B10

Atividades







Atividades






Atividades Educação Física






Atividades








Atividades 







Atividade Educação Física




Atividades Educação Física







Atividades






ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Olá seres humaninhos e seres humaninhas! A atividade de educação física dessa semana vai ser um pouco diferente, quero convidar todo mundo pra acompanhar a LIVE DA ESCOLA, no facebbok! Então seguem as informações: 

O que? Live da escola Morro da Cruz 
Quem mais participará? EEEM Oscar Tollens (profa. Melissa), EMEF América (profa. Mariana), EMEF Judith (Porfa. Malu) e a profa. Luciana fará tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Quando? Sexta feira, dia 13/11, às 19h.
Onde? Páginas das escolas no facebook (https://www.facebook.com/emefmorrodacruz/)




Atividades









Atividades







Atividade Espanhol


  1. COPIAR A TRADUÇÃO DO CARTAZ:

 

 

PROTEJA-SE PARA NÃO ADOECER!

 

Evitar o contato sem proteção com pessoas doentes

(incluindo cuspir em público, tocar os próprios olhos, nariz ou boca)

e com animais vivos ou selvagens.

 

OPS – Organização Panamericana da Saúde


Atividades Artes





Atividades










Atividades Artes





Atividade Educação Física




Atividades

A Pintura Mais Famosa do Mundo



Em 1519, pouco antes de morrer, o artista, cientista e inventor italiano Leonardo da Vinci fez os retoques finais do retrato de uma jovem florentina, Lisa Gherardini del Giocondo, cujo marido, um rico comerciante de seda, havia encomendado a pintura dezesseis anos antes, em comemoração ao nascimento do filho do casal. Na época em que o quadro foi finalizado, Leonardo tinha ido morar na França, a convite do rei Francisco I, que acabaria comprando a pintura; assim, aparentemente nem a sra. Del Giocondo nem seu marido tiveram a chance de ver a obra de Da Vinci. O que é realmente uma pena, pois, quinhentos anos depois essa pintura fez com que o rosto dela se tornasse um dos mais famosos da história.

O quadro, é claro, é a Mona Lisa e hoje está exposto atrás de uma caixa de vidro à prova de balas e com temperatura controlada em uma parede exclusiva no museu do Louvre, em Paris. Os agentes do Louvre estimam que cerca de 80% de seus 6 milhões de visitantes anuais vão ao museu principalmente para ver esse quadro.


Como a Mona Lisa se tornou famosa no mundo todo

Foi somente no século XX que a Mona Lisa começou sua meteórica ascensão à marca global. E mesmo então isso não foi o resultado de críticos de arte subitamente apreciando o gênio que viveu entre eles por tanto tempo, nem devido aos esforços de curadores de museus, socialites, mecenas endinheirados, políticos ou reis. Nada disso: tudo começou com um roubo.

No dia 21 de agosto de 1911, um funcionário descontente do Louvre chamado Vincenzo Peruggia se escondeu em um almoxarifado até o fechamento do museu, quando então saiu com a Mona Lisa escondida sob o casaco. Italiano orgulhoso, Peruggia aparentemente acreditava que a Mona Lisa deveria ser exposta na Itália, não na França, e estava determinado a repatriar ele mesmo o tesouro havia tanto tempo perdido. Porém, como muitos ladrões, Peruggia descobriu que era muito mais fácil roubar uma obra de arte do que se livrar dela. Depois de escondê-la em seu apartamento por dois anos, ele foi preso enquanto tentava vendê-la para a Galeria Uffizi, em Florença.

Apesar de ter falhado em sua missão, Peruggia teve êxito em catapultar a Mona Lisa a uma nova categoria de fama. O público francês foi cativado pelo ladrão audacioso e eletrizado pela inesperada recuperação do quadro. Os italianos também ficaram extasiados com o patriotismo do conterrâneo, e trataram Peruggia mais como um herói do que como um criminoso – antes de a Mona Lisa retornar a seu dono francês, ela foi exposta por toda a Itália.

A partir desse momento, a Mona Lisa jamais retornaria ao anonimato.

Texto de Watts, Duncan J. no livro Tudo é óbvio: quando você sabe a resposta. Tradução de Letícia Della Giacoma de França. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 2013.


Interessante como a obra Mona Lisa ficou famosa, não é?

Vamos aos desafios:

Desafio 1:

Lê com atenção o texto, copia as palavras que estão sublinhadas e pesquisa qual sentido elas têm, anotando cuidadosamente. Então lê novamente o texto buscando palavras para substituir as que estão sublinhadas, sem mudar o que o autor quis comunicar.

O nome do artista Leonardo da Vinci também está sublinhado para que pesquises sobre a vida dele descobrindo outras informações que não estão no texto.


Desafio 2:

Transforma a história da obra Mona Lisa numa história em quadrinhos. Cuida bem com a sequência dos fatos e desenha cenas com muitos detalhes e cores!

Atividades

Parece que de repente se tornou muito importante lavar as mãos pra evitar o COVID, não é? Mas sempre foi a melhor forma de evitar doenças, desde a antiguidade. 

Lê essa letra da música do grupo Palavra Cantada:


Lavar as Mãos

 

Uma... lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão)

Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma

A doença vai embora junto com a sujeira
Vermes, bactérias, mando embora embaixo da torneira
Água uma

Água a outra, água uma (mão)
Água a outra, água uma (mão)
Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma (lava,…

 

Se quiseres conhecer a música e o clip que está no youtube, podes seguir o link:




Pensa um pouco sobre a importância desse hábito pra todas as pessoas, de qualquer idade. Pega uma folha de papel e cria um anúncio para lembrar às pessoas que são importantes pra ti que não esqueçam de lavar bem as mãos! 



Atividades 

1)    Calcule e faça a prova real:

   765

+   68

 

 

 

 

   907

-    56

 

 

 

 

48÷8

 

 

 

 

 

5 x 7 =

 

 

 

 

 

 

1)    Histórias Matemáticas:

a)    Carolina corre uma hora todos os dias da semana. Quantos minutos ela terá corrido em uma semana?

 

 

 

 

b)    Marisa tem 40 peças de roupas e quer distribuí-las igualmente em 4 gavetas. Quantas peças ficarão em cada gaveta?

 

 

 

 

 

 

 


 

4)    Armar e efetuar:

a)    105 + 13 + 65 =

b)    250 + 22 + 78 =

c)    315 + 43 + 34 =

d)    421 + 19 + 74 =

e)    568 – 123 =

f)     693 – 145 =

g)    709 – 23 =

h)   874 – 21 =

 

 

 

5)    Escrever como se lê:

 

a)    R$ 0,99 - ________________________

b)    R$ 100,00 - ________________________________

c)    234 - _________________________________

d)    300 - ____________________________________

e)    408 - _______________________________________

f)     VII - ________________

g)    X - _________________

h)   77 - ________________

 

 

Brinque e aprenda! Explore o site

Escola Games: Jogos educativos

www.escolagames.com.br

 

1.     O jogo sobre prevenção ao Corona vírus e a tabuada são muito legais! Aproveita e joga com a família!

2.     Divirta-se!

3.      

 

 

Leia e interprete: Você não precisa copiar o texto no caderno!

 

 

Será que existiram bruxas de verdade?

 

Antigamente, era chamada de “bruxa” qualquer mulher que conhecessem bem as plantas medicinais e faziam uso delas para ajudar as pessoas curando doenças. Mas no período da história chamado de Idade Média, com o domínio da Igreja, esses “poderes” de uso de plantas medicinais começaram a “concorrer” com os interesses de seus dirigentes que era de dominar o pensamento das pessoas baseados unicamente nas suas crenças, então as bruxas passaram a ser perseguidas e foi disseminada a ideia de que eram seres do “demônio”, daí sugiram muitas lendas a respeito dessas personagens.

Existem bruxas muito famosas, que ganharam destaque pelas histórias que participaram: a bruxa malvada que deu a maçã à Branca de Neve, Nessarose, a bruxa também malvada do filme “O Mágico de Oz”, Sam, a feiticeira boa, mas um pouco atrapalhada do seriado da TV, a bruxa Onilda, que faz muita confusão nas histórias infantis.

Curiosidades – Origem do “Dia das Bruxas”

Existem diversas versões para a origem da festa. Uma delas diz que, antigamente, as pessoas acreditavam que fantasmas apareciam na noite anterior ao Dia de Todos os Santos (“Hallow’s Day”, em inglês), para bagunçar a comemoração.

Outra envolve a chegada dos irlandeses, os ingleses e os escoceses na América do Norte, por volta de 1800. Eles teriam levado a tradição do Halloween, que conquistou principalmente as crianças americanas e, depois, as do mundo inteiro. A festa era chamada de Samhain, que significa “fim do outono”.

Nasceu com uma lenda dos druidas, sacerdotes dos celtas, povo que habitava a Inglaterra por volta do ano 200 a.C. Na noite de 31 de outubro, segundo eles, todas as bruxas, demônios e espíritos dos mortos se reúnem para uma grande festa. O medo que a comemoração causava foi sendo esquecido e ela se transformou numa grande folia para a garotada.

Nos Estados Unidos, o Dia das Bruxas é chamado de “Halloween”, adaptação da frase celta “all hallow eze”, que quer dizer “noite de todos os santos”.

Vestindo fantasias, as crianças batem de porta em porta perguntando: “Tricks or Treats?” (“Travessuras ou Gostosuras?”).


(fonte: Guia dos Curiosos)

 

Interpretação do texto:

1)    Copie o título do texto:

 

2)    Quanto parágrafos o texto tem?

 

 

3)    O assunto principal do texto é:

(   ) O dia das Bruxas

(   ) A origem do dia das Bruxas

 

4)    Completar de acordo com o texto:

Antigamente era chamada de “bruxa” mulheres que conhecessem plantas ____________, ou seja, que podem curar doenças de pessoas.

 

A origem do dia das bruxas tem diversas versões. Todas ocorrem no dia de Todos os __________.

 

5)    Crie frases com as palavras abaixo:

a)    Bruxa: ______________________________________________

b)    Doces:______________________________________________

c)    Fantasia: ____________________________________________

d)    Brincadeiras:_________________________________________

 

6)    Agora, transforme suas frases em um pequeno comentário sobre o Dia das Bruxas.

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos estudar um pouquinho sobre Porto Alegre?

 

Responder:

a)    Quem é o prefeito de Porto Alegre? ______________________________

b)    Quantos vereadores Porto Alegre tem? Onde eles trabalham? __________________________________________________________________

c)    Em qual bairro de Porto Alegre você mora? _______________________________

d)    Você sabe seu endereço? Qual é o seu endereço completo? ___________________________

e)    No bairro em que você mora tem estrutura de transporte, segurança, posto de saúde e escola? Como você percebe isso? ______________________________________



Atividades Educação Física

Nesta semana vamos construir um material bem legal que pode ser usado em muitas brincadeiras: a bola de meia!

A bola de meia pode ser feita de diversas formas: com uma blusa velha (conforme o vídeo abaixo), com outra meia dentro, com jornal ou outro tipo de papel... A ideia principal é pegar um pé de uma meia que você não use mais (pode ser de qualquer pessoa da casa, pode ser também uma perna de meia calça cortada,...) e colocar o papel ou a blusa ou o material que você escolher dentro dela, empurrando bem. Após ter feito isso, enrole a ponta e vire o restante da meia de modo que não fique sobrando tecido e fique mais redondo. No vídeo há a explicação 😊









Agora que já temos as bolas, podemos fazer várias brincadeiras:

1.                      Dá para treinar malabarismos, começando com uma bola em cada mão e depois dificultando com 3 ou 4 bolas.

2.                      Dá para fazer um jogo de bocha onde há um alvo e o objetivo é deixar mais bolas perto do alvo possível.

3.                      Dá para fazer bola ao cesto ou um boliche com garrafas PET.

4.                      O que mais sua imaginação permitir! 😊

 

Não esqueçam: a pandemia ainda não acabou e por isso não estamos indo às aulas na escola! Por isso continuem lavando as mãos, usando máscaras e mantendo distanciamento, sempre que possível! Cuidem-se para que possamos logo matar essa saudade enorme!


Atividades














Atividade Educação Física

EDUCAÇÃO FÍSICA

BASQUETE

O BASQUETE É UM ESPORTE COLETIVO, JOGODO ENTRE DUAS EQUIPES QUE TEM COMO OBJETIVO ACERTAR A BOLA DENTRO DO CESTO. CADA EQUIPE É FORMADA POR CINCO JOGADORAS OU JOGADORES. TRATA-SE DE UM JOGO REALIZADO OFICIALMENTE EM QUADRAS. ESSE JOGO É BASTANTE POPULAR NOS ESTADOS UNIDOS.



 

MAS HÁ OUTRAS FORMAS DE JOGAR, COMO O BASQUETE DE RUA. NESSE FORMATO, AS DISPUTAS PODEM SER FEITAS DE 5 CONTRA 5 , ATÉ MESMO DE  1 CONTRA 1. O MAIS IMPORTANTE NESSAS DISPUTAS SÃO OS DRIBLES QUE CADA JOGADORA OU JOGADOR FAZ CONTRA OUTRA PESSOA, E AS ACROBACIAS QUE FAZ PARA ACERTAR A BOLA NA CESTA, SEM SE PREOCUPAR COM AS REGRAS RÍGIDAS DO BASQUETE OFICIL. JÁ VIU ALGUÉM JOGANDO ASSIM ? MUITAS VEZES FAZEMOS ISSO NA ESCOLA, UM CONTRA UM, DISPUTANDO A BOLA E TENTANDO FAZER UMA CESTA. É BEM DIVERTIDO!



 
CURTIU? COMO PODEMOS BRINCAR E JOGAR BASQUETE EM CASA?

NÃO PRECISAMOS TER CESTA E A BOLA DE BASQUETE, PODEMOS ADAPTAR COM QUALQUER BOLA QUE QUIQUE E TENTAR ARREMESSAR EM ALGUM ALVO.

OU, TAMBÉM PODEM FAZER ALGUMA BOLINHA COM PAPEL OU MEIA, E TENTAR ARREMSSAR DENTRO DE UM BALDE. FICA A DICA!


Atividade Educação Física

Assista ao vídeo.




Atividades Espanhol

  1. LEER:

 

EL HORÓSCOPO

 

Un horóscopo es un mapa o diagrama astrológico que representa las posiciones del Sol, la Luna, los planetas, los aspectos astrológicos y los ángulos sensibles en el momento de un evento, como la hora del nacimiento de una persona. La palabra horóscopo se deriva de las palabras griegas Hora y scopos que significa "tiempo" de "observador".

 

El horóscopo trata de como los astros influyen en nuestra vida. Probablemente hayas leído tu horóscopo en una revista, en un periódico o incluso en Internet. Para muchas personas es interesante leer su horóscopo y predicciones para un día determinado.

 

Así como los meses del año, los signos del horóscopo son 12.

 

Observa los signos del horóscopo en español:

 

horoscopo - aries

 

Aries

20/03 - 19/04

 

 

horoscopo - tauro

 

Tauro

20/04 - 20/05

 

 

horoscopo - tauro

 

Géminis

21/05 - 20/06

 

 

horoscopo - cancer

 

Cáncer

21/06 - 22/07

 

 

horoscopo - leo

 

Leo

23/07 - 22/08

 

 

horoscopo - tauro

 

Virgo

23/08 - 22/09

 

 

horoscopo - libra

 

Libra

23/09 - 22/10

 

 

horoscopo - escorpio

 

Escorpio

23/10 - 21/11

 

 

horoscopo - sagitario

 

Sagitario

22/11 - 21/12

 

horoscopo - capricornio

 

Capricornio

22/12 - 12/01

 

horoscopo - acuario

 

Acuario

20/01 - 17/02

 

horoscopo - piscis

 

Piscis

18/02 - 19/03

 

 

  1. Después de observar los signos, escribe y completa esta frase en tu cuaderno:

 

 

Mi signo en español es ________________________.


Atividades







Atividades Educação  Física

QUADRO NEGRO

 

Esta brincadeira é para fazer junto com alguém que mora com você. Esta pessoa irá escrever com o dedo uma palavra ou uma letra ou um número nas suas costas e você terá que adivinhar o que ela escreveu. Depois vocês trocam!

Também é possível variar as partes do corpo para escrever: palmas das mãos, pés, braços,... Qual foi mais fácil de descobrir? E qual foi mais difícil? Ao invés de palavras, para dificultar, vocês podem fazer desenhos como flor, coração, sol... Inventem à vontade e percebam as diferenças em cada variação da brincadeira!

Não esqueçam de lavar as mãos antes e depois da brincadeira, o vírus continua aí! 😊

 

VAMOS DANÇAR?

 

A seguir tem o link de algumas músicas no you tube com coreografia de um jogo chamado “Just Dance”. Se possível abram algumas e tentem fazer a coreografia. Caso não consigam toda, tentem alguns passos. Chamem quem mora com vocês para jogar também. A brincadeira reside na diversão e em descobrir novos movimentos!

Música 1 (duas pessoas) – Gangnam Style https://www.youtube.com/watch?v=AV1biKT426I

Música 2 (uma pessoa) – On the floor https://www.youtube.com/watch?v=LGlrLym9OgE

Música 3 (uma pessoa) – Moves Like Jagger https://www.youtube.com/watch?v=rE7q1uhj4g4

Música 4 (uma pessoa) – Pump It https://www.youtube.com/watch?v=xQ79cheWg5g

Música 5 (duas pessoas) – Beautiful Liar https://www.youtube.com/watch?v=yt4V20MYFJs






Atividades Espanhol

ATIVIDADE DE ESPANHOL: COPIAR O TEXTO EM ESPANHOL E LER SUA TRADUÇÃO.

 

 

DEFINICIÓN DEPRIMAVERA

La primavera es una de las estaciones del año, la que le sigue al invierno y antecede al verano. La palavra primavera significa “primer verdor”, pues es la época em que las plantas reverdecen. Por eso, también es llamada de “estación de las flores”.

Desde la antigüedad, se asocia la primavera a la juventud y la vida. Por eso, la llegada de la primavera se vive con alegría.

Por extensión a esta asociación entre la primavera y el florecimiento de la vida, se califica como “primavera” a la juventud o a la mejor etapa en la existencia de una persona.

DEFINIÇÃO DE PRIMAVERA
               A primavera é uma das estações do ano, aquela que segue o inverno e vem antes do verão. A palavra primavera significa "primeiro verde", pois é a época em que as plantas ficam verdes novamente. Por esse motivo, também é chamada de "estação das flores".
               Desde os tempos antigos, a primavera está associada à juventude e à vida. Portanto, a chegada da primavera é vivida com alegria.
               Por extensão a esta associação entre a primavera e o florescimento da vida, a juventude ou a melhor fase da existência de uma pessoa é qualificada como "primavera".

Atividade Educação Física





Atividade Educação Física





Atividades

Livro Mágico de animação - Flip book


Para brincar de animação fazendo um flip book, tu vais precisar de um bloco de papel (desses bloquinhos para recados, pode ser post its), ou fazer um com papel recortado e grampeado. O livrinho deve ser pequeno para que possa ser folheado rapidamente. Tendo lápis e uma boa ideia, já podes começar!


Deves desenhar do fim para o começo, fazendo o primeiro desenho na última folha, pois é mais fácil folhear o livrinho de trás para a frente.


Repete o mesmo desenho em cada folha, sempre alterando alguma coisa para criar movimento: um braço ou uma perna que se desloca, um objeto que cai, enfim, algo que se mova.


Inventa um personagem e constrói a história no Flip book. Se gostar, podes fazer mais de um. Traz depois pra escola, quando retornarmos, pra mostrar!


Links com exemplos de flip books:

https://www.youtube.com/watch?v=lUGVrMruOws

https://www.youtube.com/watch?v=of2VkJrPveI

https://www.youtube.com/watch?v=TFeCIKb9pWY



Atividades Artes





Atividades Espanhol


TRABALENGUAS (trava-línguas)

 

     Trava-línguas são pequenas frases que trabalham as dificuldades de certas letras quando são repetidas ou unidas a outras. São difíceis de ler e acabam sendo engraçadas, pois a língua “embola”. Funciona como uma brincadeira, onde o objetivo é tentar ler o mais rápido possível sem errar. Além disso, acabamos treinando vocabulário e as habilidades de leitura e fala.

 

      Um exemplo em português é “o rato roeu a roupa do rei de Roma”, onde o “R” é trabalhado.

 

Veja estes dois trava-línguas (trabalenguas) em espanhol.

 

COPIE EM SEU CADERNO E TENTE LER EM VOZ ALTA:

 

1.     La sapa le preguntó al sapo

           ¿por qué no comes sopa, sapo?

           y a la sapa, le dijo el sapo:

           porque no sepo sapa.

 

 

2.    --Compadre, cómprame un coco.

--Compadre, no compro coco porque como poco coco como, poco coco compro.

 

 


Atividades










Atividade Educação Física




Atividades






Atividades






Atividades Educação Física






Atividades








Atividades Espanhol

  • LER:


Você gosta de animais? Qual é o seu preferido? Você sabe o nome de algum animal em Espanhol? Saiba que muitos nomes de animais na língua espanhola não se parecem nem um pouco com os nomes no português.


  • Copie essa lista de animais em seu caderno:


Escolha 4 animais da lista, escreva o nome deles em espanhol e faça seus desenhos!

Atividades Educação Física





Atividade

Agosto é considerado o mês do Folclore. Mas é no mês de junho que acontece uma das manifestações mais ricas do nosso país, na época dos festejos juninos, no estado do Maranhão. É o Bumba meu Boi.Com figurinos típicos vestindo cada personagem, música e dança, os grupos se apresentam nos arraiais levando alegria a pessoas de todas as idades. Sempre lembrando a história de Catirina e Pai Francisco. Vamos conhecer essa lenda?

 

A LENDA DO BUMBA MEU BOI

 

Vou contar pra vocês a história mais famosa da lenda do bumba-meu-boi e como se deu a origem do folguedo mais conhecido nas terras do Maranhão.

Pai Francisco e Catirina eram dois escravos que viviam numa fazenda.

O fazendeiro tinha muitas posses, mas o que ele mais gostava era de um boi chamado Mimoso.

Certo dia, Catirina ficou grávida e, como muitas mulheres que aguardam seus filhos, desejou comer uma coisa diferente: um guisado de língua de boi.

Mas não era uma língua qualquer, ela queria a língua do boi Mimoso, o boi mais querido pelo dono da fazenda.

Dizem que desejo de mulher grávida deve ser satisfeito, senão a criança nasce com a aparência do objeto desejado.

Como Pai Francisco não queria que seu filho nascesse com cara de língua de boi, matou o boi favorito do patrão e fez o guisado de língua tão desejado pela esposa.

Ao amanhecer, o patrão descobriu o boi morto e logo convocou todos os rezadores e pajés da redondeza para ressuscitarem Mimoso, jurando castigar severamente o autor daquela desgraça.

Ao saber que todos na fazenda haviam descoberto seu crime, Francisco e Catirina fugiram apressadamente para outra localidade sem sequer olhar pra trás.

Os pajés realizaram suas pajelanças e conseguiram ressuscitar Mimoso.

O fazendeiro ficou alegre, mas tão alegre que perdoou Francisco e Catirina; e mais: deu uma grande festa e convidou índios, negros e peões da fazenda, além de todos os moradores da redondeza.

Nascia, então, a festa de bumba-meu-boi.

 

As histórias do folclore são assim... tudo de fantástico pode acontecer. Copia no caderno a lenda do bumba-meu-boi e depois usa a imaginação para desenhar as cenas dessa história. Usa muitas cores para retratar a fazenda, Catirina e Pai Francisco, o boi Mimoso e no final a grande festa, com os índios, pajés, os negros, peões e o boizinho bem enfeitado.


Atividade Artes




Atividades Espanhol

1.      A poesia abaixo, da Nilda Zamataro, está em espanhol e conta a história de uma semente dourada que se transforma em planta, com a ajuda da chuva e do sol. Tente ler em voz alta a poesia.

 

2.     Copie a poesia em seu caderno:

 

LA SEMILLA DORADA

 

En su camita de tierra

descansaba la semilla dorada

algunas gotitas de la lluvia

entraron a despertarla.

 

El sol se acercó un poquito

y le regaló su calor.

La semilla rompió su traje,

hizo fuerza... y se estiró.

 

Se asomó muy curiosa

y el mundo descubrió.

Así la semilla dorada

en planta se convirtió.


Atividades




Atividade Educação Física



Atividades





Atividades Educação Física

ENCONTRE O PONTO



Para dois ou mais participantes. Deve-se definir um ponto final, vendar uma das crianças (se tiver mais de três, pode-se jogar em duplas), rodá-la e levá-la para longe do ponto. A(s) criança(s) que estão enxergando devem então dizer as direções que a criança vendada deve seguir para encontrar o ponto final (para frente, para trás, para direita, para esquerda...). Pode-se marcar o tempo que cada um leva até o ponto, ver quem dá as melhores direções, quem acha o ponto final mais rápido, etc.

 

BOLICHE



Precisaremos de garrafas ou caixas plásticas (pode ser de refrigerante, suco, leite,... qualquer coisa que não tenha problema caso amasse) e uma bola (que pode ser feita com jornal, caso a criança não possua). Organize as garrafas ou caixas para que a criança atire a bola e tente derrubá-las. É possível aumentar o nível de dificuldade afastando mais a criança das garrafas, enchendo-as com água ou pedrinhas, estipulando que só se pode jogar a bola com a mão esquerda ou de costas... Importante é testar as habilidades e lavar bem as mãos antes e depois de brincar!




Atividade Educação Física






Atividade Espanhol

ESPAÑOL 


TIEMPO ATMOSFÉRICO

  1. No quadro abaixo, você encontrará um vocabulário relacionado ao tempo atmosférico. Copie o quadro no seu caderno e estude as palavras em espanhol e o seu significado em português.


2. Procure no quadro e escreva em espanhol estas palavras do tempo:

  • Nuvens : ________________
  • Nevoeiro: ________________
  • Céu: _______________
  • Calor: ________________

Atividade Educação Física



Atividades





Atividades Espanhol


B10


Copiar as frases em espanhol:


  1. Yo tengo un perro que se llama Curro.
  2. A mi perro Curro le gusta pasear por la calle por las mañanas.
  3. Me levanto temprano para llevar a mi perro a su pequeño paseo.
  4. Él siempre me espera sentado a la puerta de mi habitación con gran impaciencia.
  5. Yo y Curro jugamos mucho y nos llevamos muy bien.


Leia a tradução para entender as frases:


1. Eu tenho um cachorro chamado Curro.

2. Meu cachorro Curro gosta de passear na rua de manhã.

3. Levanto cedo para levar meu cachorro em seu pequeno passeio.

4. Ele sempre me espera sentado na porta do meu quarto com muita impaciência.

5. Eu e Curro brincamos muito e nos damos muito bem.


Atividades





Atividades Educação Física



Atividades




Atividades Espanhol


1. Copiar a poesia em espanhol no seu caderno.
2. Ler a tradução do português com atenção.
    Não precisa copiar a tradução.
    Com a leitura, você entenderá o que diz essa linda poesia!

POESIA:
"Llega el invierno", de Marisol Perales
El señor invierno
se viste de blanco,
se pone el abrigo
porque está temblando.
Se va a la montaña,
se mete en el río,
y el parque y la calle
se llenan de frío.
Se encuentra a la lluvia
llorando, llorando,
y también al viento
que viene soplando.
¡Ven amigo sol!
Grita en el camino,
pero el sol no viene
porque se ha dormido.

TRADUÇÃO:
“Chega o inverno”, por Marisol Perales

O senhor inverno
se veste de branco,
coloca o casaco
porque está tremendo.

Vai para a montanha,
entra no rio,
e o parque e a rua
se enchem de frio.

Encontra a chuva
chorando, chorando,
e também o vento
que vem soprando.

Venha amigo sol!
Grita no caminho
mas o sol não vem
porque ele adormeceu.


Atividade Educação Física

assista ao vídeo




Atividade Educação Física

Jogo da Mimica




Vocês sabiam que o ser humano se comunica através de gestos há milhares de anos? Seja por ser um lugar que não pode fazer barulho ou porque o som não seria ouvido (por exemplo nos antigos filmes de cinema mudo) a expressão corporal foi sendo inserida no nosso dia a dia.
Para testar nossas habilidades expressivas, vamos brincar de mímica! O jogo funciona da seguinte forma: escolheremos uma categoria de palavras ou expressões (no caso, profissões e filmes) e uma pessoa por vez deverá fazer gestos e mover-se para que os outros adivinhem a palavra sem ela emitir nenhum som!!
Sugestões para as mímicas.
Profissões: jogadora de futebol, nadador, ginasta, professor, lixeiro, padeira, médico, veterinário, enfermeiro, cozinheiro, advogada, astronauta,...
Filmes: A Bela Adormecida, Homem Aranha, Batman, O chamado, Chapeuzinho Vermelho, Moana, Minions, Mulher Maravilha, Pantera Negra, Aladin, A Bela e a Fera, Karatê Kid,...
Importante nessa brincadeira, além de não fazer nenhum som, lembrar dos cuidados que a pandemia do corona vírus nos impõe: sem contato físico, uso de máscara se formos brincar com pessoas que não moram conosco e lavagem frequente das mãos.
Cuidem-se!

Atividades

Lê com atenção:
Como tudo começou, muito antes de existir a cidade que conhecemos hoje?

Há muito tempo, eram os índios que viviam aqui.

Em 1732 chegaram as primeiras pessoas que vieram morar nessa área. Elas escolheram para viver o lugar que hoje recebe o nome de Morro Santana. A iniciativa foi de um tropeiro, que como muitos outros saíam de São Paulo para explorar novos territórios, juntando gado e cultivando a terra onde decidiam ficar. Seu nome era Jerônimo Dornelles. Ele trouxe sua família, agregados e escravos, iniciando a ocupação do espaço onde hoje se instala a cidade.

Duas décadas depois de ter se estabelecido a estância de Jerônimo Dornelles no Morro Santana, sessenta casais açorianos (vindos das ilhas de Açores, em Portugal) desembarcaram num porto improvisado às margens do Guaíba. Eles tinham como destino o território das Missões, que havia sido entregue aos portugueses por um acordo chamado Tratado de Madri. Ao chegar aqui, porém, receberam notícias de que naquela região os índios, portugueses e espanhóis guerreavam pela posse da terra.

Para evitar a guerra, os açorianos acabaram permanecendo junto ao Guaíba, derrubando o mato, construindo casas e plantando trigo. Logo ergueram moinhos para fabricar farinha e foram organizando sua comunidade. A aglomeração de casas no porto recebeu o título de Freguesia de São Francisco das Chagas em 1772. Nessa época foram distribuídos lotes de terra para os moradores, que iniciaram a construção de uma igreja num local mais elevado (onde hoje está a Praça da Matriz). O local logo recebeu novo nome: Porto de São Francisco dos Casais.

Mais tarde, quando a capital do estado do Rio Grande do Sul foi transferida de Viamão para o povoado já organizado, seu nome mudou para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. Em 1822 o imperador Dom Pedro I elevou o povoado à categoria de cidade, batizando-a com o nem que conserva até hoje: Porto Alegre.

Agora copia e responde no caderno:

Quais fatos importantes para a história de Porto Alegre aconteceram nessas datas:
1732 –
1752 –
1772 –
1822 –

Quem vivia nesse espaço antes de Jerônimo Dornelles se estabelecer no Morro Santana?


Qual era o destino dos casais açorianos e por qual motivo eles decidiram ficar no porto à beira do Guaíba?


Depois de construir suas casas e os moinhos de trigo, qual a construção à qual se dedicaram os açorianos buscando um local mais elevado?

Atividade Espanhol


ESPANHOL - PROFE CLAUDIA PETERSEN

1) COPIA NO TEU CADERNO O TEXTO E A TRADUÇÃO ABAIXO:

                    TEXTO: EL INVIERNO

El invierno es la estación más fría de las cuatro estaciones y es común que durante esta temporada, en países más cercanos a los polos, las temperaturas estén por debajo de 0ºC y se produzcan fenómenos tales como nevadas y formación de heladas.

                    TRADUCCIÓN:

inverno  é a estação mais fria das quatro estações do ano e é comum que durante esta época, em países mais perto dos polos, as temperaturas fiquem abaixo de 0ºC e que ocorram fenômenos como a queda de neve e a formação de geada.

Atividades Educação Física




Atividades






Atividades

RESOLVA AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO:


1)    COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO:

MÃOS – DOENÇAS – MÁSCARA – HIGIENE – ALIMENTAÇÃO



A)   PODEMOS CUIDAR DA NOSSA SAÚDE COM EXERCÍCIOS FÍSICOS, BEBENDO ÁGUA, DORMINDO BEM E COM UMA BOA ______________.


B)   PREVENIMOS MUITAS ____________ LAVANDO BEM AS _________ .




C)   HÁBITOS DE  _________________ COMO LAVAR AS MÃOS, OS ALIMENTOS, AS COMPRAS E MANTER A CASA LIMPA, PREVINEM A COVID – 19.


D)   NESTA PANDEMIA, SE FOR MUITO NECESSÁRIO SAIR DE CASA, USE _______________ E ÁLCOOL EM GEL PARA HIGIENIZAR AS MÃOS.




2)    ACENTUAR AS PALAVRAS:
SOFA                  MASCARA               LAMPADA                            AVIAO
      MAÇA                        CAMERA                  LIQUIDO                   TRICO

RELOGIO                       VOCE            AMANHA                  ALCOOL

SAUDE               NOTICIAS                 AÇUCAR                  METRO

OPINIAO                         JUDO                        MAO               AMBULANCIA

3)    ESCREVER FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:

ESCOLA – ESTUDOS – AMIGOS -


PREVENÇÃO – DOENÇAS –



4)    CALCULAR:

234                 456                 678                 789                 908                 870
+48              +107              +132                  +67                 +75              +130


976                 874                 703                 640                 509                 444
- 81                 -15                  - 56              - 109                 - 43                 - 23


10 X 3 =                     32 X 2 =                     14 X 2=                      15 X 2=

4 X 5 =                       6 X 4 =                       7 X 5 =                       4 X 4 =

15 ÷ 3 =                     12 ÷ 4 =                     10 ÷ 5=                      25 ÷ 5=

20 ÷ 4 =                     20 ÷5 =                      12 ÷ 3 =                     16 ÷ 3 =


5)    ESCREVER O NÚMERO:

A)   OITOCENTOS E SESSENTA E DOIS:_________

B)   SETECENTOS E SETE:_______

C)   SEISCENTOS E VINTE E NOVE:_______

D)   QUINHENTOS E QUARENTA E SEIS:_________

E)   QUATROCENTOS E QUARENTA E QUATRO: ______



Atividades





Atividades






Atividade Educação Física

assistir ao vídeo




Atividade Educação Física

"Gurizadinha, 
Lanço um desafio para estes dias de inverno. Peguem folhas de papel (pode ser jornal, folhas usadas de outros anos, o que tiver em casa) e façam um desafio de melhor dobradura de avião de papel entre as pessoas que estão passando a quarentena com vocês! É importante que todos os participantes tenham o mesmo tipo de folha. 
Vocês também podem observar se o mesmo avião voa tão longe em dias de sol e de chuva, se o modo de lançar o avião altera muito ou pouco o voo dele, tentar novas formas de dobradura... enfim! Brinquem e deixem o bichinho da curiosidade guiar vocês!

Atividades











Atividades Espanhol


•1) COPIE O TEXTO EM ESPANHOL:

LAS ESTACIONES DEL AÑO

Las estaciones son cada uno de los periodos de tiempo en que se divide el año​, con una duración mayor que los meses.

Ellas tardan tres meses cada una y son esas cuatro: primavera verano, otoño e invierno.


2) COPIE A TRADUÇÃO:

AS ESTAÇÕES DO ANO 

As estações  são cada um dos períodos de tempo em que se divide o ano, com uma duração maior que os meses.

Elas duram três meses cada uma e são essas quatro: primavera, verão, outono e inverno.

Atividades






Atividade Educação Física




Atividades Artes






Atividades











Atividade Educação Física

Para copiar e responder no caderno




Atividades













Atividades








Atividades 













Atividades













Atividade Educação Física

Copiar no caderno.



Atividades





Numa bela manhã de sábado, toda a bicharada estava reunida, inclusive tatá, o grilo sabichão e a formiga nina, os dois, como sempre, viviam brigando e disputando para saber quem corria mais.
    Tatá, propôs um desafio para nina, assim iriam tirar essa duvida, eles marcaram uma corrida. Tatá ficou zombando de nina, pois ela nunca conseguiria ir ao outro lado da floresta, por ser pequena.
    Chegou a hora esperada, todos estavam lá, então a corrida começou, o grilo saiu na frente, depois ficou cansado e decidiu tomar um pouco de água num riacho que tinha ali perto. Nem se preocupou com o tempo, pois achava que a formiga nunca iria ganhar. Chegando ao riacho, ele encontrou uma barata e os dois começaram a conversar.
    Nada do grilo lembrar da corrida, quando se lembrou, era tarde demais, pois nina já tinha vencido a corrida.
Moral:nunca devemos zombar dos outros pelo tamanho,nem por idade,pois todos somos capazes de algo,basta acreditar.
Questões
1) Qual o titulo do texto?
R:
2) Quais são os personagens principais do texto?
R:
3) Por que Nina e Tatá viviam brigando?
R: 
4) Por que tatá propôs um desafio para a formiga Nina?
R:
 5) Por que o grilo Tatá ficou zombando da formiguinha Nina?
R:
6) O que aconteceu durante a corrida?
R:
7) O que aconteceu enquanto Tatá descansava?
R: 
8) Por que o grilo tatá não se preocupou com o tempo que passou conversando com a barata?
R: 
9) Quando o grilo Tatá se lembrou da corrida o que aconteceu?

R:























Atividades













Atividades













Atividades























Atividades






















Atividades













Atividades






















































































Atividades



































Atividades





















Atividade Educação Física

Copiar e completar no cadernos.

 Preencha as lacunas ( espaços ) com uma ou duas palavras de forma a tornar a frase verdadeira:


1. O ____________________foi criado em_______ na ___________. 2. _____________________ seu criador era______________________ e _______________ de Educação _______________. 3. O _________________ da ________________ do ____________________ foi o __________________ rigoroso. 4. A __________________ da _________________ no Basquetebol permanece até hoje e é de __________. 5. Foram utilizados _______ velhos ___________ de pêssego como alvo. 6. Para a rápida _______________ do jogo foi _______________ a base do ____________. 7. Atualmente, o ________________é praticado por mais de ______ países filiados à _______________.

Atividades



























Atividades






















































Atividades

Escreva no caderno a palavra secreta, usando a  letra inicial de cada desenho:




Para fazer no caderno:





Construa o seu jogo da memória:

Quanto maior o número de peças, mais difícil ficará.




Atividades

















Atividades












Atividades














Atividades


















Atividades Artes


  1. COPIE O TEXTO E RESPONDA.
2  -  Faça uma entrevista com os seus familiares sobre a importância da música em suas vidas.
Entreviste pelo menos 3 pessoas.
Copie as perguntas e respostas no caderno.

  1. Nome:
  2. Idade:
  3. Você gosta de escutar música?
  4. Você acha que música é importante? Por quê?
  5. Que tipo de música você gosta de ouvir?
  6. Qual sua música favorita?
  7. Qual o gênero musical favorito? (sertanejo, rock, funk, pagode, tradicionalista, erudita, gospel)
  8. Alguma música marcou algum momento de sua vida? Qual?
  9. Você acha que a música pode influenciar no comportamento das pessoas?

3  -  Faça uma pesquisa sobre os gêneros musicais listados abaixo e escreve um pequeno parágrafo sobre cada um com características e curiosidades que achastes importante:


  1. Música Erudita:
  2. MPB:
  3. ROCK:
  4. SERTANEJO:
  5. FUNK:
  6. SAMBA:
  7. JAZZ:

Atividades


1 ) ESCREVA EM SEU CADERNO 30 PALAVRAS , 
LOGO APÓS ESCOLHA 4 PALAVRAS E ESCREVA 4 FRASES. 
NÃO ESQUEÇA A PONTUAÇÃO ( PODES PEDIR A AJUDA DA SUA FAMÍLIA ).



2) RESOLVA AS OPERAÇÕES DE SUBTRAÇÃO:



3)TEXTO PARA PONTUAR; COPIE O TEXTO EM SEU CADERNO 
E COLOQUE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO:



4)COPIE EM SEU CADERNO OS TEXTOS SOBRE ESGOTO E POLUIÇÃO DA ÁGUA;
LOGO APÓS FAÇA DESENHOS SOBRE O QUE VOCÊ ENTENDEU :



5) RESOLVA AS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO EM SEU CADERNO:



Atividade Educação Física

Reproduzir no caderno  Dimensões da tabela de Basquetebol




Atividades







Dica de Leitura




Atividades



















Educação Física Atividade 4

Ler




Atividades



















Atividades




















Atividade


Resolvi escrever um recado para o amigo MU, que mora em outro planeta. Algumas palavras estão escritas do jeito dele.
Copia o texto no teu caderno arrumando as palavras para que façam sentido na nossa língua:
Olá MU
Aqui na RRATE as coisas andam PLICOMDASCA. Nossas COLASES, JASLO, SEUSMU, CULDESFADA, tudo está fechado.
Acontece que em todo nosso NEPLATA um vírus chamado ROCONA ameaça deixar as pessoas ENDOTES e causar a TEMOR de muita TEGEN.
Por isso MOSTE que ficar um POTEM em SACA para nos TEPROGER até passar o RIPEGO.
Mesmo em casa, vamos fazendo RETAFAS da COLAES e também JUDOADAN nossa MIFALIA.
Sentimos saudades dos LECOGAS, das CABRINRASDEI e da GUNBAÇA da COLAES. Logo isso DOTU passa e estaremos de TAVOL.



Um abraço da MATUR DATO!


Português Atividade 6








Leitura

Leia com alguém que mora com você.




Jogos On-Line

https://www.digipuzzle.net/pt/matosmedeiros/hiddenobjects/hiddenobjects.htm?language=portuguese&linkback=../../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm


https://www.digipuzzle.net/minigames/quiz/quiz_pt.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm

http://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras/

https://www.digipuzzle.net/pt/jogoseducativos/matematica-ate-20/index.htm

https://www.digipuzzle.net/

http://www.escolagames.com.br/

https://jogoseducativos.hvirtua.com.br/

Português Atividade 5




Matemática Atividade 3




Matemática Atividade 2




Arte Atividade 3


Trem-Bala Ana Vilela
Não é sobre ter todas pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós
É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito é saber sonhar
Então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar
Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim
Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir


Composição: Ana Vilela Análise e entendimento da música
  1. Qual é o tema da música? _______________
  2. Quem canta? _________________________
  3. Quem é o compositor? _________________
  4. Qual é a mensagem que a música nos traz?
________________________________________
________________________________________
5. Qual é o significado da expressão "trem- bala" empregada na última estrofe da música?
________________________________________
________________________________________
6. Em: “É sobre saber que em algum lugar Alguém zela por ti”, a expressão destacada significa que:
  • a) ( ) Temos que viver sem pensar no amanhã
  • b) ( ) Sempre teremos alguém pensando e se preocupando com a gente.
  • c) ( ) Que a vida passa muito rápido, e que devemos valorizar cada momento

7. Escreva os versos da música que fala da união entre pais e filhos? 


Arte Atividade 2


Pense em algum ponto turístico de Porto Alegre que tu gostes e faça um desenho.
Se possível fazer em uma folha branca.

Alguns exemplos de pontos turísticos de POA.

Usina do Gasômetro
Praça da Matriz
Arcos da redenção
Redenção
Mercado Público
Casa de Cultura Mário Quintana
Teatro São Pedro

Laçador 


Arte Atividade 1


No dia 26 de março porto alegre estará fazendo aniversário.
Escute a música de PORTO ALEGRE, complete a canção.

Porto Alegre é Demais
Isabela Fogaça

Porto Alegre é que tem
Um jeito ­­­­_______
É lá que as gurias etc... e tal

Nas manhãs de ______
Esperando o _______
Passear pelo ______
Num alto astral

Porto Alegre me faz
Tão ___________
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a _____
A saudade é demais
É lá que eu vivo em _____

Quem dera eu pudesse
Ligar o rádio e _______
Uma nova canção
Do Kleiton e Kledir

Andar pelos _____
Nas noites de abril
Roubar de repente
Um beijo vadio

Porto Alegre me faz
Tão Sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é ______
É lá que eu vivo em paz

Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz


Porto Alegre é ________ !

Português Atividade 4




Atividade


  1. COLAGEM DIVERTIDA: DEVEM RECORTAR CORPOS E CABEÇAS DE PESSOAS E ANIMAIS EM DIVERSAS REVISTAS E IR COLANDO, JUNTANDO DE MODO QUE A COLAGEM SEJA ENGRAÇADA.
ESCREVER NO CADERNO O NOME DA PERSONAGEM INVENTADA E DIZER COMO ELA É:

  1. QUEBRA-CABEÇA DIVERTIDO: PEGAR UM DESENHO BEM COLORIDO, QUE POSSA SER RECORTADO, CORTAR EM PEDAÇOS E DEPOIS MONTAR NOVAMENTE A FIGURA.


Português Atividade 3





Turma engajada
Recentemente uma publicação HISTÓRICA, conquistou a internet. O personagem Cascão aparece lavando as mãos. Na imagem, os personagens Luca, Jeremias, Cebolinha e Mônica  estão em torno do Cascão – aquele que não curte muito o banho – em frente à uma pia. E a orientação é: “Lavar as mãos salva vidas! 
PARA RESPONDER NO CADERNO:


  1. No cartaz, qual orientação importante “A Turma da Mônica” deu uma sobre o Coronavírus?
  2. Por que o Cascão lavando as mãos ganhou tantas “curtidas” na internet?

Espanhol Atividade 1





Português Atividade 2

Para responder no caderno:
Observar a figura e responder:
A) O que a figura nos ensina a fazer?

B) Por que é importante lavar corretamente as mãos?



História Atividade 1

História de Porto Alegre Fonte:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo/default.php?p_secao=257

A cidade de Porto Alegre tem como data oficial de fundação 26 de março de 1772, com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, um ano depois alterada para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata. A demarcação dessas terras demorou e os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre. Em 24 de julho de 1773, Porto Alegre se tornou a capital da capitania, com a instalação oficial do governo de José Marcelino de Figueiredo. A partir de 1824, passou a receber imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Este mosaico de múltiplas expressões, variadas faces e origens étnicas, religiosas e linguísticas, faz de Porto Alegre, hoje com quase 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural, uma demonstração bem-sucedida de diversidade e pluralidade. Foi a ferro e fogo que Porto Alegre construiu a sua história. A capital do Rio Grande do Sul é também a capital dos Pampas, como é conhecida a região de fauna e flora características formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e parte da Argentina e do Uruguai. É nessa região que nasceu o gaúcho, figura histórica, dotada de bravura e espírito guerreiro, resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas de fronteiras entre os Reinos de Portugal e Espanha, a partir do século XVI. 7 As revoltas se sucederam, mas foi o século XIX que marcou o seu povo, após uma longa guerra por independência contra o Império português. A chamada Guerra dos Farrapos se iniciou com um enfrentamento ocorrido na própria capital, nas proximidades da atual ponte da Azenha, no dia 20 de setembro de 1835. Mesmo sufocado, foi este conflito que gravou na história o mito do gaúcho e é até hoje cantado em hino, comemorada em desfiles anuais e homenageada com nomes de ruas e parques. Com o fim da Guerra dos Farrapos, a cidade retomou seu desenvolvimento e passa por uma forte reestruturação urbana nas últimas décadas do século XVIII, movida principalmente pelo rápido crescimento das atividades portuárias e dos estaleiros. O desenvolvimento foi contínuo ao longo do tempo e a cidade se manteve no centro dos acontecimentos culturais, políticos e sociais do país como terra de grandes escritores, intelectuais, artistas, políticos e acontecimentos que marcaram a história do Brasil.

Opcional: Ver Vídeo sobre Porto Alegre https://www.youtube.com/watch?v=UIPJvq-WToo

Atividades

 1) Ler o Texto e resumir em seu caderno o que achou mais importante ou legal sobre a fundação de Porto Alegre.

2) Inventar 3 perguntas sobre a fundação de Porto Alegre e escrever no caderno.

3) Responder as 3 perguntas inventadas por você.



Português Atividade 1

Interpretação de Texto

Os corona vírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por corona vírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os corona vírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Modo de Transmissão: De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos corona vírus se dá por contato próximo* de pessoa a pessoa. Definição de contato próximo: Qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família; que tenha tido contato físico com o paciente; tenha permanecido no mesmo local que o paciente doente (ex.: morado junto ou visitado).

 Responda as perguntas

1. Desde que época (ano) são conhecidos os Corona Vírus?

2. O que ele causa no ser humano?

3. Ele é semelhante ou diferente de um resfriado comum?

4. Como é a principal forma de transmissão do Corona Vírus?

5. O que significa: Contato Próximo?

 a) Contato Alienígena?
b) Lentes de Contato?
c) Contato com espíritos?
d) Outro tipo de contato?

Explique:


Matemática Atividade 1








Educação Física Atividade 3

Jogo de Damas

Tabuleiro de 8 x 8 (conforme a imagem), com 12 peças (pode usar tampas de garrafa) da mesma cor para cada jogador, posicionadas nas casas escuras, ocupando as três linhas mais próximas de cada jogador.
Os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo. As peças comuns só podem se movimentar para a frente, para uma casa preta livre na próxima linha, diagonal à sua casa atual. As damas podem se movimentar em diagonal para frente e para trás para qualquer casa livre, desde que o caminho esteja livre. O jogo termina quando todas as peças de um jogador forem capturadas ou quando este não puder mais fazer nenhum lance válido.

A captura das peças (“comer” a peça adversária) é obrigatória, ou seja, se na vez de um jogador ele puder capturar uma peça adversária, ele deve fazê-lo. Quando tiverem duas ou mais capturas possíveis, o jogador deve realizar o lance onde houver o maior número de capturas. As peças comuns só podem capturar para frente e para trás. As damas podem capturar peças distantes na sua diagonal, desde que o caminho entre a dama e a peça capturada esteja livre, e o caminho entre a peça capturada e a casa de destino da dama esteja também livre. Quando uma captura é realizada, a peça capturada é removida do tabuleiro, ficando em poder do jogador que a capturou. Quando uma peça faz uma captura e fica numa posição onde é possível fazer outra captura, ela deve fazê-la na mesma jogada, realizando uma tomada em cadeia. A peça deve fazer isso até que não seja mais possível capturar peça alguma neste lance.








Educação Física Atividade 2

Jogo de Mímica

Aumentar a dificuldade das mímicas solicitadas.
Sugestões de mímicas:

FILMES (A Bela Adormecida, Homem Aranha, Batman, O chamado, Chapeuzinho Vermelho, Moana, Minions,...).

Educação Física Atividade 1

Engarrafamento





Comentários

  1. Eu peguei e terminei aqui no final aqui mas aí aqui no aqui no final a senhora mandou as mesmas coisas que eu já fiz então eu não sei o que eu faço agora e que dia que a gente tem que entregar as folhas fora para Nara Tá bom quer que turma de 22 B 10

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Descubra o ANO CICLO pela Turma

Tarefas para Fazer em Casa