C10
Atividade Matemática
MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão9
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Marque com X os números divisíveis por 9:
a) 306 ( )
b) 135 ( )
c) 819 ( )
d) 109 ( )
e) 279 ( )
f) 439 ( )
g) 702 ( )
h) 9837 ( )
Atividades Inglês December 1st. to 15st.
Leia o poema abaixo: “Pão e poesia”
Fátima Farias, autora desse belo poema, é a escritora convidada a participar do programa “Adote um escritor 2020” em nossa escola.
Além de poeta, Fátima também é sambista e uma cozinheira de mão cheia. Talvez por isso, todos os seus poemas têm muito ritmo e vários falam em alimentos.
Uma coisa que a Fátima ainda não tem é um poema em inglês. Que tal traduzirmos o poema “Pão e poesia” para o Inglês?! Poderemos mostrar a ela quando vier nos visitar, dia 17 de dezembro, às 19h, na live, pelo facebook da escola.
Escolha uma estrofe, copie em seu caderno e traduza para o Inglês com a ajuda de um dicionário. Depois tire uma foto e poste no Grupo “Clube da Escola” ou no grupo da sua turma no WhatsApp.
Bom trabalho:
Atividade Filosofia
ATIVIDADE 23. COMO ADOLESCENTES PODEM PROTEGER SUA SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – PARTE 6 (FINAL)
À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:
Com o objetivo de cuidar da saúde mental de adolescentes, desde o momento do surto de Coronavírus, protegendo a si e aos outros, as psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour elaboraram a oitava sugestão:
8. SEJA GENTIL CONSIGO MESMO E COM OS OUTROS
Neste momento precisamos pensar no que compartilhamos e no que dizemos às pessoas para não afetar-las negativamente já que todos estamos muito mais sensíveis neste momento. Podemos aproveitar esse momento de medo, incertezas e novas limitações para desenvolver nossa auto responsabilidade e gentileza para com as pessoas, nos tornando sujeito de transformação e ajuda. Nesse sentido, podemos compartilhar coisas agradáveis a elas, participar de campanhas on-line (arrecadando roupas, alimento) ou presencialmente (fazendo compras para pessoas de risco e pensando no que fazer para tornar o convívio familiar mais fácil), por exemplo. E se alguém estiver sofrendo bullying por estar com Covid 19, por exemplo, denuncie isso a um adulto e não fique repetindo a agressão que os outros promovem.
RESPONDA:
1) Você já deve ter recebido pelo celular e compartilhado um conteúdo em que alguém sofre psicologicamente ou fisicamente. Ao fazer isso, em geral para seus amigos mais próximos, não percebe que estás transmitindo uma energia ruim, negativa, destrutiva. Como exemplo, cite um vídeo desse tipo que você já tenha recebido e um vídeo que você tenha enviado para alguém. Diga como você se sentiu e como a outra pessoa deve ter se sentido ao assistir o vídeo:
2) Cite dois vídeos ou recados agradáveis que você já enviou para alguém e diga como você pensa que a outra pessoa reagiu:
3) Você já deixou de denunciar algum tipo de agressão? Explique porque você não denunciou:
RESPOSTAS:
Atividades Educação Física
Atividade Matemática
MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão8
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Marque com X os números divisíveis por 6:
a) 36 ( )
b) 120 ( )
c) 842 ( )
d) 206 ( )
e) 531 ( )
f) 702 ( )
g) 1230 ( )
h) 5326 ( )
Atividade Inglês
16th to 30th, November 2020
No mês de novembro, a Consciência Negra tem um dia especial para nos lembrarmos dela,
mas vocês sabem da importância de falarmos na Cultura negra todos os dias e assunto não falta.
Hoje, vamos conhecer uma escritora negra muito lida, Bell hooks.
Ela é americana e escreve em língua inglesa, mas vamos conhecer o livro em português.
A proposta é: que tal traduzirmos para o Inglês?
Depois, veremos se a escritora escolheu as mesmas palavras que nós.
Escolha duas páginas, no mínimo, e faça a tradução.
Anote em seu caderno.
Depois faremos a comparação.
Atividade Filosofia
ATIVIDADE 22. COMO ADOLESCENTES PODEM PROTEGR SUA SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – PARTE 5
À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:
Com o objetivo de cuidar da saúde mental de adolescentes, desde o momento do surto de Coronavírus, protegendo a si e aos outros, as psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour elaboraram a sexta e sétima sugestões:
6. CONCENTRE-SE EM VOCÊ
Lembre-se das coisas que você sempre quis fazer e nunca teve tempo. Mas o desafio aqui é conseguir fazer isso sem sair de casa.
7. VIVENCIE SEUS SENTIMENTOS
Se estiver triste, sinta-se à vontade para sentir essa tristeza. Cada pessoa está reagindo de um jeito: algumas vão desenvolver arte, outras vão querer conversar com amigos e amigas e falar de sua tristeza, outras vão aumentar o apetite alimentar, outras vão querer encontrar maneiras de levar alimento a quem precisa. Tenha paciência com você mesmo e com os outros: todos estamos vivenciando novas situações limite e precisamos nos adaptar a isso.
RESPONDA:
1) Lembre-se das coisas boas que você sempre quis fazer e nunca teve tempo. Ex: ler os salmos da Bíblia, escrever um livro, fazer tranças nos cabelos, ajudar a reformar as portas da casa, dar banho nos cachorros do quintal.
Pois bem, cite as coisas boas que você conseguiu botar em prática nesse período de pandemia e descreva como ocorreram ou têm ocorrido esses fatos em sua vida.
2) Quando você tem sentimentos, costuma botá-los pra fora, mostrando, por exemplo, amor, alegria, medo, raiva, saudade, para com pessoas, animais e plantas ou guarda isso só pra você tentando não demonstrar seus sentimentos? Descreva como você costuma demonstrar seus sentimentos na relação com pessoas, animais e plantas:
RESPOSTAS:
Atividade Educação Física
Atividades Matemática
MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão7
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Marque com X os números divisíveis por 5:
a) 35 ( )
b) 48 ( )
c) 70 ( )
d) 145 ( )
e) 208 ( )
f) 380 ( )
g) 7043 ( )
h) 2040 ( )
i) 71342 ( )
j) 15185 ( )
k) 23271 ( )
l) 10000 ( )
Atividades inglês
1st to 15th, November 2020
Transcreva, em seu caderno, as palavras que você encontra na imagem da maçã do amor, traduza-as para o português e responda:
1. Quantas palavras você encontrou?
2. Quantas conseguiu traduzir?
3. Uma das palavras está com a grafia errada em inglês. Você consegue indicar qual é? Anote em seu caderno.
4. As palavras indicam uma efeméride dos países de língua inglesa. Qual o tema do vocabulário reunido na figura? Que dia se comemora essa efeméride?
- Conheça algumas brincadeiras de Halloween na lista de 1 a 7.
- Invente mais três brincadeiras e complete a lista até o número 10:
1- Ghost throw (jogar fantasma na casa mal assombrada);
2- Pick a pumpkin from the vine (pescar uma abóbora da cesta);
3- Fish for a bat or a spider (pescaria de morcego ou aranha);
4- The haunted tunel (túnel do terror);
5- Ring toss (jogo de argolas);
6- Fortune teller (leitura da sorte);
7- Trick or treat (as crianças passam dizendo: “gostosura ou travessura” e ganham balas e pirulitos dos adultos);
8-
9-
10- …………..
Atividades Filosofia
ATIVIDADE 21. TEMAS POLÊMICOS – A DIFÍCIL ARTE DE “ADULTECER”
Copie este desafio, leia atentamente o texto e, com base nele, faça o que se pede:
Atualmente, em todas as etapas da vida tentamos parecer jovens. Todos se espelham no jovem, na sua aparente liberdade, no seu estilo de exigir, de consumir (ex.: gosto musical, gírias, vestimentas), e de circular no mundo. Nessa realidade, fica bastante complicado para o jovem se tornar adulto. Ao se perguntar como deve agir para “adultecer” (tornar-se adulto), como guiará seus próprios filhos e se tornar um modelo para eles, o jovem se depara com modelos de adulto que não parecem agir como adultos: inquietos, pouco sabem de si, além de serem cercados pela indústria literária de respostas prontas (como manuais com suas fórmulas e frases prontas) de autoajuda que ensinam os adultos a criarem seus filhos, entre outras funções do adulto. E ao constatar que ser adulto exige ter responsabilidade por si e pelos demais, percebe-se que essa vaga não é mais tão concorrida e está ficando vazia. O fato é que, em grande maioria, os pais não querem ser aquela pessoa chata e “careta”, por fim, analisando os jovens de hoje, os vemos desamparados, na sua grande maioria: parece que eles vivem num mundo onde as regras são feitas por eles. Se a criança precisa de uma orientação, a ajuda não pode ser solta, vaga, do tipo: “experimenta, busca teu caminho, tens que fazer o que te faz mais feliz”. O jovem precisa receber de casa uma sólida rede de valores, e é de casa que isso deve vir. Quando isso não acontece, a Escola se torna a primeira instituição que, ao exigir valores básicos, terá que dar freio e será fonte de tormento para a criança.
Marque as afirmativas FALSAS com F e as VERDADEIRAS com V:
1. ( ) Na maioria dos casos, o que os adolescentes encontram como modelos de adultos são pessoas responsáveis.
2. ( ) Na maioria dos casos, o que os adolescentes encontram como modelos de adultos são pessoas irresponsáveis.
3. ( ) A minoria das pessoas nas diferentes fases da vida tenta parecer jovem, já que entendem que devem parecer ser o que são em cada fase da vida.
4. ( ) A maioria dos jovens parece viver em um mundo onde as regras são feitas por eles.
5. ( ) Adultos, em sua maioria, tentam se igualar aos jovens copiando algumas de suas características, dentre elas: gosto musical, gírias, roupas e aparente liberdade.
MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão6
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Marque com X os números divisíveis por 4:
a) 116 ( )
b) 500 ( )
c) 701 ( )
d) 315 ( )
e) 3524 ( )
f) 21 016 ( )
g) 832 ( )
h) 506 ( )
MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão5
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Marque com X os números divisíveis por 3:
a) 33 ( )
b) 18 ( )
c) 92 ( )
d) 105 ( )
e) 232 ( )
f) 47 ( )
g) 531 ( )
h) 246 ( )
i) 109 ( )
j) 51 ( )
k) 60 ( )
l) 2122 ( )
Observe atentamente as 8 tabelas abaixo:
Copie as perguntas a seguir em seu caderno e responda:
01. Pense na escola Morro da Cruz, nas salas de aula, nas janelas, na posição das mesas e cadeiras e na maneira como as pessoas se comportavam. Em qual das 8 tabelas acima você poderia encaixar a sua turma?
02. Se você entrasse em contato com alguém infectado na escola, quantas pessoas de sua convivência poderiam ser atingidas?
03. Teste de Comunicação: envie a resposta da pergunta 02 por whatsapp para o número 991.603.846 colocando seu nome e sua turma. A resposta pode ser enviada por qualquer aparelho disponível, mesmo que não seja seu.
Cuide de si mesmo e das pessoas que convivem com você!
Exercícios respiratórios
Nesse momento de pandemia, também precisamos cuidar ainda mais dos nossos pulmões. Os pulmões são os que mais podem sofrer com a COVID-19, logo são os músculos respiratórios que podem auxiliar na melhora da sua condição pulmonar.
Orientações e cuidados:
Sempre respeite seu ritmo e suas sensações, faça uma série completa e se ficar tonto, diminua o número e o tempo das repetições.
Por medida de segurança, esses exercícios podem ser realizados na postura sentada afastado do encosto da cadeira.
1) inspire – puxe o ar profundamente, expanda o tórax e solte tudo pela boca ativamente.
2) puxe o ar com força, segure por três segundos e solte em 6 segundos.
3) puxe o ar 2 vezes seguidas pelo nariz como se tivesse cheirando uma flor e solte lentamente pela boca em 4 segundos como se tivesse soprando uma vela.
4) com um cabo de vassoura eleve o braço a frente do corpo em três tempos e puxe o ar 3 vezes pelo nariz como se tivesse cheirando uma flor. Solte o ar lentamente pela boca em 6 segundos como se tivesse soprando uma vela e abaixando o braço ao mesmo tempo.
Referência: Cartilha - Orientações de cuidados e autocuidado com a saúde física e mental em tempos de pandemia da covid-19 – Governo do Distrito Federal – Maio 2020
À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:
Em um concurso de pesca onde cada participante deveria trazer seu próprio material de pesca, da categoria até 10 anos de idade, estavam premiando com 100 anzóis cromados tamanho grande para o terceiro lugar, uma caixa de equipamentos para o segundo lugar e um caniço, um molinete e uma camisa manga longa à prova de raios UVA e UVB para o primeiro prêmio lugar. Vieram participar do concurso 44 pescadores, mas antes mesmo de começar o torneio de pesca 4 concorrentes foram eliminados porque não tinham equipamento de pesca, pensavam que os organizadores emprestariam tudo no local do evento para quem não tivesse o equipamento necessário. Além disso, 3 concorrentes já tinham mais de 18 anos, por isso, foram eliminados também.
RESPONDA:
a) Quantos concorrentes foram eliminados a pesar de terem comparecido no local?
b) Quantos participantes realmente puderam concorrer?
c) Quantos participantes ficaram sem prêmio algum?
RESPOSTAS:
October 1st. to 31st. teacher Mires
Adjectives
1. Observe as imagens nos dois quadros, abaixo, e tente traduzir os adjetivos que elas ilustram.
2. Escreva, em seu caderno, uma lista dos adjetivos em inglês e anote a tradução correspondente para o português ao lado.
Exemplo:
a) Thin = magra
MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão4
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Marque com X os números divisíveis por 2:
a) 342 ( )
b) 204 ( )
c) 46 ( )
d) 35 ( )
e) 107 ( )
f) 10 ( )
g) 2031 ( )
h) 3048 ( )
i) 22 ( )
j) 133 ( )
k) 215 ( )
l) 716 ( )
1. Examine a imagem abaixo e faça os exercícios “a” e “b” em seu caderno:
a. Traduza o nome de cada elemento encontrado no pátio da casa.
b. Se você pudesse colocar equipamentos ou fazer melhorias nesse quintal,
que objetos incluiria? Faça uma lista em inglês.
MEDICAMENTOS
Medicamentos são produtos fabricados para curar ou aliviar dores, desconfortos e doenças. Também têm a função de diagnosticar, prevenir ou modificar determinado funcionamento do corpo, quando for necessário.
Da mesma forma que as vacinas, os medicamentos passam por uma rigorosa fase de testes onde todos os possíveis efeitos são analisados.
Todos os medicamentos, além de agirem da forma como foram planejados, causam efeitos indesejados. São as chamadas REAÇÕES ADVERSAS, que podem ser leves ou graves, dependendo de cada caso individualmente.
Somente um médico pode avaliar se determinado medicamento é apropriado para determinado paciente.
Utilizar um medicamento sem a orientação de um especialista pode não ter efeito algum sobre a doença, além de agravar o estado do paciente atingindo órgãos que não estão doentes ou ainda, mascarar sintomas tornando o tratamento mais difícil.
MEDICAMENTOS e COVID-19
NÃO EXISTEM medicamentos comprovados para prevenir ou tratar a covid-19 no Brasil ou em qualquer outro país. Nos hospitais, os tratamentos são baseados no controle dos sintomas e na tentativa de deter o avanço da doença, utilizando medicamentos usados para outras doenças.
Qualquer automedicação contra covid-19 deve ser evitada. Em um hospital, o paciente está sendo monitorado e terá o atendimento necessário se alguma reação adversa ocorrer.
ATIVIDADE
Você já recebeu FAKE NEWS sobre algum medicamento ou tratamento contra a covid-19? Escreva em seu caderno qual e de onde veio a “notícia”.
Se nunca recebeu, procure alguma notícia (verdadeira) sobre fake news relacionadas ao tratamento da covid-19 e escreva em seu caderno.
MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão3
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Coloque V, se for verdadeiro ou F, se for falso:
a) 4 é divisor de 20 ( )
b) 20 é divisor de 4 ( )
c) 3 é divisor de 16 ( )
d) 3 é divisor de 6 ( )
e) 1 é divisor de 7 ( )
f) 7 não é divisor de 14 ( )
g) 15 não é múltiplo de 3 ( )
h) 25 não é múltiplo de 5 ( )
i) 100 não é múltiplo de 20 ( )
j) 100 é múltiplo de 10 ( )
À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:
Com o objetivo de cuidar da saúde mental de adolescentes, desde o momento do surto de Coronavírus, protegendo a si e aos outros, as psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour elaboraram a terceira sugestão:
3. CRIE DISTRAÇÕES PARA VOCÊ, SEJA CRIATIVO
Fazer o trabalho da escola, assistir a um filme, ler um livro romance, desenhar são formas saudáveis de buscar alívio e encontrar equilíbrio no dia a dia.
RESPONDA:
1) Seja criativo na medida das tuas possibilidades: tire momentos do dia para fazer atividades que costumam lhe dar prazer, trazer alívio, mas mantendo o isolamento social. Você pode ler algum livro, desenhar sua família, seus animais domésticos, tocar um instrumento musical, compor um poema ou uma poesia que fale daquilo que queres comunicar para as pessoas, molhar e podar as plantas, brincar com o cachorro e dar banho nele.
Nesse sentido, o que você tem feito para lhe dar prazer, trazer alívio, diminuindo a ansiedade nesses tempos de pandemia e isolamento social? Explique como costuma acontecer essas atividades e qual o efeito dessas práticas em você:
RESPOSTA:
Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:
O menino e o lobo
Um menino, pastor de ovelhas, havia ganhado um apito para que soprasse em caso de perigo. Como ele passava grande parte do dia nos campos com seu rebanho de ovelhas, era necessário um meio de comunicação, numa emergência.
Num dia calmo de sol, enquanto as ovelhas pastavam tranquilamente, o menino resolveu soprar o apito só para verificar o que aconteceria.
Ao ouvir o alarme, toda a aldeia correu para salvá-lo do perigo iminente. Mas não havia perigo. Estava tudo no mais completo sossego. Só se ouviam os risos do pastorzinho, que achou aquela correria toda muito engraçada.
Passados alguns dias, o menino soprou de novo o apito. E, de novo, a aldeia toda veio em seu socorro. Mas só encontraram o pastorzinho rindo às gargalhadas do susto que pregara.
Aconteceu, porém, de um enorme lobo faminto aparecer por aquela pastagem. E antes de atacar o rebanho, resolveu perseguir o menino. Este, mais do que rápido, soprou o apito. Como ninguém apareceu em seu socorro, soprou mais uma vez. E outra mais. Em vão. Apesar de ouvirem o apito desesperado, todos pensaram ser outra brincadeira do pastorzinho.
Correndo para salvar a sua vida, o menino ainda teve tempo de perceber que, na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira.
A verdade é sempre o melhor caminho.
La Fontaine. “Livro das Fábulas”.
Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história “O menino e o lobo”:
( ) o menino ganhou um apito para ser soprado em caso de emergência.
( ) o menino resolveu soprar o apito para ver a reação das pessoas da aldeia.
( ) o menino foi perseguido por um lobo faminto e não teve ajuda do povo da aldeia.
Questão 2 – Em “Como ele passava grande parte do dia nos campos com seu rebanho de ovelhas, era necessário um meio de comunicação, numa emergência.”, o termo “Como” introduz:
( ) uma causa.
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
Questão 3 – Na parte “Num dia calmo de sol, enquanto as ovelhas pastavam tranquilamente [...]”, o advérbio grifado exprime, em relação ao fato sobre as ovelhas, uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Segundo o narrador, todos da ladeia correram para salvar o menino do perigo iminente. O que significa “perigo iminente”?
( ) Significa que o perigo poderia acontecer.
( ) Significa que o perigo não estava previsto.
( ) Significa que o perigo estava para acontecer.
Questão 5 – No trecho “Este, mais do que rápido, soprou o apito.”, o pronome grifado retoma:
( ) “um enorme lobo faminto”.
( ) “o rebanho”.
( ) “o menino”.
Questão 6 – Releia:
“Como ninguém apareceu em seu socorro, soprou mais uma vez.”
Com base na ideia acima, pode-se afirmar que:
( ) o menino soprou mais uma vez, mas ninguém apareceu para socorrê-lo.
( ) o menino soprou mais uma vez, porque ninguém apareceu para socorrê-lo.
( ) o menino soprou mais uma vez, por isso ninguém apareceu para socorrê-lo.
Questão 7 – No trecho “[...] o menino ainda teve tempo de perceber que, na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira.”, as vírgulas indicam:
( ) a omissão de uma informação.
( ) a intercalação de uma informação.
( ) o deslocamento de uma informação.
Questão 8 – Na passagem “A verdade é sempre o melhor caminho.”, o narrador:
( ) faz um apelo.
( ) levanta uma hipótese.
( ) expõe um ensinamento.
MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão2
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Observe o exemplo e escreva os divisores de:
Escreva CERTO ou ERRADO:
a) O conjunto dos divisores de 12 é finito. (________)
b) O conjunto dos divisores de 8 é infinito. (________)
c) O conjunto dos divisores de 1 é unitário. (________)
d) O conjunto dos divisores de 7 é vazio. (________)
e) O menor divisor de qualquer número é o zero. (________)
À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:
Com o objetivo de cuidar da saúde mental de adolescentes, desde o momento do surto de Coronavírus, protegendo a si e aos outros, as psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour elaboraram a segunda sugestão:
2. TENHA UMA ROTINA
Tente organizar a sua rotina. Fazer planejamentos diários e semanais e manter o estudo em dia são formas saudáveis de criar distrações, exercitar mente e corpo e fazer as tarefas que precisa.
RESPONDA:
1) Com o objetivo de criar uma sensação de rotina, normalidade e certa tranquilidade nesse momento de pandemia de Coronavírus em sua vida, escreva para cada dia da semana (de segunda a domingo) quais horários e atividades que você poderia se comprometer a realizar essas atividades que costumam se repetir na sua vida. Tente manter, na medida do possível, a sua rotina. Não precisa ser algo tão rígido nos horários, mas ter horário para fazer as coisas ajuda a organizar as atividades no tempo. Lembre-se que é você que vai praticá-la. Isso lhe trará mais equilíbrio emocional, mais segurança e menos ansiedade pela sensação de que tudo está ocorrendo conforme o esperado. Exemplo de rotina para segundas-feiras: 9h acordo e vou tomar café com quem estiver em casa, 14h ouço música, 15h vejo se tem atividade no Córtex para fazer e se tem faço até anoitecer, 19h janto e até meia-noite já estou dormindo.
RESPOSTA:
Povos Germânicos
A crise do Império Romano imprimiu um novo quadro de situações históricas que marcaram o fim da Idade Antiga. A insustentabilidade do regime escravista e o enfraquecimento dos exércitos abriram portas para que outros povos integrassem o decadente mundo romano. Foi nesse contexto que os chamados povos bárbaros surgiram na passagem da Idade Antiga para a Medieval.
Os romanos, por desprezarem a cultura desses povos, os chamavam de bárbaros. Ao contrário do julgamento da cultura romana, os bárbaros eram constituídos por uma grande diversidade de povos dotados dos mais diferentes costumes. Ao invadirem os domínios romanos, os povos bárbaros transformaram e, ao mesmo tempo, criaram novas instituições políticas, econômicas e culturais.
Sob o aspecto econômico, os germânicos adotavam as trocas naturais e o uso coletivo da terra. Tal característica enfraqueceu as intensas relações comerciais desenvolvidas durante o Império Romano. Com a retração do comércio, as atividades agrícolas, a caça e a pesca ganhavam grande destaque. As terras pertenciam a um grande chefe guerreiro que coordenava o processo de exploração das mesmas. Tal processo de apropriação criou uma classe camponesa dependente de tais proprietários.
Sem dominar grandes técnicas de cultivo agrícola, os bárbaros faziam um uso itinerante das terras, utilizando-as até o total esgotamento da mesma. Mulheres e escravos eram responsáveis pelo cultivo e o pastoreio. Sem desenvolver uma luxuosa cultura material, os germânicos usavam roupas feitas a partir da pele dos animais e residiam em cabanas rústicas.
Os povos germânicos tinham uma organização social patriarcal. O homem ocupava o posto de chefe familiar responsável pelas principias decisões referentes à casa, aos conflitos e as terras. Sem contar com bases políticas centralizadas, as tribos germânicas desfrutavam de grande autonomia política. Apenas em determinadas ocasiões, como durante uma guerra, que as tribos selavam acordos entre si.
Um dos grandes traços da cultura germânica desenvolvia-se entre o chefe militar e seus guerreiros. Em tempos de guerra, os soldados e chefes militares formavam o comitatus. O comitatus consistia em uma relação de fidelidade onde o comandado jurava total obediência ao chefe militar, que se comprometia em proteger os seus soldados.
A religião dos povos germânicos caracterizava-se pela adoração de vários deuses e alguns elementos da natureza. Odin era uma das principais divindades germânicas. Além disso, o pensamento religioso germânico pregava a fé em um paraíso além-vida chamado de Valhalla. Esse paraíso abrigaria os grandes guerreiros que teriam uma vida de prazeres ao lado das valquírias, um grupo de jovens guerreiras virgens.
Durante toda a Alta Idade Média, vários reinos germânicos formaram-se por toda a Europa. A partir do século V, a fusão entre os traços da cultura germânica e alguns costumes remanescentes da cultura romana deu formas ao mundo medieval. As relações de fidelidade e a predominância das atividades agrícolas de subsistência são parte do legado germânico no período medieval.
MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão1
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Observe o exemplo e escreva os múltiplos de:
Escreva CERTO ou ERRADO:
a) 12 é múltiplo de 4. (________)
b) 6 não é múltiplo de 3. (________)
c) 18 é múltiplo de 9. (________)
d) 11 é múltiplo de 5. (________)
e) 20 é múltiplo de 1. (________)
17 th to 31th, August 2020
Na imagem, abaixo, há um grupo de pessoas praticando diversas ações.
1. Faça uma lista com todos os verbos que você pode identificar nas ações que a figura mostra. Exemplo:
a) Telefonar;
b) Observar;
c) Fotografar;
d) Sorrir
e) ........
2. Escreva uma frase para cada ação que você identificou e traduza-a para o inglês. Exemplo:
- A criança está passeando com o cachorro.
- The child is walking the dog.
Adjetivo é a classe de palavras encarregada de atribuir características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados.
Os adjetivos são termos que variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo), sendo classificados em: simples, composto, primitivo e derivado.
Tipos de Adjetivos
Adjetivo Simples - apresenta somente um radical. Exemplos: pobre, magro, triste.
Adjetivo Composto - apresenta mais de um radical. Exemplos: luso-brasileiro, superinteressante.
Adjetivo Primitivo - palavra que dá origem a outros adjetivos. Exemplos: bom, alegre, puro.
Adjetivo Derivado - palavras que derivam de substantivos ou verbos. Exemplos: escultor (verbo esculpir), formoso (substantivo formosura).
Saiba mais sobre os tipos de adjetivos nos artigos:
Gênero dos Adjetivos
Adjetivos Uniformes - apresentam uma forma para os dois gêneros (feminino e masculino). Exemplo: feliz.
Adjetivos Biformes - a forma varia conforme o gênero (masculino e feminino). Exemplo: carinhoso, carinhosa.
Número dos Adjetivos
Os adjetivos podem estar no singular ou no plural, concordando com o número do substantivo a que se referem. Assim, a sua formação se assemelha à dos substantivos.
Conheça as regras em Flexão dos Adjetivos.
Grau dos Adjetivos
Quanto ao grau, os adjetivos são classificados em:
Comparativo: utilizado para comparar qualidades.
Superlativo: utilizado para intensificar qualidades.
Grau Comparativo
Comparativo de Igualdade - O professor de matemática é tão bom quanto o de geografia.
Comparativo de Superioridade - Marta é mais habilidosa do que a Patrícia.
Comparativo de Inferioridade - João é menos feliz que Pablo.
Grau Superlativo
Superlativo Absoluto:
Analítico - A moça é extremamente organizada.
Sintético - Luiz é inteligentíssimo.
Superlativo Relativo de:
Superioridade - A menina é a mais inteligente da turma.
Inferioridade - O garoto é o menos esperto da classe.
Saiba tudo sobre a formação dos graus comparativos e superlativo em: Grau dos Adjetivos e Grau Superlativo.
Adjetivos Pátrios
Chamados também de "adjetivos gentílicos", os adjetivos pátrios indicam o local de origem ou nacionalidade da pessoa, por exemplo: brasileiro, carioca, paulista, europeu, espanhol.
Veja também: Adjetivos Pátrios
Locução Adjetiva
A locução adjetiva é o conjunto de duas ou mais palavras que possuem valor de adjetivo. Exemplos:
Amor de mãe - Amor maternal
Doença de boca - doença bucal
Veja também: Locução Adjetiva
Pronome Adjetivo
Os pronomes adjetivos são aqueles em que o pronome exerce a função de adjetivo. Surgem acompanhados do substantivo, modificando-os. Exemplos:
Este livro é muito bom. (acompanha o substantivo livro)
Aquela é a empresa onde ele trabalha. (acompanha o substantivo empresa)
À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:
Com o surto de Coronavírus, escolas fecharam, cancelaram eventos presenciais, paramos de praticar esportes coletivos e conviver com amigos, atividades fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar de adolescentes.
A primeira sugestão que as psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour elaboraram para cuidar da saúde mental de adolescentes, protegendo a si e aos outros, foi:
1. RECONHEÇA QUE TER ANSIEDADE É NORMAL
Pense que não é só você que está passando por isso (é normal sentir falta dos amigos, do (a) namorado (a), da rotina e até da escola. Se a ansiedade estiver gerando uma preocupação exagerada, impedindo você de dormir, pense se você não está assistindo notícias e informações sobre a pandemia o tempo todo. Para escapar desse clima, cuide de você: é sua capacidade de ficar em casa que vai proteger você e aqueles que convivem com você, contribuindo para controlar a pandemia do Coronavírus.
RESPONDA:
1) Algumas pessoas estão muito ansiosas, tristes, irritadas, agressivas, outras estão se sentindo felizes, realizadas por ter a oportunidade de ajudar os outros ao escutá-los com paciência, por exemplo. Descreva como você está se sentindo durante esse período de pandemia de Coronavírus:
2) Algumas pessoas têm rezado antes de dormir, outras adquiriram um animalzinho de estimação para não se sentirem tão só, outras estão cuidando do jardim da casa ou do condomínio. Descreva os cuidados que você tem praticado com você lhe fazendo bem, lhe acalmando e trazendo algum equilíbrio para o seu dia a dia:
RESPOSTAS:
OPERAÇÕES COM FRAÇÕES – revisão5
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Calcule as raízes quadradas:
1.
a. Copie as questões em seu caderno e complete os espaços em branco com as palavras encontradas na barra abaixo.
Siga o exemplo dado na questão com imagem do pato Donald;
b. Em seguida, anote os adjetivos que você encontrar:
2.
a. Copie as questões, abaixo, em seu caderno;
c. Escreva, em seu caderno, o nome dos animais nas figuras 1, 2, 3 e 4.
d. Em seguida, escolha a opção correta para responder às perguntas.
Exemplo:
1- It has got = Este (animal) tem:
two legs (duas pernas);
four legs (quarto pernas) x
Atividade 05 de Ciências – Professor Carlos Flain
Vacinas
Todos os anos ouvimos notícias de campanhas de vacinação. Os postos de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) abrem em um sábado e a passagem de ônibus é gratuita. Geralmente envolve crianças, mas não se trata apenas delas.
Antes de chegar ao posto de saúde, uma vacina percorre um rigoroso processo, que inicia com estudos e pesquisas, passando por inúmeros testes até ser considerada segura para aplicação.
Uma vacina adequada somada a uma campanha de vacinação é capaz de ERRADICAR (eliminar) uma doença, como ocorreu com o sarampo no Brasil. No entanto, para manter a doença erradicada, é necessário manter a vacinação ocorrendo periodicamente.
Uma vacina é produzida com o próprio agente causador da doença morto ou com partes dele. Assim, NEUTRALIZADO, ele é colocado no organismo, que responde produzindo anticorpos específicos e armazenando essa importante informação. Quando a pessoa vacinada entra em contato com alguém doente, seu corpo já possui registro sobre a doença e pode se defender com eficiência.
Diferente de uma medicação para tratamento de uma doença, onde a pessoa já está infectada e com todos os sintomas, a vacina é uma medicação PREVENTIVA, evitando o contágio e o desenvolvimento da doença.
Em um momento que o Brasil se aproxima do terrível número de 100 mil mortos pela COVID-19, uma vacina é a única maneira totalmente eficaz de evitar que essa tragédia se prolongue indefinidamente.
Existem 5 vacinas em estágio avançado de testes. A Rússia anuncia vacinação já em outubro deste ano, mas não divulga informações sobre como funciona sua vacina, o que gera desconfiança no meio científico. China (2 vacinas), Reino Unido e uma parceria entre Alemanha e Estados Unidos também estão nas últimas etapas de teste.
Enquanto isso, aguardamos, lavando as mãos, abrindo as janelas e usando máscaras.
Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências o texto acima;
Atividade 02 – Com essas informações, elabore 3 perguntas com respostas (no caderno);
Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua família, para ter certeza que estão possíveis de entender.
No dia 26 de julho, comemoramos o Dia dos Avós. A data surgiu em Portugal para homenagear e agradecer todo o carinho e cuidado que os avós tem pelos seus netos.
Os nossos avós são uma referência para nos lembrar de onde viemos, eles criam e guardam as memórias da nossa família.
ATIVIDADE:
1- Faça uma pequena redação no seu caderno falando sobre os seus avós, descreva como eles são e a importância que eles tem pra você. Se quiser conte alguma história que tenha ouvido deles ou que vocês tenham passado juntos.
2- Faça o desenho da sua vó e de seu avô.
Atividade Filosofia
ATIVIDADE 14. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
À caneta, copie no caderno esta atividade e responda o que se pede:
Januário sempre teve todas suas ordens atendidas por sua mãe, que pela ausência do pai, desenvolveu uma obediência cega a seu único filho. Por insistência do guri, sua mãe realizou seu aniversário de 8 anos dia 19/07/2020, em plena pandemia de Coronavírus. Na festinha, além do aniversariante e sua mãe, vieram mais quatorze pessoas. Mantiveram-se todos aglomerados na sala da casa sem nenhum cuidado sanitário (sem máscaras, sem luvas, sem álcool gel e sem distanciamento mínimo de um metro). Dois dias depois da festa de aniversário a mãe de Januário foi hospitalizada com sintomas de Coronavírus e o teste realmente deu positivo para o vírus.
RESPONDA:
1) Você considera que a mãe de Januário fez bem em realizar esse aniversário, sem o menor cuidado sanitário, em meio a pandemia de Coronavírus? Explique o motivo de sua resposta:
Atividade Educação Física
Atividade História
Copie e leia atentamente o texto abaixo
Queda do Império Romano
Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, e crise econômica.
Oficialmente, o Império Romano do Ocidente termina em 476 d.C., quando o Imperador Rômulo Augusto é obrigado a abdicar em favor de Odoacro, chefe militar de origem germânica.
A capital do Império, Roma, também sofreu as consequências da decadência. Foi saqueada pelas tropas de Alarico, em 410, e posteriormente, seria invadida por vândalos (455) e ostrogodos (546).
Principais causas do fim do Império Romano
Vejamos alguns motivos que levaram ao declínio e ao fim do Império Romano.
1. Disputas internas
O regime de governo de Roma mudou de República para Império com Júlio César, no séc. I a.C. No entanto, apesar de ter se proclamado imperador, César manteve algumas instituições da República como o Senado.
Nem todos os imperadores, porém, respeitaram o poder dos senadores. Isso acabou por gerar mais atritos entre a classe política e os militares.
À medida que o Império se expandia, ficava cada vez difícil controlar os generais e os governadores das províncias. Não devemos esquecer que o Império Romano chegou a ter 10.000 km de extensão, com territórios no norte da África, Oriente Médio e Europa central.
Assim, com um ótimo exército nas mãos, alguns generais se rebelaram contra o poder central, mergulhando o Império em guerras civis.
2. Invasões bárbaras
Os “bárbaros” eram aqueles povos, fora do território imperial, que os romanos não conseguiram derrotar e ocupar as terras. Alguns deles, contudo, participavam das batalhas junto ao exército romano, e outros chegaram a integrar o próprio exército imperial.
Devido às disputas internas e a crise econômica, o exército romano perdeu muito da sua eficiência. Assim, os bárbaros conseguiram derrotá-lo e expandir seu território pouco a pouco.
Os chefes bárbaros, entretanto, faziam questão de conservar várias instituições romanas e muitos se convertiam ao cristianismo, a fim de poder serem aceitos pelos antigos romanos.
É interessante notar que os bárbaros acreditavam que eram os herdeiros do Império Romano e não seus destruidores.
3. Divisão entre Ocidente e Oriente
Uma das medidas tomadas para melhorar a administração imperial foi dividir o Império Romano em duas partes, por volta do ano 300 d.C. A parte Ocidental teria como capital Roma; enquanto a Oriental, a sede seria em Bizâncio.
Durante o reinado do Imperador Constantino, a cidade de Bizâncio passaria a se denominar Constantinopla e mais tarde, com o domínio muçulmano, foi chamada de Istambul.
A divisão se revelou um fracasso, pois acentuou as diferenças culturais e políticas já existentes entre as duas regiões.
O Império Romano do Ocidente mergulha na decadência, sem conseguir conter as invasões bárbaras e as brigas internas. A Queda de Roma, saqueada pelos povos "bárbaros", em 410, revela o quanto os romanos já não controlavam seus domínios.
Já a parte do Oriente continuou como território unificado até 1453.
4. Crise econômica
O crescimento econômico de Roma se baseava nas guerras de expansão, na capacidade de capturar pessoas para escravizá-las e, finalmente, de comercializar.
A partir do momento que não havia mais como expandir seu território, também não era possível escravizar seres humanos.
Deste modo, sem a mão de obra barata dos escravos, a economia começa a declinar. Por sua parte, o dinheiro para fazer as guerras e pagar os soldados, escasseia. Uma das medidas para conter a crise econômica é fazer uma moeda de menor valor para pagar as tropas.
A solução acaba gerando inflação e a moeda romana se desvaloriza, aumentando a crise no Império.
Atividade Geografia
Atividades Matemática
Atividades Inglês
Atividades Educação física
Pratique o autocuidado durante a pandemia
- Realize atividades que te proporcionem bem-estar.
- Priorize o sono de qualidade, alimente-se o melhor possível e busque atividades
prazerosas.
- Trate-se bem.
- Sugestão de atividade relaxamento:
1. Procure um local silencioso e com baixa intensidade de luz e mantenha os olhos
fechados.
2. Use roupas e calçados confortáveis, ou fique descalço. Sente-se numa cadeira,
poltrona, ou deite-se em uma cama.
3. Estenda os braços sobre os joelhos e comece essa sequência.
Dica: Se puder, grave com sua voz as seguintes instruções e em seguida, escute
os comandos de olhos fechados para realizar essa atividade.
4. Mãos- Feche as mãos, contraia e sinta a tensão durante 10 segundos. Depois solte
os dedos e relaxe durante 20 segundos, respirando profundamente. Perceba a
diferença entre tensão e relaxamento.
5. Ombros- Empurre os ombros para cima, na direção das orelhas e sinta a tensão por
10 segundos, e em seguida solte os ombros, respire profundamente e perceba a
diferença entre tensão e relaxamento.
6. Pescoço - Leve o queixo em direção ao peito por 10 segundos e sinta a tensão na
nuca. Depois relaxe por 20 segundos, sempre respirando ao relaxar.
7. Cotovelos - Pressione o encosto da cadeira ou poltrona, ou o colchão da cama com o
cotovelo e mantenha pressionando por 10 segundos e depois relaxe.
8. Pés–estique os dedos dos pés e sinta a tensão dos músculos durante 10 segundos. A
seguir solte e relaxe.
Referência: Cartilha - Orientações de cuidados e autocuidado com a saúde física e
mental em tempos de pandemia da covid-19 – Governo do Distrito Federal – Maio 2020
Atividade Ciências
CORONAVÍRUS
1. Procure uma notícia que tenha como assunto a PANDEMIA. Podem ser
notícias de jornal, de rádio, de televisão ou de sites da internet. Preste muita
atenção a ela e escreva em seu caderno as seguintes informações:
a) Título ou manchete da notícia;
b) Data de divulgação da notícia;
c) Quem publicou a notícia;
d) Resumo da notícia;
e) Sua opinião sobre a notícia. (O que ela significou para você? Foi uma notícia importante? Vale a pena compartilhar esta notícia com outras pessoas?)
Atividade História
Leia atentamente o texto, copie no caderno e, após, responder as questões
Dividindo a história
Os historiadores costumam assinalar o início da Idade Média em 476, ano em que Odoacro, rei dos Hérulos, derrubou o último governante romano. A data é considerada simbólica no longo processo de desagregação do Império Romano do Ocidente.
Mas, se a parte ocidental sucumbiu, o lado oriental do império sobreviveu. Conhecido como Império Bizantino, perdurou até 1453, quando Constantinopla, a capital, foi tomada pelos turcos Otomanos. Esse episódio marca o fim da Idade Média.
Naquela época, ocorriam intensas mudanças na Europa Ocidental, com o Renascimento, as Grandes Navegações e, logo depois, e logo depois a Reforma Protestante.
Essas mudanças romperam com uma série de características fundamentais da sociedade medieval, entre elas o isolamento das populações europeias (em decorrência do comércio e da expansão marítima); a economia rural ( com o fortalecimento do comércio e das cidades); e a fragmentação do poder (com a centralização na figura do rei).
Esses mil anos de Idade Média costumam ser agrupados pelos especialistas em dois momentos distintos:
* Alta Idade Média: (entre os séculos V e X). na qual ocorrem a formação e a consolidação do mundo Medieval.
* Baixa Idade Média: (séculos XII e XV) quando vários processos levaram ao desgaste da sociedade feudal e ao fortalecimento de uma nova ordem social
Periodização
As periodizações feitas pelos historiadores estabeleceram marcos que servem como referência de tempo, assinalando o início e o fim de diferentes processos históricos. Para cada tema, em geral. Existem propostas diferentes, conforme o enfoque e a abordagem pretendidos pelos pesquisadores.
Trabalharemos com a periodização tradicional. Mas vale um alerta: muitas das características da sociedade feudal, como a condição dos camponeses e os privilégios da nobreza, só desaparecem nos tempos da Revolução Francesa, em 1789.
Do mesmo modo, algumas características do mundo antigo mantiveram-se na Europa após o fim do Império Romano do Ocidente. Esses aspectos são tão marcantes que alguns historiadores costumam chamar de Antiguidade Tardia o período que se estende até o ano 1000.
1. Quais são os marcos inicial e final do período medieval?
2. A partir de informações apresentadas no texto, explique: porque não é possível afirmar que as características do mundo feudal só existiram na Idade Média?
Atividade Artes
Atividades Inglês
July 6th to 10th, 2020.
Atividades Educação Física
assistir ao vídeo
Atividade Matemática
Atividade Artes
AS ORIGENS DAS FESTAS JUNINAS
São comemorações que acontecem no mês de Junho em todo o Brasil. Os três santos populares
lembrados são: Santo Antônio, São João e São Pedro. Tradicionalmente as festas juninas começam no
dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e se encerram no dia 29 de Junho, dia de São Pedro
e São Paulo. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.
Celebradas no Brasil desde o século XVII, as festas juninas constituem a segunda maior comemoração
no Brasil, atrás apenas do Carnaval.
A origem da festa junina, segundo os historiadores, é pagã,anterior à Idade Média, nas celebrações que
anunciavam o solstício de verão e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade. Como não
conseguiu acabar com a sua popularidade, a Igreja Católica aderiu a elas e lhes atribuiu um caráter
religioso.
Com a chegada dos portugueses, as festas que já eram típicas na Europa, desembarcaram no Brasil e
aos poucosforam se misturando a elementos da cultura indígena e africana.
Embora, as festas juninas possuam características que variam de acordo com cada região do Brasil, as
diversas barracas com comidas típicas, as danças e concursos de quadrilhas, a queima de fogos, os
jogos e brincadeiras, a fogueira gigante.
ATIVIDADE:
1- Leia o texto com atenção.
2 - Em tempos de pandemia devemos manter o distanciamento social, portanto a nossa festa junina
deverá ser em casa este ano, então convide a sua família para fazer a decoração e uma comida típica
da festa de São João e publique uma foto.
VIVA SÃO JOÃO!!!
Atividade Matemática.
Atividade Educação Física
Atividade Português
Atividade Matemática
Atividade Educação Física
Para copiar e responder no caderno
Atividades Artes
Atividades Filosofia
Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede abaixo:
ATIVIDADE 11. VALORIZAÇÃO DA FILOSOFIA
Alguns alunos costumam dizer que a Filosofia não tem importância para a vida. Porém se pararmos para pensar sobre nossos pensamentos, analisando como a maioria das pessoas vivem, tomam suas decisões e o que de fato sabemos, como sabemos e porque elas são de certa maneira, descobriremos o valor que tem o estudo da Filosofia.
No caderno, com suas próprias palavras, tente defender a importância de se desenvolver o espírito crítico (de pensar sobre o que se pensa, ou ainda, de refletir) e de se fazer a busca da verdade ao invés de viver sem refletir sobre o mundo e sobre a própria vida, simplesmente aceitando o que te ensinam por meio da opinião como se fosse a verdade, repetindo o erro dos outros como que por impulso. (Resposta de, no mínimo, duas linhas à caneta):
ATIVIDADE 12. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
À caneta, copie no caderno e resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:
Modelo:
HIGIENE + HIGIENE + HIGIENE = 6
HIGIENE + HIGIENE + AMOR = 46
AMOR = ?
Resposta: AMOR = 42
a) POSITIVO + POSITIVO + POSITIVO = 999
(POSITIVO + POSITIVO) – NEGATIVO = 566
POSITIVO – NEGATIVO = ?
Resposta:
b) SABEDORIA + SABEDORIA + SABEDORIA = 9
SAÚDE + SABEDORIA = 1003
SAÚDE + FÉ + SABEDORIA = 1103
FÉ = ?
Resposta:
c) ESCOLA + ESCOLA + ESCOLA = 150
CASA + ESCOLA = 500
CASA = ?
Resposta:
d) CANETA + CANETA + CANETA = 21
ESTOJO + CANETA = 147
ESTOJO = ?
Resposta:
Copie a atividade em seu caderno e, em seguida, responda o que se pede à caneta:
ATIVIDADE 13. A AMIZADE
Você sabia que cada pessoa define a amizade, dizendo o que ela é, a sua maneira? Pois, é. Agora, gostaria que você, explicasse com suas próprias palavras, em forma de texto (mínimo 5 linhas), “o que é amizade para você”, “como seria o melhor amigo ou amiga do mundo para você (descreva as diversas qualidades dele ou dela)” e “explique porque ter amigos é bom”:
Atividades Matemática
Atividades Artes
Atividade Educação Física
Copiar no caderno.
Atividades Matemática
Atividades Artes
ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
O PONTO - Continuação da aula anterior
Existe ainda, o ponto geométrico que não tem definição, ele é usado na geometria para determinar um
lugar no plano ou no espaço.
ATIVIDADE:
Copie no seu caderno a matéria sobre O PONTO e faça os exercícios
Atividades Artes
Atividades Matemática
- Duzentos e três mil e quatrocentos =
- Cem mil e nove =
- Quatrocentos e quinze mil e dez =
- Seiscentos e onze mil, trezentos e trinta =
- Oitocentos mil =
- Novecentos e sessenta e sete mil, duzentos e vinte e um =
- Trezentos e sessenta e nove mil =
- 576 + 924 =
- 28.510 + 6.320 =
- 107 + 315 + 64 =
- 1.579 + 398 + 566 =
- 8.763 + 17.205 + 34.974 =
- 9.728 + 8.567 + 83.504 + 43.206 =
- 168 + 79 =
Atividades Matemática
Atividade Artes
Atividade Educação Física
Copiar no Caderno
Atividades Matemática
- Um mil, quatrocentos e sessenta e duas unidades =
- Três unidades de milhar, cinco centenas, quatro dezenas e oito unidades =
- Cinco mil e noventa e quatro unidades =
- Quantas UNIDADES têm meio milhar?
- Escreva 5 números quaisquer com meio milhar. Exemplo: 501.357, ... (qualquer número que você quiser, mas dentro do meio milhar (500.000 em diante).
Atividade Ciências
Atividades
Atividade Matemática
Atividades Matemática
1 - Componha (forme) os seguintes números:
-
100.000 + 50.000 + 2.000 + 700 + 40 + 3 =
-
200.000 + 70.000 + 300 + 50 +
-
300.000 + 5.000 + 200 + 60 + 9 =
-
600.000 + 20.000 + 40 + 5 =
-
900.000 + 80 + 6 =
2 - Escreva como se lê:
-
483.044
-
174.227
-
368.666
-
261.505
-
446.822
-
505.053
3 -DESAFIO:
-
Qual é o número formado por 8 centenas de milhar, 3 dezenas de milhar e 9 dezenas?
-
Quantas UNIDADES tem meia centena de milhar?
Atividade Educação Física
Copiar no Caderno
Atividade Ciências
CORONAVÍRUS
Características Gerais do Coronavírus
• CORONAVÍRUS, na verdade, é o nome de uma família que reúne vários tipos de vírus
diferentes;
• O nome do vírus que está causando a atual PANDEMIA é SARS-CoV-2. Em inglês
significa "Severe Acute Respiratory Syndrome COronaVirus 2", que pode ser traduzido
como Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2;
• A doença causada por esse vírus é chamada COVID-19. Em inglês significa “COrona
VIrus Disease, que pode ser traduzido como Doença do Coronavírus. O número 19 se
refere ao ano de 2019, quando os primeiros casos na China foram divulgados;
• Existem vários níveis de gravidade para a doença. Alguns casos podem ser leves e às
vezes sem sintoma algum. Outros podem apresentar pneumonia leve, pneumonia grave,
dificuldade respiratória, falência de órgãos e até morte;
• Os sintomas também podem ser variados. Os mais comuns são febre e tosse seca.
Alguns menos comuns incluem cansaço, tosse com catarro, falta de ar, dores nas
articulações, dor de cabeça e calafrios. Sintomas mais raros incluem náusea e vômito,
congestão nasal e diarréia;
• A maioria dos casos de COVID-19 são leves (cerca de 80%). Uma parte dos casos
(cerca de 15%) é considerada grave e inclui sintomas como dificuldade de respiração e
pneumonia. A menor parte dos casos é considerada crítica (cerca de 5%) podendo
ocorrer insuficiência respiratória, problemas graves na circulação sanguínea, mau
funcionamento ou falha de múltiplos órgãos e morte;
• Alguns fatores podem aumentar a gravidade da infecção. Dentre eles podemos
destacar: idade avançada, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias
crônicas (como a asma) e câncer;
• Crianças parecem estar em menor risco que adultos. Em geral (cerca de 95%), mesmo
estando infectadas, apresentam sintomas leves ou mesmo não apresentam sintomas. Os
casos graves e críticos em crianças ocorreram principalmente até 1 ano de idade;
• Uma pessoa infectada leva, em média, 5 dias para apresentar os sintomas. Este tempo,
chamado de PERÍODO DE INCUBAÇÃO, pode levar até 15 dias.
• Pessoas que apresentam sintomas leves geralmente levam 15 dias para se
recuperarem, enquanto os casos mais graves podem levar de 20 a 40 dias para se
recuperar.
Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências as informações acima;
Atividade 02 – Com essas informações, elabore 5 perguntas com respostas (no caderno);
Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua
família, para ter certeza que estão possíveis de entender.
Atividade 04 – Procure o significado da palavra PANDEMIA.
Atividades Matemática
Objetivo desta atividade: leitura, interpretação e organização de dados em tabela.
Complete a tabela abaixo de acordo com os dados do texto:
O tempo de vida, a duração da gestação ou incubação e o número de filhotes a cada gestação ou
incubação, variam bastante de espécie para espécie. Tanto o cavalo quanto a zebra vivem, em
média, 20 anos e esperam apenas 1 filhote por 11 meses. O macaco-aranha também vive, em
média, 20 anos e espera apenas 1 filhote por 139 dias. O papagaio tem o mesmo tempo médio de
vida que o macaco-aranha e espera 2 filhotes por 21 dias. Complete a tabela abaixo conforme o
modelo do cavalo. Complete o quadro com os demais animais do texto:
ANIMAL TEMPO MÉDIO TEMPO MÉDIO DE GESTAÇÃO NÚMERO DE FILHOTES A CADA
DE VIDA OU INCUBAÇÃO GESTAÇÃO OU INCUBAÇÃO
Cavalo 20 anos 11 meses 1 filhote
Desenhe estes animais ou cole imagens de livros, revistas ou internet.
Bom trabalho!
1. Escreva no Sistema de Numeração Decimal
a) Cinco milhares, quatro centenas, oito dezenas e nove unidades simples =
b) Seis milhões, cinco centenas de milhares, três milhares, quatro dezenas e uma unidade
simples =
c) Duas dezenas de milhões, duas dezenas de milhares e duas unidades simples =
2. Escreva por extenso os seguintes numerais:
a) 4.562
b) 3.041
c) 20.407
d) 2.004.002
3. Desafio!
Descubra o número total de brasileiros no ano de 2020.
Agora escreva este número por extenso (como se lê).
4. Responda Verdadeiro (V) ou Falso (F):
a) 35 CENTENAS equivalem (são iguais) a 3.500 UNIDADES. ( )
b) 1.200 UNIDADES equivalem (são iguais) a 12 DEZENAS. ( )
c) 18 MILHARES equivalem (são iguais) a 108 CENTENAS. ( )
d) 23.460 UNIDADES equivalem (são iguais) a 2.346 DEZENAS. ( )
2. Escreva com algarismos indo-arábicos:
a) Vinte mil, cento e quarenta e dois =
b) Quinze mil e sete =
c) Seis milhões, duzentos e nove mil =
d) Dois mil e vinte =
e) Três milhões, doze mil e dez =
f) Mil, novecentos e oitenta e sete =
Agora é a sua vez!
Veja na TV e escreva abaixo o número atualizado com algarismos e por extenso (como se lê) de
brasileiros infectados pelo COVID 19.
Atividade Matemática
Matemática Atividades
-
Quantas DEZENAS de frango ele comprou?
-
Quantas CENTENAS de frango ele comprou?
-
Quantos frangos ao todo (em UNIDADES) ele comprou?
-
3.541
-
8.035
-
9.370
-
4.623
Ciências Atividade 1
Educação Física Atividade 1
Ler
Português Atividades 3, 4 e 5
Matemática Atividade 10
Matemática Atividade 9
Matemática Atividade 8
Filosofia Atividades
Atividade 1. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede abaixo:
VALOR de forma geral é uma qualidade positiva de algo ou alguém.
A noção filosófica de valor o relaciona àquilo que é bom, útil, positivo.
Do ponto de visto ético (do certo que é certo e do que é errado, do justo e do injusto), os valores são o fundamento, ou a origem, da moral, das normas e regras que determinam as práticas corretas.
Leia o texto acima e, com base nele, dê um exemplo de:
a) Uma atitude boa que você fez para você mesmo e explique porque ela é positiva para você:
b) Uma atitude boa que você fez para alguém e explique porque ela é positiva para esse alguém:
c) Uma atitude boa que você fez ao mesmo tempo para si mesmo e para os outros e explique porque ela é positiva para si mesmo e para os outros:
Respostas:
Atividade 2. Copie no seu caderno esta atividade, leia atentamente duas vezes o texto abaixo e faça o que se pede:
TRABALHO é tudo aquilo que necessita de esforço para acontecer, e que sendo útil ou não, remunerado (pago) ou não, ainda sim é trabalho. Tanto é assim, que em algumas famílias pessoas são escolhidas para trabalhar sem receber: em geral realizam trabalhos domésticos em sua própria casa, para sua própria família, nas rodas de amigos muitas vezes costumam escutar que elas não contribuem com dinheiro para a família porque não trabalham, só ficam em casa enquanto outros familiares saem para trabalhar. Porém, quem lava a casa, lava, pendura, recolhe, dobra e guarda a roupa no roupeiro, cuida da higiene, proteção, vestimenta, utensílios de escola, saúde, alimentação e bem-estar físico e mental das crianças da casa é essa mesma pessoa que costumam dizer que não trabalha, quando, na verdade, ela realiza esforço para realizar certas ações, porém não recebe pagamento por isso. Muitas vezes elas mesmas, a pesar de tamanho esforço, comentam erroneamente que estão sem trabalho. Da mesma forma, pessoas que realizam atividades lucrativas também realizam trabalho, porém é um esforço realizado em troca de algum tipo de pagamento.
Considerando o texto acima, diga, uma a uma, se a as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas e explique porque:
a) Quem cuida dos seus próprios filhos e faz todo serviço doméstico de sua própria casa pode chamar esse conjunto de atividades de trabalho.
b) Quem vende balas e chicletes no centro da cidade de Porto Alegre realiza trabalho remunerado.
c) Quem cuida da mãe doente não realiza nenhum tipo de trabalho, pois sua mãe é da família.
d) Tanto a dona de casa, “do lar”, quanto o enfermeiro do HPS (Hospital de Pronto Socorro) trabalham.
Respostas:
Atividade 3. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede abaixo:
Pensando a comunidade em que vivemos, percebemos vários sinais positivos, que nos fazem se sentir bem, que nos impulsionam a algo bom ou ainda melhor, que nos fazem evoluir, nos guiando a um caminho mais feliz em busca da felicidade.
a) Enumere (cite) 10 sinais de vida no Morro da Cruz, exemplos de situações, coisas e pessoas POSITIVAS E EXPLIQUE PORQUE SÃO POSITIVOS:
b) Enumere (cite) 10 sinais de morte no Morro da Cruz, exemplos de situações, coisas e pessoas (sem citar nomes) NEGATIVAS E EXPLIQUE PORQUE SÃO NEGATIVOS:
Respostas:
Atividade 4. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede abaixo:
A) desenhe e pinte como será a rua em que você mora no dia em que descobrirem a cura para o Corona vírus e essa cura chegar ao brasil:
Atividade 5. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede abaixo:
A) Copie no caderno e escreva no mínimo 15 linhas sobre as 3 coisas mais importantes na sua vida, dizendo o que elas são, como elas são, porque elas são assim tão importantes para você:
Atividade 6. Copie no caderno e resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:
a) Se OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO = 3
Podemos concluir que OLHAR SÉRIO = ?
Resposta: 1
b) Se OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO = 3
Se SORRISO + SORRISO + OLHAR SÉRIO = 11
Podemos concluir que SORRISO + OLHAR SÉRIO = ?
Resposta:
c) Se ÔNIBUS + ÔNIBUS + ÔNIBUS = 33
Se SORRISO + SORRISO + ÔNIBUS = 31
Se SORRISO + SOL = 90
Podemos concluir que SORRISO + SOL + ÔNIBUS = ?
Resposta:
Atividade 7. Copie no caderno e resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:
a) PINGO + PINGO + PINGO = 6
FOLHA + FOLHA + PINGO = 82
PINGO + FOLHA + CACHORRO = 48
CACHORRO + CACHORRO + CACHORRO = ?
Resposta:
b) PÉ + PÉ + PÉ = 9
CABEÇA + CABEÇA + PÉ = 13
TRONCO + CABEÇA + PÉ = 9
TRONCO + CABEÇA + CABELO = 6
CABELO = ?
Resposta:
Atividade 8. Copie no caderno e responda:
a) Se filósofo é aquele que reflete, que busca a sabedoria, que busca a verdade e todos nós temos a capacidade de refletir, de filosofar, escreva como você se sente e o que você pensa quando pessoas importantes a você te mentem ou te enganam:
b) Escreva porque devemos ser verdadeiros e falar a verdade, mas se você pensa que existem situações em que devemos realmente mentir ou enganar, também escreva para que serve a mentira:
Atividade 9. Copie no caderno e responda:
a) Conte a história de uma estupidez ou de um ato bruto que você já tenha praticado:
b) Agora conte como teria ocorrido essa história se você tivesse agido de uma forma mais positiva para todos os envolvidos:
c) O que você diria para desencorajar quem pratica bullying (ato repetitivo de agressão física, virtual, ou psicológica contra alguém) de praticar esse ato destrutivo? (escreva o que você diria)
Atividade 10. Copie no caderno e responda:
O MITO
Segundo os filósofos, mito é algo diferente de fantasia: não é algo como as estórias da Branca de Neve, ou da Bela adormecida.
Entre os povos primitivos, o mito serve para o ser humano se pôr no mundo e encontrar o seu local na natureza. O mito é um jeito ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e nada crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos, mas também dão as formas da ação humana. O mito nasce do desejo de dominação do mundo, para afugentar o medo e a insegurança.
Os rituais são ações que facilitam que os acontecimentos descritos pelos mitos aconteçam. Ex: A prática do ritual da “dança da chuva“ é utilizada para fazer chover, que é um fenômeno da natureza.
Conforme o que se lê no texto, responda:
a) O que é mito?
b) Como nasce o mito?
c) O que são rituais?
d) Se você já praticou algum ritual, o descreva e, em seguida, explique para que ele serviu ou qual o seu objetivo:
Geografia Atividade 1
História Atividade 1
Inglês Atividade 1
Português Atividade 2
Português Atividade 1
Matemática Atividade 7
Copie e resolva no caderno.
Matemática Atividade 6
Copie e resolva no caderno.
Matemática Atividade 5
Copie e resolva no caderno.
Matemática Atividade 4
Copie e resolva no caderno.
Matemática Atividade 3
Copie e resolva no caderno.
Matemática Atividade 2
-
1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.
-
1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
-
1 unidade de milhar e 60 unidades.
-
1 unidade de milhar e 90 unidades.
-
5 x 100 + 7 x 10 + 2
-
7 x 100+ 5 x 10 + 2
-
5 x 10 + 7 + 2
-
5 x 1000 + 7 x 100 + 2
-
12 unidades de milhar, 26 dezenas e 2 unidades.
-
1126 centenas de milhar e 20 dezenas.
-
112 unidades de milhar e 620 unidades.
-
11 dezenas de milhar e 2620 centenas.
-
231
-
2031
-
2301
-
2310
Matemática Atividade 1
-
7 x 10000 + 3 x 1 =
-
10000 + 6000 + 300 + 5 =
-
200000 + 80000 + 400 =
-
6 x 100000 + 3 x 10000 =
-
300000 + 20000 + 5000 + 80 =
-
1 x 200000 + 4 x 1000 + 7 x 1 =
-
300000 + 20000 + 500 + 80 =
-
7 x 10 + 1 x 100 + 9 x 10000000 =
Comentários
Postar um comentário