C10

Atividade Matemática


MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão9

 

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Marque com X os números divisíveis por 9:

a)      306 (     )

b)      135 (     )

c)       819 (     )

d)      109 (     )

e)      279 (     )

f)       439 (     )

g)      702 (     )

h)      9837 (     )


Atividades Inglês December 1st. to 15st.


Leia o poema abaixo: “Pão e poesia” 

Fátima Farias, autora desse belo poema, é a escritora convidada a participar do programa “Adote um escritor 2020” em nossa escola. 

Além de poeta, Fátima também é sambista e uma cozinheira de mão cheia.  Talvez por isso, todos os seus poemas têm muito ritmo e vários falam em alimentos. 

Uma coisa que a Fátima ainda não tem é um poema em inglês. Que tal traduzirmos o poema “Pão e poesia” para o Inglês?! Poderemos mostrar a ela quando vier nos visitar, dia 17 de dezembro, às 19h, na live, pelo facebook da escola. 

Escolha uma estrofe, copie em seu caderno e traduza para o Inglês com a ajuda de um dicionário. Depois tire uma foto e poste no Grupo “Clube da Escola” ou no grupo da sua turma no WhatsApp. 

Bom trabalho:



Atividade Filosofia


ATIVIDADE 23. COMO ADOLESCENTES PODEM PROTEGER SUA SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – PARTE 6 (FINAL)

   À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:

 

   Com o objetivo de cuidar da saúde mental de adolescentes, desde o momento do surto de Coronavírus, protegendo a si e aos outros, as psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour elaboraram a oitava sugestão:

8. SEJA GENTIL CONSIGO MESMO E COM OS OUTROS

   Neste momento precisamos pensar no que compartilhamos e no que dizemos às pessoas para não afetar-las negativamente já que todos estamos muito mais sensíveis neste momento. Podemos aproveitar esse momento de medo, incertezas e novas limitações para desenvolver nossa auto responsabilidade e gentileza para com as pessoas, nos tornando sujeito de transformação e ajuda. Nesse sentido, podemos compartilhar coisas agradáveis a elas, participar de campanhas on-line (arrecadando roupas, alimento) ou presencialmente (fazendo compras para pessoas de risco e pensando no que fazer para tornar o convívio familiar mais fácil), por exemplo. E se alguém estiver sofrendo bullying por estar com Covid 19, por exemplo, denuncie isso a um adulto e não fique repetindo a agressão que os outros promovem.

 

RESPONDA:

 

1) Você já deve ter recebido pelo celular e compartilhado um conteúdo em que alguém sofre psicologicamente ou fisicamente. Ao fazer isso, em geral para seus amigos mais próximos, não percebe que estás transmitindo uma energia ruim, negativa, destrutiva. Como exemplo, cite um vídeo desse tipo que você já tenha recebido e um vídeo que você tenha enviado para alguém. Diga como você se sentiu e como a outra pessoa deve ter se sentido ao assistir o vídeo:

 

2) Cite dois vídeos ou recados agradáveis que você já enviou para alguém e diga como você pensa que a outra pessoa reagiu:

 

3) Você já deixou de denunciar algum tipo de agressão? Explique porque você não denunciou:   

 

RESPOSTAS:


Atividades Educação Física





Atividade Matemática

MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão8

 

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Marque com X os números divisíveis por 6:

a)      36 (     )

b)      120 (     )

c)       842 (     )

d)      206 (     )

e)      531 (     )

f)       702 (     )

g)      1230 (     )

h)      5326 (     )


Atividade Inglês


16th to 30th, November 2020

 

No mês de novembro, a Consciência Negra tem um dia especial para nos lembrarmos dela,

mas vocês sabem da importância de falarmos na Cultura negra todos os dias e assunto não falta.

 

Hoje, vamos conhecer uma escritora negra muito lida, Bell hooks.

Ela é americana e escreve em língua inglesa, mas vamos conhecer o livro em português.

A proposta é: que tal traduzirmos para o Inglês?

Depois, veremos se a escritora escolheu as mesmas palavras que nós.

 

Escolha duas páginas, no mínimo, e faça a tradução.

Anote em seu caderno.


Depois faremos a comparação.





Atividade Filosofia


ATIVIDADE 22. COMO ADOLESCENTES PODEM PROTEGR SUA SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – PARTE 5
   À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:

   Com o objetivo de cuidar da saúde mental de adolescentes, desde o momento do surto de Coronavírus, protegendo a si e aos outros, as psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour elaboraram a sexta e sétima sugestões:

6. CONCENTRE-SE EM VOCÊ

   Lembre-se das coisas que você sempre quis fazer e nunca teve tempo. Mas o desafio aqui é conseguir fazer isso sem sair de casa.



7. VIVENCIE SEUS SENTIMENTOS

   Se estiver triste, sinta-se à vontade para sentir essa tristeza. Cada pessoa está reagindo de um jeito: algumas vão desenvolver arte, outras vão querer conversar com amigos e amigas e falar de sua tristeza, outras vão aumentar o apetite alimentar, outras vão querer encontrar maneiras de levar alimento a quem precisa. Tenha paciência com você mesmo e com os outros: todos estamos vivenciando novas situações limite e precisamos nos adaptar a isso.



RESPONDA:



1) Lembre-se das coisas boas que você sempre quis fazer e nunca teve tempo. Ex: ler os salmos da Bíblia, escrever um livro, fazer tranças nos cabelos, ajudar a reformar as portas da casa, dar banho nos cachorros do quintal.

Pois bem, cite as coisas boas que você conseguiu botar em prática nesse período de pandemia e descreva como ocorreram ou têm ocorrido esses fatos em sua vida.



2) Quando você tem sentimentos, costuma botá-los pra fora, mostrando, por exemplo, amor, alegria, medo, raiva, saudade, para com pessoas, animais e plantas ou guarda isso só pra você tentando não demonstrar seus sentimentos? Descreva como você costuma demonstrar seus sentimentos na relação com pessoas,  animais e plantas:



RESPOSTAS:



Atividade Educação Física





Atividades Matemática


MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão7

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

Marque com X os números divisíveis por 5:

a)      35 (     )

b)      48 (     )

c)       70 (     )

d)      145 (     )

e)      208 (     )

f)       380 (     )

g)      7043 (     )

h)      2040 (     )

i)        71342 (     )

j)        15185 (     )

k)      23271 (     )

l)        10000 (     )


Atividades inglês


1st to 15th, November 2020

 

Transcreva, em seu caderno, as palavras que você encontra na imagem da maçã do amor, traduza-as para o português e responda:

 

1.     Quantas palavras você encontrou?

2.     Quantas conseguiu traduzir?

3.     Uma das palavras está com a grafia errada em inglês. Você consegue indicar qual é? Anote em seu caderno.

4.     As palavras indicam uma efeméride dos países de língua inglesa. Qual o tema do vocabulário reunido na figura? Que dia se comemora essa efeméride?




- Conheça algumas brincadeiras de Halloween na lista de 1 a 7.

- Invente mais três brincadeiras e complete a lista até o número 10:

1-    Ghost throw (jogar fantasma na casa mal assombrada);

2-    Pick a pumpkin from the vine (pescar uma abóbora da cesta);

3-    Fish for a bat or a spider (pescaria de morcego ou aranha);

4-    The haunted tunel (túnel do terror);

5-    Ring toss (jogo de argolas);

6-    Fortune teller (leitura da sorte);

7-    Trick or treat (as crianças passam dizendo: “gostosura ou travessura” e ganham balas e pirulitos dos adultos);

8-     

9-     

10-                      …………..

Atividades Filosofia


ATIVIDADE 21. TEMAS POLÊMICOS – A DIFÍCIL ARTE DE “ADULTECER”

 

Copie este desafio, leia atentamente o texto e, com base nele, faça o que se pede:

 

   Atualmente, em todas as etapas da vida tentamos parecer jovens. Todos se espelham no jovem, na sua aparente liberdade, no seu estilo de exigir, de consumir (ex.: gosto musical, gírias, vestimentas), e de circular no mundo. Nessa realidade, fica bastante complicado para o jovem se tornar adulto. Ao se perguntar como deve agir para “adultecer” (tornar-se adulto), como guiará seus próprios filhos e se tornar um modelo para eles, o jovem se depara com modelos de adulto que não parecem agir como adultos: inquietos, pouco sabem de si, além de serem cercados pela indústria literária de respostas prontas (como manuais com suas fórmulas e frases prontas) de autoajuda que ensinam os adultos a criarem seus filhos, entre outras funções do adulto. E ao constatar que ser adulto exige ter responsabilidade por si e pelos demais, percebe-se que essa vaga não é mais tão concorrida e está ficando vazia. O fato é que, em grande maioria, os pais não querem ser aquela pessoa chata e “careta”, por fim, analisando os jovens de hoje, os vemos desamparados, na sua grande maioria: parece que eles vivem num mundo onde as regras são feitas por eles. Se a criança precisa de uma orientação, a ajuda não pode ser solta, vaga, do tipo: “experimenta, busca teu caminho, tens que fazer o que te faz mais feliz”. O jovem precisa receber de casa uma sólida rede de valores, e é de casa que isso deve vir. Quando isso não acontece, a Escola se torna a primeira instituição que, ao exigir valores básicos, terá que dar freio e será fonte de tormento para a criança.

 

Marque as afirmativas FALSAS com F e as VERDADEIRAS com V:

 

1. (   ) Na maioria dos casos, o que os adolescentes encontram como modelos de adultos são pessoas responsáveis.

2. (   ) Na maioria dos casos, o que os adolescentes encontram como modelos de adultos são pessoas irresponsáveis.

3. (   ) A minoria das pessoas nas diferentes fases da vida tenta parecer jovem, já que entendem que devem parecer ser o que são em cada fase da vida.

4. (   ) A maioria dos jovens parece viver em um mundo onde as regras são feitas por eles. 

5. (   ) Adultos, em sua maioria, tentam se igualar aos jovens copiando algumas de suas características, dentre elas: gosto musical, gírias, roupas e aparente liberdade.

 

 


Atividade Matemática

MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão6

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Marque com X os números divisíveis por 4:

a)      116 (     )

b)      500 (     )

c)       701 (     )

d)      315 (     )

e)      3524 (     )

f)       21 016 (     )

g)      832 (     )

h)      506 (     )


Atividade Educação Física




Atividades Inglês






Atividades Matemática

MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão5

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Marque com X os números divisíveis por 3:

a)      33 (     )

b)      18 (     )

c)       92 (     )

d)      105 (     )

e)      232 (     )

f)       47 (     )

g)      531 (     )

h)      246 (     )

i)        109 (     )

j)        51 (     )

k)      60 (     )

l)        2122 (     )


Atividades Ciências

Observe atentamente as 8 tabelas abaixo:



Copie as perguntas a seguir em seu caderno e responda:

01. Pense na escola Morro da Cruz, nas salas de aula, nas janelas, na posição das mesas e cadeiras e na maneira como as pessoas se comportavam. Em qual das 8 tabelas acima você poderia encaixar a sua turma?


02. Se você entrasse em contato com alguém infectado na escola, quantas pessoas de sua convivência poderiam ser atingidas?


03. Teste de Comunicação: envie a resposta da pergunta 02 por whatsapp para o número 991.603.846 colocando seu nome e sua turma. A resposta pode ser enviada por qualquer aparelho disponível, mesmo que não seja seu.


Cuide de si mesmo e das pessoas que convivem com você!


Atividades Educação Física

Exercícios respiratórios

 Nesse momento de pandemia, também precisamos cuidar ainda mais dos nossos pulmões. Os pulmões são os que mais podem sofrer com a COVID-19, logo são os músculos respiratórios que podem auxiliar na melhora da sua condição pulmonar. 

Orientações e cuidados:

  • Sempre respeite seu ritmo e suas sensações, faça uma série completa e se ficar tonto, diminua o número e o tempo das repetições. 

  • Por medida de segurança, esses exercícios podem ser realizados na postura sentada afastado do encosto da cadeira.


1) inspire – puxe o ar profundamente, expanda o tórax e solte tudo pela boca ativamente.

2) puxe o ar com força, segure por três segundos e solte em 6 segundos.

3) puxe o ar 2 vezes seguidas pelo nariz como se tivesse cheirando uma flor e solte lentamente pela boca em 4 segundos como se tivesse soprando uma vela.

4) com um cabo de vassoura eleve o braço a frente do corpo em três tempos e puxe o ar 3 vezes pelo nariz como se tivesse cheirando uma flor. Solte o ar lentamente pela boca em 6 segundos como se tivesse soprando uma vela e abaixando o braço ao mesmo tempo.


Referência: Cartilha - Orientações de cuidados e autocuidado com a saúde física e mental em tempos de pandemia da covid-19 – Governo do Distrito Federal – Maio 2020

 

Atividades Filosofia

ATIVIDADE 19. RACIOCÍNIO LÓGICO



 À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:



   Em um concurso de pesca onde cada participante deveria trazer seu próprio material de pesca, da categoria até 10 anos de idade, estavam premiando com 100 anzóis cromados tamanho grande para o terceiro lugar, uma caixa de equipamentos para o segundo lugar e um caniço, um molinete e uma camisa manga longa à prova de raios UVA e UVB para o primeiro prêmio lugar. Vieram participar do concurso 44 pescadores, mas antes mesmo de começar o torneio de pesca 4 concorrentes foram eliminados porque não tinham equipamento de pesca, pensavam que os organizadores emprestariam tudo no local do evento para quem não tivesse o equipamento necessário. Além disso, 3 concorrentes já tinham mais de 18 anos, por isso, foram eliminados também.



RESPONDA:



a) Quantos concorrentes foram eliminados a pesar de terem comparecido no local?



b) Quantos participantes realmente puderam concorrer?



c) Quantos participantes ficaram sem prêmio algum?



RESPOSTAS:


Atividades Inglês

 October 1st. to 31st. teacher Mires

Adjectives

1.       Observe as imagens nos dois quadros, abaixo, e tente traduzir os adjetivos que elas ilustram.

2.       Escreva, em seu caderno, uma lista dos adjetivos em inglês e anote a tradução correspondente para o português ao lado.

Exemplo:

a)      Thin = magra






Atividades Educação Física




Atividades Matemática

MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão4

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Marque com X os números divisíveis por 2:

a)      342 (     )

b)      204 (     )

c)       46 (     )

d)      35 (     )

e)      107 (     )

f)       10 (     )

g)      2031 (     )

h)      3048 (     )

i)        22 (     )

j)        133 (     )

k)      215 (     )

l)        716 (     )


Atividades Inglês

1.     Examine a imagem abaixo e faça os exercícios “a” e “b” em seu caderno:

a.     Traduza o nome de cada elemento encontrado no pátio da casa.

b.     Se você pudesse colocar equipamentos ou fazer melhorias nesse quintal,

que objetos incluiria? Faça uma lista em inglês.





Atividade Artes






Atividade Ciências

MEDICAMENTOS


Medicamentos são produtos fabricados para curar ou aliviar dores, desconfortos e doenças. Também têm a função de diagnosticar, prevenir ou modificar determinado funcionamento do corpo, quando for necessário.


Da mesma forma que as vacinas, os medicamentos passam por uma rigorosa fase de testes onde todos os possíveis efeitos são analisados.


Todos os medicamentos, além de agirem da forma como foram planejados, causam efeitos indesejados. São as chamadas REAÇÕES ADVERSAS, que podem ser leves ou graves, dependendo de cada caso individualmente.


Somente um médico pode avaliar se determinado medicamento é apropriado para determinado paciente.


Utilizar um medicamento sem a orientação de um especialista pode não ter efeito algum sobre a doença, além de agravar o estado do paciente atingindo órgãos que não estão doentes ou ainda, mascarar sintomas tornando o tratamento mais difícil.


MEDICAMENTOS e COVID-19


NÃO EXISTEM medicamentos comprovados para prevenir ou tratar a covid-19 no Brasil ou em qualquer outro país. Nos hospitais, os tratamentos são baseados no controle dos sintomas e na tentativa de deter o avanço da doença, utilizando medicamentos usados para outras doenças.


Qualquer automedicação contra covid-19 deve ser evitada. Em um hospital, o paciente está sendo monitorado e terá o atendimento necessário se alguma reação adversa ocorrer.


ATIVIDADE


Você já recebeu FAKE NEWS sobre algum medicamento ou tratamento contra a covid-19? Escreva em seu caderno qual e de onde veio a “notícia”.


Se nunca recebeu, procure alguma notícia (verdadeira) sobre fake news relacionadas ao tratamento da covid-19 e escreva em seu caderno.



Atividades Matemática

MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão3

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Coloque V, se for verdadeiro ou F, se for falso:

a)      4 é divisor de 20 (     )

b)      20 é divisor de 4 (     )

c)       3 é divisor de 16 (     )

d)      3 é divisor de 6 (     )

e)      1 é divisor de 7 (     )

f)       7 não é divisor de 14 (     )

g)      15 não é múltiplo de 3 (     )

h)      25 não é múltiplo de 5 (     )

i)        100 não é múltiplo de 20 (     )

j)        100 é múltiplo de 10 (     )


Atividade Filosofia

ATIVIDADE 17. COMO ADOLESCENTES PODEM PROTEGER SUA SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – PARTE 3



 À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:



Com o objetivo de cuidar da saúde mental de adolescentes, desde o momento do surto de Coronavírus, protegendo a si e aos outros, as psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour elaboraram a terceira sugestão:



3. CRIE DISTRAÇÕES PARA VOCÊ, SEJA CRIATIVO

   Fazer o trabalho da escola, assistir a um filme, ler um livro romance, desenhar são formas saudáveis de buscar alívio e encontrar equilíbrio no dia a dia.



RESPONDA:



1)   Seja criativo na medida das tuas possibilidades: tire momentos do dia para fazer atividades que costumam lhe dar prazer, trazer alívio, mas mantendo o isolamento social. Você pode ler algum livro, desenhar sua família, seus animais domésticos, tocar um instrumento musical, compor um poema ou uma poesia que fale daquilo que queres comunicar para as pessoas, molhar e podar as plantas, brincar com o cachorro e dar banho nele.

Nesse sentido, o que você tem feito para lhe dar prazer, trazer alívio, diminuindo a ansiedade nesses tempos de pandemia e isolamento social? Explique como costuma acontecer essas atividades e qual o efeito dessas práticas em você:



RESPOSTA:


















Atividade Português

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:


O menino e o lobo


Um menino, pastor de ovelhas, havia ganhado um apito para que soprasse em caso de perigo. Como ele passava grande parte do dia nos campos com seu rebanho de ovelhas, era necessário um meio de comunicação, numa emergência.

Num dia calmo de sol, enquanto as ovelhas pastavam tranquilamente, o menino resolveu soprar o apito só para verificar o que aconteceria.

Ao ouvir o alarme, toda a aldeia correu para salvá-lo do perigo iminente. Mas não havia perigo. Estava tudo no mais completo sossego. Só se ouviam os risos do pastorzinho, que achou aquela correria toda muito engraçada.

Passados alguns dias, o menino soprou de novo o apito. E, de novo, a aldeia toda veio em seu socorro. Mas só encontraram o pastorzinho rindo às gargalhadas do susto que pregara.

Aconteceu, porém, de um enorme lobo faminto aparecer por aquela pastagem. E antes de atacar o rebanho, resolveu perseguir o menino. Este, mais do que rápido, soprou o apito. Como ninguém apareceu em seu socorro, soprou mais uma vez. E outra mais. Em vão. Apesar de ouvirem o apito desesperado, todos pensaram ser outra brincadeira do pastorzinho.

Correndo para salvar a sua vida, o menino ainda teve tempo de perceber que, na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira.

A verdade é sempre o melhor caminho.

La Fontaine. “Livro das Fábulas”. 


Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história “O menino e o lobo”:

(     ) o menino ganhou um apito para ser soprado em caso de emergência. 

(     ) o menino resolveu soprar o apito para ver a reação das pessoas da aldeia. 

(     ) o menino foi perseguido por um lobo faminto e não teve ajuda do povo da aldeia.


Questão 2 – Em “Como ele passava grande parte do dia nos campos com seu rebanho de ovelhas, era necessário um meio de comunicação, numa emergência.”, o termo “Como” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo. 

(     ) uma comparação. 


Questão 3 – Na parte “Num dia calmo de sol, enquanto as ovelhas pastavam tranquilamente [...]”, o advérbio grifado exprime, em relação ao fato sobre as ovelhas, uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo. 


Questão 4 – Segundo o narrador, todos da ladeia correram para salvar o menino do perigo iminente. O que significa “perigo iminente”?

(     ) Significa que o perigo poderia acontecer. 

(     ) Significa que o perigo não estava previsto. 

(     ) Significa que o perigo estava para acontecer. 


Questão 5 – No trecho “Este, mais do que rápido, soprou o apito.”, o pronome grifado retoma:

(     ) “um enorme lobo faminto”. 

(     ) “o rebanho”.

(     ) “o menino”. 


Questão 6 – Releia:


“Como ninguém apareceu em seu socorro, soprou mais uma vez.”


Com base na ideia acima, pode-se afirmar que:

(     ) o menino soprou mais uma vez, mas ninguém apareceu para socorrê-lo. 

(     ) o menino soprou mais uma vez, porque ninguém apareceu para socorrê-lo. 

(     ) o menino soprou mais uma vez, por isso ninguém apareceu para socorrê-lo. 


Questão 7 – No trecho “[...] o menino ainda teve tempo de perceber que, na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira.”, as vírgulas indicam:

(     ) a omissão de uma informação. 

(     ) a intercalação de uma informação. 

(     ) o deslocamento de uma informação. 


Questão 8 – Na passagem “A verdade é sempre o melhor caminho.”, o narrador:

(     ) faz um apelo.

(     ) levanta uma hipótese. 

(     ) expõe um ensinamento. 



Atividades Inglês

1st to 15th, September 2020





Atividades Educação Física




Atividades Matemática

MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão2

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Observe o exemplo e escreva os divisores de:



Escreva CERTO ou ERRADO:

a)      O conjunto dos divisores de 12 é finito. (________)

b)      O conjunto dos divisores de 8 é infinito. (________)

c)       O conjunto dos divisores de 1 é unitário. (________)

d)      O conjunto dos divisores de 7 é vazio. (________)

e)      O menor divisor de qualquer número é o zero. (________)



Atividade Filosofia

ATIVIDADE 16. COMO ADOLESCENTES PODEM PROTEGER SUA SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – PARTE 2



 À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:



Com o objetivo de cuidar da saúde mental de adolescentes, desde o momento do surto de Coronavírus, protegendo a si e aos outros, as psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour elaboraram a segunda sugestão:



2. TENHA UMA ROTINA

   Tente organizar a sua rotina. Fazer planejamentos diários e semanais e manter o estudo em dia são formas saudáveis de criar distrações, exercitar mente e corpo e fazer as tarefas que precisa.



RESPONDA:



1) Com o objetivo de criar uma sensação de rotina, normalidade e certa tranquilidade nesse momento de pandemia de Coronavírus em sua vida, escreva para cada dia da semana (de segunda a domingo) quais horários e atividades que você poderia se comprometer a realizar essas atividades que costumam se repetir na sua vida. Tente manter, na medida do possível, a sua rotina. Não precisa ser algo tão rígido nos horários, mas ter horário para fazer as coisas ajuda a organizar as atividades no tempo. Lembre-se que é você que vai praticá-la. Isso lhe trará mais equilíbrio emocional, mais segurança e menos ansiedade pela sensação de que tudo está ocorrendo conforme o esperado. Exemplo de rotina para segundas-feiras: 9h acordo e vou tomar café com quem estiver em casa, 14h ouço música, 15h vejo se tem atividade no Córtex para fazer e se tem faço até anoitecer, 19h janto e até meia-noite já estou dormindo.



RESPOSTA:

Atividade Artes




Atividade Ciências



Atividade História

Copiar e ler o texto abaixo.

Povos Germânicos
               A crise do Império Romano imprimiu um novo quadro de situações históricas que marcaram o fim da Idade Antiga. A insustentabilidade do regime escravista e o enfraquecimento dos exércitos abriram portas para que outros povos integrassem o decadente mundo romano. Foi nesse contexto que os chamados povos bárbaros surgiram na passagem da Idade Antiga para a Medieval.

Os romanos, por desprezarem a cultura desses povos, os chamavam de bárbaros. Ao contrário do julgamento da cultura romana, os bárbaros eram constituídos por uma grande diversidade de povos dotados dos mais diferentes costumes. Ao invadirem os domínios romanos, os povos bárbaros transformaram e, ao mesmo tempo, criaram novas instituições políticas, econômicas e culturais.

Sob o aspecto econômico, os germânicos adotavam as trocas naturais e o uso coletivo da terra. Tal característica enfraqueceu as intensas relações comerciais desenvolvidas durante o Império Romano. Com a retração do comércio, as atividades agrícolas, a caça e a pesca ganhavam grande destaque. As terras pertenciam a um grande chefe guerreiro que coordenava o processo de exploração das mesmas. Tal processo de apropriação criou uma classe camponesa dependente de tais proprietários.

Sem dominar grandes técnicas de cultivo agrícola, os bárbaros faziam um uso itinerante das terras, utilizando-as até o total esgotamento da mesma. Mulheres e escravos eram responsáveis pelo cultivo e o pastoreio. Sem desenvolver uma luxuosa cultura material, os germânicos usavam roupas feitas a partir da pele dos animais e residiam em cabanas rústicas.

Os povos germânicos tinham uma organização social patriarcal. O homem ocupava o posto de chefe familiar responsável pelas principias decisões referentes à casa, aos conflitos e as terras. Sem contar com bases políticas centralizadas, as tribos germânicas desfrutavam de grande autonomia política. Apenas em determinadas ocasiões, como durante uma guerra, que as tribos selavam acordos entre si.

Um dos grandes traços da cultura germânica desenvolvia-se entre o chefe militar e seus guerreiros. Em tempos de guerra, os soldados e chefes militares formavam o comitatus. O comitatus consistia em uma relação de fidelidade onde o comandado jurava total obediência ao chefe militar, que se comprometia em proteger os seus soldados.

A religião dos povos germânicos caracterizava-se pela adoração de vários deuses e alguns elementos da natureza. Odin era uma das principais divindades germânicas. Além disso, o pensamento religioso germânico pregava a fé em um paraíso além-vida chamado de Valhalla. Esse paraíso abrigaria os grandes guerreiros que teriam uma vida de prazeres ao lado das valquírias, um grupo de jovens guerreiras virgens.

Durante toda a Alta Idade Média, vários reinos germânicos formaram-se por toda a Europa. A partir do século V, a fusão entre os traços da cultura germânica e alguns costumes remanescentes da cultura romana deu formas ao mundo medieval. As relações de fidelidade e a predominância das atividades agrícolas de subsistência são parte do legado germânico no período medieval.


Atividade Matemática

MÚLTIPLOS E DIVISORES – revisão1

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

 

Observe o exemplo e escreva os múltiplos de:



Escreva CERTO ou ERRADO:

a)      12 é múltiplo de 4. (________)

b)      6 não é múltiplo de 3. (________)

c)       18 é múltiplo de 9. (________)

d)      11 é múltiplo de 5. (________)

e)      20 é múltiplo de 1. (________)


Atividade Inglês

17 th to 31th, August 2020


Na imagem, abaixo, há um grupo de pessoas praticando diversas ações.

1.     Faça uma lista com todos os verbos que você pode identificar nas ações que a figura mostra. Exemplo:

a)     Telefonar;

b)    Observar;

c)     Fotografar;

d)    Sorrir

e)     ........

 

2.     Escreva uma frase para cada ação que você identificou e traduza-a para o inglês. Exemplo:

- A criança está passeando com o cachorro.

- The child is walking the dog.





Atividade de Geografia

Assista o vídeo abaixo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre Expectativa de Vida.



Atividades Educação Física

Cuidados com a Saúde Física

Você sabia que a prática de exercícios físicos aumenta a imunidade nos
deixando mais resistentes às infecções?
Você sabia que quem é sedentário, tem maior chance de ter diabetes,
hipertensão e outras doenças cardiovasculares que podem deixar as pessoas
mais suscetíveis à infecção pelo coronavírus?
Conheça alguns efeitos fisiológicos dos exercícios:
- melhora da mobilidade e flexibilidade articular;
- reforço muscular;
- prevenção da fadiga;
- redução dos vícios posturais;
- melhora da disposição e ânimo;
- otimização da respiração,
- melhora do equilíbrio
-benefícios psicológicos: melhoria da autoestima e autoimagem, reduz o
nível de estresse, melhora o humor, alivia a depressão e reduz a ansiedade.
Durante a pandemia, é essencial, acrescentar na rotina diária um horário
para realizar uma atividade física. De preferência em casa e mantendo o maior
distanciamento social possível. Um treino de 30 minutos é suficiente para fugir
do sedentarismo, manter o condicionamento e preservar a saúde mental.
Pense Nisto!
Mas Atenção!!! Na presença de sintomas e sinais compatíveis com
infecções respiratórias como febre, tosse, dispneia (falta de ar), a prática de
exercícios deve ser suspensa imediatamente.

Referência: Cartilha - Orientações de cuidados e autocuidado com a saúde
física e mental em tempos de pandemia da covid-19 – Governo do Distrito Federal –
Maio 2020

Atividade Português

Adjetivo é a classe de palavras encarregada de atribuir características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados.

Os adjetivos são termos que variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo), sendo classificados em: simples, composto, primitivo e derivado.

Tipos de Adjetivos

  • Adjetivo Simples - apresenta somente um radical. Exemplos: pobre, magro, triste.

  • Adjetivo Composto - apresenta mais de um radical. Exemplos: luso-brasileiro, superinteressante.

  • Adjetivo Primitivo - palavra que dá origem a outros adjetivos. Exemplos: bom, alegre, puro.

  • Adjetivo Derivado - palavras que derivam de substantivos ou verbos. Exemplos: escultor (verbo esculpir), formoso (substantivo formosura).

Saiba mais sobre os tipos de adjetivos nos artigos:

Gênero dos Adjetivos

  • Adjetivos Uniformes - apresentam uma forma para os dois gêneros (feminino e masculino). Exemplo: feliz.

  • Adjetivos Biformes - a forma varia conforme o gênero (masculino e feminino). Exemplo: carinhoso, carinhosa.

Número dos Adjetivos

Os adjetivos podem estar no singular ou no plural, concordando com o número do substantivo a que se referem. Assim, a sua formação se assemelha à dos substantivos.

Conheça as regras em Flexão dos Adjetivos.

Grau dos Adjetivos

Quanto ao grau, os adjetivos são classificados em:

  • Comparativo: utilizado para comparar qualidades.

  • Superlativo: utilizado para intensificar qualidades.

Grau Comparativo

  • Comparativo de Igualdade - O professor de matemática é tão bom quanto o de geografia.

  • Comparativo de Superioridade - Marta é mais habilidosa do que a Patrícia.

  • Comparativo de Inferioridade - João é menos feliz que Pablo.

Grau Superlativo

  • Superlativo Absoluto:

    • Analítico A moça é extremamente organizada.

    • Sintético Luiz é inteligentíssimo.

  • Superlativo Relativo de:

    • Superioridade A menina é a mais inteligente da turma.

    • Inferioridade O garoto é o menos esperto da classe.

Saiba tudo sobre a formação dos graus comparativos e superlativo em: Grau dos Adjetivos e Grau Superlativo.

Adjetivos Pátrios

Chamados também de "adjetivos gentílicos", os adjetivos pátrios indicam o local de origem ou nacionalidade da pessoa, por exemplo: brasileiro, carioca, paulista, europeu, espanhol.

Veja também: Adjetivos Pátrios

Locução Adjetiva

A locução adjetiva é o conjunto de duas ou mais palavras que possuem valor de adjetivo. Exemplos:

Amor de mãe - Amor maternal
Doença de boca - doença bucal

Veja também: Locução Adjetiva

Pronome Adjetivo

Os pronomes adjetivos são aqueles em que o pronome exerce a função de adjetivo. Surgem acompanhados do substantivo, modificando-os. Exemplos:

Este livro é muito bom. (acompanha o substantivo livro)
Aquela é a empresa onde ele trabalha. (acompanha o substantivo empresa)



Atividade Filosofia

ATIVIDADE 15. COMO ADOLESCENTES PODEM PROTEGER SUA SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS – PARTE 1



 À caneta, copie no caderno esta atividade, leia o texto ao menos duas vezes e faça o que se pede:



Com o surto de Coronavírus, escolas fecharam, cancelaram eventos presenciais, paramos de praticar esportes coletivos e conviver com amigos, atividades fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar de adolescentes.

A primeira sugestão que as psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour elaboraram para cuidar da saúde mental de adolescentes, protegendo a si e aos outros, foi:

1. RECONHEÇA QUE TER ANSIEDADE É NORMAL

   Pense que não é só você que está passando por isso (é normal sentir falta dos amigos, do (a) namorado (a), da rotina e até da escola. Se a ansiedade estiver gerando uma preocupação exagerada, impedindo você de dormir, pense se você não está assistindo notícias e informações sobre a pandemia o tempo todo. Para escapar desse clima, cuide de você: é sua capacidade de ficar em casa que vai proteger você e aqueles que convivem com você, contribuindo para controlar a pandemia do Coronavírus.



RESPONDA:



1) Algumas pessoas estão muito ansiosas, tristes, irritadas, agressivas, outras estão se sentindo felizes, realizadas por ter a oportunidade de ajudar os outros ao escutá-los com paciência, por exemplo. Descreva como você está se sentindo durante esse período de pandemia de Coronavírus:



2) Algumas pessoas têm rezado antes de dormir, outras adquiriram um animalzinho de estimação para não se sentirem tão só, outras estão cuidando do jardim da casa ou do condomínio. Descreva os cuidados que você tem praticado com você lhe fazendo bem, lhe acalmando e trazendo algum equilíbrio para o seu dia a dia:



RESPOSTAS:

Atividade Educação Física



Atividades Matemática

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES – revisão5

Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:

Calcule as raízes quadradas:




Atividades Inglês

3rd to 16th, August 2020

1.

a. Copie as questões em seu caderno e complete os espaços em branco com as palavras encontradas na barra abaixo.

Siga o exemplo dado na questão com imagem do pato Donald;

 

b. Em seguida, anote os adjetivos que você encontrar:



2.

a. Copie as questões, abaixo, em seu caderno;

c. Escreva, em seu caderno, o nome dos animais nas figuras 1, 2, 3 e 4.

d. Em seguida, escolha a opção correta para responder às perguntas.

Exemplo:

1-    It has got  = Este (animal) tem: 

two legs (duas pernas);

four legs (quarto pernas) x




Atividades Ciências

Atividade 05 de Ciências – Professor Carlos Flain


Vacinas


Todos os anos ouvimos notícias de campanhas de vacinação. Os postos de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) abrem em um sábado e a passagem de ônibus é gratuita. Geralmente envolve crianças, mas não se trata apenas delas.

Antes de chegar ao posto de saúde, uma vacina percorre um rigoroso processo, que inicia com estudos e pesquisas, passando por inúmeros testes até ser considerada segura para aplicação.

Uma vacina adequada somada a uma campanha de vacinação é capaz de ERRADICAR (eliminar) uma doença, como ocorreu com o sarampo no Brasil. No entanto, para manter a doença erradicada, é necessário manter a vacinação ocorrendo periodicamente.

Uma vacina é produzida com o próprio agente causador da doença morto ou com partes dele. Assim, NEUTRALIZADO, ele é colocado no organismo, que responde produzindo anticorpos específicos e armazenando essa importante informação. Quando a pessoa vacinada entra em contato com alguém doente, seu corpo já possui registro sobre a doença e pode se defender com eficiência.

Diferente de uma medicação para tratamento de uma doença, onde a pessoa já está infectada e com todos os sintomas, a vacina é uma medicação PREVENTIVA, evitando o contágio e o desenvolvimento da doença.

Em um momento que o Brasil se aproxima do terrível número de 100 mil mortos pela COVID-19, uma vacina é a única maneira totalmente eficaz de evitar que essa tragédia se prolongue indefinidamente.

Existem 5 vacinas em estágio avançado de testes. A Rússia anuncia vacinação já em outubro deste ano, mas não divulga informações sobre como funciona sua vacina, o que gera desconfiança no meio científico. China (2 vacinas), Reino Unido e uma parceria entre Alemanha e Estados Unidos também estão nas últimas etapas de teste.

Enquanto isso, aguardamos, lavando as mãos, abrindo as janelas e usando máscaras.


Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências o texto acima;


Atividade 02 – Com essas informações, elabore 3 perguntas com respostas (no caderno);


Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua família, para ter certeza que estão possíveis de entender.


Atividade Artes

No dia 26 de julho, comemoramos o Dia dos Avós. A data surgiu em Portugal para homenagear e agradecer todo o carinho e cuidado que os avós tem pelos seus netos.

Os nossos avós são uma referência para nos lembrar de onde viemos, eles criam e guardam as memórias da nossa família.



ATIVIDADE:

1- Faça uma pequena redação no seu caderno falando sobre os seus avós, descreva como eles são e a importância que eles tem pra você. Se quiser conte alguma história que tenha ouvido deles ou que vocês tenham passado juntos.

2- Faça o desenho da sua vó e de seu avô. 


Atividades Português

Copiar no caderno.

Substantivos


O que é Substantivo?
Substantivo é uma classe de palavras que nomeia seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros.
Eles podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
Tipos de Substantivos
Os substantivos são classificados em nove tipos: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.
1. Substantivo Comum
Os substantivos comuns são as palavras que designam os seres da mesma espécie de forma genérica:
Exemplos: pessoa, gente, país.
Veja também: Substantivo Comum
2. Substantivo Próprio
Os substantivos próprios, grafados em letra maiúscula, são palavras que particularizam seres, entidades, países, cidades, estados da mesma espécie.
Exemplos: Brasil, São Paulo, Maria.
Veja também: Substantivo Próprio
3. Substantivo Simples
Os substantivos simples são formados por apenas uma palavra.
Exemplos: casa, carro, camiseta.
Veja também: Substantivo Simples
4. Substantivo Composto
Os substantivos compostos são formados por mais de uma palavra.
Exemplos: guarda-chuva, guarda-roupa, beija-flor.
Veja também: Substantivo Composto
5. Substantivo Concreto
Os substantivos concretos designa as palavras reais, concretas, sejam elas pessoas, objetos, animais ou lugares.
Exemplos: menina, homem, cachorro.
Veja também: Substantivo Concreto
6. Substantivo Abstrato
Os substantivos abstratos são aqueles relacionados aos sentimentos, estados, qualidades e ações.
Exemplos: beleza, alegria, bondade.
Veja também: Substantivo Abstrato
7. Substantivo Primitivo
Os substantivos primitivos, como o próprio nome indica, são aqueles que não derivam de outras palavras.
Exemplos: casa, folha, chuva.
Veja também: Substantivo Primitivo
8. Substantivo Derivado
Os substantivos derivados são aquelas palavras que derivam de outras.
Exemplos: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha), chuvarada (derivado de chuva).
Veja também: Substantivo Derivado
9. Substantivo Coletivo

Os substantivos coletivos são aqueles que se referem a um conjunto de seres.


Atividade Filosofia

ATIVIDADE 14. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO



 À caneta, copie no caderno esta atividade e responda o que se pede:



Januário sempre teve todas suas ordens atendidas por sua mãe, que pela ausência do pai, desenvolveu uma obediência cega a seu único filho. Por insistência do guri, sua mãe realizou seu aniversário de 8 anos dia 19/07/2020, em plena pandemia de Coronavírus. Na festinha, além do aniversariante e sua mãe, vieram mais quatorze pessoas. Mantiveram-se todos aglomerados na sala da casa sem nenhum cuidado sanitário (sem máscaras, sem luvas, sem álcool gel e sem distanciamento mínimo de um metro). Dois dias depois da festa de aniversário a mãe de Januário foi hospitalizada com sintomas de Coronavírus e o teste realmente deu positivo para o vírus.



RESPONDA:



1) Você considera que a mãe de Januário fez bem em realizar esse aniversário, sem o menor cuidado sanitário, em meio a pandemia de Coronavírus? Explique o motivo de sua resposta:

Atividade Educação Física

assista ao vídeo



Atividade História

Copie e leia atentamente o texto abaixo





Queda do Império Romano

            Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, e crise econômica.

            Oficialmente, o Império Romano do Ocidente termina em 476 d.C., quando o Imperador Rômulo Augusto é obrigado a abdicar em favor de Odoacro, chefe militar de origem germânica.

            A capital do Império, Roma, também sofreu as consequências da decadência. Foi saqueada pelas tropas de Alarico, em 410, e posteriormente, seria invadida por vândalos (455) e ostrogodos (546).

            Principais causas do fim do Império Romano

Vejamos alguns motivos que levaram ao declínio e ao fim do Império Romano.



1. Disputas internas

            O regime de governo de Roma mudou de República para Império com Júlio César, no séc. I a.C. No entanto, apesar de ter se proclamado imperador, César manteve algumas instituições da República como o Senado.

            Nem todos os imperadores, porém, respeitaram o poder dos senadores. Isso acabou por gerar mais atritos entre a classe política e os militares.

            À medida que o Império se expandia, ficava cada vez difícil controlar os generais e os governadores das províncias. Não devemos esquecer que o Império Romano chegou a ter 10.000 km de extensão, com territórios no norte da África, Oriente Médio e Europa central.

            Assim, com um ótimo exército nas mãos, alguns generais se rebelaram contra o poder central, mergulhando o Império em guerras civis.



2. Invasões bárbaras

            Os “bárbaros” eram aqueles povos, fora do território imperial, que os romanos não conseguiram derrotar e ocupar as terras. Alguns deles, contudo, participavam das batalhas junto ao exército romano, e outros chegaram a integrar o próprio exército imperial.

            Devido às disputas internas e a crise econômica, o exército romano perdeu muito da sua eficiência. Assim, os bárbaros conseguiram derrotá-lo e expandir seu território pouco a pouco.

            Os chefes bárbaros, entretanto, faziam questão de conservar várias instituições romanas e muitos se convertiam ao cristianismo, a fim de poder serem aceitos pelos antigos romanos.

            É interessante notar que os bárbaros acreditavam que eram os herdeiros do Império Romano e não seus destruidores.



3. Divisão entre Ocidente e Oriente

            Uma das medidas tomadas para melhorar a administração imperial foi dividir o Império Romano em duas partes, por volta do ano 300 d.C. A parte Ocidental teria como capital Roma; enquanto a Oriental, a sede seria em Bizâncio.

            Durante o reinado do Imperador Constantino, a cidade de Bizâncio passaria a se denominar Constantinopla e mais tarde, com o domínio muçulmano, foi chamada de Istambul.

            A divisão se revelou um fracasso, pois acentuou as diferenças culturais e políticas já existentes entre as duas regiões.

            O Império Romano do Ocidente mergulha na decadência, sem conseguir conter as invasões bárbaras e as brigas internas. A Queda de Roma, saqueada pelos povos "bárbaros", em 410, revela o quanto os romanos já não controlavam seus domínios.

            Já a parte do Oriente continuou como território unificado até 1453.



4. Crise econômica

            O crescimento econômico de Roma se baseava nas guerras de expansão, na capacidade de capturar pessoas para escravizá-las e, finalmente, de comercializar.

            A partir do momento que não havia mais como expandir seu território, também não era possível escravizar seres humanos.

            Deste modo, sem a mão de obra barata dos escravos, a economia começa a declinar. Por sua parte, o dinheiro para fazer as guerras e pagar os soldados, escasseia. Uma das medidas para conter a crise econômica é fazer uma moeda de menor valor para pagar as tropas.

            A solução acaba gerando inflação e a moeda romana se desvaloriza, aumentando a crise no Império.

Atividade Geografia


Leia o texto e depois responda às perguntas.
O IBGE
            Para facilitar a administração de um país, ele é dividido em vários órgãos (setores), que chamamos de Ministérios. Cada ministério faz tarefas relacionadas a um assunto específico. Por exemplo: Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Fazenda (economia), etc.
Os ministérios também possuem divisões dentro deles, para fazer uma distribuição maior das tarefas. Nessa nova divisão podem surgir outros órgãos com nome e importância mais específica.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um exemplo. Ele é ligado ao Ministério da Economia, e sua função básica é coletar, estudar e interpretar dados sobre a população brasileira. A partir do trabalho do IBGE, o governo brasileiro conhece melhor a sua população, e isso facilita a administração do país.
O trabalho do IBGE é tão importante que a partir dele, o governo decide como vai investir o dinheiro arrecadado através dos impostos, para satisfazer as necessidades das pessoas.
O IBGE também trabalha com informações sobre desemprego, desigualdade salarial de gênero, estrutura de idades da população (se temos mais jovens, adultos ou idosos), nível de escolaridade, assim como trabalha com meio ambiente, mapeamentos, regionalizações, etc.
Responda:
1 – O que significa a sigla IBGE?
2 – Qual é a função básica do IBGE?
3 – A qual ministério o IBGE está ligado?
4 – O IBGE só estuda a população? Justifique sua resposta.



Atividades Matemática


OPERAÇÕES COM FRAÇÕES – revisão4
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:
Calcule as potências:



Atividades Inglês


July 20th to 24th, 2020

1.     Copie o exercício em seu caderno.
2.     Preencha os espaços em branco com as palavras que representam a imagem ao lado;
3.     Escolha a palavra correta entre as oito que estão listadas no início do exercício;
4.     Use um dicionário para traduzir as palavras novas;
5.     Sugestão: se você tiver espaço e equipamentos, pratique o exercício plantando uma muda ou sementes. Enjoy!




Atividades Educação física

Pratique o autocuidado durante a pandemia

- Realize atividades que te proporcionem bem-estar.
- Priorize o sono de qualidade, alimente-se o melhor possível e busque atividades
prazerosas.
- Trate-se bem.
- Sugestão de atividade relaxamento:
1. Procure um local silencioso e com baixa intensidade de luz e mantenha os olhos
fechados.
2. Use roupas e calçados confortáveis, ou fique descalço. Sente-se numa cadeira,
poltrona, ou deite-se em uma cama.
3. Estenda os braços sobre os joelhos e comece essa sequência.
Dica: Se puder, grave com sua voz as seguintes instruções e em seguida, escute
os comandos de olhos fechados para realizar essa atividade.
4. Mãos- Feche as mãos, contraia e sinta a tensão durante 10 segundos. Depois solte
os dedos e relaxe durante 20 segundos, respirando profundamente. Perceba a
diferença entre tensão e relaxamento.
5. Ombros- Empurre os ombros para cima, na direção das orelhas e sinta a tensão por
10 segundos, e em seguida solte os ombros, respire profundamente e perceba a
diferença entre tensão e relaxamento.
6. Pescoço - Leve o queixo em direção ao peito por 10 segundos e sinta a tensão na
nuca. Depois relaxe por 20 segundos, sempre respirando ao relaxar.
7. Cotovelos - Pressione o encosto da cadeira ou poltrona, ou o colchão da cama com o
cotovelo e mantenha pressionando por 10 segundos e depois relaxe.
8. Pés–estique os dedos dos pés e sinta a tensão dos músculos durante 10 segundos. A
seguir solte e relaxe.

Referência: Cartilha - Orientações de cuidados e autocuidado com a saúde física e

mental em tempos de pandemia da covid-19 – Governo do Distrito Federal – Maio 2020

Atividade Ciências

CORONAVÍRUS
1. Procure uma notícia que tenha como assunto a PANDEMIA. Podem ser
notícias de jornal, de rádio, de televisão ou de sites da internet. Preste muita
atenção a ela e escreva em seu caderno as seguintes informações:
a) Título ou manchete da notícia;
b) Data de divulgação da notícia;
c) Quem publicou a notícia;
d) Resumo da notícia;
e) Sua opinião sobre a notícia. (O que ela significou para você? Foi uma notícia importante? Vale a pena compartilhar esta notícia com outras pessoas?)

Atividade História

Leia atentamente o texto, copie no caderno e, após, responder as questões





Dividindo a história

            Os historiadores costumam assinalar o início da Idade Média em 476, ano em que Odoacro, rei dos Hérulos, derrubou o último governante romano. A data é considerada simbólica no longo processo de desagregação do Império Romano do Ocidente.

            Mas, se a parte ocidental sucumbiu, o lado oriental do império sobreviveu. Conhecido como Império Bizantino, perdurou até 1453, quando Constantinopla, a capital, foi tomada pelos turcos Otomanos. Esse episódio marca o fim da Idade Média.

            Naquela época, ocorriam intensas mudanças na Europa Ocidental, com o Renascimento, as Grandes Navegações e, logo depois, e logo depois a Reforma Protestante.

            Essas mudanças romperam com uma série de características fundamentais da sociedade medieval, entre elas o isolamento das populações europeias (em decorrência do comércio e da expansão marítima); a economia rural ( com o fortalecimento do comércio e das cidades); e a fragmentação do poder (com a centralização na figura do rei).

            Esses mil anos de Idade Média costumam ser agrupados pelos especialistas em dois momentos distintos:

 *   Alta Idade Média: (entre os séculos V e X). na qual ocorrem a formação e a consolidação do mundo Medieval.
 *   Baixa Idade Média: (séculos XII e XV) quando vários processos levaram ao desgaste da sociedade feudal e ao fortalecimento de uma nova ordem social



Periodização

            As periodizações feitas pelos historiadores estabeleceram marcos que servem como referência de tempo, assinalando o início e o fim de diferentes processos históricos. Para cada tema, em geral. Existem propostas diferentes, conforme o enfoque e a abordagem pretendidos pelos pesquisadores.

            Trabalharemos com a periodização tradicional. Mas vale um alerta: muitas das características da sociedade feudal, como a condição dos camponeses e os privilégios da nobreza, só desaparecem nos tempos da Revolução Francesa, em 1789.

            Do mesmo modo, algumas características do mundo antigo mantiveram-se na Europa após o fim do Império Romano do Ocidente. Esses aspectos são tão marcantes que alguns historiadores costumam chamar de Antiguidade Tardia o período que se estende até o ano 1000.

 1.  Quais são os marcos inicial e final do período medieval?
 2.  A partir de informações apresentadas no texto, explique: porque não é possível afirmar que as características do mundo feudal só existiram na Idade Média?

Atividade Artes








Atividades Inglês

 July 6th to 10th, 2020.


1. Escreva a cor que deve ser pintada em cada raio do arco-íris, em inglês, ou faça o desenho em seu caderno e
use lápis de cor para colorir cada espaço.
Obs: Você sabia que se tiver só três cores, pode misturá-las para obter todas as cores do arco-íris?
2. Descubra quais são e faça as misturas para obter as cores de que você vai precisar para colorir seu arco-íris.


3.  Complete os quadros, abaixo, com as expressões correspondentes. Atenção: nem todas as frases serão usadas.




Atividades Educação Física

assistir ao vídeo



Atividade Matemática


OPERAÇÕES COM FRAÇÕES – revisão3
Revisando o que vimos no ano anterior, copie as atividades abaixo no seu caderno e resolva-as:



Atividade Artes

AS ORIGENS DAS FESTAS JUNINAS
São comemorações que acontecem no mês de Junho em todo o Brasil. Os três santos populares
lembrados são: Santo Antônio, São João e São Pedro. Tradicionalmente as festas juninas começam no
dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e se encerram no dia 29 de Junho, dia de São Pedro
e São Paulo. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.
Celebradas no Brasil desde o século XVII, as festas juninas constituem a segunda maior comemoração
no Brasil, atrás apenas do Carnaval.
A origem da festa junina, segundo os historiadores, é pagã,anterior à Idade Média, nas celebrações que
anunciavam o solstício de verão e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade. Como não
conseguiu acabar com a sua popularidade, a Igreja Católica aderiu a elas e lhes atribuiu um caráter
religioso.
Com a chegada dos portugueses, as festas que já eram típicas na Europa, desembarcaram no Brasil e
aos poucosforam se misturando a elementos da cultura indígena e africana.
Embora, as festas juninas possuam características que variam de acordo com cada região do Brasil, as
diversas barracas com comidas típicas, as danças e concursos de quadrilhas, a queima de fogos, os
jogos e brincadeiras, a fogueira gigante.
ATIVIDADE:
1- Leia o texto com atenção.
2 - Em tempos de pandemia devemos manter o distanciamento social, portanto a nossa festa junina
deverá ser em casa este ano, então convide a sua família para fazer a decoração e uma comida típica
da festa de São João e publique uma foto.

VIVA SÃO JOÃO!!!




Atividade Matemática.





Atividade Educação Física




Atividade Português




Atividade Matemática




Atividade Educação Física

Para copiar e responder no caderno




Atividades Artes



A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual.
A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.
A linha é obtida através de infinitos pontos.
Também é obtida através do “rastro” de um ponto.
A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados.
Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.

As principais propriedade das linhas são:
Contém grande expressividade gráfica e muita energia.

Quase sempre expressa dinamismo, movimento e direção.
Ilusão de óptica causada pelas linhas. Embora não pareça, as duas figuras são do mesmo tamanho.

Cria tensão no espaço gráfico em que se encontra.

Cria separação de espaços no grafismo.
A repetição de linhas próximas gera planos e texturas.

Podemos classificar as linhas da seguinte maneira:
1 - Quanto à forma a linha pode ser:


2 – Quanto à posição a linha pode ser:
3 - Quanto ao traçado a linha pode ser:

4 - Quanto à direção as linhas podem ser:
ATIVIDADE:
Copie no seu caderno o conteúdo da aula de hoje e faça o exercício abaixo.

EXERCÍCIO:











Atividades Filosofia

Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede abaixo:



ATIVIDADE 11. VALORIZAÇÃO DA FILOSOFIA



Alguns alunos costumam dizer que a Filosofia não tem importância para a vida. Porém se pararmos para pensar sobre nossos pensamentos, analisando como a maioria das pessoas vivem, tomam suas decisões e o que de fato sabemos, como sabemos e porque elas são de certa maneira, descobriremos o valor que tem o estudo da Filosofia.

No caderno, com suas próprias palavras, tente defender a importância de se desenvolver o espírito crítico (de pensar sobre o que se pensa, ou ainda, de refletir) e de se fazer a busca da verdade ao invés de viver sem refletir sobre o mundo e sobre a própria vida, simplesmente aceitando o que te ensinam por meio da opinião como se fosse a verdade, repetindo o erro dos outros como que por impulso. (Resposta de, no mínimo, duas linhas à caneta):





ATIVIDADE 12. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO



 À caneta, copie no caderno e resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:



      Modelo:

      HIGIENE + HIGIENE + HIGIENE = 6

      HIGIENE + HIGIENE + AMOR = 46

      AMOR = ?

      Resposta: AMOR = 42



a)      POSITIVO + POSITIVO + POSITIVO = 999

      (POSITIVO + POSITIVO) – NEGATIVO = 566

      POSITIVO – NEGATIVO = ?

      Resposta:



b)      SABEDORIA + SABEDORIA + SABEDORIA = 9

SAÚDE + SABEDORIA = 1003

SAÚDE + FÉ + SABEDORIA = 1103

FÉ = ?

Resposta:



c)      ESCOLA + ESCOLA + ESCOLA = 150

CASA + ESCOLA = 500

CASA = ?

Resposta:







d)     CANETA + CANETA + CANETA = 21

ESTOJO + CANETA = 147

ESTOJO = ?

Resposta:





Copie a atividade em seu caderno e, em seguida, responda o que se pede à caneta:



ATIVIDADE 13. A AMIZADE



   Você sabia que cada pessoa define a amizade, dizendo o que ela é, a sua maneira? Pois, é. Agora, gostaria que você, explicasse com suas próprias palavras, em forma de texto (mínimo 5 linhas), “o que é amizade para você”, “como seria o melhor amigo ou amiga do mundo para você (descreva as diversas qualidades dele ou dela)” e “explique porque ter amigos é bom”:

Atividades Matemática




Atividades Artes


IMPRESSIONISMO E PONTILHISMO
Nesta aula estudaremos um movimento artístico que surgiu na França durante o século XIX, e mudou o rumo da arte. Por serem tão inovadores no modo de tratar a imagem, foram muito mal recebidos pelo público e pela crítica, pois estes eram fiéis ao uso das técnicas e ao modo de representação da pintura acadêmica, só vindo a ser reconhecidos uma década mais tarde.
Com a invenção da fotografia, em 1826, os artistas se libertam da necessidade de copiar a realidade, surge o movimento impressionista e a desconstrução das imagens.
Os pintores impressionistas foram os pioneiros no uso da luz na pintura como forma de capturar a vida como é vista pelos olhos humanos.

O nome do movimento se deve ao quadro do pintor Claude Monet: Impressão sol nascente





O IMPRESSIONISMO foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Os impressionistas pintavam a verdade que viam na natureza, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrando em suas telas as constantes alterações que essa luz provocava. Foram os primeiros artistas a usarem sombra colorida na pintura, inovando assim, a pintura tradicional e acadêmica.


Se possível, assista ao vídeo:

O PONTILHISMO surgiu em 1886 com os artistas Paul Signac e Georges Seurat.
Seurat é considerado o criador dessa técnica que se constituía no uso de pontos como elemento compositivo e expressivo. Reduzia as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que no seu conjunto dão ao observador a percepção de uma cena.



Artistas contemporâneos também empregam a técnica de pontilhismo em suas obras:
Como o artista brasileiro Vik Muniz


ATIVIDADE:
Copie o conteúdo no seu caderno e responda as perguntas.
QUESTIONÁRIO:
1. O que é o ponto?
2. Quais as classificações dos pontos?
3. Para que serve o ponto geométrico?
4. Como pode ser representado o ponto gráfico?
5. Qual a técnica de pintura que utiliza o ponto para construir a representação da imagem?
6. Quando e onde surgiu a técnica de pintura que utiliza o ponto?
7. Quais os nomes dos criadores dessa técnica ?





Atividade Educação Física

Copiar no caderno.




Atividades Matemática




Atividades Artes

ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
O PONTO - Continuação da aula anterior
Existe ainda, o ponto geométrico que não tem definição, ele é usado na geometria para determinar um

lugar no plano ou no espaço.





ATIVIDADE:

Copie no seu caderno a matéria sobre O PONTO e faça os exercícios





Atividades Artes


Queridos alunos 
Atualmente vivemos uma realidade nunca imaginada por nenhum de nós, para enfrentar a pandemia do vírus COVID-19, fomos obrigados a alterar toda a nossa vida, a rotina mudou, precisamos ficar em casa o máximo possível deixar de encontrar amigos e pessoas queridas. Medidas de isolamento social que buscam evitar que muitas pessoas adoeçam ao mesmo tempo e o sistema de saúde não dê conta da demanda de tantos pacientes,ocasionando, assim, muitas mortes.
Isolamento social que nos causa tristeza, angústia e ansiedade diante da incerteza em que vivemos.
Por fim, gostaria de dizer que estamos juntos nessa jornada e abertos a sugestões sobre os estudos que por determinado tempo realizaremos dessa maneira inédita para nós.
Hoje vamos estudar o EXPRESSIONISMO, um movimento artístico que nasceu na Alemanha no início do século XX, quando o mundo passava por grandes transformações provocadas pela automação da indústria, o crescimento acelerado das grandes metrópoles e o surgimento de novas tecnologias, fatos que mudaram a maneira como o ser humano vivia e interagia com o mundo. Também, durante esse período, ocorreu a Primeira Guerra Mundial, combate que devastou a Europa e fez um enorme número de vítimas.
Diante de tudo isso, os artistas buscaram captar e retratar o drama da existência das pessoas nesse momento histórico. A arte conta a história do mundo em imagens. 
 Os artistas se sentiam livres para representar a realidade de acordo com a sua percepção, abrindo mão da representação realista das formas e das cores, para expressar suas emoções.
Na próxima aula conheceremos os principais artistas que fizeram parte desse movimento na Europa e no Brasil.
Hoje, a humanidade também passa por mudanças no seu modo de vida,impostas pelo vírus, especialistas dizem que o mundo não será mais o mesmo depois que a pandemia passar.  
Pensando sobre esse fato e considerando a sua experiência e o seu conhecimento do assunto escolha uma ou mais de uma das propostas de trabalho relacionadas abaixo para realizar:
EXERCÍCIO Nº 1
Grave e publique um depoimento em vídeo contando como tem sido para você as mudanças na rotina e nas relações, que foram impostas pela pandemia do COVID-19;
EXERCÍCIO Nº 2
Se você não se sente a vontade para gravar um vídeo. escreva uma mensagem numa folha expressando um sentimento ou uma mensagem que gostaria de passar para as pessoas e publique junto com uma selfie sua ou com sua família.
EXERCÍCIO Nº 3

Faça e publique fotos mostrando as mudanças da vida na comunidade provocadas pela pandemia.
O PONTO
Ele é o primeiro elemento importante para a produção artística. Todo artista usa o ponto na realização de suas obras, assim como a linha, a forma e a cor. Muitas vezes, não damos a devida importância a esses recursos, até percebermos o quanto são indispensáveis para que a obra produzida tenha um significado estético. Vamos estudar esses elementos um a um, começando pelo ponto.
Quando citamos essa palavra “ponto”, você poderá pensar em um ponto final ( . ) ou de interrogação ( ? ) ou de exclamação  ( ! ) que fazem parte da pontuação na escrita. Ou você ainda pensará em um ponto de ônibus, em um ponto de chegada ou de partida, em um ponto de encontro... Esses pontos, que determinam um lugar, também são significativos.
Mas, vamos pensar no ponto ou nos pontos que usamos para realizar um desenho, uma pintura, enfim uma composição artística.
Os pontos na composição artística não têm dimensões definidas, pois se apresentam de diferentes formas. Eles podem ser redondos, ovais, quadrados, pequenos ou grandes. Se você usar esses recursos, conseguirá efeitos interessantes na sua produção artística. Sendo assim, podemos afirmar que um simples toque da ponta do lápis no papel forma um ponto, que pode, como falamos, variar de forma e de tamanho.
Então, chamamos de ponto gráfico aquele em que sua forma e dimensão são definidas pelo artista.
Quanto à utilização:
Em seus trabalhos, você pode utilizar o ponto para conseguir diversos efeitos. Por exemplo:
1 - Contornar: é pontilhar o contorno da figura.
2 - Delinear: é pontilhar o contorno e os detalhes da forma.
3 - Sombrear: é preencher o espaço interno, dando a noção de volume.


EXERCÍCIO:
Chamamos de ponto gráfico aquele que tem sua forma e dimensão definidas pelo artista. Sendo assim, podemos afirmar que um simples toque da ponta do lápis no papel  representa um ponto.O ponto gráfico pode ser utilizado pelo artista para criar efeitos interessantes em suas obras.
Nos seus trabalhos você pode utilizar o ponto para conseguir os seguintes efeitos:


Atividades Matemática


Cento e vinte e quatro mil,  setecentos e noventa e um = 124.791 

  1. Duzentos e três mil e quatrocentos =
  2. Cem mil e nove =
  3. Quatrocentos e quinze mil e dez =
  4. Seiscentos e onze mil, trezentos e trinta =
  5. Oitocentos mil =
  6. Novecentos e sessenta e sete mil, duzentos e vinte e um =
  7. Trezentos e sessenta e nove mil =


Coloque em ordem do menor para o maior os seguintes números:

74, 145, 140, 250, 200, 50, 222, 310, 130, 100, 121, 110, 88, 500, 119, 199.


Arme e calcule as somas abaixo:

  1.  576  +   924 =
  2. 28.510  +  6.320 =
  3. 107  +  315  +  64 =
  4. 1.579  +  398  +  566 =
  5. 8.763  +  17.205  +  34.974  = 
  6. 9.728  +  8.567  +  83.504  +  43.206 =
  7. 168  +  79 =

Atividades Matemática




Atividade Artes


ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
A criação de uma imagem para comunicar uma ideia pressupõe o uso de uma ' Linguagem Visual'. Assim como na escrita utilizamos as letras que formam palavras e frases para transmitir uma ideia ou pensamento, na arte , o artista se utiliza de elementos formais, também para transmitir ideias, pensamentos e sentimentos.
Os elementos da Linguagem Visual são:
-PONTO
-LINHA
-FORMA
-COR
-TEXTURA
-LUZ e SOMBRA


COMPOSIÇÃO VISUAL
Você já deve ter sido convidado para ir uma festa. Pois bem, a primeira coisa em que você pensa é: “Como vou vestido?”. Daí você já começa a imaginar e lembrar-se das roupas que tem; seu pensamento vai até seu guarda-roupa, passa pelas suas gavetas e volta. E, então você começa a “compor” mentalmente o seu traje para a festa, isto é, junta os elementos que você tem e resolve: “...Vou com sapato preto que comprei no Natal, com aquela camisa pólo que está na moda,pois adoro sua cor! Vou de calça jeans, pois me sinto bem com ela e, de quebra, vou com o cinto preto que combina com o sapato.”
É ...acho que vou dar um corte no cabelo para melhorar o visual, aquele perfume preferido... e estou pronto para ir à festa!”
O que você fez foi “compor” o traje em que melhor se enquadrou para ir à festa.
Pois saiba que o artista, quando produz uma obra, faz exatamente o que você fez. Ele “compõe” uma obra de arte, isto é, ele junta todos os elementos que o satisfazem e são necessários para a sua produção e realiza uma composição visual.
Esta composição visual poderá ser: uma pintura, uma gravura, uma escultura, um desenho, um grafite, um cartaz, uma instalação, uma arquitetura, um recorte e colagem. Todas essas formas de expressão artística são também chamadas de Artes Plásticas, pois se manifestam por meio de elementos visuais ou táteis.
Toda pessoa que produz qualquer uma dessas Artes é chamada de “artista plástico”.
Bibliografia:
Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002.


.
Atividade – COMPOSIÇÃO VISUAL LIVRE.

Nesta atividade você deve deixar sua criatividade fluir. Em uma folha de papel branco sem pautas ou em seu caderno de Artes, crie uma composição visual bem interessante para ilustrar a primeira página de seu caderno. Não esqueça de escrever o seu nome e a sua turma nesta atividade. Capriche!

Atividade Educação Física

Copiar no Caderno



Atividades Matemática


1 - Os números abaixo estão fora de ordem. 
Coloque em ordem crescente (do menor para o maior):
2.351 – 1.320 – 1.248 – 3.430 – 2.146 – 1.500 – 2.100 – 3.189


2 - Escreva, no seu caderno ou numa folha, os números acima por extenso (como se lê).
3 - Escreva com algarismos:

  1. Um mil, quatrocentos e sessenta e duas unidades =
  2. Três unidades de milhar, cinco centenas, quatro dezenas e oito unidades =
  3. Cinco mil e noventa e quatro unidades =

4 - Responda;





  1. Quantas UNIDADES têm meio milhar?
  2. Escreva 5 números quaisquer com meio milhar. Exemplo: 501.357, ... (qualquer número que você quiser, mas dentro do meio milhar (500.000 em diante).



Atividade Ciências


CORONAVÍRUS

Transmissão

A transmissão do vírus ocorre principalmente através de gotículas respiratórias - pequenas gotas que são lançadas pela boca ou pelo nariz quando a respiração está acelerada, durante a fala, a tosse ou o espirro. Alguns estudos sugerem que um único espirro pode liberar 40.000 gotículas;

Apenas uma gota dessas contendo o vírus pode infectar uma pessoa, ao entrar em contato com os olhos, com o nariz e com a boca, ou se for levado até uma destas partes pelas mãos. O toque do aperto de mão também pode transmitir o vírus;

As mesmas gotículas podem contaminar superfícies diversas (objetos, móveis, produtos de mercados, interior de transportes públicos) aumentando a infecção quando outras pessoas entrarem em contato com essas superfícies;

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o vírus pode sobreviver em qualquer superfície pelo tempo de algumas horas até vários dias, dependendo da temperatura, da umidade e do tipo de superfície;

No Brasil, neste momento, não existe como determinar quantas pessoas estão infectadas. Muitas pessoas apresentam sintomas leves e não são identificados como casos de COVID-19.

O número muito baixo de testes realizados também impossibilita a contagem real de casos, dificultando a tomada de decisões mais acertadas pelas Secretarias de Saúde de cada cidade;

Mesmo sem apresentar qualquer sintoma uma pessoa infectada transmite o vírus SARS-CoV-2.

A principal maneira de evitar a transmissão da doença é através do DISTANCIAMENTO SOCIAL, ou seja, a diminuição da interação entre as pessoas de uma comunidade. É uma estratégia fundamental quando há indivíduos já infectados, que não sabem que são portadores da doença;

Igualmente importante é, sempre que possível, LAVAR AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO durante 20 segundos. Para saber o tempo cante “parabéns pra você” 2 vezes durante a lavagem;

O uso de máscaras cobrindo a boca e o nariz impede que as gotículas respiratórias sejam lançadas de um indivíduo para outro ou sobre superfícies, sendo um eficiente aliado no combate à infecção.


Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências as informações acima;

Atividade 02 – Com essas informações, elabore 5 perguntas com respostas (no caderno);


Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua família, para ter certeza que estão possíveis de entender.

Atividades


DIA MUNDIAL DA TERRA
A Terra é viva e abriga todos os seres em uma interdependência única, ou seja dependemos uns dos outros. Fato que a pandemia do covid-19 veio nos relembrar, pois, precisamos cuidar de nós para cuidar dos outros e também precisamos cuidar do ambiente.
Nossa responsabilidade é universal, pois fazemos parte, ao mesmo tempo, de um meio ambiente local, de uma nação e do mundo.
Conscientes de que somos uma única humanidade, vivendo em um único espaço, muitos de nós já mudamos nossa atitude em relação ao meio ambiente.
Devemos todos buscar o bem estar comum, seja por meio da participação em movimentos de luta ou em pequenas ações individuais que são fundamentais porque repercutem no espaço local e coletivo.
A arte sempre teve um papel de vanguarda na reflexão e na discussão das questões ligadas à vida do homem na Terra.
Muitos artistas se dedicam à defesa da ecologia e do meio ambiente, denunciando através de suas obras problemas como a devastação das florestas.Um artista que segue essa perspectiva é o brasileiro Vik Muniz, que cria diversas obras utilizando lixo.


Outro artista muito importante no cenário brasileiro é Frans Krajcberg. Uma marca de sua obra são esculturas com árvores calcinadas, que são recolhidas de locais que sofreram com queimadas e desmatamento. A obra denuncia a violência do homem com a natureza e tem forte caráter ativista.Outro artista muito importante no cenário brasileiro é Frans Krajcberg. Uma marca de sua obra são esculturas com árvores calcinadas, que são recolhidas de locais que sofreram com queimadas e desmatamento. A obra denuncia a violência do homem com a natureza e tem forte caráter ativista.

Há também os artistas que se utilizam de materiais orgânicos como flores, folhas, galhos,areia,pedra,etc. para criar diversas figuras, como as que aparecem abaixo.


A poluição,o desmatamento,as queimadas e o aquecimento global estão entre os principais problemas da conservação do meio ambiente.
ATITUDES PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE:
-Preservar a vegetação nativa;
-Não adquirir animais silvestres;
-Não maltratar os animais;
-Separar o lixo;
-Reciclar e reaproveitar o que puder;
-Reduzir o consumo;
-Não desperdiçar água nem energia elétrica.
EXERCÍCIO:
1-Copie o texto no seu caderno.

2-Escolha uma das atitudes citadas acima,escreva a frase e faça a ilustração da mesma.


Atividade Matemática





Atividades Matemática


1 - Componha (forme) os seguintes números:
  1. 100.000 + 50.000 + 2.000 + 700 + 40 + 3 =
  2. 200.000 + 70.000 + 300 + 50 +
  3. 300.000 + 5.000 + 200 + 60 + 9 =
  4. 600.000 + 20.000 + 40 + 5 =
  5. 900.000 + 80 + 6 =
Agora, escreva por extenso (como se lê) os números acima.


Agora é a sua vez!
CRIE 6 números e faça sua DECOMPOSIÇÃO como na atividade acima e escreva também por extenso (como se lê).

2 - Escreva como se lê:
  1. 483.044
  2. 174.227
  3. 368.666
  4. 261.505
  5. 446.822
  6. 505.053
Agora é a sua vez!
CRIE 6 números formados com centena de milhar e escreva como se lê. 

3 -DESAFIO:
  1. Qual é o número formado por 8 centenas de milhar, 3 dezenas de milhar e 9 dezenas?
  2. Quantas UNIDADES tem meia centena de milhar?



Atividade Educação Física

Copiar no Caderno




Atividade Ciências

CORONAVÍRUS
Características Gerais do Coronavírus

• CORONAVÍRUS, na verdade, é o nome de uma família que reúne vários tipos de vírus
diferentes;

• O nome do vírus que está causando a atual PANDEMIA é SARS-CoV-2. Em inglês
significa "Severe Acute Respiratory Syndrome COronaVirus 2", que pode ser traduzido
como Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2;

• A doença causada por esse vírus é chamada COVID-19. Em inglês significa “COrona
VIrus Disease, que pode ser traduzido como Doença do Coronavírus. O número 19 se
refere ao ano de 2019, quando os primeiros casos na China foram divulgados;

• Existem vários níveis de gravidade para a doença. Alguns casos podem ser leves e às
vezes sem sintoma algum. Outros podem apresentar pneumonia leve, pneumonia grave,
dificuldade respiratória, falência de órgãos e até morte;

• Os sintomas também podem ser variados. Os mais comuns são febre e tosse seca.
Alguns menos comuns incluem cansaço, tosse com catarro, falta de ar, dores nas
articulações, dor de cabeça e calafrios. Sintomas mais raros incluem náusea e vômito,
congestão nasal e diarréia;

• A maioria dos casos de COVID-19 são leves (cerca de 80%). Uma parte dos casos
(cerca de 15%) é considerada grave e inclui sintomas como dificuldade de respiração e
pneumonia. A menor parte dos casos é considerada crítica (cerca de 5%) podendo
ocorrer insuficiência respiratória, problemas graves na circulação sanguínea, mau
funcionamento ou falha de múltiplos órgãos e morte;

• Alguns fatores podem aumentar a gravidade da infecção. Dentre eles podemos
destacar: idade avançada, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias
crônicas (como a asma) e câncer;

• Crianças parecem estar em menor risco que adultos. Em geral (cerca de 95%), mesmo
estando infectadas, apresentam sintomas leves ou mesmo não apresentam sintomas. Os
casos graves e críticos em crianças ocorreram principalmente até 1 ano de idade;

• Uma pessoa infectada leva, em média, 5 dias para apresentar os sintomas. Este tempo,
chamado de PERÍODO DE INCUBAÇÃO, pode levar até 15 dias.

• Pessoas que apresentam sintomas leves geralmente levam 15 dias para se
recuperarem, enquanto os casos mais graves podem levar de 20 a 40 dias para se
recuperar.

Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências as informações acima;

Atividade 02 – Com essas informações, elabore 5 perguntas com respostas (no caderno);

Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua
família, para ter certeza que estão possíveis de entender.


Atividade 04 – Procure o significado da palavra PANDEMIA.

 Atividades Matemática

Objetivo desta atividade: leitura, interpretação e organização de dados em tabela.

Complete a tabela abaixo de acordo com os dados do texto:

O tempo de vida, a duração da gestação ou incubação e o número de filhotes a cada gestação ou
incubação, variam bastante de espécie para espécie. Tanto o cavalo quanto a zebra vivem, em
média, 20 anos e esperam apenas 1 filhote por 11 meses. O macaco-aranha também vive, em
média, 20 anos e espera apenas 1 filhote por 139 dias. O papagaio tem o mesmo tempo médio de
vida que o macaco-aranha e espera 2 filhotes por 21 dias. Complete a tabela abaixo conforme o
modelo do cavalo. Complete o quadro com os demais animais do texto:

ANIMAL TEMPO MÉDIO TEMPO MÉDIO DE GESTAÇÃO NÚMERO DE FILHOTES A CADA
                 DE VIDA             OU INCUBAÇÃO                          GESTAÇÃO OU INCUBAÇÃO
Cavalo      20 anos                11 meses                                          1 filhote








Desenhe estes animais ou cole imagens de livros, revistas ou internet.

Bom trabalho!


1. Escreva no Sistema de Numeração Decimal

a) Cinco milhares, quatro centenas, oito dezenas e nove unidades simples =

b) Seis milhões, cinco centenas de milhares, três milhares, quatro dezenas e uma unidade
simples =

c) Duas dezenas de milhões, duas dezenas de milhares e duas unidades simples =

2. Escreva por extenso os seguintes numerais:

a) 4.562

b) 3.041

c) 20.407

d) 2.004.002

3. Desafio!
Descubra o número total de brasileiros no ano de 2020.
Agora escreva este número por extenso (como se lê).


4. Responda Verdadeiro (V) ou Falso (F):

a) 35 CENTENAS equivalem (são iguais) a 3.500 UNIDADES. ( )

b) 1.200 UNIDADES equivalem (são iguais) a 12 DEZENAS. ( )

c) 18 MILHARES equivalem (são iguais) a 108 CENTENAS. ( )

d) 23.460 UNIDADES equivalem (são iguais) a 2.346 DEZENAS. ( )

2. Escreva com algarismos indo-arábicos:

a) Vinte mil, cento e quarenta e dois =

b) Quinze mil e sete =

c) Seis milhões, duzentos e nove mil =

d) Dois mil e vinte =

e) Três milhões, doze mil e dez =

f) Mil, novecentos e oitenta e sete =

Agora é a sua vez!
Veja na TV e escreva abaixo o número atualizado com algarismos e por extenso (como se lê) de

brasileiros infectados pelo COVID 19.


Atividade Matemática



Matemática Atividades


 Faça igual ao modelo e complete a partir de 3 milhares:
1 milhar = 10 centenas (10 x 100) = 100 dezenas (100 x 10) = 1.000 unidades
2 milhares = 20 centenas (20 x 100) = 200 dezenas (200 x 10) = 2.000 unidades
3 milhares =
4 milhares =
5 milhares =
6 milhares =
7 milhares =
8 milhares =

9 milhares =

 DESAFIO:
Um fazendeiro comprou 3 MILHARES de frango. Responda:
  1. Quantas DEZENAS de frango ele comprou?
  2. Quantas CENTENAS de frango ele comprou?
  3. Quantos frangos ao todo (em UNIDADES) ele comprou?

 Escreva por extenso (como se lê) os seguintes números:
  1. 3.541
  2. 8.035
  3. 9.370
  4. 4.623

Ciências Atividade 1


VÍRUS

Características Gerais de Qualquer Vírus

Possuem tamanho extremamente reduzido. Um vírus médio tem 100 NANÔMETROS (nm), o que significa um centímetro dividido em 100.000 partes.

Para se desenvolverem necessitam obrigatoriamente INFECTAR algum ser vivo. Diferentes vírus podem atacar animais, plantas e até bactérias.

Os vírus agem seguindo um roteiro básico: invadem uma célula, usam o trabalho que a célula realiza para se multiplicarem e se espalham em busca de novas células.

• Todos os vírus são formados por um tipo de MATERIAL GENÉTICO (DNA ou RNA) que armazena as informações que serão utilizadas para controlar a célula durante a infecção.

O material genético do vírus fica protegido dentro de uma espécie de caixa, formada por proteínas. Esta caixa é chamada CAPSÍDEO.

Alguns tipos de vírus (como o Coronavírus) possuem uma segunda camada ao redor do capsídeo. Esta camada extra é formada por LIPÍDIOS (diferentes tipos de gorduras).

Os vírus se multiplicam muito rápido. Em um período de 24 horas eles podem aumentar sua quantidade em UM MILHÃO DE VEZES.

Outro fator marcante dos vírus é sua alta capacidade de MUTAÇÃO. Através de alterações no seu material genético, os vírus modificam suas características, dificultando a defesa dos organismos infectados.

Quando infectam um organismo, os vírus não causam os sintomas da doença imediatamente. É o período de INCUBAÇÃO. Este período pode variar de horas até meses. O Coronavírus, por exemplo, pode levar 14 dias para causar sintomas visíveis.


A melhor maneira de lidar com os vírus é a PREVENÇÃO. Por isso são de grande importância as pesquisas científicas realizadas para conhecer o ciclo de vida de um vírus. Com as informações podemos evitar a infecção e os riscos que ela causa.


Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências as informações acima;


Atividade 02 – Com essas informações, elabore 5 perguntas com respostas (no caderno);

Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua família, para ter certeza que estão possíveis de entender.


Educação Física Atividade 1

Ler




Português Atividades 3, 4 e 5






Matemática Atividade 10


Arme e calcule os resultados das seguintes subtrações:
a) 519 - 358 =
b) 3.516 - 896 =
c) 12.503 - 8.381 =
d) 98 - 89 =
e) 504 - 405 =
f) 9.021 - 1.209 =
g) 59.192 - 58.785 =



Faça no seu caderno. 

Matemática Atividade 9


 Escreva o número que é 10 vezes maior que oito centenas.
Uma centena equivale a quantas DEZENAS?
Uma unidade de milhar equivale a quantas CENTENAS?
Uma unidade de milhar equivale a quantas DEZENAS?

Faça conta de multiplicação com base 10!


Matemática Atividade 8


 DESAFIO:
Descubra o número:

“sou um número com 249 dezenas e o meu algarismo das unidades é o mesmo que o das centenas.” Qual é esse número?

Filosofia Atividades

Atividade 1. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede abaixo:



VALOR de forma geral é uma qualidade positiva de algo ou alguém.

A noção filosófica de valor o relaciona àquilo que é bom, útil, positivo.

Do ponto de visto ético (do certo que é certo e do que é errado, do justo e do injusto), os valores são o fundamento, ou a origem, da moral, das normas e regras que determinam as práticas corretas.



Leia o texto acima e, com base nele, dê um exemplo de:



a)     Uma atitude boa que você fez para você mesmo e explique porque ela é positiva para você:

b)    Uma atitude boa que você fez para alguém e explique porque ela é positiva para esse alguém:

c)      Uma atitude boa que você fez ao mesmo tempo para si mesmo e para os outros e explique porque ela é positiva para si mesmo e para os outros:



Respostas:





Atividade 2. Copie no seu caderno esta atividade, leia atentamente duas vezes o texto abaixo e faça o que se pede:



TRABALHO é tudo aquilo que necessita de esforço para acontecer, e que sendo útil ou não, remunerado (pago) ou não, ainda sim é trabalho. Tanto é assim, que em algumas famílias pessoas são escolhidas para trabalhar sem receber: em geral realizam trabalhos domésticos em sua própria casa, para sua própria família, nas rodas de amigos muitas vezes costumam escutar que elas não contribuem com dinheiro para a família porque não trabalham, só ficam em casa enquanto outros familiares saem para trabalhar. Porém, quem lava a casa, lava, pendura, recolhe, dobra e guarda a roupa no roupeiro, cuida da higiene, proteção, vestimenta, utensílios de escola, saúde, alimentação e bem-estar físico e mental das crianças da casa é essa mesma pessoa que costumam dizer que não trabalha, quando, na verdade, ela realiza esforço para realizar certas ações, porém não recebe pagamento por isso. Muitas vezes elas mesmas, a pesar de tamanho esforço, comentam erroneamente que estão sem trabalho. Da mesma forma, pessoas que realizam atividades lucrativas também realizam trabalho, porém é um esforço realizado em troca de algum tipo de pagamento.



Considerando o texto acima, diga, uma a uma, se a as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas e explique porque:



a)     Quem cuida dos seus próprios filhos e faz todo serviço doméstico de sua própria casa pode chamar esse conjunto de atividades de trabalho.

b)    Quem vende balas e chicletes no centro da cidade de Porto Alegre realiza trabalho remunerado.

c)     Quem cuida da mãe doente não realiza nenhum tipo de trabalho, pois sua mãe é da família.

d)    Tanto a dona de casa, “do lar”, quanto o enfermeiro do HPS (Hospital de Pronto Socorro) trabalham.



Respostas:





Atividade 3. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede abaixo:



Pensando a comunidade em que vivemos, percebemos vários sinais positivos, que nos fazem se sentir bem, que nos impulsionam a algo bom ou ainda melhor, que nos fazem evoluir, nos guiando a um caminho mais feliz em busca da felicidade.



a)      Enumere (cite) 10 sinais de vida no Morro da Cruz, exemplos de situações, coisas e pessoas POSITIVAS E EXPLIQUE PORQUE SÃO POSITIVOS:



b)      Enumere (cite) 10 sinais de morte no Morro da Cruz, exemplos de situações, coisas e pessoas (sem citar nomes) NEGATIVAS E EXPLIQUE PORQUE SÃO NEGATIVOS:



     Respostas:





Atividade 4. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede abaixo:



A) desenhe e pinte como será a rua em que você mora no dia em que descobrirem a cura para o Corona vírus e essa cura chegar ao brasil:





Atividade 5. Copie no seu caderno esta atividade e faça o que se pede abaixo:



A)    Copie no caderno e escreva no mínimo 15 linhas sobre as 3 coisas mais importantes na sua vida, dizendo o que elas são, como elas são, porque elas são assim tão importantes para você:





Atividade 6. Copie no caderno e resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:



a)      Se OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO = 3

      Podemos concluir que OLHAR SÉRIO = ?

      Resposta: 1



b)      Se OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO = 3

      Se SORRISO + SORRISO + OLHAR SÉRIO = 11

      Podemos concluir que SORRISO + OLHAR SÉRIO = ?

      Resposta:



c)      Se ÔNIBUS + ÔNIBUS + ÔNIBUS = 33

      Se SORRISO + SORRISO + ÔNIBUS = 31

      Se SORRISO + SOL = 90

      Podemos concluir que SORRISO + SOL + ÔNIBUS = ?

      Resposta:





Atividade 7. Copie no caderno e resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:



a)      PINGO + PINGO + PINGO = 6

      FOLHA + FOLHA + PINGO = 82

      PINGO + FOLHA + CACHORRO = 48

      CACHORRO + CACHORRO + CACHORRO = ?

      Resposta:



b)      PÉ + PÉ + PÉ = 9

CABEÇA + CABEÇA + PÉ = 13

TRONCO + CABEÇA + PÉ = 9

TRONCO + CABEÇA + CABELO = 6

CABELO = ?

Resposta:



Atividade 8. Copie no caderno e responda:



a)      Se filósofo é aquele que reflete, que busca a sabedoria, que busca a verdade e todos nós temos a capacidade de refletir, de filosofar, escreva como você se sente e o que você pensa quando pessoas importantes a você te mentem ou te enganam:



b)      Escreva porque devemos ser verdadeiros e falar a verdade, mas se você pensa que existem situações em que devemos realmente mentir ou enganar, também escreva para que serve a mentira:





Atividade 9. Copie no caderno e responda:



a)      Conte a história de uma estupidez ou de um ato bruto que você já tenha praticado:



b)      Agora conte como teria ocorrido essa história se você tivesse agido de uma forma mais positiva para todos os envolvidos:



c)      O que você diria para desencorajar quem pratica bullying (ato repetitivo de agressão física, virtual, ou psicológica contra alguém) de praticar esse ato destrutivo? (escreva o que você diria)





Atividade 10. Copie no caderno e responda:

O MITO

   Segundo os filósofos, mito é algo diferente de fantasia: não é algo como as estórias da Branca de Neve, ou da Bela adormecida.

   Entre os povos primitivos, o mito serve para o ser humano se pôr no mundo e encontrar o seu local na natureza. O mito é um jeito ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e nada crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos, mas também dão as formas da ação humana. O mito nasce do desejo de dominação do mundo, para afugentar o medo e a insegurança.

   Os rituais são ações que facilitam que os acontecimentos descritos pelos mitos aconteçam. Ex: A prática do ritual da “dança da chuva“ é utilizada para fazer chover, que é um fenômeno da natureza.



   Conforme o que se lê no texto, responda:

a)      O que é mito?

b)      Como nasce o mito?

c)      O que são rituais?

d)     Se você já praticou algum ritual, o descreva e, em seguida, explique para que ele serviu ou qual o seu objetivo:

Geografia Atividade 1




História Atividade 1


Copiar os textos no caderno sobre as civilizações pré-colombinas
A civilização asteca


Os astecas ou mexicas dominaram boa parte do centro e do sul do México atual, conquistando povos que ali viviam antes deles, como os toltecas. A capital do Império Asteca era Tenochtitlán, cidade fundada no início do século XIV.
Os astecas plantavam milhofeijãocacaualgodãotomate e tabaco. Além disso, comercializavam bens como tecidospelescerâmicassalouro e prata. Dominavam técnicas da ourivesaria, da cerâmica e da tecelagem. Desconheciam, entretanto, o uso do ferro, da rocha e dos animais de carga.
Os astecas construíram grandes templos, desenvolveram um sistema de escrita e um calendário próprio.
A história da conquista do Império Asteca pelos espanhóis teve início em fevereiro de 1519, quando Hernán Cortés desembarcou na península de Yucatán. Informado da grande quantidade de ouro existente no território asteca, Cortés decidiu conquistá-lo. Combinando habilidade e violência, prendeu o imperador Montezuma e saqueou a cidade de Tenochtitlán.


A civilização inca


Os incas desenvolveram sua civilização na América do Sul, entre o oceano Pacífico e as altas montanhas do Andes, localizando-se principalmente no atual Peru. No período compreendido ente os séculos XII e XVI, eles dominaram outros povos que viviam na região dos Andes (como os chimus, os quíchuas e outros), em áreas que atualmente correspondem ao norte da Argentina e do Chile, à Bolívia, ao Equador e ao sul da Colômbia. Esses povos eram obrigados a pagar tributos ao imperador inca.
O império Inca, com capital na cidade de Cuzco, chegou a ter uma população de 20 milhões de habitantes, governado por um imperador considerado um deus, o filho do sol (o Inca). Para governar, o imperador contava com chefes militares, governadores de províncias, sacerdotes e muitos funcionários.
A economia dos incas baseava-se no cultivo de milhobatatafeijãotomate e tabaco. Animais como a lhama e a alpaca eram usados como meio de transporte e também para fornecer lã, utilizada especialmente pelos moradores das regiões mais frias das montanhas.
As mulheres e os homens do povo inca desenvolveram a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia do bronze e do cobre. Sabiam trabalhar metais preciosos, como o ouro e a prata. Construíram palácios, templos, estradas pavimentadas, aquedutos e canais de irrigação. Desenvolveram um sistema de registro de números e acontecimentos por meio de quipos, cordões coloridos em que cada nó servia para registrar informações.

A conquista do Império inca foi iniciada a partir de 1531, por Francisco Pizarro. Em 1533, Pizarro conseguiu invadir a capital inca, desestabilizando todo o Império.

Inglês Atividade 1




Português Atividade 2





Português Atividade 1





Matemática Atividade 7

Copie e resolva no caderno.




Matemática Atividade 6

Copie e resolva no caderno.





Matemática Atividade 5

Copie e resolva no caderno.




Matemática Atividade 4

Copie e resolva no caderno.




Matemática Atividade 3

Copie e resolva no caderno.


Matemática Atividade 2

 Escolha somente uma resposta marcando com X:
1 – Um menino tinha 1960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto por
  1. 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.
  2. 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
  3. 1 unidade de milhar e 60 unidades.
  4. 1 unidade de milhar e 90 unidades.
2 – Fazendo a decomposição do número 572, temos:
  1. 5 x 100 + 7 x 10 + 2
  2. 7 x 100+ 5 x 10 + 2
  3. 5 x 10 + 7 + 2
  4. 5 x 1000 + 7 x 100 + 2
3 – Na biblioteca pública tem 112.620 livros. Decompondo esse número, temos
  1. 12 unidades de milhar, 26 dezenas e 2 unidades.
  2. 1126 centenas de milhar e 20 dezenas.
  3. 112 unidades de milhar e 620 unidades.
  4. 11 dezenas de milhar e 2620 centenas.
4 – A decomposição 2 x 1000 + 3 x 100 + 1 x 10 corresponde ao número:
  1. 231
  2. 2031
  3. 2301
  4. 2310
Lembrem-se de multiplicar a unidade de milhar por 1000, a centena por 100 e a dezena por 10. Repete o número e acrescenta os zeros assim: 35 x 1000 = 35000; 72 x 100 = 7200 e 46 x 10 =460.


Matemática Atividade 1


Qual é o resultado de cada questão abaixo:
  1. 7 x 10000 + 3 x 1 =
  2. 10000 + 6000 + 300 + 5 =
  3. 200000 + 80000 + 400 =
  4. 6 x 100000 + 3 x 10000 =
  5. 300000 + 20000 + 5000 + 80 =
  6. 1 x 200000 + 4 x 1000 + 7 x 1 =
  7. 300000 + 20000 + 500 + 80 =
  8. 7 x 10 + 1 x 100 + 9 x 10000000 =
Agora escreva cada resultado por extenso (como se lê).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Descubra o ANO CICLO pela Turma

Tarefas para Fazer em Casa