A30
1) LER O POEMA E COPIAR NO CADERNO:
UM FELIZ NATAL
NESTE NATAL
QUERO GANHAR:
BRILHO, AMOR E ALEGRIA.
O BRILHO DAS ESTRELAS,
O AMOR DE JESUS.
A ALEGRIA DE PARTILHAR
E PODER AMAR.
QUERO FORMAR:
UMA FAMÍLIA UNIDA,
AMIZADES QUERIDAS.
QUERO SER:
UMA BOA AMIGA,
UMA CRIANÇA FELIZ.
QUERO COLOCAR:
UM FELIZ NATAL!
MARIA CAROLINA M. DE CASTRO
2) RESPONDER AS PERGUNTAS NO CADERNO:
A. QUAL O TÍTULO DO POEMA?
B. QUAL A AUTORA DO POEMA?
C. O QUE CAROLINA QUER GANHAR NESTE NATAL?
D. COMO ELA QUER QUE SUA FAMÍLIA SEJA?
E. COMO ELA QUER SER?
3) RETIRAR DO TEXTO PALAVRAS COM:
NH –
LH –
Z –
GR –
QU –
4) SEPARAR AS SÍLABAS E CLASSIFICAR EM DISSÍLABA, TRISSÍLABA OU POLISSÍLABA:
QUERO
GANHAR
BRILHO
ALEGRIA
PARTILHAR
FAMÍLIA
AMIZADES
QUERIDAS
AMIGA
CRIANÇA
5) OBSERVAR OS NÚMEROS ABAIXO:
58 – 27 – 35 – 12 – 42 – 7 – 94 – 100
A. COPIAR OS NÚMEROS NA ORDEM CRESCENTE.
B. ESCREVER POR EXTENSO OS NÚEROS ACIMA EM ORDEM DECRESCENTE.
6) RESOLVER AS OPERAÇÕES E MARCAR AS CORRETAS.
80 + 10 = 90
70 + 3 = 75
50 + 50 = 100
60 + 40 = 99
50 – 25 = 25
60 – 30 = 40
95 – 5 = 90
99 – 9 = 1
FELIZ NATAL!
1) LER O POEMA E COPIAR NO CADERNO:
A CASA E O SEU DONO
ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO.
ESSA CASA TÃO BONITA
QUEM MORA NELA É A CABRITA.
ESSA CASA É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO.
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA.
ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A BARATA.
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.
AUTOR: ELIAS JOSÉ
2) COPIAR DO POEMA A PALAVRA QUE RIMA COM:
CACO
BONITA
CIMENTO
TELHA
LATA
ELEGANTE
REPENTE
3) DESENHAR AS 06 CASAS DO POEMA E OS SEUS DONOS E COLORIR BEM BONITO.
4) PROCURAR NO POEMA PALAVRAS COM:
LH - __________________; __________________
SS - __________________
TIL - __________________
4 SÍLABAS - __________________
5) OBSERVAR OS DESENHOS E RESPONDER:
· QUAL É O NÚMERO QUE ESTÁ NA CASA DO MACACO?
· QUAL É O NÚMERO DA CASA DO ELEFANTE?
· QUAL É O NÚMERO DA CASA DA BARATA?
· QUAL É O NÚMERO DA CASA DA ABELHA?
· QUAL É O NÚMERO DA CASA DO JUMENTO?
· QUAL É O NÚMERO DA CASA DA CABRITA?
· QUAL É O RESULTADO DA SOMA DOS NÚMEROS DAS CASAS DA CABRITA E DO MACACO?
· QUAL É O RESULTADO DA SOMA DOS NÚMEROS DAS CASAS DO ELEFANTE E DA BARATA?
6) PENSAR NOS NÚMEROS DE 1 ATÉ 100 E RESPONDER O NÚMERO QUE REPRESENTA:
A SUA IDADE:
O DIA DO SEU NASCIMENTO:
UMA DÚZIA:
MEIA DÚZIA:
UMA DEZENA:
MEIA DEZENA:
UM CENTO:
MEIO CENTO:
1) LER E COPIAR O POEMA:
AS BORBOLETAS
BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E PRETAS
BRINCAM
NA LUZ
AS BELAS
BORBOLETAS.
BORBOLETAS BRANCAS
SÃO ALEGRES E FRANCAS.
BORBOLETAS AZUIS
GOSTAM MUITO DE LUZ.
AS AMARELINHAS
SÃO TÃO BONITINHAS!
E AS PRETAS, ENTÃO...
OH, QUE ESCURIDÃO!
VINÍCIUS DE MORAES
2) O POEMA “AS BORBOLETAS” FALA DE VÁRIAS CORES. ESCREVER O NOME DAS CORES:
B:
A:
A:
P:
3) ESCREVER AS PALAVRAS QUE RIMAM NO POEMA:
BRANCAS: __________
AZUIS: __________
AMARELINHAS: __________
PRETAS: __________
ENTÃO: __________
4) COMPLETAR COM AS SÍLABAS QUE FALTAM:
A___GRES
BOR___LE___
A___RE___NHAS
ES___RI___
5) SEGUIR O MODELO:
AMARELA – AMARELINHAS
PRETAS - __________
BRANCAS - __________
AZUIS - __________
6) DE ACORDO COM O POEMA, RESPONDER:
ONDE AS BORBOLETAS BRINCAM?
COMO SÃO AS BORBOLETAS AMARELINHAS?
7) COPIAR AS PALAVRAS QUE NÃO PERTENCEM AO POEMA:
NEGRA
CORES
PRETAS
AMARELINHAS
ALEGRES
AZUIS
MARIPOSA
BAMBOLÊ
AMARELA
8) ACRÓSTICO – ESCREVER UMA PALAVRA PARA CADA LETRA:
B –
O –
R –
B –
O –
L –
E –
T –
A –
S –
9) DESENHAR E COLORIR:
UMA DEZENA DE BORBOLETAS AMARELINHAS.
MEIA DÚZIA DE BORBOLETAS AZUIS.
UMA DÚZIA DE BORBOLETAS PRETAS.
MEIA DEZENA DE BORBOLETAS BRANCAS.
1) LER O POEMA E COPIAR:
PAPO
- ONDE VAI JOANINHA?
- A CASA DA VIZINHA.
VER SE ELA TEM TINTA
PARA MINHAS PINTAS.
- VOCÊ GOSTA DE CORES?
- CLARO, POIS VIVO ENTRE AS FLORES.
COMENDO OS PULGÕES
QUE ESTRAGAM AS PLANTAÇÕES.
E ACABAM COM O VERDE
TÃO GOSTOSO DE VER-SE.
MAS CHEGA DE PAPO
QUE O SOL JÁ VAI ALTO!
- ENTÃO ADEUS, JOANINHA.
- ENTÃO ADEUS, VIZINHA.
JOSÉ PAULO PAES
Atividades
Vamos procurar nomes de animais selvagens?
São animais que vivem ou nascem num ecossistema natural, como florestas, rios e oceanos.
A K B T I G R E S U F C I L W
M A C A C O P L J A T H C O S
E H S I T A Z E B R A Y F T I
U G B L E R I F O J M V R A C
D U R S O F J A C A R E U S N
L O B O H X O N Ç A T R I E V
O H I P O P O T A M O T S F L
S D F H N A L E O P A R D O X
Escreve os nomes e depois separa as sílabas de cada palavra:
______________________ _______ - _______
______________________ _______ - _______
______________________ _______ - _______
______________________ _______ - _______
______________________ _______ - _______
______________________ _______ - _______
______________________ _______ - _______ - _______
______________________ _______ - _______ - _______ - _______
______________________ _______ - _______ - _______ - _______
______________________ _______ - _______ - ______ - ______ - _____
Vamos procurar nomes de animais domésticos?
São animais que não vivem mais em ambientes naturais e tiveram seu comportamento alterado pelo convívio com o homem.
T A F C C A C H O R R O L T I S H O
U G I O H S X A T U F V O C Z M I T
P A S V L I G P M S Y E J E D H K O
E T R O S G K A C G A L I N H A U M
C O E L H O R T F E T H P O R C O D
F S C A V A L O H X M A B E L H A F
Escreve os nomes e depois separa as sílabas de cada palavra:
______________________ _______ - _______
______________________ _______ - _______
______________________ _______ - _______
______________________ _______ - _______ - _______
______________________ _______ - _______ - _______
______________________ _______ - _______ - _______
______________________ _______ - _______ - _______
______________________ _______ - _______ - _______
______________________ _______ - _______ - _______
AGORA VAMOS BRINCAR DE IMAGINAR?
Que tal pensar como se sente um animal selvagem?
Escolhe um animal que vive na selva, qualquer um. Fecha os olhos e imagina como ele se sente, com sua pele (coberta de pelos? Provoca calor?), com seu tamanho. Tenta imitar o jeito como esse animal se locomove, ele é veloz ou lento? Anda sobre quatro patas ou duas? Onde ele dorme? De que sente medo?
Faz um desenho e escreve uma apresentação desse animal começando com ‘Eu sou____________’.
1) LER AS PERGUNTAS E RESPONDER NO CADERNO:
· O QUE A JOANINHA QUERIA DA VIZINHA?
· POR QUE A JOANINHA GOSTA DE CORES?
· O QUE A JOANINHA FAZ ENTRE AS FLORES?
· COM QUEM A JOANINHA CONVERSA?
2) ESCREVER A RESPOSTA CORRETA NO CADERNO:
· A JOANINHA VAI:
AS PLANTAÇÕES
A CASA DA VIZINHA
· O VERSO “QUE O SOL JÁ VAI ALTO” SIGNIFICA QUE:
JÁ É TARDE PARA JOANINHA
AINDA É CEDO PARA JOANINHA
3) VOCÊ GOSTA DE CORES?
4) DESENHAR FLORES E COLORIR COM AS CORES QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
5) QUANTAS CORES VOCÊ ESCOLHEU PARA PINTAR AS FLORES?
6) QUAL É O NOME DA COR QUE APARECE NO POEMA?
7) TENTAR FAZER O DESENHO DE UMA JOANINHA E COLORIR.
8) OBSERVAR OS NÚMEROS ABAIXO:
58 – 27 – 35 – 12 – 42 – 169 – 94 – 281
A) ORDENAR DO MAIOR AO MENOR.
B) ORDENAR DO MENOR AO MAIOR.
C) ESCREVER COMO SE LÊ O MAIOR NÚMERO REPRESENTADO ACIMA.
D) ESCREVER COMO SE LÊ O MENOR NÚMERO REPRESENTADO ACIMA.
9) COLOCAR O NÚMERO QUE VEM ANTES E O NÚMERO QUE VEM DEPOIS:
_____ 27 _____
_____ 15 _____
_____ 9 _____
_____ 22 _____
_____ 10 _____
_____ 6 _____
_____ 29 _____
_____ 35 _____
_____ 17 _____
_____ 5 _____
10) REPRESENTAR COM DESENHOS UMA DÚZIA DE BOLINHAS COLORIDAS.
11) RESOLVER OS PROBLEMAS MATEMÁTICOS:
· FLÁVIO TINHA MEIA CENTENA DE BOLINHAS DE GUDE. PERDEU ALGUMAS NO JOGO FICANDO COM 3 DEZENAS. QUANTAS BOLINHAS ELE PERDEU?
· ANDRÉ TEM UM CADERNO COM 96 FOLHAS. JÁ ESCREVEU EM 35 FOLHAS. QUANTAS FOLHAS ESTÃO EM BRANCO?V
Nesta semana vamos construir um material bem legal que pode ser usado em muitas brincadeiras: a bola de meia!
A bola de meia pode ser feita de diversas formas: com uma blusa velha (conforme o vídeo abaixo), com outra meia dentro, com jornal ou outro tipo de papel... A ideia principal é pegar um pé de uma meia que você não use mais (pode ser de qualquer pessoa da casa, pode ser também uma perna de meia calça cortada,...) e colocar o papel ou a blusa ou o material que você escolher dentro dela, empurrando bem. Após ter feito isso, enrole a ponta e vire o restante da meia de modo que não fique sobrando tecido e fique mais redondo. No vídeo há a explicação
1. Dá para treinar malabarismos, começando com uma bola em cada mão e depois dificultando com 3 ou 4 bolas.
2. Dá para fazer um jogo de bocha onde há um alvo e o objetivo é deixar mais bolas perto do alvo possível.
3. Dá para fazer bola ao cesto ou um boliche com garrafas PET.
4. O que mais sua imaginação permitir!
Não esqueçam: a pandemia ainda não acabou e por isso não estamos indo às aulas na escola! Por isso continuem lavando as mãos, usando máscaras e mantendo distanciamento, sempre que possível! Cuidem-se para que possamos logo matar essa saudade enorme!
EDUCAÇÃO FÍSICA
BRINCADEIRA AFRICANA
VAMOS CONHECER UMA BRINCADEIRA CHAMADA SALTANDO FEIJÃO
DE ONDE SE ORIGINOU? DA NIGÉRIA, UMA PAÍS LOCALIZADO NO CONTINENTE AFRICANO.
QUAIS MATERIAIS PRECISAMOS PARA BRINCAR? APENAS UMA CORDA
COMO É A BRINCADEIRA? É SIMPLES! UMA PESSOA GIRA A CORDA NO CHÃO, E AS OUTRAS TENTAM SALTAR A CORDA.
O DESAFIO É NÃO DEIXAR A CORDA ENCOSTAR NA GENTE! 😊
DEPOIS, QUE TAL TENTAR PULAR CORDA E CRIAR OUTRAS BRINCADEIRAS COM ELA?
QUADRO NEGRO
Esta brincadeira é para fazer junto com alguém que mora com você. Esta pessoa irá escrever com o dedo uma palavra ou uma letra ou um número nas suas costas e você terá que adivinhar o que ela escreveu. Depois vocês trocam!
Também é possível variar as partes do corpo para escrever: palmas das mãos, pés, braços,... Qual foi mais fácil de descobrir? E qual foi mais difícil? Ao invés de palavras, para dificultar, vocês podem fazer desenhos como flor, coração, sol... Inventem à vontade e percebam as diferenças em cada variação da brincadeira!
Não esqueçam de lavar as mãos antes e depois da brincadeira, o vírus continua aí!
VAMOS DANÇAR?
A seguir tem o link de algumas músicas no you tube com coreografia de um jogo chamado “Just Dance”. Se possível abram algumas e tentem fazer a coreografia. Caso não consigam toda, tentem alguns passos. Chamem quem mora com vocês para jogar também. A brincadeira reside na diversão e em descobrir novos movimentos!
Música 1 (duas pessoas) – Gangnam Style https://www.youtube.com/watch?
Música 2 (uma pessoa) – On the floor https://www.youtube.com/watch?
Música 3 (uma pessoa) – Moves Like Jagger https://www.youtube.com/watch?
Música 4 (uma pessoa) – Pump It https://www.youtube.com/watch?
Música 5 (duas pessoas) – Beautiful Liar https://www.youtube.com/watch?
REALIZAR TODAS AS ATIVIDADES COM MUITO CAPRICHO.
1) LER O POEMA E COPIAR NO CADERNO:
CHEGADA DA PRIMAVERA
QUE LINDA A PRIMAVERA
AS FLORES A ABRIR
OS PASSARINHOS A CANTAR
AS CRIANÇAS A BRINCAR
E O MUNDO A SORRIR.
UMA ANDORINHA BELA
BATEU NA MINHA JANELA
E CONTENTE ANUNCIAVA
QUE CHEGOU A PRIMAVERA
OU ERA QUE SONHAVA?
TODAS AS FLORES SÃO LINDAS!
BONITAS COMO A ESPERANÇA,
QUE VEMOS NASCER TODO DIA
AO SORRISO DE UMA CRIANÇA.
AUTOR DESCONHECIDO
2) O ANO TEM QUATRO ESTAÇÕES: OUTONO, INVERNO, PRIMAVERA E VERÃO. QUAL DESSAS ESTAÇÕES VOCÊ MAIS GOSTA? ESCREVA O NOME DA ESTAÇÃO.
3) ESCREVER UMA PALAVRA COM CADA LETRA INICIAL:
P
R
I
M
A
V
E
R
A
4) DESENHAR E COLORIR BEM BONITO:
5 FLORES
8 PASSARINHOS
5) RETIRAR DO TEXTO PALAVRAS COM:
CH _____________ _____________
FL _____________
RR _____________ _____________
NH _____________ _____________ _____________
SS _____________ _____________
6) SEPARAR AS SÍLABAS E CLASSIFICAR EM: DISSÍLABA, TRISSÍLABA OU POLISSÍLABA.
PRIMAVERA
PASSARINHO
SORRIR
ANDORINHA
MINHA
SONHAR
FLORES
SORRISO
7) DESENHAR A PRIMAVERA BEM COLORIDA:
8) ESCREVER COMO SE LÊ:
10
13
18
21
30
36
40
49
50
DIA E NOITE
NÃO SEI SE GOSTO DO DIA.
NÃO SEI SE GOSTO DA NOITE.
DE DIA, EU POSSO BRINCAR.
MAS DE NOITE, EU POSSO SONHAR.
DE DIA, EU POSSO BALANÇAR.
VOU ALTO, BEM ALTO, NO MEU BALANÇO.
MAS, DE NOITE, EU POSSO SONHAR.
DE DIA, EU POSSO LER.
MAS, DE NOITE, AH!... DE NOITE, EU POSSO SONHAR.
NÃO SEI SE GOSTO MAIS DO DIA.
NÃO SEI SE GOSTO MAIS DA NOITE.
MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA
1) LER E COPIAR O TEXTO.
2) REPRESENTAR COM DESENHOS O DIA E A NOITE.
3) RESPONDER NO CADERNO:
A. A AUTORA DO TEXTO GOSTA DO DIA, DA NOITE OU DOS DOIS?
B. E VOCÊ GOSTA MAIS DO DIA, DA NOITE OU DOS DOIS?
4) ESCREVER COISAS QUE VOCÊ FAZ:
A. DE DIA:
B. DE NOITE:
5) RETIRAR DO TEXTO PALAVRAS INICIADAS COM:
D
N
S
B
P
M
6) SEPARAR AS SÍLABAS:
DIA: _____ _____
NOITE: _____ _____
BRINCAR: _____ _____
SONHAR: _____ _____
BALANÇO: _____ _____ _____
POSSO: _____ _____
7) SOMAR AS QUANTIDADES:
8 + 3 + 10 + 1 =
6 + 5 + 7 + 0 =
3 + 5 + 8 + 20 =
4 + 8 + 12 + 1 =
7 + 6 + 3 + 6 =
5 + 4 + 4 +7 =
8) DIMINUIR:
20 – 5 =
14 – 7 =
16 – 8 =
50 – 25 =
20 – 1 =
30 – 10 =
9) CALCULAR: SE UM LITRO DE LEITE CUSTA 3 REAIS, QUANTO CUSTARÃO 5 LITROS DE LEITE?
RESPOSTA: ______________________________
CONTINUE SE CUIDADANDO. NOS VEREMOS EM BREVE. UM ABRAÇO!
1) LER, CANTAR E COPIAR A MÚSICA NO CADERNO.
SE ESSA RUA FOSSE MINHA
SE ESSA RUA
SE ESSA RUA FOSSE MINHA
EU MANDAVA
EU MANDAVA LADRILHAR
COM PEDRINHAS
COM PEDRINHAS DE BRILHANTE
PARA O MEU
PARA O MEU AMOR PASSAR
NESSA RUA
NESSA RUA TEM UM BOSQUE
QUE SE CHAMA
QUE SE CHAMA SOLIDÃO
DENTRO DELE
DENTRO DELE MORA UM ANJO
QUE ROUBOU
QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO
SE EU ROUBEI
SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
TU ROUBASTE
TU ROUBASTE O MEU TAMBÉM
SE EU ROUBEI
SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
É PORQUE
É PORQUE TE QUERO BEM
COMPOSIÇÃO: MARIO LAGO / ROBERTO MARTINS
1) PROCURAR NA MÚSICA PALAVRAS INICIADAS COM AS LETRAS:
A
R
P
B
C
2) QUANTAS VEZES A PALAVRA CORAÇÃO APARECE NA MÚSICA?
3) QUNTAS VEZES A PALAVRA RUA APARECE NA MÚSICA?
4) RETIRE DA MÚSICA PALAVRAS COM:
Ç –
NH –
LH –
CH –
TIL –
SS –
5) VOCÊ SABE O QUE É UM BOSQUE? BOSQUE É UM LUGAR CHEIO DE ÁRVORES. DESENHAR E COLORIR COMO VOCÊ IMAGINA SER UM BOSQUE.
6) RESPONDER E DESENHAR:
· QUEM MORA DENTRO DO BOSQUE, DE ACORDO COM A MÚSICA?
7) OBSERVAR A RUA QUE VOCÊ MORA, DESENHAR E COLORIR O QUE VOCÊ VÊ.
8) VOCÊ SABE O NOME DA SUA RUA? QUAL É?
9) OBSERVAR O CALENDÁRIO DO MÊS DE SETEMBRO DE 2020:
10) RESPONDER:
· QUANTOS DIAS TÊM O MÊS DE SETEMBRO?
· QUANTOS DOMINGOS TEM O MÊS DE SETEMBRO?
· QUNTAS QUARTAS-FEIRAS TÊM O MÊS DE SETEMBRO?
· EM QUAL DIA DA SEMANA COMEÇA O MÊS DE SETEMBRO?
· EM QUAL DIA DA SEMANA TERMINA O MÊS DE SETEMBRO?
1) LER E COPIAR:
FOLCLORE SÃO LENDAS, CONTOS, MÚSICAS, DANÇAS E TRADIÇÕES DE UM POVO.
SÃO ALGUMAS LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO: CURUPIRA, BOTO COR-DE-ROSA, SACI-PERERÊ, MULA-SEM-CABEÇA, IARA E BUMBA-MEU-BOI.
2) ESCREVER OS NOMES DAS LENDAS ACIMA, CONFORME A LETRA INICIAL:
B –
I –
M –
S –
C –
B –
3) NÃO PRECISA COPIAR, PRECISA SOMENTE COLOCAR AS RESPOSTAS NO CADERNO. IDENTIFICAR O PERSONAGEM DO FOLCLORE, CONFORME A FRASE.
A) CUIDA DAS FLORESTAS.
B) CONHECIDA COMO A MÃE D’ÁGUA.
C) INVADE AS CASAS PARA FAZER BRINCADEIRAS.
D) TEM OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS.
E) É UMA SEREIA METADE MULHER, METADE PEIXE.
4) ESCOLHER UM DOS PERSONAGENS ACIMA PARA DESENHAR E COLORIR.
5) COPIAR E RESOLVER A HISTÓRIA MATEMÁTICA.
EM UMA LARANJEIRA HAVIA 30 LARANJAS, FORAM COLHIDAS 15. QUANTAS LARANJAS RESTARAM NA LARANJEIRA?
6) REPRESENTAR A RESPOSTA DO EXERCÍCIO ANTERIOR COM DESENHOS LINDOS E COLORIDOS.
7) ARMAR E EFETUAR AS OPERAÇÕES NO CADERNO.
A) 33 + 12 =
B) 45 + 21 =
C) 66 + 10 =
D) 39 – 13 =
E) 68 – 11 =
F) 43 – 10 =
Para dois ou mais participantes. Deve-se definir um ponto final, vendar uma das crianças (se tiver mais de três, pode-se jogar em duplas), rodá-la e levá-la para longe do ponto. A(s) criança(s) que estão enxergando devem então dizer as direções que a criança vendada deve seguir para encontrar o ponto final (para frente, para trás, para direita, para esquerda...). Pode-se marcar o tempo que cada um leva até o ponto, ver quem dá as melhores direções, quem acha o ponto final mais rápido, etc.
BOLICHE
Precisaremos de garrafas ou caixas plásticas (pode ser de refrigerante, suco, leite,... qualquer coisa que não tenha problema caso amasse) e uma bola (que pode ser feita com jornal, caso a criança não possua). Organize as garrafas ou caixas para que a criança atire a bola e tente derrubá-las. É possível aumentar o nível de dificuldade afastando mais a criança das garrafas, enchendo-as com água ou pedrinhas, estipulando que só se pode jogar a bola com a mão esquerda ou de costas... Importante é testar as habilidades e lavar bem as mãos antes e depois de brincar!
ATIVIDADES
1) LER E COPIAR NO CADERNO. O MÊS DE AGOSTO É O MÊS DO FOLCLORE.
TÍTULO: VOCÊ SABE O QUE É FOLCLORE?
VOCÊ SABE O QUE É FOLCLORE?
VOU LHE DAR A EXPLICAÇÃO:
É TUDO AQUILO QUE VEM DO POVO
E NASCE LIVRE NO CORAÇÃO.
TEM A LENDA DA MÃE D’ÁGUA,
TEM A LENDA DO SACI,
DO CURUPIRA, VITÓRIA RÉGIA,
CATERETÊ, JURUPARI.
TEM AS DANÇAS E TEM OS CANTOS,
QUE ATÉ HOJE VÊ O CARNAVAL,
FESTA JUNINA, A CAPOEIRA, MACULELÊ.
MÚSICA: ASA BRANCA; AUTOR: LUIZ GONZADA
ADAPTAÇÃO DA LETRA: JOCINEIDE BENTO MEIRELIS
2) ESCOLHER UM PERSONAGEM DO TEXTO ACIMA, DESENHAR E COLORIR.
3) ESCREVER COISAS ENGRAÇADAS QUE VOCÊ SABE SOBRE O SACI.
4) PENSAR NA SUA ESCOLA POR DENTRO E POR FORA. ESCREVER COISAS QUE TÊM NA SUA ESCOLA INICIADAS COM A LETRA:
A
P
L
C
M
J
R
B
Q
V
5) DESENHAR E COLORIR DOIS LUGARES DA ESCOLA QUE VOCÊ GOSTA.
Jogo da Mimica
Atividades
Vamos ler uma fábula? Fábulas são histórias em que os personagens são animais e que geralmente terminam com uma lição de moral, algo para se refletir.
O pavão e a garça
Era uma vez um pavão muito orgulhoso e vaidoso. Ele se gabava diante de todos de suas belas penas. Se chovia, ele ficava olhando seu reflexo em poças.
- Olhem só para a minha cauda! – dizia ele. – Vejam as cores das minhas penas. Como sou bonito! Devo ser a mais bela ave do mundo!
Dizendo isso, ele abria a cauda como um leque e ficava esperando que alguém aparecesse para admirá-lo.
As outras aves ficaram cansadas da pretensão do orgulhoso pavão e tentara imaginar uma maneira de fazê-lo parar com aquilo. Foi a garça que teve uma ideia.
- Deixem comigo – disse ela às outras. – Vou fazer o vaidoso pavão de tolo.
Certa manhã, a garça passou pelo pavão. Como sempre, ele estava exibindo orgulhosamente suas penas.
- Vejam como sou belo! – exclamava ele. – Você é tão sem encantos, garça. Por que não tenta ser um pouco mais esperta?
- Suas penas podem ser mais bonitas do que as minhas – disse a garça calmamente. – Mas vejo que você não pode voar. Suas belas penas não são fortes o suficiente para levantá-lo do chão. Posso não ser tão bela, mas minhas asas podem me levar para o céu!
“Podemos perder de um lado, mas ganhar de outro.”
Responde no caderno:
- Tu conheces uma pessoa vaidosa (que deseja que as outras a admirem)?
- A pessoa vaidosa que conheces costuma se orgulhar de que?
- A fábula mostra que tanto a garça como o pavão têm características que lhes dão valor: um tem a beleza a outra pode voar. O que é que tu tens que te faz diferente dos outros e pode ser motivo de orgulho?
- Escolhe 5 pessoas (podem ser da família, colegas, vizinhos, de qualquer idade), escreve o nome e qual a característica que tu admiras em cada uma delas.
- Faz um desenho onde apareças com as pessoas que escolheste e destaca em todos aquilo que existe para admirar.
Atividades
Atividades Educação Física
Atividades Artes
Atividades
Atividade Educação Física
"Aprenda a fazer uma peteca com sacola plástica e jornal"
Atividade Educação Física
Atividades
Atividades
Atividade Artes
Atividades
PIC-POC-PIC-POC.
O PIPOQUEIRO PIPOQUEIA O DIA INTEIRO.
PANELA DO PIPOQUEIRO.
ENCHE A CIDADE DE CHEIRO.
E OS DENTES DE DESEJO.
- PIPOCA DOCE OU SALGADA?
PERGUNTA O PIPOQUEIRO.
- NEM DOCE NEM SALGADA, EU QUERO É POPICA MISTURADA,
NUM SACO BEM GRANDE DO TAMANHO DE UM GIGANTE.
Atividades
COLOCAR OS NÚMEROS ROMANOS:
OBSERVAR OS NÚMEROS E MARCAR SÓ OS QUE NÃO SÃO ROMANOS:
Atividades
- LER O POEMA:
- ESCREVER O NOME DA AUTORA: ____________________________________
- ESCOLHER CINCO VERSOS DO POEMA E REPRESENTAR COM DESENHOS.
- RETIRAR DO POEMA PALAVRAS COM:
- MARCAR A OPÇÃO CORRETA:
- ESCREVER O VERSO DO POEMA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU.
- LER O POEMA E COPIAR:
- COMO É A SUA MÃE? ESCREVER E DESENHAR.
- SOMAR AS DEZENAS:
- COMPLETAR COM ANTECESSOR E SUCESSOR:
- COLOCAR OS NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE:
Atividades
-
LER O POEMA E COPIAR:
-
FAÇA UM DESENHO SOBRE O POEMA:
-
responder:
-
que idade você acha que tinha o comprador de papel velho?
-
o que ele comprava?
-
PROCURAR NO TEXTO PALAVRAS COM:
-
ler o poema e copiar:
-
desenhar:
-
se faz frio, vende luva:
-
quando chove, guarda-chuva.
-
marcar:
-
na esquina a profissão desenvolvida é:
-
escrever o que faz:
-
bombeiro:
-
jornaleiro:
-
engraxate:
-
separar as sílabas:
-
retirar do texto as duas palavras que têm acento circunflexo:
-
MARCAR QUAL DESTAS PALAVRAS É MONISSÍLABA:
-
dia 1º de maio é comemorado o dia do trabalhador. faça uma lista de dez profissões que você considera importantes.
Atividades
- Copiar o texto sobre o dia nacional do livro no caderno:
- Retirar do texto uma palavra com:
- Separar as sílabas das palavras abaixo e colocar o número de pedacinhos:
- Formar frases com as palavras:
- Responder:
- Qual o nome do português que chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500?
- Quem estava no Brasil quando os portugueses chegaram?
- De onde vem o nome Brasil?
Atividade
Construa o seu jogo da memória:
Quanto maior o número de peças, mais difícil ficará.
Atividades Artes
-
Em uma folha branca ou no caderno de artes, faça o desenho da casa e complete o desenho de acordos com as pistas indicadas abaixo:
- Pegue uma folha e siga as instruções para a construção da dobradura de um cachorrinho. Pinte-o e construa um corpo para ele. Após realizar a atividade colar no caderno de artes.
-
Faça um desenho sobre a canção “ O Cravo brigou com a Rosa”.
Dica de leitura
Atividades
1) LER E COPIAR O POEMA DA MESMA FORMA QUE ESTÁ ESCRITO:
7) ESCREVER 10 PALAVRAS COM LH:
1)
2)
3)
4)
5)
6)
7)
8)
9)
10)
8) MARCAR AS OPERAÇÕES QUE NÃO ESTÃO CORRETAS:
8 + 3 + 6 = 17
5 + 4 + 2 = 15
20 + 1 + 5 = 26
15 + 5 + 20 = 40
7 + 8 + 6 = 21
8 + 3 + 10 = 30
6 + 5 + 4 = 15
13 + 3 + 9 = 60
9) DESENHAR NO CADERNO E PINTAR. DO SEU JEITO:
Atividades
1) LER AS PALAVRAS E SEPARAR EM COLUNAS:
CACHIMBO – CAIXA – ROXO – LIXO – RECHEIO – COELHO – ORELHA – CHEIO
– XAROPE – CHINELO – XÍCARA – MACHADO – VELHO – FILHO – ALHO
2) FORMAR UMA FRASE PARA PALAVRA E DESENHAR:
COELHO –
CHINELO –
XÍCARA –
XAROPE –
LIXO –
ALHO –
3) SEPARAR AS SÍLABAS:
ORELHA - ____ ____ ____
VELHO - ____ ____
CAIXA - ____ ____
ABACAXI - ____ ____ ____ ____
CACHIMBO - ____ ____ ____
MAÇÃ - ____ ____
MASSA - ____ ____
PASSARINHO - ____ ____ ____ ____
4) CONTINUAR A SEQUÊNCIA NUMÉRICA:
0 - 1 - ____ - ____ - ____ - ____ - ____- ____
25 - ____ - ____ - ____ - ____- ____- ____
39 - ____ - ____ - ____ - ____ - ____- ____
50 - ____ - ____ - ____ - ____ - ____ - ____
69 - ____ - ____ - ____ - ____ - ____ - ____
5) ESCREVER COMO SE LÊ:
0 –
1 –
2 –
3 –
4 –
5 –
6 –
7 –
8 –
9 –
10 –
11 –
12 –
6) CIRCULAR AS OPERAÇÕES QUE ESTÃO COM O RESULTADO
CORRETO:
7 + 1 + 8 = 16
3 + 5 + 4 = 18
6 + 5 + 2 = 13
3 + 8 + 1 = 20
7 + 6 + 1 = 19
18 – 9 = 0
16 – 8 = 8
15 – 9 = 10
13 – 7 = 6
20 – 10 = 20
Atividades
Atividade
Atividades
Leitura
Leia com alguém que mora com você.
Jogos On-Line
https://www.digipuzzle.net/pt/matosmedeiros/hiddenobjects/hiddenobjects.htm?language=portuguese&linkback=../../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm
https://www.digipuzzle.net/minigames/quiz/quiz_pt.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm
http://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras/
https://www.digipuzzle.net/
http://www.escolagames.com.br/
Arte Atividades 3
-
Quem escreveu a canção?
-
Qual é o título da canção?
-
Sobre o que está falando a canção?
Arte Atividades 2
TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER COPIADAS NO CADERNO DE ARTE E EDUCAÇÃO.
Arte Atividades 1
TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER COPIADAS NO CADERNO DE ARTE E EDUCAÇÃO.
Leia a música e se possível escute.
A partir da leitura e escuta, construa uma história por meio de desenhos que conte a
música.
Aquarela
Toquinho
Numa folha qualquer
Eu desenho um Sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão
E me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos
Tenho um guarda chuva
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando
A imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando
Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo
Um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo
Sereno e lindo
E se a gente quiser
Ele vai pousar
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida
De uma América a outra
Consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar
Pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda nossa vida
E Depois convida
A rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Numa folha qualquer
Eu desenho um Sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá
Que descolorirá
Atividades
Letramento Atividade 6
Letramento Atividade 5
Atividades
-
COLAGEM DIVERTIDA: DEVEM RECORTAR CORPOS E CABEÇAS DE PESSOAS E ANIMAIS EM DIVERSAS REVISTAS E IR COLANDO, JUNTANDO DE MODO QUE A COLAGEM SEJA ENGRAÇADA.
-
QUEBRA-CABEÇA DIVERTIDO: PEGAR UM DESENHO BEM COLORIDO, QUE POSSA SER RECORTADO, CORTAR EM PEDAÇOS E DEPOIS MONTAR NOVAMENTE A FIGURA.
Letramento Atividade 4
-
No cartaz, qual orientação importante “A Turma da Mônica” deu uma sobre o Coronavírus?
-
Por que o Cascão lavando as mãos ganhou tantas “curtidas” na internet?
Numeramento Atividade 3
Numeramento Atividade 2
Numeramento Atividade 1
Letramento Atividade 3
Letramento Atividade 2
No caderno, escrever o nome dos meios de transporte que aparecem na figura:
Educação Física Atividade 7
Educação Física Atividade 6
Educação Física Atividade 5
Educação Física Atividade 4

Educação Física Atividade 3
Educação Física Atividade 2
Educação Física Atividade 1
Comentários
Postar um comentário