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A composição do ar (ou seja, a atmosfera terrestre) trata-se da disposição dos diferentes gases que permanecem flutuando ao redor da terra em razão da força da gravidade. Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.
O Nitrogênio (N2) é muito importante para a alimentação dos seres vivos, pois alguns tipos de bactérias que habitam raízes de plantas leguminosas (como feijão, ervilha e lentilha) absorvem-no. Em troca, elas produzem nitratos e sais hidrogenados, elementos de vital importância para essas plantas que, por sua vez, podem servir de alimentos para vários animais e também para o homem.
O Oxigênio (O2) é o elemento mais importante para a manutenção da vida do homem e dos animais que habitam a Terra. Através da respiração, os seres vivos absorvem o oxigênio, que atua na produção de energia para o organismo.
O Gás Carbônico (CO2) é importante para a manutenção da vida dos vegetais que, durante a fotossíntese, absorvem-no e, na presença de luz e água, produzem glicose + energia. Durante esse processo ocorre a liberação de oxigênio.
Gases Nobres – Hélio (He), Neônio (Ne), Argônio (Ar), criptônio (Kr), Xenônio (Xe) e Radônio (Rn) – estão pouco presentes na atmosfera e têm como característica a difícil reação com outros elementos. São utilizados pelo homem para o funcionamento de equipamentos, como máquinas fotográficas, letreiros luminosos, balões de ar entre outros.
Além desses elementos, é possível encontrar na composição do ar outros componentes, cuja presença não é necessariamente natural e que podem variar de acordo com a localidade. Trata-se da poeira, da fumaça, do vapor d’água e de alguns microrganismos.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.
Responda as questões abaixo com auxílio do texto acima.
1- O que é atmosfera?
2- Qual o nome do gás está em maior quantidade na atmosfera terrestre?
3- Qual o nome do gás utilizado na respiração dos seres vivos?
4- Qual o nome do gás utilizado na fotossíntese das plantas?
5- Que outros componentes é possível achar na composição do ar?
- COPIAR A TRADUÇÃO DO CARTAZ:
PROTEJA-SE PARA NÃO ADOECER!
Evitar o contato sem proteção com pessoas doentes
(incluindo cuspir em público, tocar os próprios olhos, nariz ou boca)
e com animais vivos ou selvagens.
OPS – Organização Panamericana da Saúde
Saiba aqui como evitar de forma simples esta e outras doença causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida através do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Os sintomas da dengue incluem febre alta, falta de apetite, dores de cabeça, manchas vermelhas no corpo, dores musculares e dor ao movimentar os olhos. Na maioria dos casos, a doença não é agressiva, mas pode evoluir para a dengue hemorrágica e, por isso, é importante saber como prevenir a dengue.
Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.
Nos meses em que chove mais é que ocorre a maior transmissão da dengue e, por isso, é fundamental ficarmos ainda mais atentos para evitar deixar a água parada. Além disso, podemos evitar a doença de outras formas. Veja como prevenir a dengue em 6 passos simples a seguir!
1. Coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas
2. Evite o acúmulo de água parada em todos os lugares da casa
Pare por um momento e pense onde a água pode se acumular na sua casa. Alguns lugares comuns onde a água pode ficar parada são:
Garrafas: elas devem ser descartadas em local coberto de boca para baixo nas lixeiras.
Cacos de vidro nos muros: coloque cimento nos cacos de vidro. Se for possível, quebre os cacos.
Baldes de água: quando não estão em uso, devem ficar em lugar coberto e com a boca para baixo.
Coletor da água da geladeira e do ar-condicionado: lave o coletor de água que fica atrás de geladeira e a bandeja de ar-condicionado pelo menos uma vez na semana.
Vasilhas de gatos e cachorros: elas devem lavadas com frequência e a água deve ser trocada
Lixeiras: devem ficar limpas semanalmente e ficar sempre tampadas, fora de locais onde possa pegar chuva.
Ralos: deixe os ralos sempre fechados ou tampados com telas, em especial aqueles que estão fora de uso.
Alguns tipos de plantas: algumas plantas, como as bromélias, acumulam água. Evite tê-las em casa ou retire a água das folhas com frequência
3. Descarte o lixo corretamente
Não jogue o lixo em riachos, valas e margens de córregos, pois isso pode obstruí-los e contribuir para o acúmulo de água parada. Dentro de casa, deixe sempre as lixeiras bem tampadas.
4. Faça a limpeza das calhas
As calhas devem ser verificadas mensalmente, porque quando há obstrução do fluxo de água, ela fica parada, o que pode criar um foco de desenvolvimento do mosquito que pode causar dengue, zika e chikungunya.
5. Faça a limpeza periódica de piscinas
Se na sua casa tem piscina e banheira, lembre-se sempre de fazer a manutenção periódica. Quando fora de uso, a piscina deve ficar bem coberta.
6. Use repelente
Em locais com muitos mosquitos, não esqueça de usar repelentes. Não esqueça de reaplicar durante o dia. Se for usar em crianças, procure produtos específicos para esse tipo de pele.
Disponível em: https://www.selecoes.com.br/
- LEER Y COPIAR EN TU CUADERNO:
EL HORÓSCOPO
Un horóscopo es un mapa o diagrama astrológico que representa las posiciones del Sol, la Luna, los planetas, los aspectos astrológicos y los ángulos sensibles en el momento de un evento, como la hora del nacimiento de una persona. La palabra horóscopo se deriva de las palabras griegas Hora y scopos que significa "tiempo" de "observador".
El horóscopo trata de como los astros influyen en nuestra vida. Probablemente hayas leído tu horóscopo en una revista, en un periódico o incluso en Internet. Para muchas personas es interesante leer su horóscopo y predicciones para un día determinado.
Así como los meses del año, los signos del horóscopo son 12.
Observa los signos del horóscopo en español:
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- Después de observar los signos, escribe y completa esta frase en tu cuaderno:
Mi signo en español es ________________________.
Doenças relacionadas à água:
Algumas atitudes são importantes na prevenção dessas doenças, como: proteger as águas destinadas ao abastecimento da população; consumir somente água tratada ou fervê-la antes do consumo; cuidar da higiene pessoal (mãos) e da casa; lavar muito bem frutas e hortaliças antes do consumo; não se expor a águas contaminadas nem à lama de enchentes.
Entre as doenças relacionadas à água, podemos destacar:
• Cólera: causada por uma bactéria; seus sintomas são vômitos, dor abdominal e diarreia, e a contaminação ocorre quando se ingere água ou alimentos contaminados. Em casos mais graves pode levar à morte;
• Hepatite tipo A: causada por um vírus, é transmitida pela água contaminada. Em casos mais graves pode causar icterícia (pele amarelada).Pode levar a pessoa à morte.
• Esquistossomose: É causado por um platelminto. Causa inchaço e dores abdominais e diarreia com sangramento;
• Leptospirose: causada por uma bactéria; é transmitida aos humanos através do contato da água contaminada pela urina do rato. Os sintomas são dores de cabeça, dores musculares, mal-estar e febre.
• Micoses: causadas por fungos que se propagam em ambientes úmidos e quentes. Frieiras, lesões nas unhas...
• Amebíase e giardíase: causada por protozoários presentes na água contaminada. Os sintomas são forte diarreia que pode vir acompanhada de muco ou sangue, além de febre e calafrios.
Muitos mosquitos põem ovos na água parada. É o caso dos mosquitos que transmitem a dengue, a febre amarela e a malária. Além de febre, essas doenças provocam vários danos ao organismo e precisam de atendimento médico rápido. Uma forma de combater as doenças transmitidas por mosquitos é evitar o acúmulo de água parada.
Questões:
1- Em que regiões ocorrem com frequência às doenças relacionadas com a água?
2- Que atitudes são importantes para a prevenção destas doenças?
3- Que doença esta relacionada com a água contaminada pela urina do rato?
4- Quais doenças estão relacionadas a mosquito?
5- De que maneira podemos prevenir à dengue?
6- Você já teve frieira nos pés? O que favorece o desenvolvimento das frieiras?
ATIVIDADE DE ESPANHOL: COPIAR O TEXTO EM ESPANHOL E LER SUA TRADUÇÃO.
La primavera es una de las estaciones del año, la que le sigue al invierno y antecede al verano. El origen etimológico del término se refiere al “primer verdor”, en referencia a que, en la época primaveral, las plantas reverdecen. Por eso, también es llamada de “estación de las flores”.
A nivel astronómico, la primavera se inicia entre el 22 y 23 de septiembre en la zona del hemisferio sur y entre el 20 y el 21 de marzo en la región norte del planeta. Su finalización se produce en torno al 21 de diciembre (sur) o al 21 de junio (norte).
Desde la antigüedad, se asocia la primavera a la juventud y la vida. Durante el otoño y el invierno, las condiciones climáticas hacen que muchas plantas se sequen y pierdan su follaje. Con la primavera, en cambio, renacen y la flora recupera su esplendor. Por eso, la llegada de la primavera se vive con alegría y hasta se organizan festejos.
Por extensión a esta asociación entre la primavera y el florecimiento de la vida, se califica como “primavera” a la juventud o a la mejor etapa en la existencia de una persona.
Cabe mencionar que, tradicionalmente, la primavera también está ligada al amor y al comienzo de relaciones de pareja
DEFINIÇÃO DE PRIMAVERA
A primavera é uma das estações do ano, aquela que segue o inverno e precede o verão. A origem etimológica do termo refere-se ao "primeiro verde", referindo-se ao fato de que, na primavera, as plantas ficam verdes. Por esse motivo, também é chamada de "estação das flores".
No plano astronômico, a primavera começa entre 22 e 23 de setembro no hemisfério sul e entre 20 e 21 de março na região norte do planeta. Sua conclusão ocorre por volta de 21 de dezembro (sul) ou 21 de junho (norte).
Desde os tempos antigos, a primavera está associada à juventude e à vida. Durante o outono e inverno, as condições climáticas fazem com que muitas plantas sequem e percam a folhagem. Já com a primavera, renascem e a flora recupera o seu esplendor. Portanto, a chegada da primavera é vivida com alegria e até mesmo comemorações são organizadas.
Por extensão a esta associação entre a primavera e o florescimento da vida, a juventude ou a melhor fase da existência de uma pessoa é qualificada como "primavera".
Vale ressaltar que, tradicionalmente, a primavera também está ligada ao amor e ao início de relacionamentos.
Poluição das águas
Água poluída é aquela que apresenta partículas e elementos que podem ser nocivos ou tóxicos aos seres vivos e ao ambiente em geral.
Infelizmente, a atividade humana não consciente tem sido a grande responsável pelo aumento do índice de poluição das águas.
São exemplos dessas atividades: liberação de esgoto em rios e mares, vazamento de produtos químicos (metais pesados), aterros sanitários, vazamento de petróleo, resíduos da atividade agrícola (pesticidas e fertilizantes), resíduos da atividade industrial...
A importância do tratamento de esgoto
Toda a água consumida em casas, indústrias, hospitais e escolas têm como destino final os rios e os mares. Para evitar a poluição das águas o correto seria o tratamento desse esgoto antes de ele ser jogado de volta nos rios e mares, infelizmente, não são todas as cidades que possuem estações de tratamento de esgoto (ETE). Após esse processo, o esgoto está pronto para retornar aos rios e mares com cerca de 90% das impurezas removidas.
Em locais onde não há sistema de esgoto as fossas sépticas são uma opção. Ela é um tanque subterrâneo de concreto e impermeável. A parte sólida do esgoto que chega à fossa sofre decomposição por microrganismos e forma um líquido, que é levado por um cano para uma escavação maior, o sumidouro que não possui fundo de concreto permitindo que o líquido se infiltre no solo.
1- O que é água poluída?
2- Que atividades humanas contribuem para a poluição das águas?
3- Por que o tratamento de esgoto é importante?
4- O que são fossas sépticas?
5- Qual o destino do esgoto da sua casa? Pergunte para sua família e anote em seu caderno.
TRABALENGUAS (trava-línguas)
Trava-línguas são pequenas frases que trabalham as dificuldades de certas letras quando são repetidas ou unidas a outras. São difíceis de ler e acabam sendo engraçadas, pois a língua “embola”. Funciona como uma brincadeira, onde o objetivo é tentar ler o mais rápido possível sem errar. Além disso, acabamos treinando vocabulário e as habilidades de leitura e fala.
Um exemplo em português é “o rato roeu a roupa do rei de Roma”, onde o “R” é trabalhado.
Veja alguns trava-línguas (trabalenguas) em espanhol.
COPIE EM SEU CADERNO E TENTE LER EM VOZ ALTA:
1. La sapa le preguntó al sapo
¿por qué no comes sopa, sapo?
y a la sapa, le dijo el sapo:
porque no sepo sapa.
2. Aviso al público de la República que el agua pública se va a cobrar para que el público de la república tenga más agua pública para tomar.
3. Sansón sazona su salsa con sal, pero si sansón no sazona su salsa con sal, un sansinsón será.
4. Mi tío tuvo un tubo y se le rompió el tubo que tuvo y tuvo que comprar el tubo que tuvo.
5. El agente diligente llamaba urgente al gerente y ágilmente un regente vigilaba entre la gente la urgente salida del gerente.
6. Lenguas, lenguas hacen falta para no trabalenguarse, el que no tenga la lengua bien podrá desesperarse.
7. Cómo quieres que te quiera si el que quiero que me quiera no me quiere como quiero que me quiera.
8. Pancha plancha con 4 planchas. ¿Con cuántas planchas plancha Pancha?
9. --Compadre, cómprame un coco.
--Compadre, no compro coco porque como poco coco como, poco coco compro.
Água potável é aquela que chega às nossas torneiras, com qualidade apropriada para consumo.
Na maioria das vezes ela é captada a partir de rios, lagos, ou represas e passa por um sistema de tratamento para que se torne própria para o consumo.
As etapas do tratamento da água
Captação: a água é captada de rios, lagos ou represas e passa por grades para a remoção de grandes partículas, como galhos ou restos vegetais.
Coagulação e Floculação: ao chegar ao primeiro tanque, a água bruta recebe um tratamento com um coagulante, como sulfato de alumínio ou cloreto de ferro, para que as partículas de sujeira iniciem um processo de aglutinação (união) e formem flocos de sujeira.
Decantação e filtração: após a formação desses flocos, a separação é feita por decantação. Partículas maiores e mais densas vão para o fundo do tanque. Em seguida, a água passa por grandes filtros contendo areia de diversos tamanhos e carvão ativo.
Cloração e fluoretação: a cloração consiste na adição de cloro e trata-se de um processo usado para eliminar microrganismos nocivos à saúde humana. A fluoretação é a adição de flúor para a proteção dos dentes contra as cáries.
Distribuição: finalizados os processos de tratamento, a água está pronta para o consumo e é bombeada para os grandes reservatórios, onde será distribuída para todas as residências.
1- O que é água potável?
2- De onde é captada a água para ser tratada?
3- Qual a função das grades durante a captação?
4- Como ocorre a decantação no tratamento da água?
5- Qual a importância do cloro e do flúor na água?
6- Qual a função dos reservatórios?
- Copiar no caderno:
- Conhecer os nomes dos animais em Espanhol, além de enriquecer o vocabulário, pode ser uma atividade bastante divertida.
- ¿Le gustan los animales? ¿Cuál le gusta más? ¿Sabe usted el nombre de algun animal en Español? Sepa que muchos nombres de animales en Español no se parecen nada con los nombres en portugués.
- Você gosta de animais? Qual é o seu preferido? Você sabe o nome de algum animal em Espanhol? Saiba que muitos nomes de animais na língua espanhola não se parecem nem um pouco com os nomes no português.
- Lista de animais:
A rosa dos ventos e a localização
Para se deslocar de um lugar a outro sem se perder, basta usar a rosa dos ventos associada a uma bussola e a um mapa, por exemplo. No entanto, conhecer apenas os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais não é suficiente para localiza, com precisão, determinado lugar.
Suponha, por exemplo, que alguém lhe diga que mora na zona oeste de uma cidade. A oeste do centro da cidade existem muitas casas e edifícios, e vivem muita pessoas. Desse modo, mesmo que você saiba como se dirigir para zona oeste, se não tiver o endereço da pessoa, ficará muito difícil localizá-la.
Se pode ser difícil localizar uma pessoa numa cidade, caso não tenhamos seu endereço, imagine a dificuldade de localizarmos um navio em alto-mar, uma pessoa numa floresta ou num deserto, ou ainda numa fazenda de grande dimensão.
Assim, para localizar com precisão cidades, vilas, montanhas, países, navios em alto-mar etc. os cartógrafos criaram as linhas imaginárias da Terra, os paralelos e os meridianos, que formam a base para um sistema de localização denominado coordenadas geográficas.
Os paralelos terrestres
Para compreender os paralelos terrestres, observe a figura a seguir. Nesse experimento, uma agulha de tricô atravessa a bola de isopor, passando pelo centro dela. Com isso, determina-se um eixo de rotação e, portanto, os polos dessa bola.
Com uma caneta, traça-se de uma circunferência na superfície da bola de isopor, à igual distância dos polos, dividindo-se em duas partes iguais, chamados de hemisférios. (hemi: metade; sfério: esfera) portanto, “metade de uma esfera”.
Essa ideia pode ser aplicada ao planeta Terra. Essa circunferência, que na verdade é uma linha imaginária, recebe o nome de Equador ou linha equatorial. Com cerca de 40 mil quilômetros de comprimento, é a maior circunferência da Terra.
Quando os cartógrafos representam o globo terrestre, traçam circunferências paralelas a essa linha, ou seja, linhas que circulam a Terra paralelamente ao Equador. Devido à forma da Terra, os paralelos diminuem à medida que se afastam da linha do equatorial e se aproxima dos polos. Indicados por graus, os paralelos são traçados, tanto no hemisfério Norte como no Hemisfério Sul, a partir do Equador (0º) até 90º.
Com base na iluminação e no aquecimento da Terra pelos raios solares, os cartógrafos nomearam quatro paralelos importantes: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no hemisfério norte, e Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no hemisfério sul.
Glossário:
Cartógrafos: Profissional que estuda e pratica cartografia, ciência dedicada à elaboração de mapas
Grau: Na matemática é utilizado para medir um ângulo. Um grau é a medida do ângulo correspondente a cada uma das 360 partes iguais em que se divide um círculo.
1. A poesia abaixo, da Nilda Zamataro, está em espanhol e conta a história de uma semente dourada que se transforma em planta, com a ajuda da chuva e do sol. Tente ler em voz alta a poesia.
2. Copie a poesia em seu caderno:
LA SEMILLA DORADA
En su camita de tierra
descansaba la semilla dorada
algunas gotitas de la lluvia
entraron a despertarla.
El sol se acercó un poquito
y le regaló su calor.
La semilla rompió su traje,
hizo fuerza... y se estiró.
Se asomó muy curiosa
y el mundo descubrió.
Así la semilla dorada
en planta se convirtió.
3. Copie agora a tradução da poesia e complete os espaços que faltam com as palavras do quadro:
semente (3 vezes) chuva muito pouquinho |
Em sua caminha de terra
descansava a __________________ dourada
algumas gotinhas da ________________
entraram para acordá-la.
O sol se aproximou um ____________________
e presenteou-lhe o seu calor.
A _________________ rompeu sua roupa,
Fez força ... e se espreguiçou.
Ela surgiu ________________curiosa
e o mundo descobriu.
Então a __________________ dourada
em planta se transformou.
Copiar o texto, em seguida desenhar a rosa dos ventos.
O Cruzeiro do Sul
O Cruzeiro do Sul é uma constelação que, no Hemisfério do Sul, pode ser vista no céu durante quase o ano inteiro. As estrelas mais brilhantes dessa constelação estão dispostas aproximadamente em forma de cruz- daí o nome de cruzeiro- e, há muito tempo são usadas como referência para apontar a direção sul.
Na prática, para se orientar durante a noite por meio dessa constelação, escolha uma noite de céu estrelado, localize o Cruzeiro e mire a sua estrela mais brilhante (chamada de estrela de Magalhães ou Alfa); em seguida, prolongue imaginariamente quatro vezes e meia o tamanho do madeiro maior da cruz, formado pela Estrela de Magalhaes; a partir daí, basta traçar uma linha vertical à linha do horizonte. Essa vertical indicará, aproximadamente, a direção Sul. Sabendo onde esse ponto fica, você determina os demais pontos cardeais.
Os pontos colaterais e subcolaterais
Se você o observar a figura, vai perceber que podem existir outras direções entre os pontos cardeais. Por isso, foram criados mais 12 pontos que, somados aos quatro cardeais, totalizam 16. Esses pontos complementares são os pontos colaterais e os subcolaterais. Juntos, os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais formam a chamada rosa dos ventos.
Os Pontos Cardeais são:
N-(N)-Norte
S-(S)-Sul
L-(E)-Leste
O -
(W) - Oeste
Os Colaterais (entre os pontos Cardeais):
NE-Nordeste
SE-Sudeste
SO-Sudoeste
NO –
Noroeste
Já os Subcolaterais (que estão entre os pontos Colaterais) são:
N-NE-Norte/Nordeste
E-NE-Leste/Nordeste
E-SE-Leste/Sudeste
S-SE-Sul/-Sudeste
S-SO-Sul-Sudoeste
O-SO-Oeste-Sudoeste
O-NO-Oeste-Noroeste
N-NO -
Norte Noroeste
Mudanças de estado físico
As passagens entre os três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) têm o nome de mudanças de estado físico. O que provoca está mudança de estado é a variação da temperatura.
Observe o esquema a seguir e logo após leia as explicações sobre cada uma dessas mudanças.
Você já viu como num dia quente, um pedaço de gelo logo derrete depois de tirado do congelador? Nesse caso, a água em estado sólido passa rapidamente para o estado líquido. Essa mudança de estado é conhecida como fusão.
Fusão
Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. Mas o contrário também acontece. Se quisermos passar água do estado líquido para o sólido, é só colocarmos a água no congelador. Essa mudança de estado é chamada solidificação.
Solidificação
Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de resfriamento. Você já percebeu que, quando uma pessoa está cozinhando, ela tem que tomar cuidado para que a água não suma da panela e a comida queimem e grude no fundo? Mas para onde vai à água?
A água passa para o estado gasoso: transforma-se em vapor, que não pode ser visto. A passagem do estado líquido para o estado gasoso é chamada vaporização.
Vaporização
Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.
Se for realizada lentamente chama-se evaporação, se for realizada com aquecimento rápido chama-se ebulição.
A água pode passar do estado de vapor para o estado líquido. É fácil observar essa passagem. Quantas vezes você já não colocou água gelada dentro de um copo de vidro fora da geladeira? Depois de um tempo, a superfície do lado de fora fica molhada, não é mesmo?
As pequenas gotas de água se formam porque o vapor de água que existe no ar entra em contato com a superfície fria do copo e se condensa, isto é, passa para o estado líquido. Essa mudança de estado é chamada condensação.
Condensação
Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao resfriamento. Um exemplo de condensação é o orvalho e a espelho do banheiro após o banho.
Às vezes, quando está frio, logo de manhã vemos que muitas folhas, flores, carros, vidraças e outros objetos que estão no ar livre ficam cobertos de gotas de água, sem que tenha chovido: é o orvalho. Ele se forma quando o vapor de água presente no ar se condensa ao entrar em contato com superfícies que estão mais frias que o ar.
Você já observou que certos produtos para perfumar o ambiente instalado no banheiro, por exemplo, vão diminuindo de tamanho com o tempo? Isso acontece porque eles passam diretamente do estado sólido para o estado gasoso. Essa passagem do estado sólido para o gasoso e vice-versa é chamada sublimação.
Sublimação
Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por arrefecimento. Ex. Gelo seco, naftalina.
Copiar o texto em espanhol:
Mi perro Curro
Yo tengo un perro que se llama Curro. A mi perro Curro le gusta pasear por la calle por las mañanas.
Me levanto temprano para acompañarle a la calle a su pequeño paseo. Siempre me espera sentado a la puerta de mi habitación con gran impaciencia, aguardando a que me levante.
Cuando llegamos a un sitio tranquilo, acostumbro a quitarle la correa para que pueda correr libremente. Él se pone muy contento y durante un rato se dedica a explorar todo con gran curiosidad.
En un rato regresa a mí y entonces jugamos con la pelota, yo se la lanzo y él me la devuelve. Después regresamos a casa y él se queda feliz tumbado en su colchón.
Ler e copiar a tradução para a compreensão do texto:
Tradução:
Meu cachorro Curro
Eu tenho um cachorro chamado Curro. Meu cachorro Curro gosta de passear pela rua de manhã.
Levanto cedo para acompanhá-lo até a rua para seu pequeno passeio. Ele sempre espera por mim sentado na porta do meu quarto com grande impaciência, esperando eu me levantar.
Quando chegamos a um local silencioso, geralmente removo a coleira para que ela possa correr livremente. Ele fica muito feliz e por um tempo se dedica a explorar tudo com grande curiosidade.
Depois de um tempo ele volta para mim e depois brincamos com a bola, eu jogo para ele e ele devolve para mim. Então vamos para casa e ele fica faceiro deitado em seu colchão.
Copie o texto em seu caderno, após leia-o atentamente e observe a imagem no final.
Orientação no espaço geográfico
A importância da orientação
Numa cidade pequena, temos certo domínio sobre o espaço que ela ocupa. Sabemos que rumo ou direção tomar para ir à escola, à casa de parentes e amigos, à farmácia, ao posto de saúde ou ao estádio de futebol. Os pontos de referência servem de guia e ajudam e encontrar esses lugares.
Numa cidade grande, porém, é mais difícil nos orientarmos. O risco de nos perdermos é maior, principalmente quando não conhecemos bem o espaço. Se isso acontece numa cidade grande, imagina o que pode acontecer se você estiver numa floresta, num deserto.
Desde tempos remotos, o ser humano descobriu que não era fácil deslocar-se em um desertou em um oceano. Esse desafio começou a ser vencido quando se percebeu que era possível orientar-se pelos astros, observando, por exemplo, os lugares, em que o sol nasce e se põe, ou em que a lua aparece no céu.
Entretanto, a eficácia esse tipo de orientação depende de condições do tempo e do lugar em que se encontra o viajante, o que deixou de ser um problema com o desenvolvimento de instrumentos mais precisos, como bussola e o astrolábio, muitos usados durante o período das Grandes Navegações.
Atualmente, equipamentos eletrônicos, como o aparelho de GPS- sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global -, orientam e localizam desde grandes aviões e embarcações até automóveis, ciclistas e pessoas.
A orientação pelos astros
Desde a Antiguidade, os astros têm despertado a curiosidade do ser humano. Observando o céu, as pessoas perceberam que o sol aparece toas as amanhãs, aproximadamente na mesma direção do horizonte e se põe entardecer na direção oposta; que a lua tem um percurso semelhante ao do Sol; e que mesmo as estrelas e constelações, como o do cruzeiro do Sul, são capazes de indicar o rumo a ser seguido.
Os pontos cardeais
Tomando como referência o nascer e o pôr do Sol, foram criados os chamados Pontos Cardeais – Leste, oeste, norte e sul -, determinados da seguinte forma:
No horizonte, a direção onde o Sol nasce é o leste (L) ou este (E), também chamado de Oriente, que quer dizer “nascente”.
No horizonte, a direção onde o Sol se põe é o oeste (O ou W), ou ocidente, que quer dizer” poente”.
Conhecidos esses pontos, foram criados esses outros dois: o norte (N) também chamado de setentrional ou boreal, e o sul (S), também chamado de meridional ou austral.
Para orientar-se, basta estender o braço direito na direção em que o Sol nasce no horizonte, ou seja, o leste (L). A partir dessa direção determinam-se, aproximadamente, as demais direções: o braço esquerdo estendido na direção onde o sol põe indicará o oeste (O), à sua frente estará o norte (N) e, às suas costas, a direção sul (S).
Apenas observe a imagem:
No dia 26 de julho, comemoramos o Dia dos Avós. A data surgiu em Portugal para homenagear e agradecer todo o carinho e cuidado que os avós tem pelos seus netos.
Os nossos avós são uma referência para nos lembrar de onde viemos, eles criam e guardam as memórias da nossa família.
ATIVIDADE:
1- Faça uma pequena redação no seu caderno falando sobre os seus avós, descreva como eles são e a importância que eles tem pra você. Se quiser conte alguma história que tenha ouvido deles ou que vocês tenham passado juntos.
2- Faça o desenho da sua vó e de seu avô.
6- Explique como a falta de água pode ser fatal aos seres vivos.
Atividade Educação Física
Atividade História
Copie em seu caderno e depois leia atentamente o texto prestando atenção no significado de Hominídeo, fósseis e homo sapiens
Os primeiros hominídeos
Os antepassados do ser humano são chamados pelos cientistas de hominídeos. O mais antigo hominídeo – o Ardipithecus – viveu na África entre 4,5 e 5,5 milhões de anos. Mais tarde, surgiram outros hominídeos do gênero Astralopithecus, cuja principal característica era andarem eretos, Depois, há cerca de 2 milhões de anos, surgiu o gênero Homo, cuja trajetória é estudada por meio de fósseis.
O que são fósseis?
Fósseis são vestígios ou restos petrificados de seres vivos, tanto animais como vegetais que viveram há muito tempo. Um dente, um osso, um pedaço de crânio de um indivíduo que viveu a milhares ou milhões de anos podem fornecer importantes informações sobre ele e seu grupo.
Homo Sapiens
Os cientistas acreditam que por ter cérebro maior que o das outras espécies de Homo, o Homo sapiens sapiens era também mais inteligente. Foi graças à sua inteligência que desenvolveu a fala, além de outras habilidades, como costurar, dedilhar, esculpir, desenhar, e conseguiu sobreviver.
Atividades Matemática
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – POTENCIAÇÃO
1) Conforme o exemplo abaixo, escreva na forma de produto e
calcule:
Exemplo: 5
3 = 5 × 5 × 5 = 125
a) 16 = _______________________________________________
b) 29 =________________________________________________
2) Conforme o exemplo abaixo, indique na forma de potência:
Exemplo: 8 × 8 × 8 = 8
3
a) 7x7x7x7x7=___________________________________________
b) 13 x 13 = _____________________________________________
3) Calcule o valor da Expressão: (5+1)2
- 5x6 =_________________
4) Na potenciação 9
2 = 81, responda:
a) Qual é a base?_______________________________________
b) Qual é o expoente? ___________________________________
c) Qual é a potência? ____________________________________
5) Conforme exemplo, escreva uma potência que represente a
expressão dada e calcule o seu valor:
Exemplo: Cinco elevado ao quadrado: 5
2 = 5 × 5 = 25
a) Oito elevado ao quadrado ______________________________
b) Sete elevado ao cubo _________________________________
Atividades Espanhol
Atividade Geografia
Copie e após leia atentamente o texto, atentando para o significado de paisagem, e
a diferenciação entre paisagem natural e cultural.
Paisagem
Quando se fala em paisagem, muitas vezes o que vem à mente é a vista de um ambiente
onde se pode apreciar a natureza, como se vê em algumas pinturas e gravuras.
Para a Geografia, o conceito de paisagem é mais abrangente. Segundo o geógrafo
brasileiro Milton Santos, paisagem é aquilo que a nossa visão alcança, tudo o que está
presente no espaço, não apenas a natureza, mas também elementos criados pelo ser
humano.
A posição do observador e a paisagem
A posição do observador influencia a maneira como ele vê a paisagem. Isso quer
dizer que uma pessoa no alto de um edifício, por exemplo, vê a paisagem de forma
diferente de outra pessoa que esteja na rua. No primeiro caso, a paisagem observada
será bem extensa do que aquela vista pela pessoa que está no plano da rua. Portanto, ao
observar determinada paisagem, é importante considerar sua posição em relação a ela.
Paisagem, espaço natural e espaço geográfico
Depois de ter estudado os conceitos de espaço natural, espaço geográfico e
paisagem, talvez você esteja se perguntando qual é a diferença entre eles? A paisagem é
parcela visível do espaço. Porém, para compreender o espaço natural e o espaço
geográfico precisamos considerar as forças, nem sempre visíveis, capazes de
transforma-los.
Essas forças podem ser naturais e sociais. As forças naturais, como a ação das
águas, dos ventos, dos terremotos, das erupções vulcânicas, transformam o espaço e,
consequentemente, as paisagens.
As forças sociais decorrem das ações humanas e também transformam o espaço
e modificam as paisagens. É o caso da construção de indústrias, rodovias, aeroportos,
usinas hidrelétricas, viadutos, pontes e prédios ou a criação e ampliação de campos de
cultivo e paisagens.
Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem
natural e paisagem cultural:
Coluna 01 Coluna 02
(1) Paisagem natural
(2) Paisagem cultural
( ) Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade
( ) Reserva ambiental em área rural
( ) Hotel fazenda reservado para o turismo
( ) Floresta equatorial não ocupada pelo homem
( ) A rua de uma cidade industrializada
( ) Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais
Atividade Ciências
Fonte: https://blog.helenacristais.
Atividade História
Copie e leia atentamente o quadro e o texto abaixo
Em seguida, copie e responda os exercícios 1 e 2.
Divisão da História
Fases
Início
Término
Pré-História
-
4000 a.C.
Idade Antiga
4000 a.C.
476 d.C.
Idade Média
476 d.C.
1453
Idade Moderna
1453
1789
Idade Contemporânea
1789
Críticas à divisão da História
É importante considerarmos que essa classificação é uma definição realizada por historiadores modernos com intuito de facilitar o estudo e o ensino da História por uma perspectiva cronológica. Essa divisão, portanto, agrupa os acontecimentos pela passagem do tempo e estipula marcos que determinam o início e fim de cada fase.
Não devemos ter uma visão engessada acerca dos períodos históricos e os marcos que estipulam a passagem de um período para o outro. Sendo assim, é importante compreender que a Europa não assumiu as características básicas que a definiram na Idade Média em 476, mas, nesse ano, um acontecimento importante deu início às transformações que, ao longo dos séculos, deram a forma da Idade Média.
Algumas críticas são feitas a essa divisão, uma vez que ela usa apenas a cronologia como ferramenta para realizar a divisão dos conteúdos da História. Além disso, ela é criticada por ser eurocêntrica e focar apenas em aspectos relacionados aos acontecimentos diretamente relacionados ao continente europeu. Atualmente, existem historiadores que debatem alternativas ao uso excessivo da cronologia como ferramenta de ensino e estudo da História.
Glossário
Cronológica: Relativo à cronologia, à ciência que estuda os períodos de tempo e determina a ordem das datas históricas.
Eurocêntrico: Que se centra na Europa e nos europeus para interpretar o mundo e a realidade. Que prefere a cultura europeia ou os europeus, em detrimento do restante.
Marco: O que simboliza algo importante, um fato importante
Exercícios:
Assinale a resposta correta.
1- De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga
2- Responda segundo o texto (com suas palavras) quais as duas principais críticas a divisão da história tradicional
Atividade Geografia
Copie em seu caderno e após leia atentamente o texto, prestando bastante atenção ao significado e a diferença dos conceitos de espaço natural e espaço geográfico. Em seguida realize o exercício proposto.
O espaço e as pessoas
Quando você pensa em uma viagem, com certeza logo imagina os lugares e as pessoas que vai conhecer. No entanto, você já parou para pensar na relação que existe entre cada lugar e as pessoas que vivem nele? Será que elas sempre estiveram ali? Será que aquele lugar se modificou muito desde que essas pessoas passaram a habitá-lo?
Para entender melhor a relação entre espaço e as pessoas, a Geografia distingue dois tipos de espaço: o espaço natural e o espaço geográfico.
O espaço natural
A localidade onde você mora ocupa determinado espaço da superfície terrestre. Há milhares de anos, porém, esse espaço não era habitado por seres humanos; havia apenas a natureza original, formada por solos, rochas, vegetação, fauna, rios, clima – entre outros elementos. Havia ali um espaço natural.
Atualmente, porém há pouquíssimos espaços naturais da Terra. Quase todos sofreram forte intervenção humana. A Antártida, por exemplo, é um desses raros espaços naturais. Embora abrigue estações cientificas de alguns países, inclusive do Brasil, esse continente ainda está praticamente inalterado.
Espaço geográfico
Quando os portugueses e outros povos europeus chegaram as terras conhecidas hoje como Brasil, o espaço onde você vive ara ainda um espaço natural, se considerarmos que os povos indígenas pouco alteravam o espaço que habitavam.
Os europeus e os grupos indígenas tinham costumes diferentes. As técnicas de produção e instrumentos de trabalho que os portugueses usavam, por exemplo, eram mais aperfeiçoados. Com isso, tinham maior poder de atuação sobre a natureza e, consequentemente, maior poder de transformá-la e modificá-la. Tendo em vista que o principal objetivo da ocupação portuguesa era explorar as terras e comercializar os produtos delas obtidos, como pau-brasil, animais e pedras preciosas, a transformação passou a ser mais intensa.
Novos cultivos e novas técnicas agrícolas foram introduzidos; a derrubada das matas intensificou-se e a madeira obtida serviu à construção de pontes, casas, móveis, entre outros. Mais tarde, represou-se a água de rios para irrigação de terras destinadas ao cultivo agrícola e a criação de animais. Construíram-se estradas e fundaram-se vilas, que cresceram ao longo dos anos e se transformaram em cidades. O espaço que exibia as marcas da cultura indígenas, passou a apresentar também traços de outras culturas. Esse espaço de construído ou produzido é o que se denomina espaço geográfico.
A cidade em que você vive é, dessa forma, um espaço geográfico – resultado do trabalho de todas as gerações que nele viveram e vivem, pois o espaço geográfico está em continua transformação.
É importante destacar que, no processo de transformação dos espaços geográficos, os seres humanos tem causado diversos impactos na natureza, como poluição dos rios e da atmosfera, a derrubada indiscriminada da vegetação e a contaminação dos solos pelo uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos.
Glossário:
Fauna: Conjunto dos seres vivos que compõem a biodiversidade animal de uma região.
Cultura: Conjunto de costumes, conhecimentos e valores sociais, políticos e religioso que distinguem um grupo social.
Atividade Artes
Atividade Educação Física
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Atividades Espanhol
Atividade Ciências
Fonte: https://blog.helenacristais.
Atividade Artes
AS ORIGENS DAS FESTAS JUNINAS
São comemorações que acontecem no mês de Junho em todo o Brasil. Os três santos populares
lembrados são: Santo Antônio, São João e São Pedro. Tradicionalmente as festas juninas começam no
dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e se encerram no dia 29 de Junho, dia de São Pedro
e São Paulo. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.
Celebradas no Brasil desde o século XVII, as festas juninas constituem a segunda maior comemoração
no Brasil, atrás apenas do Carnaval.
A origem da festa junina, segundo os historiadores, é pagã,anterior à Idade Média, nas celebrações que
anunciavam o solstício de verão e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade. Como não
conseguiu acabar com a sua popularidade, a Igreja Católica aderiu a elas e lhes atribuiu um caráter
religioso.
Com a chegada dos portugueses, as festas que já eram típicas na Europa, desembarcaram no Brasil e
aos poucosforam se misturando a elementos da cultura indígena e africana.
Embora, as festas juninas possuam características que variam de acordo com cada região do Brasil, as
diversas barracas com comidas típicas, as danças e concursos de quadrilhas, a queima de fogos, os
jogos e brincadeiras, a fogueira gigante.
ATIVIDADE:
1- Leia o texto com atenção.
2 - Em tempos de pandemia devemos manter o distanciamento social, portanto a nossa festa junina
deverá ser em casa este ano, então convide a sua família para fazer a decoração e uma comida típica
da festa de São João e publique uma foto.
VIVA SÃO JOÃO!!!
Atividade Educação Física
Atividade Português
Atividade Educação Física
Para copiar e responder no caderno
Atividades Artes
Atividades Filosofia
Copie no seu caderno esta atividade e, em seguida, faça o que se pede abaixo:
ATIVIDADE 11. VALORIZAÇÃO DA FILOSOFIA
Alguns alunos costumam dizer que a Filosofia não tem importância para a vida. Porém se pararmos para pensar sobre nossos pensamentos, analisando como a maioria das pessoas vivem, tomam suas decisões e o que de fato sabemos, como sabemos e porque elas são de certa maneira, descobriremos o valor que tem o estudo da Filosofia.
No caderno, com suas próprias palavras, tente defender a importância de se desenvolver o espírito crítico (de pensar sobre o que se pensa, ou ainda, de refletir) e de se fazer a busca da verdade ao invés de viver sem refletir sobre o mundo e sobre a própria vida, simplesmente aceitando o que te ensinam por meio da opinião como se fosse a verdade, repetindo o erro dos outros como que por impulso. (Resposta de, no mínimo, uma linha à caneta):
ATIVIDADE 12. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
À caneta, copie no caderno esta atividade e, em seguida, resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:
Modelo:
HIGIENE + HIGIENE + HIGIENE = 6
HIGIENE + HIGIENE + AMOR = 46
AMOR = ?
Resposta: AMOR = 42
a) POSITIVO + POSITIVO + POSITIVO = 15
(POSITIVO + POSITIVO) – NEGATIVO = 8
POSITIVO – NEGATIVO = ?
Resposta:
b) SABEDORIA + SABEDORIA + SABEDORIA = 9
SAÚDE + SABEDORIA = 13
SAÚDE + FÉ + SABEDORIA = 113
FÉ = ?
Resposta:
c) ESCOLA + ESCOLA + ESCOLA = 15
CASA + ESCOLA = 50
CASA = ?
Resposta:
d) CANETA + CANETA + CANETA = 9
ESTOJO + CANETA = 147
ESTOJO = ?
Resposta:
Copie a atividade em seu caderno e, em seguida, responda o que se pede à caneta:
ATIVIDADE 13. A AMIZADE
Você sabia que cada pessoa define a amizade, dizendo o que ela é, a sua maneira? Pois, é. Agora, gostaria que você, com suas próprias palavras explicasse:
a) O que é amizade para você?
b) Como seria o melhor amigo ou amiga do mundo para você? (fale das diversas qualidades dele ou dela)
c) Ter amigos é algo bom; explique porque:
RESPOSTAS:
Atividade Educação Física
Copiar no caderno.
Atividades Ciências
Buscar o nome de CINCO pedras preciosas que são utilizadas na confecção de joias. Escreva o nome destas no caderno de ciências e após descreva a característica de cada uma, como: cor, dureza, região em que é encontrada e outras curiosidades que encontrar. No mínimo 2 linhas para cada pedra. Se quiser, pode também fazer a representação da pedra através de um desenho. Boa trabalho.
Atividades Artes
Atividades Artes
Atividade B30
Fazer a leitura da reportagem:
Curiosidades e história da antiga cidade de Pompeia
disponível no link: Curiosidades e história da antiga cidade de PompéiaE, também a leitura:
O ÚLTIMO DIA DE POMPEIA
disponível no link:O último dia de PompeiaAtividades Matemática
- Sete mil, quinhentos e dezenove =
- Cento e quarenta e sete =
- Dezoito =
- Quatro mil e trezentos e sete =
- Setecentos e nove =
- 576 + 924 =
- 28.510 + 6.320 =
- 107 + 315 + 64 =
- 1.579 + 398 + 566 =
- 8.763 + 17.205 + 34.974 =
- 9.728 + 8.567 + 83.504 + 43.206 =
- 168 + 79 =
Atividade Ciências
Atividade Educação Física
Copiar no Caderno.
Atividades Matemática
- Um mil, quatrocentos e sessenta e duas unidades =
- Três unidades de milhar, cinco centenas, quatro dezenas e oito unidades =
- Cinco mil e noventa e quatro unidades =4 - Escreva por extenso (como se lê) os números:
- 13.935 =
- 27.409 =
- 51.023 =
- 66.666 =
- 21.609 =
- 13.420 =
- 21.610 =
- 21.608 =
- 23.864 =
- 78.576 =
- 90.045 =
Atividade Ciências
Atividades Matemática
-
483.044
-
174.227
-
368.666
-
261.505
-
446.822
-
505.053
-
20.000 + 9.000 + 500 + 40 + 1 =
-
70.000 + 700 + 7 =
-
80.000 + 6.000 + 50 + 6 =
-
20.000 + 2.000 + 500 + 70 + 1 =
-
40.000 + 6.000 + 200 + 30 + 9 =
-
80.000 + 8 =
-
50.00 + 7.000 + 40 + 1 =
-
10.000 + 8.000 + 700 + 40 + 3 =
-
80.000 + 5.000 + 900 + 10 + 6 =
-
10.000 + 2.000 + 800 + 70 + 4 =
-
90.000 + 80 =
-
20.000 + 4.000 + 500 + 20 + 9 =
-
10.000 + 2.000 + 40 + 3 =
-
40.000 + 9.000 + 600 + 7 =
-
60.000 + 3.000 + 400 + =
-
Quantas UNIDADES tem meia centena de milhar?
Atividade Ciências
Atividade Educação Física
Copiar no Caderno:
Atividade Ciências
CORONAVÍRUS
Características Gerais do Coronavírus
• CORONAVÍRUS, na verdade, é o nome de uma família que reúne vários tipos de vírus
diferentes;
• O nome do vírus que está causando a atual PANDEMIA é SARS-CoV-2. Em inglês
significa "Severe Acute Respiratory Syndrome COronaVirus 2", que pode ser traduzido
como Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2;
• A doença causada por esse vírus é chamada COVID-19. Em inglês significa “COrona
VIrus Disease, que pode ser traduzido como Doença do Coronavírus. O número 19 se
refere ao ano de 2019, quando os primeiros casos na China foram divulgados;
• Existem vários níveis de gravidade para a doença. Alguns casos podem ser leves e às
vezes sem sintoma algum. Outros podem apresentar pneumonia leve, pneumonia grave,
dificuldade respiratória, falência de órgãos e até morte;
• Os sintomas também podem ser variados. Os mais comuns são febre e tosse seca.
Alguns menos comuns incluem cansaço, tosse com catarro, falta de ar, dores nas
articulações, dor de cabeça e calafrios. Sintomas mais raros incluem náusea e vômito,
congestão nasal e diarréia;
• A maioria dos casos de COVID-19 são leves (cerca de 80%). Uma parte dos casos
(cerca de 15%) é considerada grave e inclui sintomas como dificuldade de respiração e
pneumonia. A menor parte dos casos é considerada crítica (cerca de 5%) podendo
ocorrer insuficiência respiratória, problemas graves na circulação sanguínea, mau
funcionamento ou falha de múltiplos órgãos e morte;
• Alguns fatores podem aumentar a gravidade da infecção. Dentre eles podemos
destacar: idade avançada, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias
crônicas (como a asma) e câncer;
• Crianças parecem estar em menor risco que adultos. Em geral (cerca de 95%), mesmo
estando infectadas, apresentam sintomas leves ou mesmo não apresentam sintomas. Os
casos graves e críticos em crianças ocorreram principalmente até 1 ano de idade;
• Uma pessoa infectada leva, em média, 5 dias para apresentar os sintomas. Este tempo,
chamado de PERÍODO DE INCUBAÇÃO, pode levar até 15 dias.
• Pessoas que apresentam sintomas leves geralmente levam 15 dias para se
recuperarem, enquanto os casos mais graves podem levar de 20 a 40 dias para se
recuperar.
Atividade 01 – Leia e copie em seu caderno de Ciências as informações acima;
Atividade 02 – Com essas informações, elabore 5 perguntas com respostas (no caderno);
Atividade 03 – Leia em VOZ ALTA as perguntas e as respostas com alguém da sua
família, para ter certeza que estão possíveis de entender.
Atividade 04 – Procure o significado da palavra PANDEMIA.
Atividades Matemática
1. Quantas UNIDADES representam o algarismo 5 no número 9.580.752?
2. Escreva este número por extenso (como se lê).
Complete:
a)________________ = 5.000 + 80 + 9
b) 8.435 = 8.000 + ______ + 30 + _____
c) _____________ = 60.000 + 600 + 6
d)13.076 = ___________ + 3.000 + ______ + _____
e) 50.555 = ___________ + 500 + ________ + 5
f) _____________ = 400.000 + 30.000 + 600 + 2
g) 9.012 = _________ + 10 + ______
h) 80.008 = __________ + 8
i) 400.015 = ___________ + ___________ + 5
Agora é a sua vez de CRIAR (INVENTAR) 5 números para decompor como o modelo acima.
Boa invenção!
Transforme em ALGARISMOS:
a) 4 dezenas de milhar, 5 unidades de milhar, 7 dezenas e 9 unidades =
b) 8 unidades de milhão, 6 centenas de milhar, 5 centenas e 1 dezena =
c) 8.000 + 30 + 2 =
d) 106 unidades de milhar e 9 unidades =
Agora é a sua vez de CRIAR (INVENTAR) números usando os algarismos, a decomposição e a escrita
por extenso. Podem inventar 5 números.
Bom trabalho!
Atividades Matemática
Ciências Atividades 3 e 4
-
Transcreva as questões da cruzadinha em seu caderno e após responda-as no mesmo.
-
Pesquise e desenhe as camadas da Terra em seu caderno, identificando a região em que vivemos.
Atividades Matemática
-
20.100
-
9.660
-
32.062
-
1.000.001
-
12.004.005
-
26.009
-
540.685
-
81.235
-
3 dezenas e mais 7 unidades?
-
5 dezenas e mais 9 unidades?
-
4 centenas, mais 6 dezenas e mais 5 unidades?
-
9 centenas e mais 1 dezena?
-
7 centenas e mais 3 unidades?
-
380
-
415
-
631
-
952
-
190
-
354
-
136
-
522
-
785
Ciências Atividade 2
Educação Física Atividade 1
Copiar no Caderno
Português Atividade 3
Matemática Atividade 5
-
2.562.938 =
-
1.609.404.981 =
-
879.604 =
-
46.123.471 =
Matemática Atividade 4
-
Dois mil e doze unidades =
-
7 bilhões =
-
160,5 milhões =
-
Sessenta e nova mil, oitocentos e noventa =
Matemática Atividade 3
-
2 centenas mais 9 dezenas =
-
1 unidade de milhar mais 5 dezenas =
-
8 milhares mais 6 centenas mais 6 unidades =
-
1 centena de milhar mais 4 milhares mais 3 dezenas =
Filosofia Atividades 1 -10
Atividade 1. Copie no seu caderno e escreva uma frase que faça sentido utilizando cada palavra ou expressão abaixo por frase:
a) CORONA VÍRUS
b) CUIDADOS
c) SAÚDE
d) AJUDANDO
e) MUDANÇAS
Atividade 2. Copie no caderno, desenhe e pinte como será a rua em que você mora no dia em que descobrirem a cura para o Corona vírus e essa cura chegar ao brasil:
Atividade 3. Copie no caderno e escreva no mínimo 10 linhas sobre as 3 coisas mais importantes na sua vida:
Atividade 4. Copie no caderno e resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:
a) Se OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO = 3
Podemos concluir que OLHAR SÉRIO = ?
Resposta: 1
b) Se OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO + OLHAR SÉRIO = 3
Se SORRISO + SORRISO + OLHAR SÉRIO = 11
Podemos concluir que SORRISO + OLHAR SÉRIO = ?
Resposta:
c) Se ÔNIBUS + ÔNIBUS + ÔNIBUS = 33
Se SORRISO + SORRISO + ÔNIBUS = 31
Se SORRISO + SOL = 90
Podemos concluir que SORRISO + SOL + ÔNIBUS = ?
Resposta:
Atividade 5. Copie no caderno e resolva as seguintes questões de raciocínio lógico-matemático conforme o modelo abaixo:
a) PINGO + PINGO + PINGO = 6
FOLHA + FOLHA + PINGO = 82
PINGO + FOLHA + CACHORRO = 48
CACHORRO + CACHORRO + CACHORRO = ?
Resposta:
b) PÉ + PÉ + PÉ = 9
CABEÇA + CABEÇA + PÉ = 13
TRONCO + CABEÇA + PÉ = 9
TRONCO + CABEÇA + CABELO = 6
CABELO = ?
Resposta:
Atividade 6. Copie no caderno e responda:
a) Se filósofo é aquele que reflete, que busca a sabedoria, que busca a verdade e todos nós temos a capacidade de refletir, de filosofar, escreva como você se sente e o que você pensa quando pessoas importantes a você te mentem ou te enganam:
b) Escreva porque devemos ser verdadeiros e falar a verdade, mas se você pensa que existem situações em que devemos realmente mentir ou enganar, também escreva para que serve a mentira:
Atividade 7. Copie no caderno e responda:
a) Conte a história de uma estupidez ou de um ato bruto que você já tenha praticado:
b) Agora conte como teria ocorrido essa história se você tivesse agido de uma forma mais positiva para todos os envolvidos:
c) O que você diria para desencorajar quem pratica bullying (ato repetitivo de agressão física, virtual, ou psicológica contra alguém) de praticar esse ato destrutivo? (escreva o que você diria)
Atividade 8. Copie no caderno e responda:
Existem sinais de vida (o surgimento de uma nova vida, o ressurgimento de uma floresta que havia sido devastada para criação de gado em uma grande extensão de terra, a cura do Corona vírus, o amor).
Existem também sinais de morte (a morte de um familiar querido, a desemprego crescendo em todos os países, a falta de dinheiro para comprar alimento, o egoísmo).
a) Mostre que agora você já sabe o que são sinais de vida, dê 5 exemplos desse tipo de sinal:
b) Mostre que agora você já sabe o que são sinais de morte, dê 5 exemplos desse tipo de sinal:
Atividade 9. Copie no caderno e responda:
O MITO
Segundo os filósofos, mito é algo diferente de fantasia: não é algo como as estórias da Branca de Neve, ou da Bela adormecida.
Entre os povos primitivos, o mito serve para o ser humano se pôr no mundo e encontrar o seu local na natureza. O mito é um jeito ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e nada crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos, mas também dão as formas da ação humana. O mito nasce do desejo de dominação do mundo, para afugentar o medo e a insegurança.
Os rituais são ações que facilitam que os acontecimentos descritos pelos mitos aconteçam. Ex: A prática do ritual da “dança da chuva“ é utilizada para fazer chover, que é um fenômeno da natureza.
Conforme o que se lê no texto, responda:
a) O que é mito?
b) Como nasce o mito?
c) O que são rituais?
d) Se você já praticou algum ritual, o descreva e, em seguida, explique para que ele serviu ou qual o seu objetivo:
Atividade 10. Copie no caderno e responda:
a) Para você, o que é ser livre? Explique:
b) Em que situações você costuma se sentir livre? Explique:
c) Escolha uma dessas situações em que você se sente livre e faça um desenho pintado, e, por escrito, explique o que ele retrata.
História Atividade 1
Geografia Atividade 1
Português Atividade 1
Espanhol Atividade 2
Aqui estão os mesmos “refranes”, que são ditos populares. Mas estão em
português. Copie-os na atividade 1, no espaço que você deixou entre as
linhas.
Os melhores perfumes estão nos menores frascos.
Para boa fome não existe pão duro.
Cavalo dado não se olha os dentes.
Quem madruga, Deus ajuda.
Cavalo velho não aprende trote novo.
De grão em grão a galinha enche o papo.
Quando o gato não está os ratos fazem a festa.
Quanto mais conheço os homens, mais admiro os cachorros.
O hábito não faz o monge.
Quem não arrisca, não petisca.
Quem ri por último, ri melhor.
Meio caminho andado, é meio caminho começado.
Diga-me com quem andas que te direi quem és.
Dinheiro chama dinheiro.
O que não mata, engorda.
Nem tudo que reluz é ouro.
Cão que ladra, não morde.
Gosto não se discute.
Uma andorinha não faz verão.
Deus dá pão a quem não tem dentes.
Não vale o prato que come / Não vale nada.
Mais vale pouco do que nada.
Cão que ladra, não morde.
Faça o bem, sem olhar a quem.
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
É melhor dar do que receber.
Em boca fechada não entra mosca.
A bom entendedor, meia palavra basta.
Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando.
O que os olhos não veem, o coração não sente.
Espanhol Atividade 1
Copiar no caderno:
Refranes populares en Español
Los refranes populares son excelentes recursos para darle otro nivel
a tus conversaciones cotidianas, especialmente con nativos, además del
gran valor que tienen estas frases como emblema de la cultura del país.
En cada refrán hay una dosis de sabiduría que de alguna manera
sirve para aconsejar, reírnos sobre una situación, resumir una anécdota o
hacer advertencias y analogías.
No obstante, es fundamental que el hablante conozca el significado
de cada uno de ellos para que lo utilice cuando corresponda y además
tenga coherencia con lo que piensa y el contexto.
A continuación siguen algunos de los refranes populares más utilizados:
(Copiar deixando duas linhas em branco entre cada frase, para depois
copiar a tradução)
1. Los perfumes finos vienen en envases pequenos.
2. A buen hambre no hay pan duro.
3. A caballo regalado no se le mira los dientes.
4. Al que madruga, Dios le ayuda.
5. Caballo viejo no aprende trote nuevo.
6. Cada día un grano pon y harás un montón.
7. Cuando el gato está ausente los ratones se divierten.
8. Cuanto más se conoce a los hombres, más se admira a los perros.
9. El hábito no hace al monje.
10. El que no arriesga no gana.
11. El que ríe último, ríe mejor.
12. Caminito comenzado, es medio andado.
13. Dime con quién andas y te diré quién eres.
14. Dinero llama dinero.
15. Lo que no mata, engorda.
16. No es oro todo lo que reluce.
17. Perro que ladra no muerde.
18. Sobre gustos, no hay nada escrito.
19. Una golondrina no hace verano.
20. Dios da pan a quien no tiene diente.
21. No vale un pucho / Me importa un pucho.
22. Más vale poco que nada.
23. Perro que ladra, no muerde.
24. Haz bien y no mires a quien.
25. No dejes para mañana lo que puedas hacer hoy.
26. Es mejor dar que recibir.
27. En boca cerrada no entran moscas.
28. A buen entendedor, pocas palabras bastan.
29. Más vale pájaro en mano, que cien volando.
30. Ojos que no ven, corazón que no siente.
Debido a la estrecha relación del portugués y el español, se puede notar
que muchos de los refranes populares em español son similares a nuestros
dichos en Brasil, lo cual es positivo y te ayudará al momento de utilizarlos.
Ciências Atividade 1
Leia o texto e responda no caderno as perguntas:
Matemática Atividade 2
Copie e resolva no caderno.
Matemática Atividade 1
Copie e resolva no caderno.
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7.890 =
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5.876 =
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9.570 =
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