A30

Atividades

1)      LER O POEMA E COPIAR NO CADERNO:

 

UM FELIZ NATAL

 

NESTE NATAL

QUERO GANHAR:

BRILHO, AMOR E ALEGRIA.

O BRILHO DAS ESTRELAS,

O AMOR DE JESUS.

A ALEGRIA DE PARTILHAR

E PODER AMAR.

 

QUERO FORMAR:

UMA FAMÍLIA UNIDA,

AMIZADES QUERIDAS.

 

QUERO SER:

UMA BOA AMIGA,

UMA CRIANÇA FELIZ.

 

QUERO COLOCAR:

UM FELIZ NATAL!

 

MARIA CAROLINA M. DE CASTRO

 

2)      RESPONDER AS PERGUNTAS NO CADERNO:

 

A.      QUAL O TÍTULO DO POEMA?

B.      QUAL A AUTORA DO POEMA?

C.      O QUE CAROLINA QUER GANHAR NESTE NATAL?

D.     COMO ELA QUER QUE SUA FAMÍLIA SEJA?

E.      COMO ELA QUER SER?

 

3)      RETIRAR DO TEXTO PALAVRAS COM:

 

NH –

LH –

Z –

GR –

QU –

 

4)       SEPARAR AS SÍLABAS E CLASSIFICAR EM DISSÍLABA, TRISSÍLABA OU POLISSÍLABA:

 

QUERO

GANHAR

BRILHO

ALEGRIA

PARTILHAR

FAMÍLIA

AMIZADES

QUERIDAS

AMIGA

CRIANÇA

 

5)      OBSERVAR OS NÚMEROS ABAIXO:

58 – 27 – 35 – 12 – 42 – 7 – 94 – 100

 

A.      COPIAR OS NÚMEROS NA ORDEM CRESCENTE.

B.      ESCREVER POR EXTENSO OS NÚEROS ACIMA EM ORDEM DECRESCENTE.

 

 

6)      RESOLVER AS OPERAÇÕES E MARCAR AS CORRETAS.

 

80 + 10 = 90

70 + 3 = 75

50 + 50 = 100

60 + 40 = 99

50 – 25 = 25

60 – 30 = 40

95 – 5 = 90

99 – 9 = 1

 

FELIZ NATAL! 


Atividades







Atividades







Atividades

1)      LER O POEMA E COPIAR NO CADERNO:

 

A CASA E O SEU DONO

 

ESSA CASA É DE CACO

QUEM MORA NELA É O MACACO.

 

ESSA CASA TÃO BONITA

QUEM MORA NELA É A CABRITA.

 

ESSA CASA É DE CIMENTO

QUEM MORA NELA É O JUMENTO.

 

ESSA CASA É DE TELHA

QUEM MORA NELA É A ABELHA.

 

ESSA CASA É DE LATA

QUEM MORA NELA É A BARATA.

 

ESSA CASA É ELEGANTE

QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.

 

E DESCOBRI DE REPENTE

QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.

AUTOR: ELIAS JOSÉ

 

2)      COPIAR DO POEMA A PALAVRA QUE RIMA COM:

 

CACO

BONITA

CIMENTO

TELHA

LATA

ELEGANTE

REPENTE

 

3)      DESENHAR AS 06 CASAS DO POEMA E OS SEUS DONOS E COLORIR BEM BONITO.

 

4)      PROCURAR NO POEMA PALAVRAS COM:

 

LH - __________________;  __________________

SS -  __________________

TIL -  __________________

4 SÍLABAS -  __________________

 

5)      OBSERVAR OS DESENHOS E RESPONDER:



·         QUAL É O NÚMERO QUE ESTÁ NA CASA DO MACACO?

·         QUAL É O NÚMERO DA CASA DO ELEFANTE?

·         QUAL É O NÚMERO DA CASA DA BARATA?

·         QUAL É O NÚMERO DA CASA DA ABELHA?

·         QUAL É O NÚMERO DA CASA DO JUMENTO?

·         QUAL É O NÚMERO DA CASA DA CABRITA?

·         QUAL É O RESULTADO DA SOMA DOS NÚMEROS DAS CASAS DA CABRITA E DO MACACO?

·         QUAL É O RESULTADO DA SOMA DOS NÚMEROS DAS CASAS DO ELEFANTE E DA BARATA?

 

 

6)      PENSAR NOS NÚMEROS DE 1 ATÉ 100 E RESPONDER O NÚMERO QUE REPRESENTA:

 

A SUA IDADE:

O DIA DO SEU NASCIMENTO:

UMA DÚZIA:

MEIA DÚZIA:

UMA DEZENA:

MEIA DEZENA:

UM CENTO:

MEIO CENTO:



Atividades






Atividades Educação Física




Atividades

1)      LER E COPIAR O POEMA:

AS BORBOLETAS

 

BRANCAS

AZUIS

AMARELAS

E PRETAS

BRINCAM

NA LUZ

AS BELAS

BORBOLETAS.

 

BORBOLETAS BRANCAS

SÃO ALEGRES E FRANCAS.

 

BORBOLETAS AZUIS

GOSTAM MUITO DE LUZ.

 

AS AMARELINHAS

SÃO TÃO BONITINHAS!

 

E AS PRETAS, ENTÃO...

OH, QUE ESCURIDÃO!

 

VINÍCIUS DE MORAES

 

2)      O POEMA “AS BORBOLETAS” FALA DE VÁRIAS CORES. ESCREVER O NOME DAS CORES:

B:

A:

A:

P:

 

3)      ESCREVER AS PALAVRAS QUE RIMAM NO POEMA:

BRANCAS: __________

AZUIS: __________

AMARELINHAS: __________

PRETAS: __________

ENTÃO: __________

 

4)      COMPLETAR COM AS SÍLABAS QUE FALTAM:

A___GRES

BOR___LE___

A___RE___NHAS

ES___RI___

 

 

5)      SEGUIR O MODELO:

AMARELA – AMARELINHAS

PRETAS - __________

BRANCAS - __________

AZUIS - __________

 

6)      DE ACORDO COM O POEMA, RESPONDER:

 

ONDE AS BORBOLETAS BRINCAM?

COMO SÃO AS BORBOLETAS AMARELINHAS?

 

7)      COPIAR AS PALAVRAS QUE NÃO PERTENCEM AO POEMA:

NEGRA

CORES

PRETAS

AMARELINHAS

ALEGRES

AZUIS

MARIPOSA

BAMBOLÊ

AMARELA

 

8)      ACRÓSTICO – ESCREVER UMA PALAVRA PARA CADA LETRA:

B –

O –

R –

B –

O –

L –

E –

T –

A –

S –

 

9)      DESENHAR E COLORIR:

UMA DEZENA DE BORBOLETAS AMARELINHAS.

 

MEIA DÚZIA DE BORBOLETAS AZUIS.

 

UMA DÚZIA DE BORBOLETAS PRETAS.

 

MEIA DEZENA DE BORBOLETAS BRANCAS. 


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Olá seres humaninhos e seres humaninhas! A atividade de educação física dessa semana vai ser um pouco diferente, quero convidar todo mundo pra acompanhar a LIVE DA ESCOLA, no facebbok! Então seguem as informações: 

O que? Live da escola Morro da Cruz 
Quem mais participará? EEEM Oscar Tollens (profa. Melissa), EMEF América (profa. Mariana), EMEF Judith (Porfa. Malu) e a profa. Luciana fará tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Quando? Sexta feira, dia 13/11, às 19h.
Onde? Páginas das escolas no facebook (https://www.facebook.com/emefmorrodacruz/)




Atividades









Atividades










Atividade Artes




Atividades Artes




Atividades

1)      LER O POEMA E COPIAR:

PAPO

 

- ONDE VAI JOANINHA?

- A CASA DA VIZINHA.

 

VER SE ELA TEM TINTA

PARA MINHAS PINTAS.

 

- VOCÊ GOSTA DE CORES?

- CLARO, POIS VIVO ENTRE AS FLORES.

 

COMENDO OS PULGÕES

QUE ESTRAGAM AS PLANTAÇÕES.

 

E ACABAM COM O VERDE

TÃO GOSTOSO DE VER-SE.

 

MAS CHEGA DE PAPO

QUE O SOL JÁ VAI ALTO!

 

- ENTÃO ADEUS, JOANINHA.

- ENTÃO ADEUS, VIZINHA.

 

JOSÉ PAULO PAES

 


Atividades




Vamos procurar nomes de animais selvagens?

São animais que vivem ou nascem num ecossistema natural, como florestas, rios e oceanos.


A  K  B  T   I  G  R  E  S  U  F  C  I   L  W

M A  C  A  C  O  P  L  J  A  T  H  C  O   S

E  H  S   I   T  A  Z  E  B  R  A  Y  F  T   I

U  G  B  L  E  R   I   F  O  J  M  V  R  A  C

D  U  R  S  O  F   J   A  C  A  R  E  U  S  N

L  O  B  O  H  X  O  N  Ç  A  T  R   I  E  V

O  H  I   P   O  P  O  T  A  M  O  T  S  F  L

S  D  F  H  N  A  L  E  O  P  A  R  D  O  X


Escreve os nomes e depois separa as sílabas de cada palavra:

______________________     _______ - _______ 

______________________     _______ - _______ 

______________________     _______ - _______ 

______________________     _______ - _______ 

______________________     _______ - _______ 

______________________     _______ - _______ 

______________________     _______ - _______  - _______

______________________     _______ - _______ -  _______ - _______

______________________     _______ - _______ -  _______ - _______

______________________     _______ - _______ -  ______ - ______ - _____



Vamos procurar nomes de animais domésticos?

São animais que não vivem mais em ambientes naturais e tiveram seu comportamento alterado pelo convívio com o homem.


T  A  F  C   C   A  C   H  O  R  R  O  L  T   I   S  H  O

U  G  I  O   H   S  X   A   T  U  F  V  O  C  Z  M  I   T

P  A  S  V   L   I   G   P   M  S  Y  E   J  E  D  H  K  O

E  T  R   O  S   G  K  A   C  G  A  L   I  N  H  A  U  M

C  O  E   L  H  O  R   T   F  E  T  H   P  O  R  C  O D

F   S  C  A  V   A  L  O   H  X  M  A  B  E  L  H  A F  

Escreve os nomes e depois separa as sílabas de cada palavra:

______________________     _______ - _______ 

______________________     _______ - _______ 

______________________     _______ - _______ 

______________________     _______ - _______  - _______

______________________     _______ - _______  - _______

______________________     _______ - _______  - _______

______________________     _______ - _______  - _______

______________________     _______ - _______  - _______

______________________     _______ - _______  - _______



AGORA VAMOS BRINCAR DE IMAGINAR?

Que tal pensar como se sente um animal selvagem?

Escolhe um animal que vive na selva, qualquer um. Fecha os olhos e imagina como ele se sente, com sua pele (coberta de pelos? Provoca calor?), com seu tamanho. Tenta imitar o jeito como esse animal se locomove, ele é veloz ou lento? Anda sobre quatro patas ou duas? Onde ele dorme? De que sente medo?

Faz um desenho e escreve uma apresentação desse animal começando com ‘Eu sou____________’.

Atividades


1)      LER AS PERGUNTAS E RESPONDER NO CADERNO:

 

·         O QUE A JOANINHA QUERIA DA VIZINHA?

·         POR QUE A JOANINHA GOSTA DE CORES?

·         O QUE A JOANINHA FAZ ENTRE AS FLORES?

·         COM QUEM A JOANINHA CONVERSA?

 

2)      ESCREVER A RESPOSTA CORRETA NO CADERNO:

 

·         A JOANINHA VAI:

AS PLANTAÇÕES

A CASA DA VIZINHA

 

·         O VERSO “QUE O SOL JÁ VAI ALTO” SIGNIFICA QUE:

JÁ É TARDE PARA JOANINHA

AINDA É CEDO PARA JOANINHA

 

3)       VOCÊ GOSTA DE CORES?

 

4)      DESENHAR FLORES E COLORIR COM AS CORES QUE VOCÊ MAIS GOSTA.

 

5)      QUANTAS CORES VOCÊ ESCOLHEU PARA PINTAR AS FLORES?

 

6)      QUAL É O NOME DA COR QUE APARECE NO POEMA?

 

7)      TENTAR FAZER O DESENHO DE UMA JOANINHA E COLORIR.

 

8)      OBSERVAR OS NÚMEROS ABAIXO:

 

58 – 27 – 35 – 12 – 42 – 169 – 94 – 281

 

A)     ORDENAR DO MAIOR AO MENOR.

B)     ORDENAR DO MENOR AO MAIOR.

C)      ESCREVER COMO SE LÊ O MAIOR NÚMERO REPRESENTADO ACIMA.

D)     ESCREVER COMO SE LÊ O MENOR NÚMERO REPRESENTADO ACIMA.

 

9)      COLOCAR O NÚMERO QUE VEM ANTES E O NÚMERO QUE VEM DEPOIS:

_____ 27 _____

_____ 15 _____

_____ 9 _____

_____ 22 _____

_____ 10 _____

_____ 6 _____

_____ 29 _____

_____ 35 _____

_____ 17 _____

_____ 5 _____

 

10)  REPRESENTAR COM DESENHOS UMA DÚZIA DE BOLINHAS COLORIDAS.

 

11)  RESOLVER OS PROBLEMAS MATEMÁTICOS:

 

·         FLÁVIO TINHA MEIA CENTENA DE BOLINHAS DE GUDE. PERDEU ALGUMAS NO JOGO FICANDO COM 3 DEZENAS. QUANTAS BOLINHAS ELE PERDEU?

 

·         ANDRÉ TEM UM CADERNO COM 96 FOLHAS. JÁ ESCREVEU EM 35 FOLHAS. QUANTAS FOLHAS ESTÃO EM BRANCO?V


Atividades Educação Física

Nesta semana vamos construir um material bem legal que pode ser usado em muitas brincadeiras: a bola de meia!

A bola de meia pode ser feita de diversas formas: com uma blusa velha (conforme o vídeo abaixo), com outra meia dentro, com jornal ou outro tipo de papel... A ideia principal é pegar um pé de uma meia que você não use mais (pode ser de qualquer pessoa da casa, pode ser também uma perna de meia calça cortada,...) e colocar o papel ou a blusa ou o material que você escolher dentro dela, empurrando bem. Após ter feito isso, enrole a ponta e vire o restante da meia de modo que não fique sobrando tecido e fique mais redondo. No vídeo há a explicação





Agora que já temos as bolas, podemos fazer várias brincadeiras:

1.                      Dá para treinar malabarismos, começando com uma bola em cada mão e depois dificultando com 3 ou 4 bolas.

2.                      Dá para fazer um jogo de bocha onde há um alvo e o objetivo é deixar mais bolas perto do alvo possível.

3.                      Dá para fazer bola ao cesto ou um boliche com garrafas PET.

4.                      O que mais sua imaginação permitir! 😊

 

Não esqueçam: a pandemia ainda não acabou e por isso não estamos indo às aulas na escola! Por isso continuem lavando as mãos, usando máscaras e mantendo distanciamento, sempre que possível! Cuidem-se para que possamos logo matar essa saudade enorme!


Atividades








Atividades Educação Física

EDUCAÇÃO FÍSICA

BRINCADEIRA AFRICANA

VAMOS CONHECER UMA BRINCADEIRA CHAMADA SALTANDO FEIJÃO

DE ONDE SE ORIGINOU? DA NIGÉRIA, UMA PAÍS LOCALIZADO NO CONTINENTE AFRICANO.

QUAIS MATERIAIS PRECISAMOS PARA BRINCAR? APENAS UMA CORDA

COMO É A BRINCADEIRA? É SIMPLES! UMA PESSOA GIRA A CORDA NO CHÃO, E AS OUTRAS TENTAM SALTAR A CORDA.

O DESAFIO É NÃO DEIXAR A CORDA ENCOSTAR NA GENTE! 😊

DEPOIS, QUE TAL TENTAR PULAR CORDA E CRIAR OUTRAS BRINCADEIRAS COM ELA?


 


Atividades






Atividades







Atividades Educação Física

QUADRO NEGRO

 

Esta brincadeira é para fazer junto com alguém que mora com você. Esta pessoa irá escrever com o dedo uma palavra ou uma letra ou um número nas suas costas e você terá que adivinhar o que ela escreveu. Depois vocês trocam!

Também é possível variar as partes do corpo para escrever: palmas das mãos, pés, braços,... Qual foi mais fácil de descobrir? E qual foi mais difícil? Ao invés de palavras, para dificultar, vocês podem fazer desenhos como flor, coração, sol... Inventem à vontade e percebam as diferenças em cada variação da brincadeira!

Não esqueçam de lavar as mãos antes e depois da brincadeira, o vírus continua aí! 😊

 

VAMOS DANÇAR?

 

A seguir tem o link de algumas músicas no you tube com coreografia de um jogo chamado “Just Dance”. Se possível abram algumas e tentem fazer a coreografia. Caso não consigam toda, tentem alguns passos. Chamem quem mora com vocês para jogar também. A brincadeira reside na diversão e em descobrir novos movimentos!

Música 1 (duas pessoas) – Gangnam Style https://www.youtube.com/watch?v=AV1biKT426I

Música 2 (uma pessoa) – On the floor https://www.youtube.com/watch?v=LGlrLym9OgE

Música 3 (uma pessoa) – Moves Like Jagger https://www.youtube.com/watch?v=rE7q1uhj4g4

Música 4 (uma pessoa) – Pump It https://www.youtube.com/watch?v=xQ79cheWg5g

Música 5 (duas pessoas) – Beautiful Liar https://www.youtube.com/watch?v=yt4V20MYFJs


Atividades

REALIZAR TODAS AS ATIVIDADES COM MUITO CAPRICHO.

 

1)      LER O POEMA E COPIAR NO CADERNO:

 

CHEGADA DA PRIMAVERA

QUE LINDA A PRIMAVERA
AS FLORES A ABRIR
OS PASSARINHOS A CANTAR
AS CRIANÇAS A BRINCAR
E O MUNDO A SORRIR.

UMA ANDORINHA BELA
BATEU NA MINHA JANELA
E CONTENTE ANUNCIAVA
QUE CHEGOU A PRIMAVERA
OU ERA QUE SONHAVA?

TODAS AS FLORES SÃO LINDAS!
BONITAS COMO A ESPERANÇA,
QUE VEMOS NASCER TODO DIA
AO SORRISO DE UMA CRIANÇA.

AUTOR DESCONHECIDO

 

2)      O ANO TEM QUATRO ESTAÇÕES: OUTONO, INVERNO, PRIMAVERA E VERÃO. QUAL DESSAS ESTAÇÕES VOCÊ MAIS GOSTA? ESCREVA O NOME DA ESTAÇÃO.

 

3)      ESCREVER UMA PALAVRA COM CADA LETRA INICIAL:

P

R

I

M

A

V

E

R

A

 

4)      DESENHAR E COLORIR BEM BONITO:

 

5 FLORES

8 PASSARINHOS

5)      RETIRAR DO TEXTO PALAVRAS COM:

CH _____________ _____________

FL _____________

RR _____________ _____________

NH _____________ _____________ _____________

SS _____________ _____________

 

6)      SEPARAR AS SÍLABAS E CLASSIFICAR EM: DISSÍLABA, TRISSÍLABA OU POLISSÍLABA.

 

PRIMAVERA

PASSARINHO

SORRIR

ANDORINHA

MINHA

SONHAR

FLORES

SORRISO

 

7)      DESENHAR A PRIMAVERA BEM COLORIDA:

 

8)      ESCREVER COMO SE LÊ:

 

10

13

18

21

30

36

40

49

50


Atividade Educação Física




Atividades





Atividades Artes




Atividades







Atividades

DIA E NOITE

NÃO SEI SE GOSTO DO DIA.

NÃO SEI SE GOSTO DA NOITE.

DE DIA, EU POSSO BRINCAR.

MAS DE NOITE, EU POSSO SONHAR.

DE DIA, EU POSSO BALANÇAR.

VOU ALTO, BEM ALTO, NO MEU BALANÇO.

MAS, DE NOITE, EU POSSO SONHAR.

DE DIA, EU POSSO LER.

MAS, DE NOITE, AH!... DE NOITE, EU POSSO SONHAR.

NÃO SEI SE GOSTO MAIS DO DIA.

NÃO SEI SE GOSTO MAIS DA NOITE.

MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA

 

1)      LER E COPIAR O TEXTO.

 

2)      REPRESENTAR COM DESENHOS O DIA E A NOITE.

 

3)      RESPONDER NO CADERNO:

A.      A AUTORA DO TEXTO GOSTA DO DIA, DA NOITE OU DOS DOIS?

B.      E VOCÊ GOSTA MAIS DO DIA, DA NOITE OU DOS DOIS?

 

4)      ESCREVER COISAS QUE VOCÊ FAZ:

A.      DE DIA:

B.      DE NOITE:

 

5)      RETIRAR DO TEXTO PALAVRAS INICIADAS COM:

D

N

S

B

P

M

 

6)      SEPARAR AS SÍLABAS:

DIA: _____ _____

NOITE: _____ _____

BRINCAR: _____ _____

SONHAR: _____ _____

BALANÇO: _____ _____ _____

POSSO: _____ _____

 

7)      SOMAR AS QUANTIDADES:

8 + 3 + 10 + 1 =

6 + 5 + 7 + 0 =

3 + 5 + 8 + 20 =

4 + 8 + 12 + 1 =

7 + 6 + 3 + 6 =

5 + 4 + 4 +7 =

 

8)      DIMINUIR:

20 – 5 =

14 – 7 =

16 – 8 =

50 – 25 =

20 – 1 =

30 – 10 =

 

9)      CALCULAR: SE UM LITRO DE LEITE CUSTA 3 REAIS, QUANTO CUSTARÃO 5 LITROS DE LEITE?

RESPOSTA: _____________________________________________________________

 

CONTINUE SE CUIDADANDO. NOS VEREMOS EM BREVE. UM ABRAÇO!


Atividades






Atividades

1)    LER, CANTAR E COPIAR A MÚSICA NO CADERNO.

 

SE ESSA RUA FOSSE MINHA

 

SE ESSA RUA
SE ESSA RUA FOSSE MINHA
EU MANDAVA
EU MANDAVA LADRILHAR
COM PEDRINHAS
COM PEDRINHAS DE BRILHANTE
PARA O MEU
PARA O MEU AMOR PASSAR

NESSA RUA
NESSA RUA TEM UM BOSQUE
QUE SE CHAMA
QUE SE CHAMA SOLIDÃO
DENTRO DELE
DENTRO DELE MORA UM ANJO
QUE ROUBOU
QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO

SE EU ROUBEI
SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
TU ROUBASTE
TU ROUBASTE O MEU TAMBÉM
SE EU ROUBEI
SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
É PORQUE
É PORQUE TE QUERO BEM

COMPOSIÇÃO: MARIO LAGO / ROBERTO MARTINS

 

 

1)    PROCURAR NA MÚSICA PALAVRAS INICIADAS COM AS LETRAS:

 

A

R

P

B

C

 

2)    QUANTAS VEZES A PALAVRA CORAÇÃO APARECE NA MÚSICA?

 

3)    QUNTAS VEZES A PALAVRA RUA APARECE NA MÚSICA?

 

4)    RETIRE DA MÚSICA PALAVRAS COM:

 

Ç –

NH –

LH –

CH –

TIL –

SS –

 

5)    VOCÊ SABE O QUE É UM BOSQUE? BOSQUE É UM LUGAR CHEIO DE ÁRVORES. DESENHAR E COLORIR COMO VOCÊ IMAGINA SER UM BOSQUE.

 

6)    RESPONDER E DESENHAR:

 

·         QUEM MORA DENTRO DO BOSQUE, DE ACORDO COM A MÚSICA?

 

7)    OBSERVAR A RUA QUE VOCÊ MORA, DESENHAR E COLORIR O QUE VOCÊ VÊ.

 

8)    VOCÊ SABE O NOME DA SUA RUA? QUAL É?

 

9)    OBSERVAR O CALENDÁRIO DO MÊS DE SETEMBRO DE 2020:




10)  RESPONDER:

·         QUANTOS DIAS TÊM O MÊS DE SETEMBRO?

·         QUANTOS DOMINGOS TEM O MÊS DE SETEMBRO?

·         QUNTAS QUARTAS-FEIRAS TÊM O MÊS DE SETEMBRO?

·         EM QUAL DIA DA SEMANA COMEÇA O MÊS DE SETEMBRO?

·         EM QUAL DIA DA SEMANA TERMINA O MÊS DE SETEMBRO?


Atividades






Atividades Educação Física





Atividade Artes



Atividade Educação Física



Atividades

1)      LER E COPIAR:

FOLCLORE SÃO LENDAS, CONTOS, MÚSICAS, DANÇAS E TRADIÇÕES DE UM POVO.

SÃO ALGUMAS LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO: CURUPIRA, BOTO COR-DE-ROSA, SACI-PERERÊ, MULA-SEM-CABEÇA, IARA E BUMBA-MEU-BOI.

2)      ESCREVER OS NOMES DAS LENDAS ACIMA, CONFORME A LETRA INICIAL:

 

B –

I –

M –

S –

C –

B –

 

3)      NÃO PRECISA COPIAR, PRECISA SOMENTE COLOCAR AS RESPOSTAS NO CADERNO. IDENTIFICAR O PERSONAGEM DO FOLCLORE, CONFORME A FRASE.

 

A)     CUIDA DAS FLORESTAS.

B)     CONHECIDA COMO A MÃE D’ÁGUA.

C)      INVADE AS CASAS PARA FAZER BRINCADEIRAS.

D)     TEM OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS.

E)      É UMA SEREIA METADE MULHER, METADE PEIXE.

 

4)      ESCOLHER UM DOS PERSONAGENS ACIMA PARA DESENHAR E COLORIR.

 

5)      COPIAR E RESOLVER A HISTÓRIA MATEMÁTICA.

 

EM UMA LARANJEIRA HAVIA 30 LARANJAS, FORAM COLHIDAS 15. QUANTAS LARANJAS RESTARAM NA LARANJEIRA?

 

6)      REPRESENTAR A RESPOSTA DO EXERCÍCIO ANTERIOR COM DESENHOS LINDOS E COLORIDOS.

 

7)      ARMAR E EFETUAR AS OPERAÇÕES NO CADERNO.

 

A)     33 + 12 =

B)     45 + 21 =

C)      66 + 10 =

D)     39 – 13 =

E)      68 – 11 =

F)      43 – 10 =  


Atividades




Atividades Educação Física

ENCONTRE O PONTO




Para dois ou mais participantes. Deve-se definir um ponto final, vendar uma das crianças (se tiver mais de três, pode-se jogar em duplas), rodá-la e levá-la para longe do ponto. A(s) criança(s) que estão enxergando devem então dizer as direções que a criança vendada deve seguir para encontrar o ponto final (para frente, para trás, para direita, para esquerda...). Pode-se marcar o tempo que cada um leva até o ponto, ver quem dá as melhores direções, quem acha o ponto final mais rápido, etc.

 

BOLICHE




Precisaremos de garrafas ou caixas plásticas (pode ser de refrigerante, suco, leite,... qualquer coisa que não tenha problema caso amasse) e uma bola (que pode ser feita com jornal, caso a criança não possua). Organize as garrafas ou caixas para que a criança atire a bola e tente derrubá-las. É possível aumentar o nível de dificuldade afastando mais a criança das garrafas, enchendo-as com água ou pedrinhas, estipulando que só se pode jogar a bola com a mão esquerda ou de costas... Importante é testar as habilidades e lavar bem as mãos antes e depois de brincar!

Atividade Educação Física




Atividades

ATIVIDADES

1)      LER E COPIAR NO CADERNO. O MÊS DE AGOSTO É O MÊS DO FOLCLORE.

 

TÍTULO: VOCÊ SABE O QUE É FOLCLORE?

VOCÊ SABE O QUE É FOLCLORE?

VOU LHE DAR A EXPLICAÇÃO:

É TUDO AQUILO QUE VEM DO POVO

E NASCE LIVRE NO CORAÇÃO.

TEM A LENDA DA MÃE D’ÁGUA,

TEM A LENDA DO SACI,

DO CURUPIRA, VITÓRIA RÉGIA,

CATERETÊ, JURUPARI.

TEM AS DANÇAS E TEM OS CANTOS,

QUE ATÉ HOJE VÊ O CARNAVAL,

FESTA JUNINA, A CAPOEIRA, MACULELÊ.

 

MÚSICA: ASA BRANCA; AUTOR: LUIZ GONZADA

ADAPTAÇÃO DA LETRA: JOCINEIDE BENTO MEIRELIS

 

2)      ESCOLHER UM PERSONAGEM DO TEXTO ACIMA, DESENHAR E COLORIR.

 

3)      ESCREVER COISAS ENGRAÇADAS QUE VOCÊ SABE SOBRE O SACI.

 

4)      PENSAR NA SUA ESCOLA POR DENTRO E POR FORA. ESCREVER COISAS QUE TÊM NA SUA ESCOLA INICIADAS COM A LETRA:

 

A

P

L

C

M

J

R

B

Q

V

 

5)      DESENHAR E COLORIR DOIS LUGARES DA ESCOLA QUE VOCÊ GOSTA.

 


Atividades





Atividades Educação Física



Atividade Educação Física

Jogo da Mimica



Vocês sabiam que o ser humano se comunica através de gestos há milhares de anos? Seja por ser um lugar que não pode fazer barulho ou porque o som não seria ouvido (por exemplo nos antigos filmes de cinema mudo) a expressão corporal foi sendo inserida no nosso dia a dia.
Para testar nossas habilidades expressivas, vamos brincar de mímica! O jogo funciona da seguinte forma: escolheremos uma categoria de palavras ou expressões (no caso, profissões e filmes) e uma pessoa por vez deverá fazer gestos e mover-se para que os outros adivinhem a palavra sem ela emitir nenhum som!!
Sugestões para as mímicas.
Profissões: jogadora de futebol, nadador, ginasta, professor, lixeiro, padeira, médico, veterinário, enfermeiro, cozinheiro, advogada, astronauta,...
Filmes: A Bela Adormecida, Homem Aranha, Batman, O chamado, Chapeuzinho Vermelho, Moana, Minions, Mulher Maravilha, Pantera Negra, Aladin, A Bela e a Fera, Karatê Kid,...
Importante nessa brincadeira, além de não fazer nenhum som, lembrar dos cuidados que a pandemia do corona vírus nos impõe: sem contato físico, uso de máscara se formos brincar com pessoas que não moram conosco e lavagem frequente das mãos.
Cuidem-se!

Atividades

Vamos ler uma fábula? Fábulas são histórias em que os personagens são animais e que geralmente terminam com uma lição de moral, algo para se refletir.

O pavão e a garça
            Era uma vez um pavão muito orgulhoso e vaidoso. Ele se gabava diante de todos de suas belas penas. Se chovia, ele ficava olhando seu reflexo em poças.
            -  Olhem só para a minha cauda! – dizia ele. – Vejam as cores das minhas penas. Como sou bonito! Devo ser a mais bela ave do mundo!
            Dizendo isso, ele abria a cauda como um leque e ficava esperando que alguém aparecesse para admirá-lo.
            As outras aves ficaram cansadas da pretensão do orgulhoso pavão e tentara imaginar uma maneira de fazê-lo parar com aquilo. Foi a garça que teve uma ideia.
            - Deixem comigo – disse ela às outras. – Vou fazer o vaidoso pavão de tolo.
            Certa manhã, a garça passou pelo pavão. Como sempre, ele estava exibindo orgulhosamente suas penas.
            - Vejam como sou belo! – exclamava ele. – Você é tão sem encantos, garça. Por que não tenta ser um pouco mais esperta?
            - Suas penas podem ser mais bonitas do que as minhas – disse a garça calmamente. – Mas vejo que você não pode voar. Suas belas penas não são fortes o suficiente para levantá-lo do chão. Posso não ser tão bela, mas minhas asas podem me levar para o céu!
            “Podemos perder de um lado, mas ganhar de outro.”

Responde no caderno:
  1. Tu conheces uma pessoa vaidosa (que deseja que as outras a admirem)?

  1. A pessoa vaidosa que conheces costuma se orgulhar de que?

  1. A fábula mostra que tanto a garça como o pavão têm características que lhes dão valor: um tem a beleza a outra pode voar. O que é que tu tens que te faz diferente dos outros e pode ser motivo de orgulho?

  1. Escolhe 5 pessoas (podem ser da família, colegas, vizinhos, de qualquer idade), escreve o nome e qual a característica que tu admiras em cada uma delas.

  1. Faz um desenho onde apareças com as pessoas que escolheste e destaca em todos aquilo que existe para admirar.

Atividades


REALIZAR AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO.

1)      COLOCAR OS NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE (DO MENOR AO MAIOR):

8         – 15 – 33 – 1 – 37 – 60 – 2 – 4 – 9 – 99

2)      RESOLVER AS OPERAÇÕES E MARCAR QUAIS ESTÃO CORRETAS:

8 + 3 = 11
8 – 3 = 2
15 + 5 = 20
15 – 5 = 10
25 – 10 = 10
38+ 8 = 30
35 – 5 = 30
10 + 10 + 13 = 33
42 – 2 = 41
30 – 30 = 60

3)      DESENHAR UMA LARANJEIRA COM UMA DÚZIA DE LARANJAS E FAZER UM COLORIDO BONITO.

Atividades Educação Física




Atividades Artes





Atividades


EMEF MORRO DA CRUZ
PROFESSORA ELZA                                                                                         TURMAS A32 E A33
1)      LER O POEMA VÁRIAS VEZES:
A COZINHEIRA

A COZINHEIRA DESCE A LADEIRA
PARA IR À FEIRA.
O QUE SERÁ QUE VOU COMPRAR
PRO JANTAR?
PENSA A COZINHEIRA.
FEIJÃO NÃO DÁ, QUE FEIJÃO ESTÁ CARO
PRA CHUCHU,
SÓ SE COMPRAR FUBÁ
PRA FAZER ANGU.
LEVO TAMBÉM UM TOMATE
E UM POUQUINHO DE MATE,
MEIO QUILO DE MACARRÃO
JÁ QUE NÃO TEM FEIJÃO.

ROSEANA MURRAY


2)      RESPONDER AS PERGUNTAS NO SEU CADERNO:

a)        QUAL É O TITULO DA POESIA?

b)      O QUE QUER DIZER A EXPRESSÃO “CARO PRA CHUCHU”?

c)       QUAL O NOME DA AUTORA DO TEXTO?

3)      LER AS PALAVRAS:

COMPRAR – COZINHEIRA - TOMATE – MACARRÃO – CHUCHU – JANTAR – LADEIRA – MATE – FEIJÃO – ANGU

4)      JANTAR RIMA COM ______________
5)      COZINHEIRA RIMA COM ______________
6)      MATE RIMA COM ______________
7)      FEIJÃO RIMA COM ______________
8)      CHUCHU RIMA COM ______________
9)      COMPRAR RIMA COM ______________

10)  OBSERVE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS:

FUBÁ – FARINHA FINA DE MILHO.
LADEIRA – RUA ABAIXO.
ANGU – PAPA FEITA COM FARINHA DE MILHO. PODE SER DOCE OU SALGADA.

11)  DO EXERCÍCIO ACIMA COPIE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS E FAÇA O DESENHO:

LADEIRA:
FUBÁ:
PANELA DE ANGU:

12)  RETIRAR PALAVRAS DO TEXTO COM:

NH –
CH –
TIL –
ACENTO AGUDO –

13)  CONTAR QUANTAS VEZES A PALAVRAS FEIJÃO APARECE NO TEXTO:

14)  DESENHAR COISAS QUE SE COMPRA NA FEIRA:

UMA DÚZIA:
UMA DEZENA:
MEIA DÚZIA:
MEIA DEZENA:

ESCREVER QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TER PARA EVITAR O CORONA VÍRUS:

Atividade Educação Física

"Aprenda a fazer uma peteca com sacola plástica e jornal"




Atividade Educação Física

"Gurizadinha, 
Lanço um desafio para estes dias de inverno. Peguem folhas de papel (pode ser jornal, folhas usadas de outros anos, o que tiver em casa) e façam um desafio de melhor dobradura de avião de papel entre as pessoas que estão passando a quarentena com vocês! É importante que todos os participantes tenham o mesmo tipo de folha. 
Vocês também podem observar se o mesmo avião voa tão longe em dias de sol e de chuva, se o modo de lançar o avião altera muito ou pouco o voo dele, tentar novas formas de dobradura... enfim! Brinquem e deixem o bichinho da curiosidade guiar vocês!

Atividades


1)      LER O POEMA E COPIAR:

A SEMANA INTEIRA

A SEGUNDA FOI À FEIRA,
PRECISAVA DE FEIJÃO.
A TERÇA FOI À FEIRA,
PRA COMPRAR UM PIMENTÃO.
A QUARTA FOI À FEIRA,
PRA BUSCAR QUIABO E PÃO.
A QUINTA FOI À FEIRA,
POIS GOSTAVA DE AGRIÃO.
A SEXTA FOI À FEIRA,
TEM BANANA? TEM MAMÃO?
SÁBADO NÃO TEM FEIRA
E DOMINGO TAMBÉM NÃO.

SERGIO CAMPARELLI

2)      RETIRAR DO TEXTO TODAS AS PALAVRAS QUE TÊM TIL.

3)      FAZER A LISTA DOS ALIMENTOS QUE APARECEM NO TEXTO.

4)      VOCÊ CONHECE TODOS OS ALIMENTOS QUE APARECEM NO TEXTO?

5)      SEPARAR AS SÍLABAS E CLASSIFICAR EM EM: DISSÍLABA, TRISSÍLABA E POLISSÍLABA:



FEIRA –
PRECISAVA –
FEIJÃO –
PIMENTÃO –
REPOLHO –
SEXTA –
BANANA –
MAMÃO –
SÁBADO –
DOMINGO –

6)      RESPONDER:

A)      QUANTOS DIAS TEM A SEMANA?
B)      QUE DIA DA SEMANA VOCÊ MAIS GOSTA? ESCREVER POR QUÊ.

7)      COLOCAR O NOME NOS DESENHOS E FORMAR UMA FRASE:



Atividades 





Atividade Artes




Atividades


1)    LER O POEMA E COPIAR:
PIPOCAS

PIC-POC-PIC-POC.
O PIPOQUEIRO PIPOQUEIA O DIA INTEIRO.
PANELA DO PIPOQUEIRO.
ENCHE A CIDADE DE CHEIRO.
E OS DENTES DE DESEJO.
- PIPOCA DOCE OU SALGADA?
PERGUNTA O PIPOQUEIRO.
- NEM DOCE NEM SALGADA, EU QUERO É POPICA MISTURADA,
NUM SACO BEM GRANDE DO TAMANHO DE UM GIGANTE.

ROSEANA MURRAY
2)    QUAL O TÍTULO DESSE TEXTO? __________________________

3)    QUEM É O AUTOR? ______________________________________

4)    CIRCULE A PALAVRA PIPOQUEIRO. QUANTAS VEZES ELA APARECE NESSE POEMA? ____________________

5)    VOCÊ PREFERE PIPOCA DOCE OU SALGADA? _____________

6)    CONTAR O NÚMERO DE SÍLABA DAS PALAVRAS:



DIA: _____
PANELA: _____
ENCHE: _____
CIDADE: _____
CHEIRO: _____
DESEJO: _____
DOCE: _____
SALGADA: _____
PIPOCA: _____
MISTURADA: _____
TAMANHO: _____
GIGANTE: _____



7)    RETIRAR DO TEXTO TODAS AS PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA P:

8)    ESCOLHER CINCO COISAS INICIADAS COM A LETRA P, COLOCAR O NOME E DESENHAR:

9)    FAZER UM LINDO E BEM COLORIDO DESENHO SOBRE O TEXTO:

MATEMÁTICA:

10) COPIAR AS FRASES QUE ESTÃO CORRETAS:



UM CENTO VALE 100.
UMA DÚZIA VALE 12.
UMA DEZENA VALE 10.
MEIO CENTO VALE 30.
MEIA DÚZIA VALE 6.
MEIA DEZENA VALE 10.
ANTES DO  30 VEM O 29.
DEPOIS DO 99 VEM O 98.



11) ESCREVER COMO SE LÊ:



I –
II –
III –
IV –
V –
VI –
VII –
VIII –
IX –
X –



12) COMPLETAR:

3 GATOS TÊM _____ PATAS.
2 CAVALOS TÊM _____ PATAS.
5 PESSOAS TÊM _____ ORELHAS.
4 GALINHAS TÊM _____ PÉS.

13) REPRESENTAR COM DESENHOS O NÚMERO DA SUA IDADE:










Atividades

COLOCAR OS NÚMEROS ROMANOS:




1 – 
2 – 
3 – 
4 – 
5 – 
6 – 
7 – 
8 – 
9 – 
10 – 
11 – 
12 – 
13 – 
14 – 
15 – 
16 – 
17 – 
18 – 
19 – 
20 – 

OS NÚMEROS ROMANOS SÃO REPRESENTADOS POR LETRAS DO ALFABETO. ESCREVER O VALOR QUE ESTAS LETRAS REPRESENTAM:




I – 
V – 
X – 
L – 
C – 
D – 

M – 

REPRESENTAR COM DESENHOS em seu caderno:                    

V ANIMAIS     

VII PLANTAS

IV PESSSOAS

OBSERVAR OS NÚMEROS E MARCAR SÓ OS QUE NÃO SÃO ROMANOS:




3
8
VII
10
15
XV
18
21
30
XXX
C
L
35
40
50
61
M
100

DIMINUIR AS DEZENAS:




80 – 40 = 
50 – 20 = 
30 – 10 = 
25 – 20 = 
90 – 40 = 
40 – 20 = 
60 – 30 = 
70 – 10 = 

ESTAMOS ENFRENTANDO UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL EM RELAÇÃO AO CORONA VÍRUS. ESCREVER O QUE VOCÊ SABE QUE DEVEMOS FAZER PARA COMBATER O VÍRUS:

Atividades


  1. LER O POEMA:
SE AS COISAS FOSSEM MÃES


SE A LUA FOSSE MÃE, SERIA MÃE DAS ESTRELAS,
O CÉU SERIA SUA CASA, CASA DAS ESTRELAS BELAS.
SE A SEREIA FOSSE MÃE, SERIA MÃE DOS PEIXINHOS,
O MAR SERIA UM JARDIM E OS BARCOS SEUS CAMINHOS.
SE A CASA FOSSE MÃE, SERIA A MÃE DAS JANELAS,
CONVERSARIA COM A LUA SOBRE AS CRIANÇAS-ESTRELAS,
FALARIA DE RECEITAS, PASTÉIS DE VENTO, QUINDINS,
EMPRESTARIA A COZINHA PRA LUA FAZER PUDINS!
SE A TERRA FOSSE MÃE, SERIA MÃE DAS SEMENTES,
POIS MÃE É TUDO QUE ABRAÇA, ACHA GRAÇA E AMA A GENTE.
SE UMA FADA FOSSE MÃE, SERIA A MÃE DA ALEGRIA.
TODA MÃE É UM POUCO FADA... NOSSA MÃE FADA SERIA.
SE UMA BRUXA FOSSE MÃE, SERIA MAMÃE GOZADA:
SERIA A MÃE DAS VASSOURAS, DA FAMÍLIA VASSOURADA!
SE A CHALEIRA FOSSE MÃE, SERIA A MÃE DA ÁGUA FERVIDA,
FARIA CHÁ E REMÉDIO PARA AS DOENÇAS DA VIDA.
SE A MESA FOSSE MÃE, AS FILHAS, SENDO CADEIRAS,
SENTARIAM COMPORTADAS, TERIAM “BOAS MANEIRAS”.
CADA MÃE É DIFERENTE: MÃE VERDADEIRA, OU POSTIÇA, MÃE-VOVÓ, MÃE TITIA,
MARIA, FILÓ, FRANCISCA, GERTRUDES, MALVINA, ALICE, TODA MÃE É COMO EU DISSE.
DONA MAMÃE RALHA E BEIJA,
ERRA, ACERTA, ARRUMA A MESA, COZINHA, ESCREVE, TRABALHA FORA,
RI, ESQUECE, LEMBRA E CHORA, TRAZ REMÉDIO E SOBREMESA.
TEM ATÉ PAI QUE É “TIPO-MÃE”...
ESSE, ENTÃO, É UMA BELEZA !


SYLVIA ORTHOF


  1. ESCREVER O NOME DA AUTORA: ____________________________________


  1. ESCOLHER CINCO VERSOS DO POEMA E REPRESENTAR COM DESENHOS. 


  1. RETIRAR DO POEMA PALAVRAS COM:



SS –
NH – 
TIL –
CH – 
X – 
ACENTO AGUDO -



  1. MARCAR A OPÇÃO CORRETA:


O POEMA É SOBRE:


[   ] BICHOS
[   ] LUGARES
[   ] MÃES 


  1. ESCREVER O VERSO DO POEMA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU. 


  1. LER O POEMA E COPIAR:


MÃE


MÃE…
SÃO TRÊS LETRAS APENAS,
AS DESSE NOME BENDITO:
TRÊS LETRINHAS, NADA MAIS…
E NELAS CABE O INFINITO
E PALAVRA TÃO PEQUENA
CONFESSAM MESMO OS ATEUS
ÉS DO TAMANHO DO CÉU
E APENAS MENOR DO QUE DEUS!


MARIO QUINTANA 


  1. COMO É A SUA MÃE? ESCREVER E DESENHAR. 
  2. SOMAR AS DEZENAS:




10 + 20 + 30 = 
40 + 10 + 50 =
30 + 10 + 10 =
50 + 10 + 10 = 
70 + 20 + 10 =
60 + 10 + 10 = 
20 + 30 + 30 = 
30 + 40 + 10 = 



  1. COMPLETAR COM ANTECESSOR E SUCESSOR:




______ 10 ______
______ 25 ______
______ 30 ______
______ 41 ______
______ 50 ______
______ 59 ______
______ 82 ______
______ 90 ______
______ 95 ______
______ 100 ______



  1. COLOCAR OS NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE:




10 – 12 – 8:
15 – 10 – 18:
4 – 8 – 3:
3 – 9 – 6:
11 – 10 – 1:
15 – 14 – 13:
20 – 2 – 13:

17 – 11 – 10: 




Atividades


  1. LER O POEMA E COPIAR:

Tem Comprador de Papel Velho

Tilim, tilim...
Tilim, tilim...

Tocando o sininho por toda a
cidade roda, roda a carrocinha.

Comprando notícias velhas, coisas
vistas e revistas.

Caixas vazias de todas as formas:
redondas, quadradas, compridas,
que já embalaram brinquedos, sapatos,
bombons e camisas.

marcelo xavier


  1. FAÇA UM DESENHO SOBRE O POEMA:

  1. responder:


  1. que idade você acha que tinha o comprador de papel velho?

  1. o que ele comprava?

  1. PROCURAR NO TEXTO PALAVRAS COM:

X:

lH:

NH:

ACENTO AGUDO:
z:

  1. ler o poema e copiar:

Um é cinco, três é dez!

Desce o morro todo dia,
é preciso trabalhar.
Na rua, no mercado,
onde o trabalho pintar!

Na esquina, não se aperta,
trabalhando de engraxate.
Já tem freguesia certa,
porque engraxa com arte.

No sinal, revende atento
as ofertas do momento.
Se faz frio, vende luva:
quando chove, guarda-chuva.

Um é cinco, três é dez”
repete um monte de vez.
E o preço sai parecido
com a cara do freguês.

Santuza Abras

  1. desenhar:

  1. se faz frio, vende luva:

  1. quando chove, guarda-chuva.


  1. marcar:

  1. na esquina a profissão desenvolvida é:

[ ] bombeiro – [ ] jornaleiro - [ ] engraxate

  1. escrever o que faz:

  1. bombeiro:

  1. jornaleiro:


  1. engraxate:


  1. separar as sílabas:

morro: _____ _____

trabalhar: _____ _____ _____

rua: _____ _____

mercado: _____ _____ _____

ofertas: _____ _____ _____

engraxate: _____ _____ _____ _____

freguesia: _____ _____ _____ _____

  1. retirar do texto as duas palavras que têm acento circunflexo:

  1. MARCAR QUAL DESTAS PALAVRAS É MONISSÍLABA:

[ ] LUVA – [ ] TRÊS - [ ] engraxate

  1. dia 1º de maio é comemorado o dia do trabalhador. faça uma lista de dez profissões que você considera importantes.

1)
2)
3)
4)
5)
6)
7)
8)
9)

10)

Atividades


  1. Copiar o texto sobre o dia nacional do livro no caderno:


  1. Retirar do texto uma palavra com:
nh _______________ lh_________________ch _______________


  1. Separar as sílabas das palavras abaixo e colocar o número de pedacinhos:


abril
nascimento
livros
escritor
ler
crianças
conhecido
coisas
melhor
nossos
amarelo
são


  1. Formar frases com as palavras:


livros __________________________________________________


vida ___________________________________________________


Monteiro Lobato _________________________________________


5. Organizar as palavras do exercício 4 em ordem alfabética:






  


Sobre a lenda da mandioca, responder: 


1.Quem era Mandi?


2.O que aconteceu com ela? Onde foi enterrada?


3.O que os pais de Mandi encontraram em seu túmulo?


4.Por que o nome da planta é mandioca?


5.Quem criou a lenda da mandioca?


    



  • Responder:


  1. Qual o nome do português que chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500?


  1. Quem estava no Brasil quando os portugueses chegaram?


  1. De onde vem o nome Brasil?





Atividade

Construa o seu jogo da memória:

Quanto maior o número de peças, mais difícil ficará.




Atividades Artes


  1. Em uma folha branca ou no caderno de artes, faça o desenho da casa e complete o desenho de acordos com as pistas indicadas abaixo:
  2. Pegue uma folha e siga as instruções para a construção da dobradura de um cachorrinho. Pinte-o e construa um corpo para ele. Após realizar a atividade colar no caderno de artes.

3 - Copie no caderno, escute a canção e complete.

O Cravo Brigou Com a Rosa

Cantigas Populares

O cravo brigou com a ________
Debaixo de uma ________
O _______ saiu ferido
E a rosa ____________

O cravo ficou doente
E a rosa foi __________
O cravo teve um desmaio
E a rosa pôs-se a ______

A rosa fez __________
E o cravo foi espiar
As ______ fizeram festa
Porque eles vão se _______




CASAR - SERENATA - DESPEDAÇADA - CHORAR – SACADA- VISITAR- ROSA CRAVO - FLORES

  1. Faça um desenho sobre a canção “ O Cravo brigou com a Rosa”.   
Atividades


1) LER O POEMA E COPIAR: 
CONVITE 
POESIA 
É BRINCAR COM PALAVRAS 
COMO SE BRINCA 
COM BOLA, PAPAGAIO, PIÃO. 
SÓ QUE 
BOLA, PAPAGAIO, PIÃO 
DE TANTO BRINCAR 
SE GASTAM. 
AS PALAVRAS NÃO: 
QUANTO MAIS SE BRINCA 
COM ELAS 
MAIS NOVAS FICAM. 
COMO A ÁGUA DO RIO 
QUE É ÁGUA SEMPRE NOVA. 
COMO CADA DIA 
QUE É SEMPRE UM NOVO DIA. 
VAMOS BRINCAR DE POESIA? 
JOSÉ PAULO PAES 
2) DESENHAR BOLA, PAPAGAIO E PIÃO. 

3) PROCURAR NO TEXTO PALAVRAS INICIADAS COM: 
P – 
A – 
R – 
B –
N – 
G – 

4) SEPARAR AS SÍLABAS: 
POESIA: _____ _____ _____ _____ 
PAPAGAIO: _____ _____ _____ _____ 
PIÃO: _____ _____ 
ÁGUA: _____ _____ 
PALAVRAS: _____ _____ _____ 
BRINCAR: _____ _____ 
5) ENCONTRAR NO TEXTO PALAVRAS: 
DISSÍLABAS: 
TRISSÍLABAS: 
POLISSÍLABAS: 
6) MARCAR A RESPOSTA CERTA: 
AS PALAVRAS POESIA E PAPAGAIO SÃO: 
A) DISSÍLABAS
B) TRISSÍLABAS
C) POLISSÍLABAS 
AS PALAVRAS NÃO E QUE SÃO: 
A) MONOSSÍLABAS
B) DISSÍLABAS
C) TRISSÍLABAS 


7) RESPONDER: 
QUANTAS PALAVRAS DISSÍLABAS TÊM NO TEXTO?

8) ESCREVER COMO SE LÊ O NÚMERO DA RESPOSTA DO EXERCÍCIO 7. 

9) LER O POEMA E COPIAR: 
CAIXA MÁGICA DE SURPRESA 
UM LIVRO É UMA BELEZA, É CAIXA MÁGICA SÓ DE SURPRESA. 
UM LIVRO PARECE MUDO, MAS NELE A GENTE DESCOBRE TUDO. 
UM LIVRO TEM ASAS LONGAS E LEVES QUE, DE REPENTE, LEVAM A GENTE LONGE, LONGE. 
UM LIVRO É PARQUE DE DIVERSÕES CHEIO DE SONHOS COLORIDOS, CHEIO DE DOCES SORTIDOS, CHEIO DE LUZES E BALÕES. 
UM LIVRO É UMA FLORESTA COM FOLHAS E FLORES E BICHOS E CORES. 
É MESMO UMA FESTA, UM BAÚ DE FEITICEIRO, UM NAVIO PIRATA DO MAR, UM FOGUETE PERDIDO NO AR, É AMIGO E COMPANHEIRO. 
ELIAS JOSÉ 
10) FAÇA UM DESENHO SOBRE O POEMA: 
11) ESCREVA A PARTE DO POEMA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU: 
12) PROCURAR NO TEXTO PALAVRAS COM: 
X:
CH: 
NH: 
TIL: 
ACENTO AGUDO: 
13) DIA 18 DE ABRIL É O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL EM HOMENAGEM A MONTEIRO LOBATO, QUE NASCEU NESSA DATA. VOCÊ LEMBRA DE ALGUNS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO? ESCREVA OS SEUS NOMES E DESENHE. 
14) MARCAR O NÚMERO MAIOR: 
15) MARCAR O NÚMERO MENOR: 

16) COLOCAR OS NÚMEROS ROMANOS: 
1 –
2 –
5 –
7 – 
10 – 
12 – 
15 – 
20 – 
30 – 
17) SOMAR: 
3 + 7 + 4 + 1 = 
8 + 3 + 6 + 6 = 
5 + 4 + 2 + 3 = 
3 + 7 + 8 + 9 = 
5 + 6 + 3 + 10 = 
18) MARCAR A RESPOSTA CERTA DAS OPERAÇÕES: 
12 – 6 = 5 OU 9 OU
20 – 15 = 10 OU 5 OU
30 – 10 = 20 OU 8 OU
42 – 2 = 40 OU 5 OU
50 – 25 = 3 OU 25 OU 21 

Dica de leitura




Atividades

1) LER E COPIAR O POEMA DA MESMA FORMA QUE ESTÁ ESCRITO:

UM GATO NO TELHADO 
UM 
GATO 
NO 
TELHADO 
FAZ 
BARULHO 
DOIS 
GATOS 
NO 
TELHADO
 FAZEM 
EMBRULHO


 ALMIR CORREIA 

2) LER E REPETIR EM VOZ ALTA: 

TELHADO – BARULHO – EMBRULHO

 3) SEPARAR AS SÍLABAS: 

TELHADO - _____ _____ _____ 
BARULHO - _____ _____ _____ 
EMBRULHO - _____ _____ _____ 


4) FORMAR FRASES COM AS PALAVRAS: 

MOLHO – 
VELHO – 
JOELHO – 
MILHO – 
FILHO – 

5) DESENHAR MEIA DÚZIA DE COELHINHOS: 







6) COLORIR MEIA DÚZIA DE OVINHOS:



7) ESCREVER 10 PALAVRAS COM LH:

1)
2)
3)
4)
5)
6)
7)
8)
9)
10)

8) MARCAR AS OPERAÇÕES QUE NÃO ESTÃO CORRETAS:

8 + 3 + 6 = 17

5 + 4 + 2 = 15

20 + 1 + 5 = 26

15 + 5 + 20 = 40

7 + 8 + 6 = 21

8 + 3 + 10 = 30

6 + 5 + 4 = 15

13 + 3 + 9 = 60


9) DESENHAR NO CADERNO E PINTAR. DO SEU JEITO:


Atividades

1) LER AS PALAVRAS E SEPARAR EM COLUNAS:

CACHIMBO – CAIXA – ROXO – LIXO – RECHEIO – COELHO – ORELHA – CHEIO

– XAROPE – CHINELO – XÍCARA – MACHADO – VELHO – FILHO – ALHO



2) FORMAR UMA FRASE PARA PALAVRA E DESENHAR:

COELHO –

CHINELO –

XÍCARA –

XAROPE –

LIXO –


ALHO –

3) SEPARAR AS SÍLABAS:

ORELHA - ____ ____ ____

VELHO - ____ ____

CAIXA - ____ ____

ABACAXI - ____ ____ ____ ____

CACHIMBO - ____ ____ ____

MAÇÃ - ____ ____

MASSA - ____ ____


PASSARINHO - ____ ____ ____ ____

4) CONTINUAR A SEQUÊNCIA NUMÉRICA:

0 - 1 - ____ - ____ - ____ - ____ - ____- ____

25 - ____ - ____ - ____ - ____- ____- ____

39 - ____ - ____ - ____ - ____ - ____- ____

50 - ____ - ____ - ____ - ____ - ____ - ____

69 - ____ - ____ - ____ - ____ - ____ - ____

5) ESCREVER COMO SE LÊ:

0 –
1 –
2 –
3 –
4 –
5 –
6 –
7 –
8 –
9 –
10 –
11 –

12 –

6) CIRCULAR AS OPERAÇÕES QUE ESTÃO COM O RESULTADO
CORRETO:

7 + 1 + 8 = 16

3 + 5 + 4 = 18

6 + 5 + 2 = 13

3 + 8 + 1 = 20

7 + 6 + 1 = 19

18 – 9 = 0

16 – 8 = 8

15 – 9 = 10

13 – 7 = 6


20 – 10 = 20

Atividades









Atividade


Numa folha de papel sem linhas faz um retrato desenhando uma pessoa que esteja contigo em casa. Lembra de fazer o fundo mostrando o lugar onde a pessoa está e colorir com paciência para ter uma pintura sólida, sem aparecer nada da cor do papel. Guarda sem amassar para levar pra escola quando voltarmos. 



Atividades














Leitura

Leia com alguém que mora com você.




Jogos On-Line

https://www.digipuzzle.net/pt/matosmedeiros/hiddenobjects/hiddenobjects.htm?language=portuguese&linkback=../../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm

https://www.digipuzzle.net/minigames/quiz/quiz_pt.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm

http://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras/

https://www.digipuzzle.net/

http://www.escolagames.com.br/


Arte Atividades 3


Complete a canção

A Casa
Vinicius de Moraes

Era uma ________
Muito engraçada
Não tinha _____
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, ____
Porque na casa
Não tinha _____

Ninguém podia
Dormir na ______
Porque na casa
Não tinha ______
Ninguém podia
Fazer ______
Porque penico
Não tinha ali

Mas era feita
Com muito _______
Na Rua dos Bobos
Número ______



  1. Quem escreveu a canção?
  2. Qual é o título da canção?
  3. Sobre o que está falando a canção?

Arte Atividades 2

TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER COPIADAS NO CADERNO DE ARTE E EDUCAÇÃO.


Faça um relógio conforme o apresentado na atividade para cada hora que a música apresenta. Logo, ilustre o que a caveira faz em cada horário.
EX: Quando o relógio bate a uma todas as caveiras saem da tumba.

Fazer um relógio marcando uma hora. E desenhar a caveira saindo da tumba.



Arte Atividades 1

TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER COPIADAS NO CADERNO DE ARTE E EDUCAÇÃO.

Leia a música e se possível escute.
A partir da leitura e escuta, construa uma história por meio de desenhos que conte a
música.
Aquarela
Toquinho
Numa folha qualquer
Eu desenho um Sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão
E me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos
Tenho um guarda chuva
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando
A imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando
Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo
Um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo
Sereno e lindo

E se a gente quiser
Ele vai pousar
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida
De uma América a outra
Consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar
Pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda nossa vida
E Depois convida
A rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Numa folha qualquer
Eu desenho um Sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso

E num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá

Que descolorirá

Atividades










Letramento Atividade 6







Letramento Atividade 5


VAMOS ORGANIZAR ESCREVENDO O NOME NA COLUNA CERTA!
O PRECISA DESENHAR, APENAS COPIAR NO CADERNO O NOME DOS DESENHOS NA COLUNA CERTA:


Atividades


  1. COLAGEM DIVERTIDA: DEVEM RECORTAR CORPOS E CABEÇAS DE PESSOAS E ANIMAIS EM DIVERSAS REVISTAS E IR COLANDO, JUNTANDO DE MODO QUE A COLAGEM SEJA ENGRAÇADA.
ESCREVER NO CADERNO O NOME DA PERSONAGEM INVENTADA E DIZER COMO ELA É:


  1. QUEBRA-CABEÇA DIVERTIDO: PEGAR UM DESENHO BEM COLORIDO, QUE POSSA SER RECORTADO, CORTAR EM PEDAÇOS E DEPOIS MONTAR NOVAMENTE A FIGURA.





Letramento Atividade 4





Turma engajada

Recentemente uma publicação HISTÓRICA, conquistou a internet. O personagem Cascão aparece lavando as mãos. Na imagem, os personagens Luca, Jeremias, Cebolinha e Mônica  estão em torno do Cascão – aquele que não curte muito o banho – em frente à uma pia. E a orientação é: “Lavar as mãos salva vidas! 
PARA RESPONDER NO CADERNO:

  1. No cartaz, qual orientação importante “A Turma da Mônica” deu uma sobre o Coronavírus?
  2. Por que o Cascão lavando as mãos ganhou tantas “curtidas” na internet?



Numeramento Atividade 3







Numeramento Atividade 2





Numeramento Atividade 1





Letramento Atividade 3





Letramento Atividade 2

No caderno, escrever o nome dos meios de transporte que aparecem na figura:



Letramento Atividade 1

Para responder no caderno:
Observar a figura e responder:
A) O que a figura nos ensina a fazer?
B) Por que é importante lavar corretamente as mãos?




Educação Física Atividade 7




Educação Física Atividade 6





Educação Física Atividade 5



Educação Física Atividade 4


 Teia da aranha: Objetivo é tentar fazer a travessia sem encostar na teia. Pode ser usado barbante, corda ou qualquer outra linha para montar a teia, usando diversos espaços.




Educação Física Atividade 3

Jogo de Damas

Tabuleiro de 8 x 8 (conforme a imagem), com 12 peças (pode usar tampas de garrafa) da mesma cor para cada jogador, posicionadas nas casas escuras, ocupando as três linhas mais próximas de cada jogador.
Os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo. As peças comuns só podem se movimentar para a frente, para uma casa preta livre na próxima linha, diagonal à sua casa atual. As damas podem se movimentar em diagonal para frente e para trás para qualquer casa livre, desde que o caminho esteja livre. O jogo termina quando todas as peças de um jogador forem capturadas ou quando este não puder mais fazer nenhum lance válido.
A captura das peças (“comer” a peça adversária) é obrigatória, ou seja, se na vez de um jogador ele puder capturar uma peça adversária, ele deve fazê-lo. Quando tiverem duas ou mais capturas possíveis, o jogador deve realizar o lance onde houver o maior número de capturas. As peças comuns só podem capturar para frente e para trás. As damas podem capturar peças distantes na sua diagonal, desde que o caminho entre a dama e a peça capturada esteja livre, e o caminho entre a peça capturada e a casa de destino da dama esteja também livre. Quando uma captura é realizada, a peça capturada é removida do tabuleiro, ficando em poder do jogador que a capturou. Quando uma peça faz uma captura e fica numa posição onde é possível fazer outra captura, ela deve fazê-la na mesma jogada, realizando uma tomada em cadeia. A peça deve fazer isso até que não seja mais possível capturar peça alguma neste lance.



Educação Física Atividade 2
Jogo de Mímica
Aumentar a dificuldade das mímicas solicitadas.
Sugestões de mímicas:

PROFISSÕES (jogador de futebol, nadador, ginasta, professor, lixeiro, padeiro, médico, veterinário,...)




Educação Física Atividade 1


Engarrafamento



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Descubra o ANO CICLO pela Turma

Tarefas para Fazer em Casa