B20
15 de Novembro
Proclamação da República
A república é uma forma de governo que tem como objetivo principal atender aos interesses dos cidadãos. Neste regime é o povo que elege seu governante, portanto é um regime mais democrático e é este regime que vigora no Brasil atualmente.
Entre 1822 e 1889 era o regime monárquico que vigorava em nosso país e ao longo desse período tivemos dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.
O regime monárquico ficou desgastado e a necessidade de mudanças cada vez mais evidente.
Houve várias tentativas de mudança: a primeira delas ocorreu em 1789, em Vila Rica, Minas Gerais, onde vivia Tiradentes e outros revolucionários que não concordavam com os altos impostos cobrados pelo rei fizeram a Inconfidência Mineira que acabou com o enforcamento de Tiradentes. Depois, em 1824, outro grupo revolucionário, agora de Pernambuco, tentou ir contra o imperador, constituindo a Confederação do Equador, ação que durou apenas 4 meses e também resultou na prisão e morte de muitos dos envolvidos.
Ainda em 1836, líderes do Rio Grande do Sul entram em guerra contra o Imperador organizando a Revolução Farroupilha, grupo que também foi derrotado e a monarquia continuou no país.
Com todas essas derrotas e como a insatisfação estava evidente em todas as classes sociais, houve acontecimentos determinantes para que a proclamação da república realmente acontecesse: os fazendeiros ficaram descontentes com a abolição da escravatura e exigiam que o imperador os indenizasse; e, os produtores de café do interior paulista eram favoráveis às ações liberais e mão de obra livre. Cada vez mais isolado, o imperador recebeu o golpe final porque, aos poucos, os militares também foram se revoltando contra o império.
Assim, a Proclamação da República foi um evento que contou com a participação de muitas pessoas, entre elas as que participaram das campanhas abolicionistas, os fazendeiros e o exército.
Na manhã de 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, e declarou o fim do período imperial, e o início do período republicano. Dom Pedro II, o imperador da época, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio de Janeiro. Ele pensava que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério. No dia seguinte, foi-lhe entregue um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior. Entre 1889 e 1930 o governo foi uma democracia constitucional e a presidência alternava entre os estados dominantes da época: São Paulo e Minas Gerais.
Curiosidades
Antes de viajar para Portugal, no dia 17 de novembro, Pedro II escreveu uma mensagem para o povo brasileiro: “Cedendo ao império das circunstâncias, resolvo partir com toda a minha família para a Europa amanhã, deixando esta pátria de nós estremecida, à qual me esforcei por dar constantes testemunhos de entranhado amor e dedicação durante quase meio século em que desempenhei o cargo de chefe de Estado. Ausentando-me, eu com todas as pessoas de minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo votos por sua grandeza e prosperidade.”
(fonte: Guia dos Curiosos)
Texto adaptado do site www.smartkids.com.br<http://ww
Pesquisa realizada em 12/11/2020.
Atividades:
1) Procure no dicionário e entenda melhor:
República
Monarquia
Imperador
Democracia
2) Quais grupos participaram da Proclamação da República?
( ) Igrejas, exército e escravos
( ) fazendeiros, exército e profissionais liberais que defenderam a abolição da escravatura.
( ) Monarcas e imperadores da Europa.
3) Na sua opinião a República é uma boa forma de se organizar em sociedade?
Copie e Resolva as atividades abaixo em seu caderno de matemática:
1) Gustavo e Melina são amigos e moram no mesmo prédio. Gustavo mora no 3º andar e Melina mora 9 andares acima do apartamento do amigo. Em que andar ela mora?
2) Julho é o 7º mês do ano. Patrícia e Ricardo vão se casar em 3 meses depois de julho. Qual é o número ordinal do mês do casamento?
( ) 1º ( ) 10º ( ) 24º
3) Sônia, Estela e Maria caminham 8 km todas as manhãs. Sônia faz o percurso em 1 hora, Estela em meia hora e Maria leva 40 minutos. Qual delas faz o percurso mais rapidamente?
Escreva em romanos:
13: ________ 20:________ 50: ___________ 110:_________
133: _________ 171: _______ 205: __________ 256: _________
390: _________ 400: _______ 555: __________ 602: _________
780: _________ 888: _______ 900: ___________ 1000: ________
Descubra o segredo e continue completando a reta:
a) 200 - ______ - ______ - 800 - ______ - 1.200 - ______ - _____ - 1.800 – 2.000
b) _____ - 400 - _____ - 1.200 - ______ 2.000 – 2.400 - _______ - 3.200 - _______ - 4.000
c) _______ - 500 – 1.000 - _____ - ______ - 2.500 – 3.000 - _______ - _______ - 4.500
Armar e calcular:
a) 1.345 – 789 =
b) 2.786 – 349 =
c) 3.009 – 170 =
d) 4.276 – 445 =
e) 5.007 + 1.209 +7 =
f) 6.890 + 345 + 12 =
g) 7.000 + 458 + 678 =
h) 8.022 + 345 + 701 =
i) 63 ÷ 9 =
j) 56 ÷ 8 =
k) 81 ÷ 9 =
l) 100 ÷ 2 =
m) 1.203 x 3 =
n) 2.032 X 3 =
o) 4.000 X 2 =
p) 509 X 9 =
- COPIAR A TRADUÇÃO DO CARTAZ:
PROTEJA-SE PARA NÃO ADOECER!
Evitar o contato sem proteção com pessoas doentes
(incluindo cuspir em público, tocar os próprios olhos, nariz ou boca)
e com animais vivos ou selvagens.
OPS – Organização Panamericana da Saúde
Copie e resolva as atividades abaixo no seu caderno de Matemática:
1) Complete as frases a seguir:
a) Um ano tem ______ meses.
b) Um ano tem aproximadamente ______ dias.
c) Um dia corresponde a _____ horas.
d) Uma hora equivale a ____ minutos.
e) Um minuto equivale a _____ segundos.
2) Relacione as unidades de medida de tempo e responda:
a) Solange morou 24 meses com a tia Fátima na cidade de Manaus. Por quantos anos Solange morou com a tia Fátima?
b) Uma viagem durou 3 dias. Qual foi a duração da viagem, em horas?
c) O prazo de validade de um produto é de 3 anos. Durante quantos meses esse produto pode ser consumido com segurança?
3) Qual o significado das palavras abaixo? Se necessário, procure em um dicionário:
a) Bimestre:
b) Trimestre:
c) Semestre:
4) Armar e calcular:
a) 987 + 678 + 23 + 4 =
b) 1.098 + 234 + 56 =
c) 2.453 + 345 + 89 =
d) 3.766 – 459 =
e) 4.709 – 76 =
f) 5.167 – 309 =
g) 100 ÷ 2 =
h) 50 ÷ 2 =
i) 12 ÷ 6 =
j) 25 ÷ 5 =
k) 30 ÷ 6 =
l) 36 ÷ 6 =
m) 42 ÷ 7 =
n) 54 ÷ 9 =
o) 56 ÷ 8 =
p) 63 ÷ 9 =
Copie e resolva essas atividades em seu caderno de Português:
ACENTUAÇÃO GRÁFICA: MONOSSÍLABAS
VOCÊ JÁ SABE QUE:
Cada pedaço de uma palavra, pronunciado de uma só vez, é uma sílaba.
Que conforme o número de sílabas as palavras podem ser classificadas em: monossílabas (com uma sílaba), dissílabas (2 sílabas), Trissílabas (3 sílabas) e polissílabas (com 4 ou mais sílabas).
Veja agora como acentuar graficamente as monossílabas:
A MÃE DA MENINA SEMPRE DÁ UM BEIJO NELA NA HORA DE DORMIR.
(Monossílaba pronunciada (monossílaba pronunciada fortemente)
Fracamente)
AS PALAVRAS MONOSSÍLABAS TERMINADAS EM A (OU AS), E (OU ES), O (OU OS) SÓ LEVAM ACENTO GRÁFICO QUANDO SÃO PRONUNCIADAS FORTEMENTE. |
A monossílabas podem levar acento agudo (´) e acento circunflexo (^).
Nós vimos três meninos conversando no pátio.
O gato está de orelha em pé. Parece que dorme com um olho só.
1) Copie e interprete o texto abaixo:
Sempre alerta
O gato é bonzinho
mas bobo não é.
A qualquer barulhinho
está de orelha em pé.
Parece que dorme
com um olhos só.
Com o outro vigia
o que ocorre ao redor.
Em ninguém, na verdade,
O gato confia.
E dizem que é devido
A essa qualidade
Que ele sobrevive
Desde a Antiguidade.
Ferreira Gullar. Um gato chamado gatinho. Rio de Janeiro: Salamandra, 2000.
a) O texto é um poema com _____ estrofes e ____ versos.
( )3, 12 ( ) 3, 14 ( ) 14, 3
b) O assunto principal do poema é:
( ) a sobrevivência dos animais;
( ) a atenção dos gatos;
( ) a confiança dos gatos.
c) Circule no texto os monossílabos tônicos.
d) Retire do texto dois adjetivos:
e) Retire do texto dois verbos.
f) Retire do texto 3 substantivos.
2) Leia as frases abaixo e acentue as palavras monossílabas quando necessário.
a) Você ja acabou a lição? So falta você.
b) Alguém deu um no no meu tênis.
c) Vamos la para dentro que o Sol está muito forte.
d) Venha ca, menino! De um abraço em seu pai.
e) O irmão do garoto teve do e fez outra pipa para ele.
f) Uma criança sai da roda, da um grito e se esconde.
g) De uma xícara de cha ao vovô.
Atividades Espanhol
- LEER:
EL HORÓSCOPO
Un horóscopo es un mapa o diagrama astrológico que representa las posiciones del Sol, la Luna, los planetas, los aspectos astrológicos y los ángulos sensibles en el momento de un evento, como la hora del nacimiento de una persona. La palabra horóscopo se deriva de las palabras griegas Hora y scopos que significa "tiempo" de "observador".
El horóscopo trata de como los astros influyen en nuestra vida. Probablemente hayas leído tu horóscopo en una revista, en un periódico o incluso en Internet. Para muchas personas es interesante leer su horóscopo y predicciones para un día determinado.
Así como los meses del año, los signos del horóscopo son 12.
- Observar y copiar en tu cuaderno los signos del horóscopo:
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- Después de observar los signos, escribe y completa esta frase en tu cuaderno:
Mi signo en español es ________________________.
Atividades
COPIE E COMPLETE AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO DE PORTUGUÊS:
1) COPIE, LEIA E INTERPRETE O TEXTO ABAIXO:
PRIMAVERA
Já é hora de tirar os shorts e regatas da gaveta, guardar os casacos e dar boas-vindas à primavera, pois ela já chegou!
Os dias começam a ficar mais longos e quentes. As folhas e flores voltam a crescer nas árvores, os animais saem das suas tocas, a natureza parece despertar. É neste período também que os animais se acasalam, constroem seus ninhos e tem filhotes.
A primavera é uma maravilha, as flores pintam a natureza com suas cores vibrantes.
Na primavera acontece o equinócio, momento em que o dia dura exatamente o mesmo que a noite, ou seja, 12 horas, contudo, a cada dia que passa o dia fica mais longo e consequentemente a noite mais curta, até chegar o período do verão.
No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho. (...)
Flores da Primavera
Na estação das flores , não podemos esquecer suas personagens principais, por isso vale a pena saber quais são as principais flores da estação: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, hibisco, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, violeta, dedaleira, dama-da-noite.
Frutas, verduras e legumes
Assim com há flores específicas que crescem na primavera, há também as frutas, verduras e legumes específicos dessa estação: abacaxi, mamão, melancia, manga, escarola, espinafre, beterraba.
Fonte: https://www.smartkids.com.br/t
Interpretação do texto:
1) Numere os parágrafos do texto:
2) Circule a fonte do texto:
3) Ao observar de onde o texto foi retirado, você diria que:
( ) O texto é um poema retirado da internet de um site para adultos.
( ) o texto é informativo e foi retirado da internet, de um site para crianças.
4) Procurar no dicionário o significado das palavras sublinhadas no texto:
5) Você gosta da Primavera? Por quê?
COPIE E COMPLETE ESTAS ATIVIDADES EM SEU CADERNO DE MATEMÁTICA.
1) LIGAR OS IGUAIS:
XXXVII 503
D 401
CCLXVIII 37
CDI 500
XCIX 268
LIII 99
DIII 53
2) ESCREVA O SUCESSOR E O ANTECESSOR DOS NÚMEROS ABAIXO:
________ 4.560 ________ ________ 5.000 ________
________ 6.090 ________ ________ 2.222 ________
________ 1.999 ________ ________ 3.010 ________
3) ESCREVER COMO SE LÊ:
890 - ______________________________
1.236 - ______________________________
DCV - ______________________________
M - ______________________________
R$ 0,89 - ______________________________
R$ 10,000 - ______________________________
2.874 - ______________________________
3.001 - ______________________________
4.752 - ______________________________
DCCC - ______________________________
4) ARMAR E CALCULAR:
A) 2.908 + 234 + 56 =
B) 3.098 + 456 + 32 =
C) 5.076 – 3.654 =
D) 6.782 – 4.875 =
E) 2.345 X 2 =
F) 874 X 3 =
G) 300 ÷ 3 =
H) 45 ÷ 9 =
Atividades Espanhol
ATIVIDADE DE ESPANHOL: COPIAR O TEXTO EM ESPANHOL E LER SUA TRADUÇÃO.
La primavera es una de las estaciones del año, la que le sigue al invierno y antecede al verano. El origen etimológico del término se refiere al “primer verdor”, en referencia a que, en la época primaveral, las plantas reverdecen. Por eso, también es llamada de “estación de las flores”.
Desde la antigüedad, se asocia la primavera a la juventud y la vida. Durante el otoño y el invierno, las condiciones climáticas hacen que muchas plantas se sequen y pierdan su follaje. Con la primavera, en cambio, renacen y la flora recupera su esplendor. Por eso, la llegada de la primavera se vive con alegría y hasta se organizan festejos.
Por extensión a esta asociación entre la primavera y el florecimiento de la vida, se califica como “primavera” a la juventud o a la mejor etapa en la existencia de una persona.
DEFINIÇÃO DE PRIMAVERA
A primavera é uma das estações do ano, aquela que segue o inverno e precede o verão. A origem etimológica do termo refere-se ao "primeiro verde", referindo-se ao fato de que, na primavera, as plantas ficam verdes. Por esse motivo, também é chamada de "estação das flores".
Desde os tempos antigos, a primavera está associada à juventude e à vida. Durante o outono e inverno, as condições climáticas fazem com que muitas plantas sequem e percam a folhagem. Já com a primavera, renascem e a flora recupera o seu esplendor. Portanto, a chegada da primavera é vivida com alegria e até mesmo comemorações são organizadas.
Por extensão a esta associação entre a primavera e o florescimento da vida, a juventude ou a melhor fase da existência de uma pessoa é qualificada como "primavera".
Atividades Educação Física
Atividades Blog
SONS DE TODO TIPO
Le o texto que apresenta um músico de grande talento e extremamente criativo.
Se possível assiste os vídeos a partir dos links no final.
Depois te convido a experimentar objetos que tenhas em casa pra saber que tipo de som
cada um faz. Registra tua experiencia escrevendo sobre os objetos que encontraste
e que sons eles produziram. Escreve também se foi legal fazer
essa experiencia e por qual motivo.
Hermeto Pascoal
Existem muitos artistas que utilizam materiais sonoros inusitados e objetos do
cotidiano para se expressar musicalmente. Um grande exemplo é Hermeto Pascoal (1936),
compositor, arranjador e instrumentista brasileiro, nascido em Lagoa da Canoa, Alagoas.
Quando era pequeno, Hermeto Pascoal inventava instrumentos musicais com materiais
diferentes, como caule de abóbora e restos de material da oficina do avô, que era ferreiro.
Ele sofre de albinismo, o que o impede de tomar sol e por isso passava muito tempo dentro
de casa.
Aprendeu a tocar sanfona ainda criança, depois, conforme crescia, foi aprendendo também
diversos outros instrumentos, como piano, flauta e saxofone.
Aos poucos, o músico passou a usar chaleiras, bacias, bonecos, garrafas e até fios de
sua barba para acrescentar sons diferentes a suas músicas. Assim, tornou-se um dos
artistas mais criativos do mundo todo!
Compositor – aquele que cria ou compõe música.
Arranjador – aquele que faz arranjos (combinação de instrumentos, vozes...) musicais.
Instrumentista – aquele que toca instrumentos musicais em público ou em estúdios de gravação
Acessando os links vais conhecer a genialidade do músico Hermeto Pascoal.
Ele compôs considerando o som dos sapos e das abelhas. E extraindo sons de objetos
bem diferentes dos instrumentos convencionais. Faz tua experiência, registra e guarda para
quando pudermos ver que ideias diversas vocês realizaram para descobrir sonoridades.
Solo de chaleira:
https://www.youtube.com/watch?v=V27XHUeP0&list=TLPQMjMwOTIwMjCr82JQzQKtmQ&index=1
Instrumentos: https://www.youtube.com/watch?v=VG5uMwhy1Ww&t=32s
Os sapos: https://www.youtube.com/watch?v=iFGTQDDo9sc
Atividades Artes
Atividade Espanhol
TRABALENGUAS (trava-línguas)
Trava-línguas são pequenas frases que trabalham as dificuldades de certas letras quando são repetidas ou unidas a outras. São difíceis de ler e acabam sendo engraçadas, pois a língua “embola”. Funciona como uma brincadeira, onde o objetivo é tentar ler o mais rápido possível sem errar. Além disso, acabamos treinando vocabulário e as habilidades de leitura e fala.
Um exemplo em português é “o rato roeu a roupa do rei de Roma”, onde o “R” é trabalhado.
Veja alguns trava-línguas (trabalenguas) em espanhol.
COPIE EM SEU CADERNO E TENTE LER EM VOZ ALTA:
1. La sapa le preguntó al sapo
¿por qué no comes sopa, sapo?
y a la sapa, le dijo el sapo:
porque no sepo sapa.
2. Lenguas, lenguas hacen falta para no trabalenguarse, el que no tenga la lengua bien podrá desesperarse.
3. Cómo quieres que te quiera si el que quiero que me quiera no me quiere como quiero que me quiera.
4. Pancha plancha con 4 planchas. ¿Con cuántas planchas plancha Pancha?
5. --Compadre, cómprame un coco.
--Compadre, no compro coco porque como poco coco como, poco coco compro.
Atividade Educação Física
Atividades Educação Física
Atividades Espanhol
- LER:
- ¿Le gustan los animales? ¿Cuál le gusta más? ¿Sabe usted el nombre de algun animal en Español? Sepa que muchos nombres de animales en Español no se parecen nada con los nombres en portugués.
- Você gosta de animais? Qual é o seu preferido? Você sabe o nome de algum animal em Espanhol? Saiba que muitos nomes de animais na língua espanhola não se parecem nem um pouco com os nomes no português.
- COPIAR NO CADERNO a seguinte lista de animais:
Atividade
Agosto é considerado o mês do Folclore. Mas é no mês de junho que acontece uma das manifestações mais ricas do nosso país, na época dos festejos juninos, no estado do Maranhão. É o Bumba meu Boi.Com figurinos típicos vestindo cada personagem, música e dança, os grupos se apresentam nos arraiais levando alegria a pessoas de todas as idades. Sempre lembrando a história de Catirina e Pai Francisco. Vamos conhecer essa lenda?
A LENDA DO BUMBA MEU BOI
Vou contar pra vocês a história mais famosa da lenda do bumba-meu-boi e como se deu a origem do folguedo mais conhecido nas terras do Maranhão.
Pai Francisco e Catirina eram dois escravos que viviam numa fazenda.
O fazendeiro tinha muitas posses, mas o que ele mais gostava era de um boi chamado Mimoso.
Certo dia, Catirina ficou grávida e, como muitas mulheres que aguardam seus filhos, desejou comer uma coisa diferente: um guisado de língua de boi.
Mas não era uma língua qualquer, ela queria a língua do boi Mimoso, o boi mais querido pelo dono da fazenda.
Dizem que desejo de mulher grávida deve ser satisfeito, senão a criança nasce com a aparência do objeto desejado.
Como Pai Francisco não queria que seu filho nascesse com cara de língua de boi, matou o boi favorito do patrão e fez o guisado de língua tão desejado pela esposa.
Ao amanhecer, o patrão descobriu o boi morto e logo convocou todos os rezadores e pajés da redondeza para ressuscitarem Mimoso, jurando castigar severamente o autor daquela desgraça.
Ao saber que todos na fazenda haviam descoberto seu crime, Francisco e Catirina fugiram apressadamente para outra localidade sem sequer olhar pra trás.
Os pajés realizaram suas pajelanças e conseguiram ressuscitar Mimoso.
O fazendeiro ficou alegre, mas tão alegre que perdoou Francisco e Catirina; e mais: deu uma grande festa e convidou índios, negros e peões da fazenda, além de todos os moradores da redondeza.
Nascia, então, a festa de bumba-meu-boi.
As histórias do folclore são assim... tudo de fantástico pode acontecer. Copia no caderno a lenda do bumba-meu-boi e depois usa a imaginação para desenhar as cenas dessa história. Usa muitas cores para retratar a fazenda, Catirina e Pai Francisco, o boi Mimoso e no final a grande festa, com os índios, pajés, os negros, peões e o boizinho bem enfeitado.
Atividades Artes
Atividades Espanhol
1. A poesia abaixo, da Nilda Zamataro, está em espanhol e conta a história de uma semente dourada que se transforma em planta, com a ajuda da chuva e do sol. Tente ler em voz alta a poesia.
2. Copie a poesia em seu caderno:
LA SEMILLA DORADA
En su camita de tierra
descansaba la semilla dorada
algunas gotitas de la lluvia
entraron a despertarla.
El sol se acercó un poquito
y le regaló su calor.
La semilla rompió su traje,
hizo fuerza... y se estiró.
Se asomó muy curiosa
y el mundo descubrió.
Así la semilla dorada
en planta se convirtió.
3. Copie agora a tradução da poesia e leia em voz alta também, para melhor compreensão:
Em sua caminha de terra
descansava a semente dourada
algumas gotinhas da chuva
entraram para acordá-la.
O sol se aproximou um poquinho
e presenteou-lhe o seu calor.
A semente rompeu sua roupa,
Fez força ... e se espreguiçou.
Ela surgiu muito curiosa
e o mundo descobriu.
Então a semente dourada
em planta se transformou.
Atividades
Resolva essas atividades em seu caderno de matemática:
1) Descubra o valor da carinha:
Veja o exemplo: - 45 = 45 → 45 + 45 = 90 →
= 90
15 - = 10 →
= 5
- 90 = 10
- 120 = 80
+ 300 = 500
+ 1.500 = 3.000
- 2.500 = 0
2.400 + = 3.000
3.567 - = 3.500
+ 4.444 = 7.777
2) Calcular:
a) 124 ÷ 4=
b) 200 ÷ 2=
c) 333 ÷ 3=
d) 424 ÷ 2=
e) 500 ÷ 5=
f) 633 ÷ 3=
g) 1.345 x 4 =
h) 2.890 x 3 =
i) 897 x 6 =
j) 709 x 8 =
k) 852 x 9 =
Resolva as atividades abaixo no caderno de português:
NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO!
Nasa anuncia que vai revisar apelidos preconceituosos de objetos cósmicos
Agência afirmou que trabalhará com especialistas para fornecer orientação e recomendações para outras nomenclaturas
06/08/2020 - 12h42min
GAÚCHAZH
Objetos cósmicos distantes às vezes são referidos pela comunidade científica com apelidos não oficiais. Contudo, em alguns casos, essas nomenclaturas podem ser preconceituosas. Diante disso, a agência espacial americana (Nasa<https://gauchazh.clicrbs
O primeiro apelido a ser mudado, de acordo com a agência, é o da "nebulosa esquimó", NGC 2392. O termo "esquimó" é visto como uma expressão colonial com história racista, imposta aos povos indígenas das regiões árticas.
A Nasa também não usará mais “Galáxia dos Gêmeos Siameses” para se referir ao NGC 4567 e NGC 4568, um par de galáxias espirais encontradas no Cluster Virgo Galaxy.
— Apoio a nossa reavaliação contínua dos nomes pelos quais nos referimos a objetos astronômicos — disse Thomas Zurbuchen, administrador-associado da Diretoria de Missões Científicas da Nasa, em Washington.
No futuro, a empresa deve usar apenas as designações oficiais da União Astronômica Internacional nos casos em que apelidos são inapropriados.
— Esses apelidos e termos podem ter conotações históricas ou culturais censuráveis ou indesejáveis, e a Nasa está fortemente comprometida em resolvê-los — disse Stephen T. Shih, Administrador Associado para Diversidade e Igualdade de Oportunidades na sede da agência.
— A ciência depende de diversas contribuições e beneficia a todos, então, isso significa que devemos torná-la inclusiva — acrescentou.
https://gauchazh.clicrbs.com.b
Interpretando o texto:
RESPONDA:
a) O texto é:
( ) poema ( ) informativo
b) Qual é o assunto principal do texto?
c) Quantos parágrafos tem o texto?
d)No primeiro parágrafo do texto está escrito que a Nasa “(...) trabalhará com especialistas em diversidade, inclusão e equidade nas ciências astronômicas e físicas para fornecer orientação e recomendações.”
d.1) O que significam essas palavras?
d.2) Você acha importante que exixtam cientistas que trabalhem sobre os temas destacados (diversidade, inclusão e equidade)? Por quê?
e) No sexto parágrafo os termos em destaque significam:
( ) condenável, repreensível ou inconveniente.
( ) irrepreensível, conveniente
ESPAÑOL
TIEMPO ATMOSFÉRICO
- No quadro abaixo, você encontrará um vocabulário relacionado ao tempo atmosférico. Copie o quadro no seu caderno e estude as palavras em espanhol e o seu significado em português.
2. Utilizando as palavras do quadro acima, complete as traduções:
a) El cielo está despejado.
O ________ está _________________.
b) La predicción es de buen tiempo.
A ________________ é de tempo bom.
c) Hay muchas nubes y hace frío.
Tem muitas __________ e está ______.
d) Hoy hubo chaparrón.
Hoje teve ________________.
Copiar as frases em espanhol:
- Yo tengo un perro que se llama Curro.
- A mi perro Curro le gusta pasear por la calle por las mañanas.
- Me levanto temprano para llevar a mi perro a su pequeño paseo.
- Él siempre me espera sentado a la puerta de mi habitación con gran impaciencia.
- Yo y Curro jugamos mucho y nos llevamos muy bien.
Copiar e ler a tradução abaixo:
1. Eu tenho um cachorro chamado Curro.
2. Meu cachorro Curro gosta de passear na rua de manhã.
3. Levanto cedo para levar meu cachorro em seu pequeno passeio.
4. Ele sempre me espera sentado na porta do meu quarto com muita impaciência.
5. Eu e Curro brincamos muito e nos damos muito bem.
Desafio:
Vamos transformar uma narrativa? Lê a história a seguir, depois no caderno ou numa folha lisa de papel desenha as cenas em ordem, contanto os fatos na forma de uma história em quadrinhos (HQ). Podes usar algumas descrições com palavras e, se quiseres, colocar balões com texto para mostrar a fala de um personagem.
Essa história conta fatos da vida de uma pessoa real. Um grande maestro que nasceu e cresceu em Porto Alegre. Bom trabalho!
O MAESTRO
Alessandro Gnattali veio da Itália para Porto Alegre, onde começou a trabalhar numa oficina, moldando madeira para montagem de rodas de carruagem. Juntando as economias de seu trabalho como marceneiro, ele comprou um velho piano e se iniciou nos estudos da música com o professor César Fossati. Alessandro trabalhava de dia e de noite frequentava a casa da família Fossati, onde conheceu Adélia, irmã de seu professor, que também tocava piano com muito talento.
Os dois se aproximaram e, depois de um tempo de namoro, casaram-se em 27 de abril de 1905, ele aos 28 anos, ela aos 24. Com muitas dificuldades financeiras, Alessandro foi trocando a profissão de operário pela de músico. No ano seguinte, em 27 de janeiro de 1906, nasceu o primeiro filho do casal, a quem foi dado o nome de Radamés.
Desde cedo o menino mostrou interesse pela arte dos sons. Quando os adultos se reuniam para os ensaios em sua casa, o pai permitia que Radamés se juntasse ao grupo de músicos, onde ele imitava tudo que se fazia, na fantasia de tocar seu violino de brinquedo como gente grande. Alessandro e Adélia tiveram mais dois filhos, chamados Ernani e Aída.
Com seis anos, Radamés iniciou os estudos de piano com sua mãe. Muito malandro, bastava uma distração de dona Adélia para que ele saltasse pela janela da casa, em busca de um bate bola com os amigos, na rua General João Telles, onde moravam.
No colégio, existiam dificuldades. Radamés era gago, e como não conseguia falar, só tirava zero. Como a gagueira não atrapalhasse a agilidade dos dedos ao piano, nem ao violino, com 14 anos, ele resolveu dedicar-se apenas aos estudos de piano no Conservatório de Música.
Aos 16 anos, Radamés trabalhava no Cine Colombo, no Bairro Floresta, animando as fitas de cinema mudo. Aos 18, mudou-se para o Rio de Janeiro, tocando em consertos, bailes, cassinos e operetas. Em 1932 casou-se com Vera, uma antiga namorada, e começou a dedicar-se à música popular, gravando uma porção de discos, trabalhando como maestro e ganhando fama no Brasil e no mundo.
Para facilitar a produção de uma HQ, é bom numerar as cenas para contar a história, produzindo um roteiro antes de desenhar os quadros. Podes começar assim, por exemplo:
Cena 1 – Alessandro descendo de um navio
Cena 2 – Alessandro trabalhando na oficina de rodas de carruagem
Cena 3...
Cena 4...
Então, faz teu roteiro, depois desenha as cenas e insere os textos e falas.
se viste de blanco,
se pone el abrigo
porque está temblando.
se mete en el río,
y el parque y la calle
se llenan de frío.
llorando, llorando,
y también al viento
que viene soplando.
Grita en el camino,
pero el sol no viene
porque se ha dormido.
Atividades
- Leia o texto e pense sobre o assunto
- Observe o gráfico:
Atividade Espanhol
Atividades Artes
Atividades de Português
Atividade Português
1) Copie:
2) Copie o texto abaixo em seu caderno de português e substitua as palavras sublinhadas
por antônimos:
Atividades Matemática
1) Copie e resolva as atividades no seu caderno de matemática:
2) Copiar e resolver os enigmas matemáticos:
a) Carina foi ao mercado e comprou 4 pacotes de 500g de massa. Quantos quilogramas de massa Carina comprou?
b) Quantos quilogramas tem em 4 pacotes de café de 250g?
c) Meu cachorro pesa 8 Kg. Quanto isso representa em gramas?
d) Marilda pesa 68Kg e Silvia pesa 86Kg.
d.1) Quantos quilos elas pesam juntas?
d.2) Qual a diferença de peso entre Marilda e Silvia?
3) Calcular e fazer a prova real:
2.265 + 349 = 3.498 – 659 = 4.876 – 234 =
5.096 + 444 = 6.871 + 209 = 7.012 – 89 =
15 x 3 = 49 ÷ 7 = 12 x 4 =
81 ÷ 9 = 56 ÷ 8 = 9 x 3 =
4) Ligar:
XXX 90 C 201
XC 65 CD 300
XXVIII 30 CCI 100
LV 28 CCC 400
5) Qual o valor do símbolo em cada linha?
/__________/__________/_______
1.900 2.000 2.100 2.200 2.300
/__________ •__________/__________/_______
3.450 3.550 3.600 3.700 3.750
•__________/__________•_______
5.500 6.500 7.000 8.000
6) Escrever como se lê:
1.345 - ______________________________
2.560 Kg - ______________________________
R$ 9.067 - ______________________________
R$ 0,67 - ______________________________
834 g - ______________________________
5 m - ______________________________
1h e 6 min - ______________________________
98 cm - ______________________________
2 l - ______________________________
5 mg - ______________________________
200 ml - ______________________________
2.890 - ______________________________
3.074 - ______________________________
4.000 - ______________________________
R$ 5.297, 56 - ______________________________
8 Kg - ______________________________
568 – Km - ______________________________
assistir ao vídeo
Atividade Educação Física
Atividades Espanhol
Atividades
Atividades Matemática
Realize as atividades em seu caderno de matemática:
1) Armar e calcular:
a) 90 ÷ 9 =
b) 81 ÷ 9 =
c) 72 ÷ 9 =
d) 64 ÷ 8 =
e) 56 ÷ 7 =
f) 54 ÷ 9 =
g) 42 ÷ 7 =
h) 35 ÷ 7 =
i) 32 ÷ 8 =
j) 27 ÷ 3 =
k) 30 ÷ 3 =
l) 18 ÷ 6 =
m) 15 ÷ 5 =
n) 42 x 2 =
o) 51 x 3 =
p) 60 x 4 =
q) 72 x 5 =
r) 81 x 6 =
s) 99 x 7 =
2) Relacionar:
(1) Número Par
(2) Número Ímpar
( ) 56 ( ) 133 ( ) 458 ( ) 763 ( ) 800 ( ) 975
( ) 1003 ( ) 2054 ( ) 3765 ( ) 4444 ( ) 5007 ( ) 6000
( ) 7341 ( ) 8563 ( ) 9002 ( ) 10.000
Atividades Português
REALIZE AS ATIVIDADES NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1) LEIA O TEXTO. (não é preciso copiar o texto).
2) PROCURE NO DICIONÁRIO E COPIE EM SEU CADERNO AS PALAVRAS QUE ESTÃO SUBLINHADAS.
3) RESPONDER:
A) QUANTOS PARÁGRAFOS TEM O TEXTO?
B) O TEXTO AFIRMA QUE ALGUNS PROFISSIONAIS APONTAM AS ORIGENS DAS FESTAS JUNINAS COMO SENDO DE ORIGEM PAGÃ. QUEM SÃO ESSES PROFISSIONAIS?
C) NO HEMISFÉRIO SUL, DURANTE O MÊS DE JUNHO, OCORRE A CHEGADA DO INVERNO. O QUE ACONTECE/ ACONTECIA NO HEMISFÉRIO NORTE DURANTE O MÊS DE JUNHO?
D) POR QUE O CRISTIANISMO INCORPOROU AS FESTAS JUNINAS AO SEU CALENDÁRIO DE FESTAS?
E) QUAIS SÃO OS SANTOS FESTEJADOS DURANTE AS FESTAS JUNINAS?
F) QUEM É O AUTOR DO TEXTO?
Origem da festa junina
Os historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Para melhor entendermos isso, é preciso considerar que o solstício de verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho.
As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal religião do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.
Essa foi uma prática comum da Igreja Católica. Para facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos, fazia-se uma aculturação das festividades, adicionando-as ao calendário católico e acrescentando nelas elementos cristãos.
A cristianização da festa está diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Por fim, muitos elementos típicos das comemorações pagãs ganharam novo significado.
A chegada da festa junina ao Brasil
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições. Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.
Inicialmente, a festa possuía uma forte tom religioso – conotação essa que se perdeu em parte, uma vez que é vista por muitos mais como uma festividade popular do que religiosa. Além disso, a evolução da festa junina no Brasil fez com que ela se associasse a símbolos típicos das zonas rurais.
O crescimento da festividade aconteceu sobretudo no Nordeste, região que atualmente possui as maiores festas. A maior festa junina do país acontece na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba. Em 2017, a estimativa do evento era receber aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.
Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.
Por Daniel Neves
Graduado em História
SILVA, Daniel Neves. "Origem da festa junina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.b
Atividade Educação Física
Atividades Artes
Atividades Matemática
Faça essas atividades em seu caderno de matemática.
1) Calcular:
a) 1.234 + 278 + 113 =
b) 2.908 + 145 + 76 =
c) 3.097 + 490+ 55 =
d) 4.876 + 309 + 32 =
e) 5.139 + 456 + 78 =
f) 6.000 + 569 + 297=
g) 7.054 + 678 + 13 =
h) 8.065 + 709 + 83 =
i) 9.543 + 100 + 90 =
j) 9.999 – 876 =
k) 8.567 - 234 =
l) 7.631 – 345 =
m) 6.549 – 278 =
n) 5.908 – 776 =
o) 4.065 – 78 =
p) 3.002 – 19 =
q) 2.890 – 345 =
r) 1.506 – 471 =
s) 999 – 678 =
t) 789 – 99 =
2) Escrever os números abaixo em romanos:
234 =
345 =
456 =
99 =
87 =
34 =
46=
100 =
209 =
333 =
Atividade Educação Física
Para copiar e responder no caderno
Atividades Matemática
Atividades Português
Atividades
1.999 | 5.000 | |||||
2.050 | 5.789 | |||||
2.876 | 6.098 | |||||
3.099 | 6.567 | |||||
3.444 | 7.001 | |||||
4.444 | 7.500 |
-
LEIA O PANFLETO E DEPOIS FAÇA AS ATIVIDADES RELACIONADAS A ELE:
-
Marizete foi ao supermercado e comprou 4 quilos de coxa e sobrecoxa de frango. Quanto ela pagou?
-
Pedro comprou um quilo de cada carne ofertada pelo supermercado. Quanto ele gastou?
-
Cleci comprou café, óleo e amaciante (uma unidade de cada produto). Ela pagou suas compras com R$50,00. Quanto sobrou de troco?
-
Angelo comprou 6 quilos de carne moída. Quanto ele gastou? Ele pagou suas compras com R$ 100,00. Quanto lhe sobrou de troco?
-
Marilia aproveitou a promoção de café e comprou 20 unidades para levar para o seu trabalho e para a sua família. Ela pagou com 3 notas de R$50,00 mais uma nota de R$ 20,00. Sobrou troco? Quanto?
-
Escreva em ordem decrescente os números pares entre 2. 400 e 2.460.
-
Escreva em ordem crescente os números ímpares entre 3.001 e 3.051.
Atividade Educação Física
Copiar no caderno.
Atividades
-
Relacionar a segunda coluna com a primeira:
-
Reconte a história do vídeo com suas próprias palavras.
-
Quais são os personagens da história?
-
Dê um novo título para essa história.
-
Na sua opinião, é importante ler? Por quê?
-
Armar e efetuar:
-
92 ÷ 4 =
-
81 ÷ 9 =
-
63 ÷ 7 =
-
77 ÷ 7
-
54 ÷ 6 =
-
1.567 X 3 =
-
2.809 X 3 =
-
3.490 x 2 =
-
4.765 x 2 =
-
5.000 x 4 =
-
9.876 – 6.908 =
-
8.789 – 3.467 =
-
7.086 – 4.076 =
-
5.076 – 2.665 =
-
4.234 – 1.008 =
-
2.226 + 1.458 + 345 =
-
3.908 + 1.765 + 54 =
-
4.000 + 2.567 + 909 =
-
5.005 + 1.987 + 2.660 =
-
6.987 + 2.076 + .234 =
Atividades Matemática
-
JOANA COMPROU UMA JAQUETA, UM TÊNIS E UM GORRO. Ela gastou R$247,00. Ela pagou com três notas de R$100,00.
-
Ivana comprou uma calça e uma blusa. Seu gasto total foi de R$156,00. Sabendo que a calça custou R$113,00, calcular o valor da blusa.
-
Observe o quadro:
GRAZIELA | TALIA | JERONIMO |
15 moedas de R$ 1,00 | 18 moedas de R$ 1,00 | 13 moedas de R$ 1,00 |
11 moedas de R$ 0,50 | 34 moedas de R$ 0,50 | 23 moedas de R$ 0,50 |
50 moedas de R$ 010 | 25 moedas de R$ 0,10 | 66 moedas de R$ 0,10 |
-
Caio coleciona chaveiros. Sua coleção já tem 63 chaveiros. Ele vai dividir esses chaveiros em 9 caixas. Quantos chaveiros caberão em cada caixa?
-
Jonas comprou um tênis. Pagará a prazo. Serão 5 parcelas de R$ 89,00. Quanto custou o tênis de Jonas?
4.756
|
||
5.000
|
||
6.077
|
||
7.043
|
||
7.541
|
||
8.222
|
||
9.000
|
||
9.999
|
-
Separe as sílabas e circule a sílaba tônica:
- SÍLABA TÔNICA É AQUELA PRONUNCIADA COM MAIS FORÇA.
-
Organize as palavras abaixo no quadro. Conte o número de sílabas!
Monossílaba | Dissílaba | Trissílaba | polisílaba |
-
Organize as palavras do exercício acima em ordem alfabética:
-
Procure no dicionário o significado das palavras do exercício 2:
-
Escreva frase com as palavras abaixo:
-
Cosméticos – camarim – pé
-
Observatório – lua
-
Técnica – plantas
-
Fé – religião
-
Sessão - cinema
Atividades
-
COPIE O TEXTO ABAIXO EM SEU CADERNO DE SÓCIO-HISTÓRICAS:
-
De onde vinham os negros que eram escravizados no Brasil?
-
Existiam locais de resistência dos negros, localizados nos meios das matas. Como eram chamados esses lugares? Qual foi o maior deles? Quem o liderava?
-
Em quais atividades econômicas os negros escravizados eram utilizados?
-
Explique:
Atividades Matemática:
-
Ler o número e responder as questões abaixo:
-
Por quantos algarismos esse número é formado?
-
Qual é o número?
-
Qual o algarismo que está na 5ª ordem?
-
Quanto ele vale?
-
O algarismo presente na 6ª ordem vale mais ou menos que o que está na 5ª ordem?
-
Qual é o antecessor desse número?
-
Qual é o sucessor desse número?
-
Escreva o número por extenso.
-
Decomponha o número.
-
Escreva os números abaixo:
-
Dois mil e vinte e sete:
-
Três mil quatrocentos e seis:
-
Quatro mil quatrocentos e quarenta e quatro:
-
Cinco mil e um:
-
Seis mil duzentos e setenta e seis:
-
Sete mil trezentos e oitenta e três:
-
Escrever como se lê:
-
1.009 –
-
2.054 –
-
3.333 –
-
4.500 –
-
5.789 –
-
8.900 –
-
Circular os números pares:
a) 5.789 + 3.098 + 23= | b) 6.345 + 456 + 706 = |
c)
7.009 + 678 + 89 =
|
d) 9.765 – 342 = | e) 7.651 – 87 = |
f)
7.632 – 234 =
|
|
|
|
|
|
|
Atividades português:
Dicas atividades para responder online.
Aula 4
https://forms.gle/gKtQ6JWh5NqrdEJHA
Aula 5
https://forms.gle/1mDjKogjdBScqhmD9
Aula 6
https://forms.gle/ZDtHESGRKNgRyoQc8
Aula 7
https://forms.gle/1GPTvEMY4ZWCTBFH9
Aula 8
https://forms.gle/znssn1wBeDtY8yj6A
Atividade Educação Física
Copiar e completar no cadernos.
Preencha as lacunas ( espaços ) com uma ou duas palavras de forma a tornar a frase verdadeira:
1. O ____________________foi criado em_______ na ___________. 2. _____________________ seu criador era______________________ e _______________ de Educação _______________. 3. O _________________ da ________________ do ____________________ foi o __________________ rigoroso. 4. A __________________ da _________________ no Basquetebol permanece até hoje e é de __________. 5. Foram utilizados _______ velhos ___________ de pêssego como alvo. 6. Para a rápida _______________ do jogo foi _______________ a base do ____________. 7. Atualmente, o ________________é praticado por mais de ______ países filiados à _______________.
Atividades
-
COPIE, LEIA E INTERPRETE COM ATENÇÃO:
-
O texto é
-
Uma fábula; b) um conto; c) um poema
-
Quantas estrofes e quantos versos há no texto?
-
6 e 24. b) 24 e 6. c) 6 e 20.
-
Qual é o animal, segundo o texto, que não dá medo, é “de dar pena!”?
-
Leão. b) onça. c) paca.
-
No texto, os versos “Aí a coitada fica tensa, arma um bote só de pavor...” as palavras sublinhadas podem respectivamente ser substituídas por:
-
Atenta – feliz;
-
Corajosa – triste;
-
Nervosa – ataque;
-
Tranquila – pulo.
-
A qual problema a autora se refere no texto?
-
Maus tratos de animais;
-
Desmatamento;
-
Poluição;
-
Caça e extinção da onça.
-
Copie 3 adjetivos presentes no texto:
-
Cite dois substantivos comuns presentes no texto: ________________________
-
Circule somente os substantivos próprios:
-
Sublinhe os adjetivos das frases abaixo:
-
Jesuína é esperta e sensível.
-
Rogério é alto e estudioso.
-
Ser vingativo e desonesto não são boas opções.
-
Ele é elegante e muito educado, mas hoje perdeu a postura diante da turma de baderneiros.
-
Dê o aumentativo das palavras abaixo:
-
Escreva o diminutivo das palavras abaixo:
-
Escreva o plural das palavras abaixo:
-
Liga as palavras ao seu singular:
-
Relacionar as colunas (masculino e feminino):
-
Anão
-
Réu
-
Barão
-
Juiz
-
Poeta
-
Cavalo
-
Ator
-
Leão
-
Rapaz
Atividades Matemática
-
O resultado de uma subtração é 1881.
-
Ricardo comprou uma TV em 5 prestações de R$ 423,00. Quanto ele pagou pela TV?
-
Marília quer dividir igualmente R$ 56,00 entre seus 8 netos. Quantos Reais cada neto receberá?
-
Vanderlei produziu 75 bombons e quer distribuí-los em 4 caixas para depois vender. Quantos bombons cada caixa receberá?
-
Cauê tem 47 jogos de videogame, 156 miniaturas de carros e 789 peças de lego. Quantos brinquedos ele tem?
-
Em um cálculo o total é 8.355. Uma das parcelas é 3.266. Qual é a outra parcela?
-
O produto de um cálculo é 35. O multiplicador é 5. Qual o multiplicando?
-
1.234 + 567 + 89 =
-
2.468 + 135 + 70 =
-
3.579 + 791 + 33 =
-
5.097 + 765 + 42 =
-
9.876 – 543 =
-
7.654 – 329 =
-
7.658 – 899 =
-
6.009 – 1.235 =
-
567 X 4 =
-
780 X 6 =
-
809 X 7 =
-
56 ÷ 7 =
-
63 ÷ 9 =
-
54 ÷ 6 =
Atividades
-
Que diminutivo foi usado na tirinha? ______________________
-
Qual é a forma normal dele? ____________________________
-
Passe essa palavra para o aumentativo. ___________________
- Se a palavra já tem S na sílaba final, usamos INHO ou INHA para formar o diminutivo.Se a palavra não tem S na sílaba final, usamos ZINHO ou ZINHA para formar o diminutivo.
-
Copie as frases substituindo as palavras destacadas pelo diminutivo. Veja o exemplo:
- No vaso, havia uma pequena flor. No vaso, havia uma florzinha.
-
O brinquedo tinha um pequeno motor. ________________________________
-
Há um pequeno chapéu sobre o banco. _______________________________
-
Ela comprou uma pequena blusa azul. _______________________________
-
Forme o diminutivo das palavras:
-
Escreva o diminutivo das palavras destacadas:
-
Pegue esse lápis pequeno. _____________________
-
Na sala, havia um pequeno sofá. _________________
-
Ponha esse peso pequeno em cima dos papéis. _______________
-
Moro naquela rua pequena. _____________________
-
Desenhe um coração pequeno nessa folha. __________________
-
1.347 + 242 =
-
2.976 – 309 =
-
81 ÷ 9 =
-
16 X 4 =
Atividades Sócio história
- LEIA COM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES DO QUADRO ABAIXO. NÃO É NECESSÁRIO COPIÁ-LO. COPIE SOMENTE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO DE SÓCIO-HISTÓRICAS.
Estado do Rio Grande do Sul | |||||
|
|||||
- Região
|
|||||
31
|
|||||
55
|
|||||
-
Total
|
|||||
2018
|
|||||
-
Censo 2010
|
10 693 929
hab.
|
||||
2017
|
|||||
- PIB
|
|||||
UTC−03:00
|
|||||
Cód.
ISO 3166-2
|
|||||
-
MARCAR V PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS:
Atividades
SUBSTANTIVOS
São palavras que
dão nomes aos seres, objetos, lugares. Ex.: cuia, mala, cão,
Partenon, Rio Grande do Sul, Estela.
SUBSTANTIVOS
COMUNS: refere-se a qualquer objeto de uma determinada espécie
sem particulariza-lo. Ex.: mulher, gato, jornal, cidade.
SUBSTANTIVOS
PRÓPRIOS: Particulariza e destaca algum ser em particular
dentro de determinada espécie. Geralmente é escrito com letra
maiúscula. Ex.: Maria, Japão, Ceará, Clube Atlético Mineiro.
|
ADJETIVOS:
Palavra que atribui
característica, qualidade ou defeito aos seres, objetos, lugares.
Ex.: “Marina é pernambucana.” “Marcos tem lindos
olhos pretos cabelos crespos.”
|
-
Circule os personagens do texto:
-
O que aconteceu primeiro? Numere de acordo com a ordem dos acontecimentos no texto:
-
No trecho “-Quem mais achou?” O que a professora quis dizer?
-
Relacionar as colunas:
-
Substantivo Próprio
-
Substantivo Comum
-
Adjetivo
-
Escreva sobre o seu nome. (Qual o significado do seu nome? Qual a origem? Quem o escolheu? Tu gostas do teu nome? Gostaria de ser chamado (a) por outro nome? Qual? Por quê? Tem outros nomes dentro? )...
-
Recortar de jornais ou revistas velhas e colar em seu caderno de português:
- 1 DIA TEM 24 HORAS1 SEMANA TEM 7 DIAS (Domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado).1 MÊS TEM 30 OU 31 DIAS. (Fevereiro tem apenas 28 dias e há cada 4 anos 29 dias).1 ANO TEM DOZE MESES (Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro).
-
O bebê de Cleusa tem 18 meses. A idade do bebê é
-
Mozart faz 2 horas de exercícios por dia. Ao final de 3 semanas, quantas horas de exercícios ele terá feito?
-
Teobaldo comprou um carro e tem o prazo de 36 meses para pagar todas as prestações. Quantos anos Teobaldo tem para pagar todas as prestações do carro?
-
Quantas horas tem 5 dias?
-
Quantos meses tem 5 anos?
-
Cátia é enfermeira e trabalha das 7hs às 19hs. De quantas horas é o plantão de Cátia?
-
Nina fica na escola 6h do seu dia. Ela entra às 13hs e sai às ________.
- O Brasil tem ao menos 14.026 pessoas que se recuperaram da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Outras 9.704 seguem internadas – 6.043 em estado grave. Os números são do Ministério da Saúde.
- U. MilharCentenaDezenaUnidade97044ª ordem3ª ordem2ª ordem1ª ordem
-
Escreva o número por extenso:
-
Decomponha o número:
-
Qual o valor do algarismo da 3ª ordem?
-
Quanto vale o algarismo da unidade de milhar?
Atividades Artes
-
COPIE O TEXTO NO CADERNO.
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O que é música?
-
Por qual motivo criaram o sistema de notação musical? (as partituras)
-
O que é pentagrama?
-
Faça o desenho da clave de sol e de Fá.
- Calcule as figuras musicais:
Atividade Educação Física
Reproduzir no caderno Dimensões da tabela de Basquetebol
Atividades Matemática
-
Invente histórias matemáticas para as operações abaixo:
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4.098 + 2.345 +706 =
-
3.765 – 458 =
-
28 ÷ 7 =
-
103 x 3 =
-
Armar e efetuar os cálculos abaixo:
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9.742 – 780 =
-
8.543 – 604 =
-
6.087 + 2.087 + 865 =
-
5.906 + 4.076 + 221 =
-
50 ÷ 5 =
-
63 ÷ 9 =
-
89 x 2 =
-
78 x 4 =
-
Sabe números romanos? Que número é?
-
Escreva em romanos:
- PRODUTOPREÇO
5 Kg DE ARROZ R$ 15,00 5 Kg DE AÇÚCAR R$ 11,00 2 Kg DE FEIJÃO R$ 6,00 5 L DE ÁGUA MINERAL R$ 5,00 900 ml DE ÓLEO VEGETAL R$ 3,00 500 g DE MASSA R$ 4,00
-
Qual o total de gastos da Paola no supermercado?
-
Ela pagou sua compra com uma nota de R$ 100,00. Quanto sobrou de troco?
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Se Paola tivesse comprado apenas os 3 primeiros itens da lista, quanto teria gasto?
-
Quanto custa cada Kg de arroz?
-
Qual o preço de cada Kg de feijão?
-
Se Paola tivesse comprado 10l de água, 1.800 ml de óleo e 1.000g de massa, quanto ela teria gasto?
-
Se Paola tivesse pago as compras com 3 notas de R$ 20,00, quanto sobraria de troco?
Atividades Sócio-Históricas
OBSERVE OS MAPAS E LEIA OS TEXTOS:
Mapa Múndi Completo
Se você pensa que ele não é importante e que você nunca irá precisar saiba, que você está completamente enganado pode ter certeza que em algum momento da sua vida ele será, indispensável. Um exemplo: Você por um acaso saberia me responder onde se localiza no planeta terra, o Brasil? e também, se ele situa no hemisfério norte ou sul? Pois, bem através do mapa múndi você apreenderá e dominará rapidamente cada localidade. Como também poderá saber as linhas divisórias para que entenda até onde é o seu limite.MAPA 2
MAPA 4: Observe que os mapas têm cores diferentes, legendas e linhas (imaginárias) que os dividem.
Para sabermos sobre a metade Norte ou sobre a metade sul do planeta podemos olhar o segundo mapa e ver que ele tem um destaque em laranja para o Hemisfério Norte e em amarelo para o Hemisfério Sul.
MAS O QUE É HEMISFÉRIO?
PARALELOS E MERIDIANOS
Por Rodolfo F. Alves Pena
RESPONDER:
-
Em qual continente o Brasil está localizado?
-
Em qual Hemisfério da Terra o nosso país está,
majoritariamente, localizado?
-
Qual Oceano banha o litoral brasileiro?
-
Qual Meridiano divide a Terra em Leste e Oeste? (Observe o
mapa 4).
-
Qual linha imaginária divide a Terra em Norte e Sul?
(Observe o mapa 4).
-
Abaixo de qual Meridiano está o Rio Grande do Sul?
-
Você acha esse texto importante? Por quê?
-
Qual a fonte de onde o texto foi retirada?
Atividade Ciências
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
-
Marcar “X” na resposta correta:
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O Sistema Solar é
-
O nome da nossa Galáxia é
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São corpos celestes:
-
São características dos planetas
Ler
Meu Lugar no Mundo Atividades
Sabemos que nosso conteúdo em B20 é o estado do Rio Grande do Sul. No entanto, para que isso ocorra, precisamos saber quais outras divisões de território existem.
Atividade
Arte Atividade 1
-
PIANO
-
XILOFONE
Jogos On-Line
https://www.digipuzzle.net/pt/matosmedeiros/hiddenobjects/hiddenobjects.htm?language=portuguese&linkback=../../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm
https://www.digipuzzle.net/minigames/quiz/quiz_pt.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm
http://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras/
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https://www.digipuzzle.net/
http://www.escolagames.com.br/
https://jogoseducativos.hvirtua.com.br/
Matemática Atividade 3
Matemática Atividade 2
Matemática Atividade 1
Português Atividade 2
Português Atividade 1
Espanhol Atividade 1
Educação Física Atividade 2
Educação Física Atividade 1
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