonardo Nunes, Vicente Pires ou o padre João de Azpilcueta Navarro. Varnhagen nos diz que este fora logo mandado para Porto Seguro, capitania onde estavam os melhores intérpretes da língua tupi, talvez ainda - em avançada idade? - alguns dos ali deixados por Cabral e depois pela primeira armada exploradora. Vieram ainda os irmãos Diogo Jácome e Vicente Rodrigues. Haviam partido de Portugal a 1 de fevereiro de 1549. Na Bahia, participaram da fundação da cidade de Salvador. Leonardo Nunes e Diogo Jácome foram imediatamente enviados para as aldeias das capitanias de Ilhéus e de Porto Seguro, em missão de catequese. Pouco depois, o irmão Vicente Rodrigues foi substituir o padre Leonardo, que seguiu para o Sul, rumo à capitania de São Vicente.

            José de Anchieta também esteve em Porto Seguro e, em carta reproduzida por Accioli, diz: "Aqui temos casa em que vivem de ordinário seis dos nossos, três padres e três irmãos; vivem de esmolas, ajudados dos da Bahia, como a casa dos Ilhéus. Têm a seu cargo duas aldeias de índios, uma cinco léguas da vila para o sul, outra quatro para o norte. Não estão os padres muito bem recebidos nesta terra por causa dos Capitães e outros homens que não nos são muito benévolos, mas bem empregados, maxime em atender aos índios, porque com os portugueses não se tira muito fruto." E, adiante, descreve a terra: "Os homens e mulheres portugueses nesta terra se vestem limpamente de todas as sedas, veludos, damascos, razes e mais panos finos como em Portugal e nisto se tratam com fausto, máxime as mulheres que vestem muitas sedas e joias e creio que nisto levam vantagem, por não serem tão nobres, às de Portugal, e todos, assim homens como mulheres, como aqui vem, se fazem senhores e reis por terem muitos escravos e fazendas de açúcar, por onde reina o ódio e lascívia e o vício da murmuração geralmente…"

            Republicadas, nas "Primeiras Cartas do Brasil" aparecem as primeiras cartas escritas no Brasil. Foram impressas em Coimbra em duas coletâneas – de 1551 e de 1555 – e ainda impressionam pela força de suas informações e sinceridade do relato. Observadores atentos, os jesuítas descrevem suas aventuras entre índios e colonos, procissões na selva, conversões, fugas, cenas de canibalismo, milagres, construções de igrejas e casas, expedições cercadas de perigos. A objetividade e simplicidade das cartas – que encantaram os leitores quinhentistas - transformaram-nas em sucesso editorial ao serem traduzidas em diversas línguas.

            Simão Rodrigues nos conta que em 1555 "se achavam em toda a Província 26 sujeitos da Companhia, quatro na Bahia, dois em Porto Seguro, dois no Espírito Santo, cinco em São Vicente e 13 em Piratininga." Leonardo do Vale, padre de Bragança que esteve com Mem de Sá na Guanabara, residiu um tempo em Porto Seguro e outro em Piratininga. Era professor no Colégio da Bahia em 1567 e deixou um vocabulário da língua tupi. Também por Porto Seguro esteve em 1568 o padre Inácio de Azevedo, beatificado em 1854 pelo Papa Pio IX como um dos Quarenta Mártires do Brasil».

            Numerosas aldeias jesuíticas foram criadas na região sertaneja, respaldadas pelos Colégios da Bahia e de Pernambuco. As relações entre Colégios e Missões eram tensas, pois os primeiros pensavam privilegiar os "descimentos", enquanto as missões defendiam os "aldeamentos". Eram sistemas distintos. A disputa entre Garcia d´Avila, senhor da Casa da Torre, que em 1669 destruiu residências e aldeias no sertão e o padre Jacob Roland, missionário jesuíta entre os tapuias, ilustra bem a tensão.

            As Cartas Ânuas do período (1690-1693), nos Catálogos (1679-1694) e outras encontram-se abundantes referências às aldeias dos tapuias (pagi tapuyarum). Uma carta de 1702 para a Junta das Missões apresenta muito bem a situação. As missões continuariam até a expulsão dos jesuítas em 1759.

            Foram os que, dos religiosos, desempenharam o maior papel na colonização. Além do Colégio de Salvador, estabeleceram, imediatamente, residências em Porto Seguro e Ilhéus. A partir destes pontos, criaram várias aldeias em suas vizinhanças. Durante o século XVI, existiram na capitania de Porto Seguro nove missões das quais se conhecem os nomes de pelo menos seis: Casa do Salvador, em Porto Seguro; Aldeia do Espírito Santo de Patatiba (1564), atual Vale Verde; Aldeia de Caravelas (1581); São João Batista (1586), atual arraial de Trancoso; Santo André e São Mateus, situadas, respectivamente, em frente à Vila de Santa Cruz Cabrália e ao sul de Porto Seguro. Devido aos ataques dos índios, estavam reduzidas, em 1643, a quatro.

            Na Capitania de Ilhéus, receberam grandes glebas de terras, fundaram ali residências, colégios e aldeias. Em 1563, Mem de Sá doou ao Colégio da Bahia a chamada sesmaria das 12 léguas de Camamu, que havia recebido, em 1537, de Jorge Figueiredo Correia e se estendia do Rio Jequié, em Nilo Peçanha, até duas léguas ao norte do Rio de Contas, em Itacaré. Ali os jesuítas fundaram a Aldeia e Residência de Boipeba e a Aldeia de N. S. da Assunção do Camamu. No atual município de Ilhéus, fundaram o Colégio de Nossa Senhora da Assunção, além de possuírem o Engenho de Sant'Ana, doado em 1563, pela filha de Mem de Sá, ao Colégio de Santo Antão de Lisboa.

Atividades Geografia


Leia o texto e após responda às perguntas.
Em setembro de 2000, os presidentes de 190 países, incluindo o Brasil, se reuniram no evento chamado “Cúpula do Milênio”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conversar sobre os principais problemas que afetam o mundo.
Deste encontro, surgiram os “8 jeitos de mudar o mundo”, que agregam diversas ações a serem praticadas pelos governos para que tais objetivos sejam alcançados até 2015.
8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO
1 – ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA.
2 – EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
3 – IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER.
4 – REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL.
5 – MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES.
6 – COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS.
7 – QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE.
8 – TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTO.
Fonte: ibge.gov.br
Responda:
a) Por que você acha que foram criados os “8 jeitos de mudar o mundo”?
b) Na sua opinião, quais objetivos foram alcançados? Justifique sua resposta.
c) Se você tivesse que escolher 3 objetivos apenas, quais seriam? Por que escolheste esses 3?
d) Você consegue identificar ações do nosso país para que esses objetivos sejam alcançados? Explique sua resposta.

Atividades Matemática


OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS – revisão4
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Calcule as potências:



Atividades Inglês


July 20th to 24th, 2020

Exercises to do in your notebook  (Exercícios para responder em seu caderno):

1.     Olhe as palavras dentro do traçado em vermelho.
Copie-as em seu caderno e desenhe, para cada uma, um emoticon apropriado.
Exemplo:
Sad: :-(
Happy :-)



2.     Em cada uma das frases, abaixo, substitua o número romano por uma das palavras do traçado vermelho.
Siga os exemplos da primeira e da última frases:

a.     I fell FRUSTRATED when I study for a test and don’t get a good result.
(Eu me sinto FRUSTRADA quando estudo para uma prova e não consigo um bom resultado).

       f.   I fell SAD when a colleague spreads rumors about me.
(Eu me sinto TRISTE quando um colega espalha boatos sobre mim).







Atividades Educação física

Pratique o autocuidado durante a pandemia

- Realize atividades que te proporcionem bem-estar.
- Priorize o sono de qualidade, alimente-se o melhor possível e busque atividades
prazerosas.
- Trate-se bem.
- Sugestão de atividade relaxamento:
1. Procure um local silencioso e com baixa intensidade de luz e mantenha os olhos
fechados.
2. Use roupas e calçados confortáveis, ou fique descalço. Sente-se numa cadeira,
poltrona, ou deite-se em uma cama.
3. Estenda os braços sobre os joelhos e comece essa sequência.
Dica: Se puder, grave com sua voz as seguintes instruções e em seguida, escute
os comandos de olhos fechados para realizar essa atividade.
4. Mãos- Feche as mãos, contraia e sinta a tensão durante 10 segundos. Depois solte
os dedos e relaxe durante 20 segundos, respirando profundamente. Perceba a
diferença entre tensão e relaxamento.
5. Ombros- Empurre os ombros para cima, na direção das orelhas e sinta a tensão por
10 segundos, e em seguida solte os ombros, respire profundamente e perceba a
diferença entre tensão e relaxamento.
6. Pescoço - Leve o queixo em direção ao peito por 10 segundos e sinta a tensão na
nuca. Depois relaxe por 20 segundos, sempre respirando ao relaxar.
7. Cotovelos - Pressione o encosto da cadeira ou poltrona, ou o colchão da cama com o
cotovelo e mantenha pressionando por 10 segundos e depois relaxe.
8. Pés–estique os dedos dos pés e sinta a tensão dos músculos durante 10 segundos. A
seguir solte e relaxe.

Referência: Cartilha - Orientações de cuidados e autocuidado com a saúde física e

mental em tempos de pandemia da covid-19 – Governo do Distrito Federal – Maio 2020

Atividade Ciências

CORONAVÍRUS
1. Procure uma notícia que tenha como assunto a PANDEMIA. Podem ser
notícias de jornal, de rádio, de televisão ou de sites da internet. Preste muita
atenção a ela e escreva em seu caderno as seguintes informações:
a) Título ou manchete da notícia;
b) Data de divulgação da notícia;
c) Quem publicou a notícia;
d) Resumo da notícia;
e) Sua opinião sobre a notícia. (O que ela significou para você? Foi uma notícia importante? Vale a pena compartilhar esta notícia com outras pessoas?)

Atividade História

As Capitanias hereditárias


            As capitanias hereditárias eram uma forma de administração do território colonial português na América. Basicamente eram formadas por faixas de terra que partiam do litoral para o interior, comandadas por donatários<https://www.infoescola.com/historia/donatarios-das-capitanias/> e cuja posse era passada de forma hereditária.



            Por motivos de melhor aproveitamento para a administração da colônia, a Coroa Portuguesa delega a exploração e a colonização aos interesses privados, principalmente por falta de recursos de Portugal em manter a sua colônia de além mar.

            Ocorre então a divisão do território em capitanias, que iam do litoral até o limite estipulado pelo Tratado de Tordesilhas<https://www.infoescola.com/historia/tratado-de-tordesilhas/>, um modelo de colonização que tinha obtido sucesso na Ilha da Madeira e em Cabo Verde<https://www.infoescola.com/africa/cabo-verde/>, na África. A primeira divisão forma a Ilha de São João, colocada sob responsabilidade de Fernando de Noronha<https://www.infoescola.com/biografias/fernando-de-noronha/> em 1504. A iniciativa de colonização utilizando este modelo respondia à necessidade de proteção contra invasores, sobretudo franceses.

            De início, foram quinze beneficiários agraciados com capitanias no território da colônia portuguesa. Os escolhidos eram membros da baixa nobreza<https://www.infoescola.com/sociedade/nobreza/> portuguesa que a Coroa acreditava terem condições para a empreitada de colonização. Esses nobres foram denominados donatários e representavam a autoridade máxima da capitania. O donatário não era dono, mas deveria desenvolver a capitania com recursos próprios, responsabilizando-se por seu controle, proteção e desenvolvimento. Juridicamente, se estruturava o controle da capitania através de dois documentos: Carta de Doação e Carta Foral.

            A Carta de doação dava a posse da terra ao donatário e a possibilidade de transmitir essa terra aos filhos, mas não a autorização de vendê-la. O documento dava também uma sesmaria<https://www.infoescola.com/historia/sesmarias/> de dez léguas da costa onde se deveria fundar vilas, construir engenhos, garantir a segurança e colonização através do povoamento. Nela definia-se que o donatário era a autoridade máxima judicial e administrativa da capitania. Era ele que controlava a escravização indígena<https://www.infoescola.com/historia/escravizacao-indigena/>, a aplicação da justiça, penas e recolhimento de impostos. A Carta Foral por sua vez estipulava tributos e a distribuição dos lucros da produção das capitanias, definindo o que pertencia à Coroa e o que pertencia aos donatários.

            O sistema foi bom para a Coroa, que amealhava os lucros, mas nem tanto para os donatários. Estes enfrentavam desde o início grandes dificuldades, tendo de desenvolver a colônia com poucos recursos, prejudicados pela distância de Portugal e fustigados por ataques indígenas.

            Por conta dessas dificuldades, o modelo não funcionou como o esperado. Vingaram apenas duas Capitanias: Pernambuco e São Vicente<https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/capitania-de-sao-vicente/>. O fracasso do modelo não fez com que a Coroa mudasse seu posicionamento e a estrutura administrativa da colônia. A abolição da hereditariedade foi o primeiro passo nesse sentido, ocorrendo apenas em 1759, definido pelo Marquês de Pombal<https://www.infoescola.com/biografias/marques-de-pombal/>.

            As capitanias hereditárias existiram até 1821. À medida que iam fracassando, voltavam às mãos da Coroa Portuguesa e eram redimensionadas, gerando novas estruturas de administração. O ato de redimensionar as fronteiras das capitanias hereditárias moldou alguns estados litorâneos atuais.

            Finalmente, diante dos problemas de administração, a Coroa portuguesa resolve, em 1548, centralizar o poder e nomear um governador geral (Tomé de Sousa<https://www.infoescola.com/biografias/tome-de-sousa/>) para o Brasil, iniciando uma nova fase da história colonial brasileira.

Questões:

O que é uma capitania hereditária?

 1.  No início quantas capitanias hereditárias foram criadas?
 2.  Qual o nome dado a quem recebia a capitania hereditária?
 3.  De que forma era transmitida uma capitania hereditária para outra pessoa?
 4.  Quais as duas capitanias hereditárias que prosperaram?
 5.  Em que ano se extinguiram as capitanias hereditárias?

Atividade Artes









Atividades Inglês

Juy 6th to 10th/2020


Unit: Body parts (Partes do corpo)
Examine a figura, abaixo, e preencha o exercício 1:




A)     1. Fill in the blanks (preencha os espaços em branco)
1.       Your feet has ten ……..…… .
2.       You use your …….……. to smell.
3.       You have ..………… eyes.
4.       Your hand has five ……………………….. .
5.       To run, you use your ……………., and your feet.
6.       You use your ………………….….. to bend your legs
7.       Your brain are ……………………. Your head
8.       You use your ………………….. to hear.
9.       You use your ……………… to think.
10.   You use your ………………….. to bend your arm.

sc       2. Escolha o verbo adequado para cada espaço:




Atividades Educação Física

assistir ao vídeo


Atividade Português

Inferno nacional
      A historinha abaixo transcrita surgiu no folclore de Belo Horizonte e foi contada lá, numa versão política. Não é o nosso caso. Vai contada aqui no seu mais puro estilo folclórico, sem maiores rodeios.
      Diz que uma vez um camarada que abotoou o paletó. Em vida o falecido foi muito dado à falcatrua, chegou a ser candidato a vereador pelo PTB, foi diretor de instituto de previdência, foi amigo do Tenório, enfim… ao morrer nem conversou: foi direto ao Inferno. Em chegando lá, pediu audiência a Satanás e perguntou:
     – Qual é o lance aqui?
     Satanás explicou que o inferno estava dividido em diversos departamentos, cada um administrado por um país, mas o falecido não precisava ficar no departamento administrado pelo seu país de origem. Podia ficar no departamento do país quer escolhesse. Ele agradeceu muito e disse a Satanás que ia dar uma voltinha para escolher o seu departamento.
     Está claro que saiu do gabinete do Diabo e foi logo para o departamento dos Estados Unidos, achando que lá devia ser mais organizado o inferninho que lhe caberia para toda a eternidade. Entrou no departamento dos Estados Unidos e perguntou como era o regime ali.
     – Quinhentas chibatadas pela manhã, depois passar duas horas num forno de duzentos graus. Na parte da tarde: ficar numa geladeira de cem graus abaixo de zero até as três horas, e voltar ao forno de duzentos graus.
     O falecido ficou besta e tratou de cair fora, em busca de um departamento menos rigoroso. Esteve no da Rússia, no do Japão, no da França, mas era tudo a mesma coisa. Foi aí que lhe informaram que tudo era igual: a divisão em departamento era apenas para facilitar o serviço no Inferno, mas em todo lugar o regime era o mesmo: quinhentas chibatadas pela manhã, forno de duzentos graus durante o dia e geladeira de cem graus abaixo de zero, pela tarde.
     O falecido já caminhava desconsolado por uma rua infernal, quando viu um departamento escrito na porta: Brasil. E notou que a fila à entrada era maior do que a dos outros departamentos. Pensou com suas chaminhas: “Aqui tem peixe por debaixo do angu”. Entrou na fila e começou a chatear o camarada da frente, perguntando por que a fila era maior e os enfileirados menos tristes. O camarada da frente fingia que não ouvia, mas ele tanto insistiu que o outro, com medo de chamarem atenção, disse baixinho:
     – Fica na moita, e não espalha não. O forno daqui está quebrado e a geladeira anda meio enguiçada. Não dá mais de trinta e cinco graus por dia.
     – E as quinhentas chibatadas? – perguntou o falecido.
     – Ah… O sujeito desse serviço vem aqui de manhã, assina o ponto e cai fora.
Crônica de Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta)
QUESTÕES: responda as questões abaixo em uma folha do caderno, colocando seu nome, sua turma, data e o título do texto. Copie as questões e responda-as.
1- Em forma de anedota, o texto faz duas críticas ao Brasil. Quais são?
2- Explique a expressão: “Aqui tem peixe por debaixo do angu”.
3- Que razões o texto apresenta para justificar o fato de o protagonista ser condenado ao inferno?

Atividades Matemática


OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS – revisão3

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Calcule, obedecendo às regras da divisão de frações e de sinais dos números inteiros:



Atividade Artes

AS ORIGENS DAS FESTAS JUNINAS
São comemorações que acontecem no mês de Junho em todo o Brasil. Os três santos populares
lembrados são: Santo Antônio, São João e São Pedro. Tradicionalmente as festas juninas começam no
dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e se encerram no dia 29 de Junho, dia de São Pedro
e São Paulo. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.
Celebradas no Brasil desde o século XVII, as festas juninas constituem a segunda maior comemoração
no Brasil, atrás apenas do Carnaval.
A origem da festa junina, segundo os historiadores, é pagã,anterior à Idade Média, nas celebrações que
anunciavam o solstício de verão e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade. Como não
conseguiu acabar com a sua popularidade, a Igreja Católica aderiu a elas e lhes atribuiu um caráter
religioso.
Com a chegada dos portugueses, as festas que já eram típicas na Europa, desembarcaram no Brasil e
aos poucosforam se misturando a elementos da cultura indígena e africana.
Embora, as festas juninas possuam características que variam de acordo com cada região do Brasil, as
diversas barracas com comidas típicas, as danças e concursos de quadrilhas, a queima de fogos, os
jogos e brincadeiras, a fogueira gigante.
ATIVIDADE:
1- Leia o texto com atenção.
2 - Em tempos de pandemia devemos manter o distanciamento social, portanto a nossa festa junina
deverá ser em casa este ano, então convide a sua família para fazer a decoração e uma comida típica
da festa de São João e publique uma foto.

VIVA SÃO JOÃO!!!



Atividade Matemática




Atividade História




Atividade Educação Física




Atividade Português




Atividade Matemática




Atividade Educação Física

Para copiar e responder no caderno




Atividades Artes



A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual.
A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.
A linha é obtida através de infinitos pontos.
Também é obtida através do “rastro” de um ponto.
A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados.
Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.

As principais propriedade das linhas são:
Contém grande expressividade gráfica e muita energia.

Quase sempre expressa dinamismo, movimento e direção.
Ilusão de óptica causada pelas linhas. Embora não pareça, as duas figuras são do mesmo tamanho.

Cria tensão no espaço gráfico em que se encontra.

Cria separação de espaços no grafismo.
A repetição de linhas próximas gera planos e texturas.

Podemos classificar as linhas da seguinte maneira:
1 - Quanto à forma a linha pode ser:


2 – Quanto à posição a linha pode ser:
3 - Quanto ao traçado a linha pode ser:

4 - Quanto à direção as linhas podem ser:
ATIVIDADE:
Copie no seu caderno o conteúdo da aula de hoje e faça o exercício abaixo.

EXERCÍCIO:











Atividades Filosofia

ATIVIDADE 11. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO



 À caneta, copie no caderno e resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:



      Modelo:

      HIGIENE + HIGIENE + HIGIENE = 6

      (HIGIENE X HIGIENE) + AMOR = 46

      AMOR = ?

      Resposta: AMOR = 10



a)    POSITIVO + POSITIVO + POSITIVO = 999

      (POSITIVO + POSITIVO) – NEGATIVO = 566

      POSITIVO – NEGATIVO = ?

      Resposta:



b)    (SABEDORIA X SABEDORIA) X SABEDORIA = 27

SAÚDE + SABEDORIA = 1003

SAÚDE + FÉ + SABEDORIA = 1103

FÉ = ?

Resposta:



c)    ESCOLA + ESCOLA + ESCOLA = 150

CASA X ESCOLA = 500

(ESCOLA X ESCOLA) = ?

Resposta:

CASA = ?

Resposta:



d)    CANETA + CANETA + CANETA = 21

ESTOJO X CANETA = 147

ESTOJO + CANETA  = ?

Resposta:

Qual o valor do estojo dividido pela caneta?

Resposta:





Copie a atividade em seu caderno e, em seguida, responda o que se

pede à caneta:



ATIVIDADE 12. ALTRUÍSMO



Segundo o pensador Augusto Comte, o altruísmo se refere ao mais amplo amor que alguém poderia ter com relação ao outro. O contrário de altruísmo é o egoísmo e o egocentrismo (amor centralizado todo em si mesmo, no ego, no eu de si próprio). No sentido mais moral (relativo ao que é bom e justo), diz respeito a atitude generosa de quem sacrifica seu próprio interesse (interesse privado) com o objetivo de favorecer o interesse da comunidade. Em casa você já deve ter percebido simples atitudes altruístas de algum ou alguns familiares seus. Já deve ter percebido que alguém na sua casa já serviu pastel para as crianças da casa mesmo sem saber se sobraria para ela. Outros momentos, você viu seu vô abrir o guarda-chuva e segurá-lo, conduzindo você e sua mãe da parada de ônibus até em casa, garantindo que todos se mantivessem secos, enquanto ele molhava suas próprias costas que ficaram descobertas. Estas pessoas pensaram primeiro na comunidade familiar, para só depois pensar em si próprias. Há pessoas que já ajudaram estranhos sem valorizar o fato de que não sabiam se estavam correndo algum risco. Esta pessoa pensou primeiro no outro, no benefício à comunidade para depois favorecer a si própria.  São atitudes que emocionam e nos marcam eternamente.



Bom, agora é sua vez. Descreva uma atitude altruísta que já aconteceu e como você se sentiu nessa situação (pode ter acontecido em sua família ou não; com você ou não; pode ser até mesmo um fato que você leu em algum livro):





Copie a atividade em seu caderno e, em seguida, responda o que se

pede à caneta:



ATIVIDADE 13. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO



Na Rua da Paz haviam duzentos e cinquenta e quatro homens sem filhos, quatrocentos e cinco mulheres sem filhos, cem homens com filhos, cento e cinquenta mulheres com filhos, um papagaio, vinte e quatro cachorros macho, doze cadelas jovens, oito cadelas velhas, quarenta e oito gatos macho, doze gatos fêmea e nove mil e cinquenta ratos. Responda à caneta o que se segue conforme a descrição da Rua da Paz:



a)   Quantos homens haviam?

b)   Quantas mulheres haviam?

c)   Quantos animais haviam?

Atividades Matemática




Atividade Artes


IMPRESSIONISMO E PONTILHISMO
Nesta aula estudaremos um movimento artístico que surgiu na França durante o século XIX, e mudou o rumo da arte. Por serem tão inovadores no modo de tratar a imagem, foram muito mal recebidos pelo público e pela crítica, pois estes eram fiéis ao uso das técnicas e ao modo de representação da pintura acadêmica, só vindo a ser reconhecidos uma década mais tarde.
Com a invenção da fotografia, em 1826, os artistas se libertam da necessidade de copiar a realidade, surge o movimento impressionista e a desconstrução das imagens.
Os pintores impressionistas foram os pioneiros no uso da luz na pintura como forma de capturar a vida como é vista pelos olhos humanos.

O nome do movimento se deve ao quadro do pintor Claude Monet: Impressão sol nascente


O IMPRESSIONISMO foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Os impressionistas pintavam a verdade que viam na natureza, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrando em suas telas as constantes alterações que essa luz provocava. Foram os primeiros artistas a usarem sombra colorida na pintura, inovando assim, a pintura tradicional e acadêmica.



Se possível, assista ao vídeo:


O PONTILHISMO surgiu em 1886 com os artistas Paul Signac e Georges Seurat.
Seurat é considerado o criador dessa técnica que se constituía no uso de pontos como elemento compositivo e expressivo. Reduzia as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que no seu conjunto dão ao observador a percepção de uma cena.



Artistas contemporâneos também empregam a técnica de pontilhismo em suas obras:
Como o artista brasileiro Vik Muniz


ATIVIDADE:
Copie o conteúdo no seu caderno e responda as perguntas.
QUESTIONÁRIO:
1. O que é o ponto?
2. Quais as classificações dos pontos?
3. Para que serve o ponto geométrico?
4. Como pode ser representado o ponto gráfico?
5. Qual a técnica de pintura que utiliza o ponto para construir a representação da imagem?
6. Quando e onde surgiu a técnica de pintura que utiliza o ponto?

7. Quais os nomes dos criadores dessa técnica ?

Atividade Educação Física

Copiar no caderno.



Atividade história

Olá, queridas e queridos! Espero e desejo que vocês estejam bem!



Atividades Artes




Atividades Artes

ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
O PONTO - Continuação da aula anterior
Existe ainda, o ponto geométrico que não tem definição, ele é usado na geometria para determinar um

lugar no plano ou no espaço.





ATIVIDADE:
Copie no seu caderno a matéria sobre O PONTO e faça os exercícios




Atividades Artes


Queridos alunos 
Atualmente vivemos uma realidade nunca imaginada por nenhum de nós, para enfrentar a pandemia do vírus COVID-19, fomos obrigados a alterar toda a nossa vida, a rotina mudou, precisamos ficar em casa o máximo possível deixar de encontrar amigos e pessoas queridas. Medidas de isolamento social que buscam evitar que muitas pessoas adoeçam ao mesmo tempo e o sistema de saúde não dê conta da demanda de tantos pacientes,ocasionando, assim, muitas mortes.
Isolamento social que nos causa tristeza, angústia e ansiedade diante da incerteza em que vivemos.
Por fim, gostaria de dizer que estamos juntos nessa jornada e abertos a sugestões sobre os estudos que por determinado tempo realizaremos dessa maneira inédita para nós.
Hoje vamos estudar o EXPRESSIONISMO, um movimento artístico que nasceu na Alemanha no início do século XX, quando o mundo passava por grandes transformações provocadas pela automação da indústria, o crescimento acelerado das grandes metrópoles e o surgimento de novas tecnologias, fatos que mudaram a maneira como o ser humano vivia e interagia com o mundo. Também, durante esse período, ocorreu a Primeira Guerra Mundial, combate que devastou a Europa e fez um enorme número de vítimas.
Diante de tudo isso, os artistas buscaram captar e retratar o drama da existência das pessoas nesse momento histórico. A arte conta a história do mundo em imagens. 
 Os artistas se sentiam livres para representar a realidade de acordo com a sua percepção, abrindo mão da representação realista das formas e das cores, para expressar suas emoções.
Na próxima aula conheceremos os principais artistas que fizeram parte desse movimento na Europa e no Brasil.
Hoje, a humanidade também passa por mudanças no seu modo de vida,impostas pelo vírus, especialistas dizem que o mundo não será mais o mesmo depois que a pandemia passar.  
Pensando sobre esse fato e considerando a sua experiência e o seu conhecimento do assunto escolha uma ou mais de uma das propostas de trabalho relacionadas abaixo para realizar:
EXERCÍCIO Nº 1
Grave e publique um depoimento em vídeo contando como tem sido para você as mudanças na rotina e nas relações, que foram impostas pela pandemia do COVID-19;
EXERCÍCIO Nº 2
Se você não se sente a vontade para gravar um vídeo. escreva uma mensagem numa folha expressando um sentimento ou uma mensagem que gostaria de passar para as pessoas e publique junto com uma selfie sua ou com sua família.
EXERCÍCIO Nº 3

Faça e publique fotos mostrando as mudanças da vida na comunidade provocadas pela pandemia.


O PONTO
Ele é o primeiro elemento importante para a produção artística. Todo artista usa o ponto na realização de suas obras, assim como a linha, a forma e a cor. Muitas vezes, não damos a devida importância a esses recursos, até percebermos o quanto são indispensáveis para que a obra produzida tenha um significado estético. Vamos estudar esses elementos um a um, começando pelo ponto.
Quando citamos essa palavra “ponto”, você poderá pensar em um ponto final ( . ) ou de interrogação ( ? ) ou de exclamação  ( ! ) que fazem parte da pontuação na escrita. Ou você ainda pensará em um ponto de ônibus, em um ponto de chegada ou de partida, em um ponto de encontro... Esses pontos, que determinam um lugar, também são significativos.
Mas, vamos pensar no ponto ou nos pontos que usamos para realizar um desenho, uma pintura, enfim uma composição artística.
Os pontos na composição artística não têm dimensões definidas, pois se apresentam de diferentes formas. Eles podem ser redondos, ovais, quadrados, pequenos ou grandes. Se você usar esses recursos, conseguirá efeitos interessantes na sua produção artística. Sendo assim, podemos afirmar que um simples toque da ponta do lápis no papel forma um ponto, que pode, como falamos, variar de forma e de tamanho.
Então, chamamos de ponto gráfico aquele em que sua forma e dimensão são definidas pelo artista.
Quanto à utilização:
Em seus trabalhos, você pode utilizar o ponto para conseguir diversos efeitos. Por exemplo:
1 - Contornar: é pontilhar o contorno da figura.
2 - Delinear: é pontilhar o contorno e os detalhes da forma.
3 - Sombrear: é preencher o espaço interno, dando a noção de volume.


EXERCÍCIO:
Chamamos de ponto gráfico aquele que tem sua forma e dimensão definidas pelo artista. Sendo assim, podemos afirmar que um simples toque da ponta do lápis no papel  representa um ponto.O ponto gráfico pode ser utilizado pelo artista para criar efeitos interessantes em suas obras.
Nos seus trabalhos você pode utilizar o ponto para conseguir os seguintes efeitos:



Atividade Português

Copiar as perguntas no caderno e responder.


QUANDO O POVO ENTRA EM AÇÃO


Júlia tem dez anos e, desde que nasceu, mora em Cubatão. Da janela de seu quarto ela vê a fumaça que, noite e dia, sai das chaminés das fábricas.
Se hoje a poluição de Cubatão é ruim, há dez anos era bem pior. Júlia e quase todas as crianças da cidade sofriam de bronquite e de nada adiantava reclamar. Os dirigentes das fábricas estavam mais preocupados com o lucro do que com a saúde dos trabalhadores e moradores do lugar.
Mas, um dia, a paciência do povo acabou, pois nasceram várias crianças sem cérebro. Todo mundo botou a culpa na poluição. Os moradores de Cubatão entraram em ação. Fundaram uma sociedade de defesa do ambiente, contrataram advogados, chamaram os repórteres dos jornais e da televisão. Especialistas em meio ambiente visitaram o local e Cubatão foi considerada a cidade mais poluída do mundo.
Só então é que os dirigentes de várias fábricas começaram a instalar filtros nas chaminés, trocaram máquinas velhas e poluidoras por outras modernas, mudaram processos de produção e passaram a tratar o esgoto que despejam nos rios da região.
Hoje o ar de Cubatão está melhor, os peixes voltaram aos rios, a saúde dos moradores melhorou. E isso só aconteceu porque todos se uniram em defesa do ambiente.
  RODRIGUES, Rosicler M. Cidades Brasileiras: o Passado e o Presente. S.Paulo: Moderna, 1995. 


Questões sobre o texto “Quando o povo entra em ação”:
1) Explique, com suas palavras, o título do texto.
2) Qual foi o fato que fez com que os habitantes de Cubatão tomassem uma atitude?
3) Quais foram as ações feitas pelos moradores de Cubatão?
4) Que medidas os donos das fábricas tomaram para diminuir a poluição?
5) O que aconteceu na cidade de Cubatão depois que os donos das fábricas diminuíram sua poluição?

6) E aqui, no Morro da Cruz, cite três ações que os moradores daqui poderiam tomar para melhorar o bairro onde você mora?


Atividades Matemática




Atividade Artes


ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
A criação de uma imagem para comunicar uma ideia pressupõe o uso de uma ' Linguagem Visual'. Assim como na escrita utilizamos as letras que formam palavras e frases para transmitir uma ideia ou pensamento, na arte , o artista se utiliza de elementos formais, também para transmitir ideias, pensamentos e sentimentos.
Os elementos da Linguagem Visual são:
-PONTO
-LINHA
-FORMA
-COR
-TEXTURA
-LUZ e SOMBRA


COMPOSIÇÃO VISUAL
Você já deve ter sido convidado para ir uma festa. Pois bem, a primeira coisa em que você pensa é: “Como vou vestido?”. Daí você já começa a imaginar e lembrar-se das roupas que tem; seu pensamento vai até seu guarda-roupa, passa pelas suas gavetas e volta. E, então você começa a “compor” mentalmente o seu traje para a festa, isto é, junta os elementos que você tem e resolve: “...Vou com sapato preto que comprei no Natal, com aquela camisa pólo que está na moda,pois adoro sua cor! Vou de calça jeans, pois me sinto bem com ela e, de quebra, vou com o cinto preto que combina com o sapato.”
É ...acho que vou dar um corte no cabelo para melhorar o visual, aquele perfume preferido... e estou pronto para ir à festa!”
O que você fez foi “compor” o traje em que melhor se enquadrou para ir à festa.
Pois saiba que o artista, quando produz uma obra, faz exatamente o que você fez. Ele “compõe” uma obra de arte, isto é, ele junta todos os elementos que o satisfazem e são necessários para a sua produção e realiza uma composição visual.
Esta composição visual poderá ser: uma pintura, uma gravura, uma escultura, um desenho, um grafite, um cartaz, uma instalação, uma arquitetura, um recorte e colagem. Todas essas formas de expressão artística são também chamadas de Artes Plásticas, pois se manifestam por meio de elementos visuais ou táteis.
Toda pessoa que produz qualquer uma dessas Artes é chamada de “artista plástico”.
Bibliografia:
Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002.


.
Atividade – COMPOSIÇÃO VISUAL LIVRE.

Nesta atividade você deve deixar sua criatividade fluir. Em uma folha de papel branco sem pautas ou em seu caderno de Artes, crie uma composição visual bem interessante para ilustrar a primeira página de seu caderno. Não esqueça de escrever o seu nome e a sua turma nesta atividade. Capriche!

Atividade Educação Física

Copiar no Caderno



Atividade Ciências


CORONAVÍRUS

Transmissão

• A transmissão do vírus ocorre principalmente através de gotículas respiratórias - pequenas gotas que são lançadas pela boca ou pelo nariz quando a respiração está acelerada, durante a fala, a tosse ou o espirro. Alguns estudos sugerem que um único espirro pode liberar 40.000 gotículas;

• Apenas uma gota dessas contendo o vírus pode infectar uma pessoa, ao entrar em contato com os olhos, com o nariz e com a boca, ou se for levado até uma destas partes pelas mãos. O toque do aperto de mão também pode transmitir o vírus;

• As mesmas gotículas podem contaminar superfícies diversas (objetos, móveis, produtos de mercados, interior de transportes públicos) aumentando a infecção quando outras pessoas entrarem em contato com essas superfícies;

• A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o vírus pode sobreviver em qualquer superfície pelo tempo de algumas horas até vários dias, dependendo da temperatura, da umidade e do tipo de superfície;

• No Brasil, neste momento, não existe como determinar quantas pessoas estão infectadas. Muitas pessoas apresentam sintomas leves e não são identificados como casos de COVID-19.

• O número muito baixo de testes realizados também impossibilita a contagem real de casos, dificultando a tomada de decisões mais acertadas pelas Secretarias de Saúde de cada cidade;

• Mesmo sem apresentar qualquer sintoma uma pessoa infectada transmite o vírus SARS-CoV-2.

• A principal maneira de evitar a transmissão da doença é através do DISTANCIAMENTO SOCIAL, ou seja, diminuição da interação entre as pessoas de uma comunidade. É uma estratégia fundamental quando há indivíduos já infectados, que não sabem que são portadores da doença;

• Igualmente importante é, sempre que possível, LAVAR AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO durante 20 segundos. Para saber o tempo cante “parabéns pra você” 2 vezes durante a lavagem;

• O uso de máscaras cobrindo a boca e o nariz impede que as gotículas respiratórias sejam lançadas de um indivíduo para outro ou sobre superfícies, sendo um eficiente aliado no combate à infecção.


Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências as informações acima;

Atividade 02 – Com essas informações, elabore 5 perguntas com respostas (no caderno);


Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua família, para ter certeza que estão possíveis de entender.

Atividades


DIA MUNDIAL DA TERRA
A Terra é viva e abriga todos os seres em uma interdependência única, ou seja dependemos uns dos outros. Fato que a pandemia do covid-19 veio nos relembrar, pois, precisamos cuidar de nós para cuidar dos outros e também precisamos cuidar do ambiente.
Nossa responsabilidade é universal, pois fazemos parte, ao mesmo tempo, de um meio ambiente local, de uma nação e do mundo.
Conscientes de que somos uma única humanidade, vivendo em um único espaço, muitos de nós já mudamos nossa atitude em relação ao meio ambiente.
Devemos todos buscar o bem estar comum, seja por meio da participação em movimentos de luta ou em pequenas ações individuais que são fundamentais porque repercutem no espaço local e coletivo.
A arte sempre teve um papel de vanguarda na reflexão e na discussão das questões ligadas à vida do homem na Terra.
Muitos artistas se dedicam à defesa da ecologia e do meio ambiente, denunciando através de suas obras problemas como a devastação das florestas.Um artista que segue essa perspectiva é o brasileiro Vik Muniz, que cria diversas obras utilizando lixo.



Outro artista muito importante no cenário brasileiro é Frans Krajcberg. Uma marca de sua obra são esculturas com árvores calcinadas, que são recolhidas de locais que sofreram com queimadas e desmatamento. A obra denuncia a violência do homem com a natureza e tem forte caráter ativista.Outro artista muito importante no cenário brasileiro é Frans Krajcberg. Uma marca de sua obra são esculturas com árvores calcinadas, que são recolhidas de locais que sofreram com queimadas e desmatamento. A obra denuncia a violência do homem com a natureza e tem forte caráter ativista.

Há também os artistas que se utilizam de materiais orgânicos como flores, folhas, galhos,areia,pedra,etc. para criar diversas figuras, como as que aparecem abaixo.


A poluição,o desmatamento,as queimadas e o aquecimento global estão entre os principais problemas da conservação do meio ambiente.
ATITUDES PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE:
-Preservar a vegetação nativa;
-Não adquirir animais silvestres;
-Não maltratar os animais;
-Separar o lixo;
-Reciclar e reaproveitar o que puder;
-Reduzir o consumo;
-Não desperdiçar água nem energia elétrica.
EXERCÍCIO:
1-Copie o texto no seu caderno.

2-Escolha uma das atitudes citadas acima,escreva a frase e faça a ilustração da mesma.

Atividade Matemática





Atividade Português

Ler e responder as questões ao final:


PEQUENA FÁBULA DE DIAMANTINA
Tendo herdado a casa do avô na cidade distante, para lá mudou-se com toda a família, contente de retomar o contato com suas origens. Em poucos dias, já trocava dedos de prosa com o farmacêutico, o tabelião, o juiz. E por eles ficou sabendo, entre uma conversa e outra, que as casas daquela região eram construídas com areia de aluvião, onde não raro se encontravam pequenos diamantes.
A notícia incrustou-se em sua mente. Olhava os garimpeiros que à beira de rios e córregos ondulavam suas bateias, olhava os meninos que cavucavam os montes de areia já explorada onde, ainda assim, talvez fosse possível descobrir o brilho amarelado da pedra bruta. Ouvia as estórias de fantásticos achados.
Por fim, uma tarde, alegando cansaço após o almoço farto, trancou-se no quarto e, afastado o armário, começou com a ajuda de uma faca a raspar a parede por trás deste. Raspava, examinava a cavidade, os resíduos que tinha na mão e que cuidadoso despejava num saco de papel. E recomeçava. Assim, durante mais de hora. Assim, a partir daí, todas as tardes.
Já estava quase transparente a parede atrás do armário, e ele se preparava para agir atrás da cômoda quando, tendo esquecido de trancar a porta, foi surpreendido pela mulher. Outro remédio não teve senão explicar-lhe o porquê de sua estranha atividade. Ao que ela, armada por sua vez de faca e reclamando posse territorial, partiu para a parede da despensa. Onde, dali a pouco, foi descoberta pela empregada. A qual reivindicou direito às paredes da cozinha. Tão evidentes, que rapidamente as crianças perceberam, atacando cada uma um lado do corredor.
De dia e de noite, raspam e raspam os familiares, álacres como ratos, abrindo vãos, esburacando entre as estruturas, roendo com suas facas na procura cada vez mais excitada. Abre-se aos poucos a casa descarnada, recortadas em rendas suas paredes. Geme o telhado, cedem as estruturas. Até que tudo vem abaixo numa grande nuvem de pó.
Agora com as unhas, raspam os familiares o monte de entulho. Quem sabe, sob os escombros espera, escondido, o diamante.
COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
VOCABULÁRIO:
Diamantina: cidade mineira famosa por ter muitos diamantes em suas terras.
Areia de aluvião: areia produzida pela erosão da água, que se deposita nas margens de riachos.
Bateia: peneira de garimpo, recipiente de madeira ou metal, de fundo cônico, onde cascalho, minério ou aluvião são revolvidos, em busca de pedras e metais preciosos.
QUESTÕES: copiar as perguntas e respondê-las em uma folha do caderno.
1- As fábulas têm uma moral, um ensinamento. Qual é o ensinamento que se pode tirar da história acima?
2- Por que o homem decidiu procurar diamantes nas paredes da casa?
3- No final do penúltimo parágrafo, o texto diz “Geme o telhado, ...”. O que o narrador quis dizer?
4- Qual é a mudança que acontece com as pessoas da família, comparando o início do texto e o final?

5- Por que o dono da casa se escondeu do resto da família para começar a procurar diamantes?

Atividade Artes







A obra '' O GRITO'' de Edvard Munch representa muito bem o movimento expressionista.
Nessa imagem podemos perceber elementos que são característicos do expressionismo:
-Figuras deformadas para acentuar a angústia e o sofrimento do ser humano;
-Formas distorcidas;
-Uso de cores intensas;
-Contrastes e pinceladas vigorosas;
-Liberdade técnica;
-Dramaticidade e natureza simbólica.


EXERCÍCIO:
Copie o texto sobre o expressionismo no seu caderno.

Descreva a imagem utilizando suas palavras, não esqueça de falar sobre o sentimento que ela transmite.

Atividade Artes


Queridos alunos 
Atualmente vivemos uma realidade nunca imaginada por nenhum de nós, para enfrentar a pandemia do vírus COVID-19, fomos obrigados a alterar toda a nossa vida, a rotina mudou, precisamos ficar em casa o máximo possível deixar de encontrar amigos e pessoas queridas. Medidas de isolamento social que buscam evitar que muitas pessoas adoeçam ao mesmo tempo e o sistema de saúde não dê conta da demanda de tantos pacientes,ocasionando, assim, muitas mortes.
Isolamento social que nos causa tristeza, angústia e ansiedade diante da incerteza em que vivemos.
Por fim, gostaria de dizer que estamos juntos nessa jornada e abertos a sugestões sobre os estudos que por determinado tempo realizaremos dessa maneira inédita para nós.
Hoje vamos estudar o EXPRESSIONISMO, um movimento artístico que nasceu na Alemanha no início do século XX, quando o mundo passava por grandes transformações provocadas pela automação da indústria, o crescimento acelerado das grandes metrópoles e o surgimento de novas tecnologias, fatos que mudaram a maneira como o ser humano vivia e interagia com o mundo. Também, durante esse período, ocorreu a Primeira Guerra Mundial, combate que devastou a Europa e fez um enorme número de vítimas.
Diante de tudo isso, os artistas buscaram captar e retratar o drama da existência das pessoas nesse momento histórico. A arte conta a história do mundo em imagens. 
 Os artistas se sentiam livres para representar a realidade de acordo com a sua percepção, abrindo mão da representação realista das formas e das cores, para expressar suas emoções.
Na próxima aula conheceremos os principais artistas que fizeram parte desse movimento na Europa e no Brasil.
Hoje, a humanidade também passa por mudanças no seu modo de vida,impostas pelo vírus, especialistas dizem que o mundo não será mais o mesmo depois que a pandemia passar.  
Pensando sobre esse fato e considerando a sua experiência e o seu conhecimento do assunto escolha uma ou mais de uma das propostas de trabalho relacionadas abaixo para realizar:
EXERCÍCIO Nº 1
Grave e publique um depoimento em vídeo contando como tem sido para você as mudanças na rotina e nas relações, que foram impostas pela pandemia do COVID-19;
EXERCÍCIO Nº 2
Se você não se sente a vontade para gravar um vídeo. escreva uma mensagem numa folha expressando um sentimento ou uma mensagem que gostaria de passar para as pessoas e publique junto com uma selfie sua ou com sua família.
EXERCÍCIO Nº 3

Faça e publique fotos mostrando as mudanças da vida na comunidade provocadas pela pandemia.

Atividade Educação Física

Copiar no Caderno





Atividade Português




Atividade Ciências

CORONAVÍRUS
Características Gerais do Coronavírus

• CORONAVÍRUS, na verdade, é o nome de uma família que reúne vários tipos de vírus
diferentes;

• O nome do vírus que está causando a atual PANDEMIA é SARS-CoV-2. Em inglês
significa &quot;Severe Acute Respiratory Syndrome COronaVirus 2&quot;, que pode ser traduzido
como Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2;

• A doença causada por esse vírus é chamada COVID-19. Em inglês significa “COrona
VIrus Disease, que pode ser traduzido como Doença do Coronavírus. O número 19 se
refere ao ano de 2019, quando os primeiros casos na China foram divulgados;

• Existem vários níveis de gravidade para a doença. Alguns casos podem ser leves e às
vezes sem sintoma algum. Outros podem apresentar pneumonia leve, pneumonia grave,
dificuldade respiratória, falência de órgãos e até morte;

• Os sintomas também podem ser variados. Os mais comuns são febre e tosse seca.
Alguns menos comuns incluem cansaço, tosse com catarro, falta de ar, dores nas
articulações, dor de cabeça e calafrios. Sintomas mais raros incluem náusea e vômito,
congestão nasal e diarréia;

• A maioria dos casos de COVID-19 são leves (cerca de 80%). Uma parte dos casos
(cerca de 15%) é considerada grave e inclui sintomas como dificuldade de respiração e
pneumonia. A menor parte dos casos é considerada crítica (cerca de 5%) podendo
ocorrer insuficiência respiratória, problemas graves na circulação sanguínea, mau
funcionamento ou falha de múltiplos órgãos e morte;

• Alguns fatores podem aumentar a gravidade da infecção. Dentre eles podemos
destacar: idade avançada, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias
crônicas (como a asma) e câncer;

• Crianças parecem estar em menor risco que adultos. Em geral (cerca de 95%), mesmo
estando infectadas, apresentam sintomas leves ou mesmo não apresentam sintomas. Os
casos graves e críticos em crianças ocorreram principalmente até 1 ano de idade;

• Uma pessoa infectada leva, em média, 5 dias para apresentar os sintomas. Este tempo,
chamado de PERÍODO DE INCUBAÇÃO, pode levar até 15 dias.

• Pessoas que apresentam sintomas leves geralmente levam 15 dias para se
recuperarem, enquanto os casos mais graves podem levar de 20 a 40 dias para se
recuperar.

Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências as informações acima;

Atividade 02 – Com essas informações, elabore 5 perguntas com respostas (no caderno);

Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua
família, para ter certeza que estão possíveis de entender.


Atividade 04 – Procure o significado da palavra PANDEMIA.

Matemática Atividade 6




Ciências Atividade 1


VÍRUS

Características Gerais de Qualquer Vírus

Possuem tamanho extremamente reduzido. Um vírus médio tem 100 NANÔMETROS (nm), o que significa um centímetro dividido em 100.000 partes.

Para se desenvolverem necessitam obrigatoriamente INFECTAR algum ser vivo. Diferentes vírus podem atacar animais, plantas e até bactérias.

Os vírus agem seguindo um roteiro básico: invadem uma célula, usam o trabalho que a célula realiza para se multiplicarem e se espalham em busca de novas células.

• Todos os vírus são formados por um tipo de MATERIAL GENÉTICO (DNA ou RNA) que armazena as informações que serão utilizadas para controlar a célula durante a infecção.

O material genético do vírus fica protegido dentro de uma espécie de caixa, formada por proteínas. Esta caixa é chamada CAPSÍDEO.

Alguns tipos de vírus (como o Coronavírus) possuem uma segunda camada ao redor do capsídeo. Esta camada extra é formada por LIPÍDIOS (diferentes tipos de gorduras).

Os vírus se multiplicam muito rápido. Em um período de 24 horas eles podem aumentar sua quantidade em UM MILHÃO DE VEZES.

Outro fator marcante dos vírus é sua alta capacidade de MUTAÇÃO. Através de alterações no seu material genético, os vírus modificam suas características, dificultando a defesa dos organismos infectados.

Quando infectam um organismo, os vírus não causam os sintomas da doença imediatamente. É o período de INCUBAÇÃO. Este período pode variar de horas até meses. O Coronavírus, por exemplo, pode levar 14 dias para causar sintomas visíveis.


A melhor maneira de lidar com os vírus é a PREVENÇÃO. Por isso são de grande importância as pesquisas científicas realizadas para conhecer o ciclo de vida de um vírus. Com as informações podemos evitar a infecção e os riscos que ela causa.


Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências as informações acima;


Atividade 02 – Com essas informações, elabore 5 perguntas com respostas (no caderno);

Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua família, para ter certeza que estão possíveis de entender.


Educação Física Atividade 1

Ler




Português Atividade 3 e 4







Filosofia

Atividade 1. Copie no seu caderno esta atividade, leia atentamente duas vezes o texto abaixo e faça o que se pede:



O CORONA VÍRUS E MINHA FAMÍLIA

ENTREVISTAS



Entreviste os familiares acima de 11 anos que estão vivendo em sua casa de modo que cada um deles descreva o que se pede enquanto você registra tudo no trabalho:



1. Nome, idade e parentesco com o aluno:



2. Com o surgimento dessa pandemia que tem se alastrado pelo mundo recentemente, o Corona vírus, famílias tem se unido ainda mais, ajudando uns aos outros, alterando a rotina e o comportamento das pessoas. Pais e filhos tem aproveitado o momento para conviverem e conhecerem mais uns aos outros. Tempo de valorizar a família, e quem já nem mais os conhecia se viu obrigado a conviver para sobreviver. Descreva em detalhes como era e como ficou o seu dia a dia com o surgimento da pandemia Corona vírus.

Aspectos que devem aparecer na resposta:



a)    Os cuidados com a higiene que estão sendo praticados por você;

b)   Dificuldade de arrumar trabalho ou clientes (para quem trabalha);

c)    O trajeto para o serviço (para quem trabalha) e que veículos tens utilizado;

d)   Os seus pensamentos;

e)    Seus sentimentos e emoções;

f)     Suas preocupações mais frequentes;

g)   Dificuldades que surgiram;

h)   Fatos tristes, tensos ou até engraçados, que queira deixar registrado nesse trabalho.



3. Na sua família existe um único responsável por trazer as compras de supermercado, pagar as contas? Quem sua família escolheu para fazer isso? (ex: só a mãe; só o pai; o pai e a mãe; só o irmão mais velho)



4. Através de que aparelhos você tem se mantido informado a respeito dessa pandemia e seus reflexos na sociedade?



5. Deixe uma mensagem para alguém que não esteja levando a sério o perigo do Corona vírus para a vida humana e por esse motivo não adquiriu as indicações de prevenção como hábitos em sua vida:



OBSERVAÇÃO: use folhas de caderno para responder.





Atividade 2. Copie no caderno e resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:



      Modelo:

      DOR + DOR + DOR = 30

      (DOR + DOR) – AMOR = 0

      AMOR = ?

      Resposta: AMOR = 20



a)    VÍRUS + VÍRUS + VÍRUS = 75

      (VÍRUS + VÍRUS) – ANTÍDOTO = 10

      ANTÍDOTO – VÍRUS = ?

      Resposta:



b)    (UNIÃO x UNIÃO) x UNIÃO = 125

UNIÃO + SABEDORIA = 15

UNIÃO + SABEDORIA + FÉ = 30

FÉ = ?

Resposta:



c)    HIGIENE + HIGIENE + HIGIENE = 21

HIGIENE x HIGIENE = 49

CASA x HIGIENE = 70

CASA = ?





Atividade 3. Copie no seu caderno esta atividade, leia atentamente duas vezes o texto abaixo e faça o que se pede:

Coronavírus

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.


Período de incubação do coronavírus é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias. A transmissão pode ocorrer mesmo quando os sintomas ainda não são percebidos pela pessoa infectada. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido.

   Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

   As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo<https://www.saude.gov.br/sarampo>), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
•         gotículas de saliva;

•         espirro;

•         tosse;

•         catarro;

•         contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

•         contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

•         Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

•         Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

•         Evitar contato próximo com pessoas doentes.

•         Ficar em casa quando estiver doente.

•         Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

•         Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.



Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. (site utilizado: Ministério da saúde)





Considerando o texto a cima, “Coronavírus”, responda:



1. Dos cuidados que o Ministério da Saúde orienta que sejam praticados, quais os que você tem praticado?

2. Marque a opção que melhor completa a frase abaixo:

Se utilizarmos nossa capacidade de refletir para analisar as notícias e informações que tem sido divulgadas pelos meios de comunicação, concluiremos que ficar em casa quando estiver doente (orientação do Ministério da Saúde) ...

a. é insuficiente, pois todos deveriam ficar em casa, não apenas os doentes.

b. é suficiente, pois apenas os doentes devem ficar em casa, já que só os doentes podem se infectar com o coronavírus, pois estão enfraquecidos.

c. é uma atitude correta, pois mata o coronavírus.


3. Marque a opção que melhor responde a pergunta abaixo:

    Porque o coronavírus tem esse nome?



a.    Porque ao olhar no microscópio a figura que se visualiza é um perfil de coroa.



b.    Porque é o vírus mais poder de destruição que já entrou em contato com a humanidade.



c.     Porque o primeiro humano que foi contaminado pelo coronavírus era uma idosa, portanto o cononavírus deve ser traduzido como o “vírus da coroa”.





Atividade 4. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede:



Em seu caderno, faça uma história em quadrinhos colorida com pelo menos 8 quadrinhos envolvendo algum tema importante do momento (ex: contágio por Corona vírus, dia-dia com a família preso em casa, encerramento temporário das aulas na escola, os maiores medos das pessoas, os cientistas trabalhando para acabar com o contágio por Corona vírus).





Atividade 5. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede:



   Existem sinais de vida (o surgimento de uma nova vida, o ressurgimento de uma floresta que havia sido devastada para criação de gado em uma grande extensão de terra, a cura do Corona vírus, o amor).

   Existem também sinais de morte (a morte de um familiar querido, a desemprego crescendo em todos os países, a falta de dinheiro para comprar alimento, o egoísmo).



a)    Mostre que agora você já sabe o que são sinais de vida, dê 5 exemplos desse tipo de sinal:



b)    Mostre que agora você já sabe o que são sinais de morte, dê 5 exemplos desse tipo de sinal:



Atividade 6. Atualmente, estamos vivendo momentos difíceis onde estamos nos privando de liberdade e da presença acolhedora dos familiares e amigos. Em se tratando de LIBERDADE, copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede:



a)      Para você, o que é ser livre? Explique:

b)      Em que situações você costuma se sentir livre? Explique:

c)      Escolha uma dessas situações em que você se sente livre e faça um desenho pintado, e, por escrito, explique o que ele retrata.





Atividade 7. Em se tratando de VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA, copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede:



À caneta faça uma redação (início, desenvolvimento e conclusão no final) destacando a importância da família contendo um título que melhor retrata o que você o assunto principal de seu texto. (mínimo 20 linhas)



Atividade 8. Em se tratando de TEMAS DA ATUALIDADE, copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede:

Faça uma descrição de como estava a rua no final do ano de 2019 e faça um desenho colorido mostrando isso em detalhes. E, em seguida, descreva como está a rua onde você mora atualmente (março de 2020, após a explosão do coronavírus) e faça um desenho colorido mostrando essa realidade com riqueza de detalhes. (Só NÃO SAIA DE CASA para olhar melhor a rua e desenhar! Seja inteligente e criativo: desenhe a sua rua de memória, faça um esforço mental.)



Atividade 9. Copie no seu caderno esta atividade, leia atentamente duas vezes o texto abaixo e faça o que se pede:



CONSCIÊNCIA

   Quando a pessoa volta-se a si mesmo, torna-se seu próprio objeto de estudo na obtenção de auto-conhecimento, chamamos isso de reflexão filosófica.

   Na visão filosófica, consciência é a capacidade humana para conhecer, para saber que conhece e para saber que sabe que conhece. Consciência é um conhecimento (das coisas e de si mesmo) e um conhecimento desse conhecimento (reflexão).

   Do ponto de vista da teoria do conhecimento, a consciência é uma atividade sensível (sensorial) e intelectual (racional) dotada de análise (separar para melhor conhecer as partes do objeto) e síntese (a reunião das partes para compreender o todo em seu sistema), de representação dos objetos por meio de ideias e de avaliação, compreensão e interpretação desses objetos por meio de juízos e teorias.



    Com relação ao texto acima relacionado as suas experiências de vida, responda:



1. Quando eu conheço uma pessoa, eu tomo consciência da existência dessa pessoa. Diferentemente, quando eu me dou conta de que sou eu que conhece essa pessoa, eu já estou refletindo a respeito de um conhecimento. Portanto a reflexão é o pensamento do pensamento que temos de algo nos relacionando com este conhecimento e este objeto. De um exemplo de conhecimento e um exemplo de reflexão a respeito desse conhecimento:





Atividade 10. Copie no seu caderno esta atividade, leia atentamente duas vezes o texto abaixo e faça o que se pede:

Nesse espaço de seu caderno você vai registrar (anotar) as principais angústias, sentimentos e preocupações que você tem passado na sua mente e no seu corpo nesse período sem aulas em que você deve permanecer de quarentena em casa (é pessoal, não vou mostrar para outras pessoas, vou olhar em seu caderno):

Português Atividade 4


TRABALHO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
VAMOS DIMINUIR O LIXO NAS RUAS?

Recentemente foi realizada a COP-15, cúpula sobre clima realizada em Copenhague. A pressão mundial foi muito grande. Principalmente sobre os Estados Unidos. Houve frustrações e indignação de muitos: “Como esses caras não têm consciência de que o futuro do planeta está em jogo”.
Agora, vamos pensar em algo que está ao nosso alcance e não depende de uma reunião de líderes: um dos maiores problemas das grandes cidades é o que fazer com o lixo. Mas, muitas vezes, esquecemos de um ponto tão importante quanto este: o quanto nós sujamos a cidade. O tanto de lixo que é jogado nas ruas, parques e praças é simplesmente absurdo. Caberia uma pergunta para todos: nós jogamos papéis, restos de comida, cinzas e “tocos” de cigarro no chão de nossas casas? Claro que não. Mas na nossa cidade ­ que não deixa de ser nossa casa ­ nós jogamos.
Talvez seja porque quem faz isso não pensa sobre o próprio ato. Talvez seja porque tem alguém que vai limpar. Talvez seja para dar trabalho aos garis e “carroceiros”. Seja qual for a razão, é, claro, injustificável.
Todo lixo jogado na rua ajuda a criar ratos, baratas, a entupir esgotos (que vão resultar em enchentes, que transmitem outras doenças e trazem transtornos e tragédias), a deixar a cidade mais feia. É muito comum ver gente jogando lixo na rua. Raro guardando-o para levar à próxima lixeira. Inacreditável recolhendo e jogando na cesta de lixo.
O princípio de tudo é a educação e o exemplo. Se as crianças virem os adultos jogando lixo na rua, elas jogarão. É inacreditável o número de “bitucas”, “tocos”. Filtros de cigarro, os chamados restos do cigarro, jogado nas ruas, calçadas e praças. É “normal”. “Natural”. Por quê?
Eis um problema cuja solução depende de nós, não do governo: manter a cidade mais limpa. Gastar menos com a varrição de ruas. Evitar enchentes. Evitar desgraças. Pequenas atitudes que, coletivamente, dão grandes resultados. Nós somos capazes. E podemos começar hoje, jogando o lixo no “lixo”; estimulando as crianças a jogar papéis e sobras de alimentos no cesto de lixo, reciclando. Não jogando tocos de cigarro no chão. “Batendo” a cinza no cinzeiro. Recolhendo o lixo das praças e jogando na cesta mais próxima. A solução está em nossas mãos. E podemos começar agora.
Célio José Cercal, jornal Zero Hora, 24 de abril de 2010.


Questões sobre o texto:
1) Quais as três razões que o autor cita para o fato de as pessoas jogarem lixo no chão?
2) E por que jogar lixo no chão é injustificável?
3) Muita gente diz que é “natural” ou “normal” jogar o toco de cigarro no chão. Você concorda? Por quê?
4) Cite três benefícios que a diminuição do lixo jogado nas ruas traria para a sociedade?
5) Qual é a sugestão do autor para que o hábito de se jogar lixo nas ruas sem pensar se modifique na nossa sociedade?

6) Pense e escreva: que outras ações as pessoas (você) pode fazer para diminuir os problemas de manutenção e conservação da nossa cidade (lembre-se de que o que fazemos em casa, no trabalho, na escola, na rua, tem consequências no meio-ambiente)?

Geografia Atividade 1





História Atividade 2






História Atividade 1


Copiar os textos abaixo


As primeiras expedições
Expedição: Comandada por Pedro Alvares Cabral, chega no Brasil, em 1500. – Relação amistosa com os “Indios” e estabelecimento de “parcerias”: fornecimento de alimentos ensinavam caminhos e fornecimento de bens negociados na Europa. – 2 Expedição: 1501, comandada por Gaspar Lemos, confir,ação da existencia de pau-Brasil nas florestas litorâneas. – Exploração do Pau Brasil: finalidade de fazer móveis e e extrair a tintura para tingir tecidos. Estabelecimento da primeira feitoria no atual litoral do Rio de Janeiro – Concessão de exploração a comerciantes mediante pagamento de privilégios. Combater presença de outros povos Europeus e fazer valer o Tratado de Tordesilhas.
Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”. Essa linha imaginária passava a 370 léguas de Cabo Verde. O território a oeste da linha ficaria com a Espanha e a leste, Portugal. De acordo com alguns mapas, o território português no Brasil começava próximo a onde atualmente se encontra Belém, no Pará, e descia em linha reta até perto de Laguna, em Santa Catarina. O objetivo era acabar com as disputas de território desde que o novo continente havia sido “descoberto”, dois anos antes. Com o passar do tempo, os portugueses começaram a invadir o território espanhol. Dessa maneira, o Brasil começou a ter os contornos que conhecemos hoje. A Espanha, que precisava tomar conta de um domínio muito extenso, não conseguiu se defender das investidas portuguesas. Assim, em 1750, o Tratado de Tordesilhas foi oficialmente desconsiderado e atualizado para o Tratado de Madrid.
Na base do escambo
Fernão de Magalhães como o primeiro arrendatário da exploração do pau-brasil. Uso do escambo: Localização, corte e carregamento de madeira em troca de espelhos, miçangas, facas e machados, além de outros objetos de pouco valor comercial na Europa.

Pesquisar o significado de tais palavras
Glossário
Feitoria: Especiarias: Monopólio: Escambo: Arrendatário:

Ler texto sobre os Tupinambas e responder as questões

Inglês Atividade 1






Português Atividade 3






Português Atividade 2





Matemática Atividade 5

Copie e resolva no Caderno.





Matemática Atividade 4

Copie e resolva no Caderno





Matemática Atividade 3

Copie e resolva no Caderno




Matemática Atividade 2

Copie e resolva no caderno.




Matemática Atividade 1

Copie e resolva no caderno.




Português Atividade 1

HISTÓRIA DE RUA

A outra noite os noticiários de tevê me serviram cenas de um terrível desastre de trem na
Alemanha, de uma espantosa coleção de tornados assolando cidades nos Estados Unidos, de uma
Paris transformada em praça de guerra contra o braço armado do terror. Mexo com notícias há
muito tempo e sei que a culpa não é delas: o mundo é que anda torto. Foi pelo menos o que pensei
até que entrasse em campo o Jornal Nacional e a tela se transfigurasse, iluminada por 60 segundos
de tocante humanidade.
A história parecia trivial. Sucede que num lugar do Nordeste, e nem importa onde, zelosos
fiscais da prefeitura, decerto por já haverem dado conta de todas as grandes e pequenas misérias
municipais, resolveram apreender um cavalo. É próprio dos cavalos procurarem pasto e suponho que
aquele, encontrando uma cancela aberta, foi atraído por uns tentadores gramados vizinhos. E a esses
honestos prazeres da mesa em boa paz estava entregue, quando recebeu voz de prisão dos
funcionários. Falei prisão, mas ouso imaginar até que seu destino fosse mais trágico: talvez o lúgubre
matadouro local.
O que não esperavam os fiscais era o súbito aparecimento do proprietário. Uso aqui essas
palavras com certa hesitação e dúvida. Ninguém pode se intitular dono das criaturas de Deus. Já o
substantivo animal, salvo engano, descreve mais adequada e adjetivamente vocês sabem quem. Mas
torno ao caso, pois o que ocorreu em seguida foi uma eclosão de terror e mágoa. Com incontido
desespero, o homem abraçou-se ao cavalo, não como seu dono ou seu amo, mas como seu defensor,
seu amigo, seu irmão.
Por dever de ofício, vejo tevê há décadas. Pois garanto que raras vezes vi algo tão
comovedor. Chorando, o homem, que era negro e jovem, apegava-se com todas as suas forças ao
cavalo, implorava que não o levassem, jurava que não era culpado da escapada, que o trazia sempre
pela corda, como mandavam as posturas legais. Era um pranto sentido e fundo, uma angústia da
alma de fazer dó a uma pedra, mas não abalava os fiscais. Aqueles fiscais eram feitos de incisos e
parágrafos; desconfio que em suas veias não corresse sangue, mas tinta de carimbo.
Burocraticamente alheios, mandaram chamar a polícia, que chegou marcial e aguerrida. Mas a essa
altura o homem estava disposto a enfrentar os federais, o Exército, a ONU.
Teve um rei decidido a entregar o reino por um cavalo. Já o homem se exporia à desonra, à
tortura, à morte, mas não largaria o seu. Apertava-se a ele como quem estreita alguém muito
amado, e suas lágrimas lhe caíam agora no peito como emblemas, e sua voz se fazia cava e débil,
mas não frágil. E investiram os soldados, e ele os repeliu com essa coragem que é irmã do desespero,
e nenhum deles conseguiu apartar cavalo e homem, que eram como uma escultura indivisa,
cimentada de dor.
Juntara gente.
Aconteceu então que as pessoas começaram a gritar para fiscais e soldados que deixassem ir
em paz cavalo e homem. E elevou-se tanto seu brado que, confusos, os senhores da lei se afastaram,
e o homem montou no cavalo, e num tropel mais célere que o vento, sumiram ambos no rumo do
infinito.
CUNHA, Liberato Vieira da. A Companhia da Solidão. LPM: Porto Alegre, 2000.

QUESTÕES SOBRE O TEXTO: “História de Rua”
1 – Qual foi o problema que os fiscais da Prefeitura tiveram que resolver?

2 – Na linha 18, o autor diz que “o substantivo animal descreve mais adequadamente vocês
sabem quem”. O que ele quer dizer com isso?

3 – O que seriam as grandes misérias municipais (linha 10)? E as pequenas?

4 – Nas linhas 26 e 27, o autor diz que desconfia que nas veias dos fiscais não corre sangue,
mas tinta de carimbo. O que ele quer dizer com isso?

5 – O que o dono do cavalo fez para que não levassem seu cavalo?

6 - Explique o título do texto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Descubra o ANO CICLO pela Turma

Tarefas para Fazer em Casa