B10
- COPIAR A TRADUÇÃO DO CARTAZ:
PROTEJA-SE PARA NÃO ADOECER!
Evitar o contato sem proteção com pessoas doentes
(incluindo cuspir em público, tocar os próprios olhos, nariz ou boca)
e com animais vivos ou selvagens.
OPS – Organização Panamericana da Saúde
A Pintura Mais Famosa do Mundo
Em 1519, pouco antes de morrer, o artista, cientista e inventor italiano Leonardo da Vinci fez os retoques finais do retrato de uma jovem florentina, Lisa Gherardini del Giocondo, cujo marido, um rico comerciante de seda, havia encomendado a pintura dezesseis anos antes, em comemoração ao nascimento do filho do casal. Na época em que o quadro foi finalizado, Leonardo tinha ido morar na França, a convite do rei Francisco I, que acabaria comprando a pintura; assim, aparentemente nem a sra. Del Giocondo nem seu marido tiveram a chance de ver a obra de Da Vinci. O que é realmente uma pena, pois, quinhentos anos depois essa pintura fez com que o rosto dela se tornasse um dos mais famosos da história.
O quadro, é claro, é a Mona Lisa e hoje está exposto atrás de uma caixa de vidro à prova de balas e com temperatura controlada em uma parede exclusiva no museu do Louvre, em Paris. Os agentes do Louvre estimam que cerca de 80% de seus 6 milhões de visitantes anuais vão ao museu principalmente para ver esse quadro.
Como a Mona Lisa se tornou famosa no mundo todo
Foi somente no século XX que a Mona Lisa começou sua meteórica ascensão à marca global. E mesmo então isso não foi o resultado de críticos de arte subitamente apreciando o gênio que viveu entre eles por tanto tempo, nem devido aos esforços de curadores de museus, socialites, mecenas endinheirados, políticos ou reis. Nada disso: tudo começou com um roubo.
No dia 21 de agosto de 1911, um funcionário descontente do Louvre chamado Vincenzo Peruggia se escondeu em um almoxarifado até o fechamento do museu, quando então saiu com a Mona Lisa escondida sob o casaco. Italiano orgulhoso, Peruggia aparentemente acreditava que a Mona Lisa deveria ser exposta na Itália, não na França, e estava determinado a repatriar ele mesmo o tesouro havia tanto tempo perdido. Porém, como muitos ladrões, Peruggia descobriu que era muito mais fácil roubar uma obra de arte do que se livrar dela. Depois de escondê-la em seu apartamento por dois anos, ele foi preso enquanto tentava vendê-la para a Galeria Uffizi, em Florença.
Apesar de ter falhado em sua missão, Peruggia teve êxito em catapultar a Mona Lisa a uma nova categoria de fama. O público francês foi cativado pelo ladrão audacioso e eletrizado pela inesperada recuperação do quadro. Os italianos também ficaram extasiados com o patriotismo do conterrâneo, e trataram Peruggia mais como um herói do que como um criminoso – antes de a Mona Lisa retornar a seu dono francês, ela foi exposta por toda a Itália.
A partir desse momento, a Mona Lisa jamais retornaria ao anonimato.
Texto de Watts, Duncan J. no livro Tudo é óbvio: quando você sabe a resposta. Tradução de Letícia Della Giacoma de França. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 2013.
Interessante como a obra Mona Lisa ficou famosa, não é?
Vamos aos desafios:
Desafio 1:
Lê com atenção o texto, copia as palavras que estão sublinhadas e pesquisa qual sentido elas têm, anotando cuidadosamente. Então lê novamente o texto buscando palavras para substituir as que estão sublinhadas, sem mudar o que o autor quis comunicar.
O nome do artista Leonardo da Vinci também está sublinhado para que pesquises sobre a vida dele descobrindo outras informações que não estão no texto.
Desafio 2:
Transforma a história da obra Mona Lisa numa história em quadrinhos. Cuida bem com a sequência dos fatos e desenha cenas com muitos detalhes e cores!Parece que de repente se tornou muito importante lavar as mãos pra evitar o COVID, não é? Mas sempre foi a melhor forma de evitar doenças, desde a antiguidade.
Lê essa letra da música do grupo Palavra Cantada:
Lavar as Mãos
Uma... lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma
Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma
A doença vai embora junto com a sujeira
Vermes, bactérias, mando embora embaixo da torneira
Água uma
Água a outra, água uma (mão)
Água a outra, água uma (mão)
Lava a outra, lava uma (mão)
Lava a outra, lava uma (lava,…
Se quiseres conhecer a música e o clip que está no youtube, podes seguir o link:
Pensa um pouco sobre a importância desse hábito pra todas as pessoas, de qualquer idade. Pega uma folha de papel e cria um anúncio para lembrar às pessoas que são importantes pra ti que não esqueçam de lavar bem as mãos!
1) Calcule e faça a prova real:
765 + 68
|
|
907 - 56
|
|
48÷8
|
|
5 x 7 =
|
|
1) Histórias Matemáticas:
a) Carolina corre uma hora todos os dias da semana. Quantos minutos ela terá corrido em uma semana?
b) Marisa tem 40 peças de roupas e quer distribuí-las igualmente em 4 gavetas. Quantas peças ficarão em cada gaveta?
4) Armar e efetuar:
a) 105 + 13 + 65 =
b) 250 + 22 + 78 =
c) 315 + 43 + 34 =
d) 421 + 19 + 74 =
e) 568 – 123 =
f) 693 – 145 =
g) 709 – 23 =
h) 874 – 21 =
5) Escrever como se lê:
a) R$ 0,99 - ________________________
b) R$ 100,00 - ________________________________
c) 234 - _________________________________
d) 300 - ____________________________________
e) 408 - _______________________________________
f) VII - ________________
g) X - _________________
h) 77 - ________________
Brinque e aprenda! Explore o site Escola Games: Jogos educativos
1. O jogo sobre prevenção ao Corona vírus e a tabuada são muito legais! Aproveita e joga com a família! 2. Divirta-se! 3.
|
Leia e interprete: Você não precisa copiar o texto no caderno!
Será que existiram bruxas de verdade?
Antigamente, era chamada de “bruxa” qualquer mulher que conhecessem bem as plantas medicinais e faziam uso delas para ajudar as pessoas curando doenças. Mas no período da história chamado de Idade Média, com o domínio da Igreja, esses “poderes” de uso de plantas medicinais começaram a “concorrer” com os interesses de seus dirigentes que era de dominar o pensamento das pessoas baseados unicamente nas suas crenças, então as bruxas passaram a ser perseguidas e foi disseminada a ideia de que eram seres do “demônio”, daí sugiram muitas lendas a respeito dessas personagens.
Existem bruxas muito famosas, que ganharam destaque pelas histórias que participaram: a bruxa malvada que deu a maçã à Branca de Neve, Nessarose, a bruxa também malvada do filme “O Mágico de Oz”, Sam, a feiticeira boa, mas um pouco atrapalhada do seriado da TV, a bruxa Onilda, que faz muita confusão nas histórias infantis.
Curiosidades – Origem do “Dia das Bruxas”
Existem diversas versões para a origem da festa. Uma delas diz que, antigamente, as pessoas acreditavam que fantasmas apareciam na noite anterior ao Dia de Todos os Santos (“Hallow’s Day”, em inglês), para bagunçar a comemoração.
Outra envolve a chegada dos irlandeses, os ingleses e os escoceses na América do Norte, por volta de 1800. Eles teriam levado a tradição do Halloween, que conquistou principalmente as crianças americanas e, depois, as do mundo inteiro. A festa era chamada de Samhain, que significa “fim do outono”.
Nasceu com uma lenda dos druidas, sacerdotes dos celtas, povo que habitava a Inglaterra por volta do ano 200 a.C. Na noite de 31 de outubro, segundo eles, todas as bruxas, demônios e espíritos dos mortos se reúnem para uma grande festa. O medo que a comemoração causava foi sendo esquecido e ela se transformou numa grande folia para a garotada.
Nos Estados Unidos, o Dia das Bruxas é chamado de “Halloween”, adaptação da frase celta “all hallow eze”, que quer dizer “noite de todos os santos”.
Vestindo fantasias, as crianças batem de porta em porta perguntando: “Tricks or Treats?” (“Travessuras ou Gostosuras?”).
(fonte: Guia dos Curiosos)
Interpretação do texto:
1) Copie o título do texto:
2) Quanto parágrafos o texto tem?
3) O assunto principal do texto é:
( ) O dia das Bruxas
( ) A origem do dia das Bruxas
4) Completar de acordo com o texto:
Antigamente era chamada de “bruxa” mulheres que conhecessem plantas ____________, ou seja, que podem curar doenças de pessoas.
A origem do dia das bruxas tem diversas versões. Todas ocorrem no dia de Todos os __________.
5) Crie frases com as palavras abaixo:
a) Bruxa: ______________________________________________
b) Doces:______________________________________________
c) Fantasia: ____________________________________________
d) Brincadeiras:_________________________________________
6) Agora, transforme suas frases em um pequeno comentário sobre o Dia das Bruxas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Vamos estudar um pouquinho sobre Porto Alegre?
Responder:
a) Quem é o prefeito de Porto Alegre? ______________________________
b) Quantos vereadores Porto Alegre tem? Onde eles trabalham? __________________________________________________________________
c) Em qual bairro de Porto Alegre você mora? _______________________________
d) Você sabe seu endereço? Qual é o seu endereço completo? ___________________________
e) No bairro em que você mora tem estrutura de transporte, segurança, posto de saúde e escola? Como você percebe isso? ______________________________________
Nesta semana vamos construir um material bem legal que pode ser usado em muitas brincadeiras: a bola de meia!
A bola de meia pode ser feita de diversas formas: com uma blusa velha (conforme o vídeo abaixo), com outra meia dentro, com jornal ou outro tipo de papel... A ideia principal é pegar um pé de uma meia que você não use mais (pode ser de qualquer pessoa da casa, pode ser também uma perna de meia calça cortada,...) e colocar o papel ou a blusa ou o material que você escolher dentro dela, empurrando bem. Após ter feito isso, enrole a ponta e vire o restante da meia de modo que não fique sobrando tecido e fique mais redondo. No vídeo há a explicação
1. Dá para treinar malabarismos, começando com uma bola em cada mão e depois dificultando com 3 ou 4 bolas.
2. Dá para fazer um jogo de bocha onde há um alvo e o objetivo é deixar mais bolas perto do alvo possível.
3. Dá para fazer bola ao cesto ou um boliche com garrafas PET.
4. O que mais sua imaginação permitir!
Não esqueçam: a pandemia ainda não acabou e por isso não estamos indo às aulas na escola! Por isso continuem lavando as mãos, usando máscaras e mantendo distanciamento, sempre que possível! Cuidem-se para que possamos logo matar essa saudade enorme!
EDUCAÇÃO FÍSICA
BASQUETE
O BASQUETE É UM ESPORTE COLETIVO, JOGODO ENTRE DUAS EQUIPES QUE TEM COMO OBJETIVO ACERTAR A BOLA DENTRO DO CESTO. CADA EQUIPE É FORMADA POR CINCO JOGADORAS OU JOGADORES. TRATA-SE DE UM JOGO REALIZADO OFICIALMENTE EM QUADRAS. ESSE JOGO É BASTANTE POPULAR NOS ESTADOS UNIDOS.
MAS HÁ OUTRAS FORMAS DE JOGAR, COMO O BASQUETE DE RUA. NESSE FORMATO, AS DISPUTAS PODEM SER FEITAS DE 5 CONTRA 5 , ATÉ MESMO DE 1 CONTRA 1. O MAIS IMPORTANTE NESSAS DISPUTAS SÃO OS DRIBLES QUE CADA JOGADORA OU JOGADOR FAZ CONTRA OUTRA PESSOA, E AS ACROBACIAS QUE FAZ PARA ACERTAR A BOLA NA CESTA, SEM SE PREOCUPAR COM AS REGRAS RÍGIDAS DO BASQUETE OFICIL. JÁ VIU ALGUÉM JOGANDO ASSIM ? MUITAS VEZES FAZEMOS ISSO NA ESCOLA, UM CONTRA UM, DISPUTANDO A BOLA E TENTANDO FAZER UMA CESTA. É BEM DIVERTIDO!
CURTIU? COMO PODEMOS BRINCAR E JOGAR BASQUETE EM CASA?
NÃO PRECISAMOS TER CESTA E A BOLA DE BASQUETE, PODEMOS ADAPTAR COM QUALQUER BOLA QUE QUIQUE E TENTAR ARREMESSAR EM ALGUM ALVO.
OU, TAMBÉM PODEM FAZER ALGUMA BOLINHA COM PAPEL OU MEIA, E TENTAR ARREMSSAR DENTRO DE UM BALDE. FICA A DICA!
- LEER:
EL HORÓSCOPO
Un horóscopo es un mapa o diagrama astrológico que representa las posiciones del Sol, la Luna, los planetas, los aspectos astrológicos y los ángulos sensibles en el momento de un evento, como la hora del nacimiento de una persona. La palabra horóscopo se deriva de las palabras griegas Hora y scopos que significa "tiempo" de "observador".
El horóscopo trata de como los astros influyen en nuestra vida. Probablemente hayas leído tu horóscopo en una revista, en un periódico o incluso en Internet. Para muchas personas es interesante leer su horóscopo y predicciones para un día determinado.
Así como los meses del año, los signos del horóscopo son 12.
Observa los signos del horóscopo en español:
|
|
|
|
|
|
| ||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
| ||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
- Después de observar los signos, escribe y completa esta frase en tu cuaderno:
Mi signo en español es ________________________.
QUADRO NEGRO
Esta brincadeira é para fazer junto com alguém que mora com você. Esta pessoa irá escrever com o dedo uma palavra ou uma letra ou um número nas suas costas e você terá que adivinhar o que ela escreveu. Depois vocês trocam!
Também é possível variar as partes do corpo para escrever: palmas das mãos, pés, braços,... Qual foi mais fácil de descobrir? E qual foi mais difícil? Ao invés de palavras, para dificultar, vocês podem fazer desenhos como flor, coração, sol... Inventem à vontade e percebam as diferenças em cada variação da brincadeira!
Não esqueçam de lavar as mãos antes e depois da brincadeira, o vírus continua aí!
VAMOS DANÇAR?
A seguir tem o link de algumas músicas no you tube com coreografia de um jogo chamado “Just Dance”. Se possível abram algumas e tentem fazer a coreografia. Caso não consigam toda, tentem alguns passos. Chamem quem mora com vocês para jogar também. A brincadeira reside na diversão e em descobrir novos movimentos!
Música 1 (duas pessoas) – Gangnam Style https://www.youtube.com/watch?
Música 2 (uma pessoa) – On the floor https://www.youtube.com/watch?
Música 3 (uma pessoa) – Moves Like Jagger https://www.youtube.com/watch?
Música 4 (uma pessoa) – Pump It https://www.youtube.com/watch?
Música 5 (duas pessoas) – Beautiful Liar https://www.youtube.com/watch?
ATIVIDADE DE ESPANHOL: COPIAR O TEXTO EM ESPANHOL E LER SUA TRADUÇÃO.
La primavera es una de las estaciones del año, la que le sigue al invierno y antecede al verano. La palavra primavera significa “primer verdor”, pues es la época em que las plantas reverdecen. Por eso, también es llamada de “estación de las flores”.
Desde la antigüedad, se asocia la primavera a la juventud y la vida. Por eso, la llegada de la primavera se vive con alegría.
Por extensión a esta asociación entre la primavera y el florecimiento de la vida, se califica como “primavera” a la juventud o a la mejor etapa en la existencia de una persona.
DEFINIÇÃO DE PRIMAVERA
A primavera é uma das estações do ano, aquela que segue o inverno e vem antes do verão. A palavra primavera significa "primeiro verde", pois é a época em que as plantas ficam verdes novamente. Por esse motivo, também é chamada de "estação das flores".
Desde os tempos antigos, a primavera está associada à juventude e à vida. Portanto, a chegada da primavera é vivida com alegria.
Por extensão a esta associação entre a primavera e o florescimento da vida, a juventude ou a melhor fase da existência de uma pessoa é qualificada como "primavera".
Livro Mágico de animação - Flip book
Para brincar de animação fazendo um flip book, tu vais precisar de um bloco de papel (desses bloquinhos para recados, pode ser post its), ou fazer um com papel recortado e grampeado. O livrinho deve ser pequeno para que possa ser folheado rapidamente. Tendo lápis e uma boa ideia, já podes começar!
Deves desenhar do fim para o começo, fazendo o primeiro desenho na última folha, pois é mais fácil folhear o livrinho de trás para a frente.
Repete o mesmo desenho em cada folha, sempre alterando alguma coisa para criar movimento: um braço ou uma perna que se desloca, um objeto que cai, enfim, algo que se mova.
Inventa um personagem e constrói a história no Flip book. Se gostar, podes fazer mais de um. Traz depois pra escola, quando retornarmos, pra mostrar!
Links com exemplos de flip books:
https://www.youtube.com/watch?v=lUGVrMruOws
https://www.youtube.com/watch?v=of2VkJrPveI
https://www.youtube.com/watch?v=TFeCIKb9pWY
TRABALENGUAS (trava-línguas)
Trava-línguas são pequenas frases que trabalham as dificuldades de certas letras quando são repetidas ou unidas a outras. São difíceis de ler e acabam sendo engraçadas, pois a língua “embola”. Funciona como uma brincadeira, onde o objetivo é tentar ler o mais rápido possível sem errar. Além disso, acabamos treinando vocabulário e as habilidades de leitura e fala.
Um exemplo em português é “o rato roeu a roupa do rei de Roma”, onde o “R” é trabalhado.
Veja estes dois trava-línguas (trabalenguas) em espanhol.
COPIE EM SEU CADERNO E TENTE LER EM VOZ ALTA:
1. La sapa le preguntó al sapo
¿por qué no comes sopa, sapo?
y a la sapa, le dijo el sapo:
porque no sepo sapa.
2. --Compadre, cómprame un coco.
--Compadre, no compro coco porque como poco coco como, poco coco compro.
- LER:
Você gosta de animais? Qual é o seu preferido? Você sabe o nome de algum animal em Espanhol? Saiba que muitos nomes de animais na língua espanhola não se parecem nem um pouco com os nomes no português.
- Copie essa lista de animais em seu caderno:
Agosto é considerado o mês do Folclore. Mas é no mês de junho que acontece uma das manifestações mais ricas do nosso país, na época dos festejos juninos, no estado do Maranhão. É o Bumba meu Boi.Com figurinos típicos vestindo cada personagem, música e dança, os grupos se apresentam nos arraiais levando alegria a pessoas de todas as idades. Sempre lembrando a história de Catirina e Pai Francisco. Vamos conhecer essa lenda?
A LENDA DO BUMBA MEU BOI
Vou contar pra vocês a história mais famosa da lenda do bumba-meu-boi e como se deu a origem do folguedo mais conhecido nas terras do Maranhão.
Pai Francisco e Catirina eram dois escravos que viviam numa fazenda.
O fazendeiro tinha muitas posses, mas o que ele mais gostava era de um boi chamado Mimoso.
Certo dia, Catirina ficou grávida e, como muitas mulheres que aguardam seus filhos, desejou comer uma coisa diferente: um guisado de língua de boi.
Mas não era uma língua qualquer, ela queria a língua do boi Mimoso, o boi mais querido pelo dono da fazenda.
Dizem que desejo de mulher grávida deve ser satisfeito, senão a criança nasce com a aparência do objeto desejado.
Como Pai Francisco não queria que seu filho nascesse com cara de língua de boi, matou o boi favorito do patrão e fez o guisado de língua tão desejado pela esposa.
Ao amanhecer, o patrão descobriu o boi morto e logo convocou todos os rezadores e pajés da redondeza para ressuscitarem Mimoso, jurando castigar severamente o autor daquela desgraça.
Ao saber que todos na fazenda haviam descoberto seu crime, Francisco e Catirina fugiram apressadamente para outra localidade sem sequer olhar pra trás.
Os pajés realizaram suas pajelanças e conseguiram ressuscitar Mimoso.
O fazendeiro ficou alegre, mas tão alegre que perdoou Francisco e Catirina; e mais: deu uma grande festa e convidou índios, negros e peões da fazenda, além de todos os moradores da redondeza.
Nascia, então, a festa de bumba-meu-boi.
As histórias do folclore são assim... tudo de fantástico pode acontecer. Copia no caderno a lenda do bumba-meu-boi e depois usa a imaginação para desenhar as cenas dessa história. Usa muitas cores para retratar a fazenda, Catirina e Pai Francisco, o boi Mimoso e no final a grande festa, com os índios, pajés, os negros, peões e o boizinho bem enfeitado.
1. A poesia abaixo, da Nilda Zamataro, está em espanhol e conta a história de uma semente dourada que se transforma em planta, com a ajuda da chuva e do sol. Tente ler em voz alta a poesia.
2. Copie a poesia em seu caderno:
LA SEMILLA DORADA
En su camita de tierra
descansaba la semilla dorada
algunas gotitas de la lluvia
entraron a despertarla.
El sol se acercó un poquito
y le regaló su calor.
La semilla rompió su traje,
hizo fuerza... y se estiró.
Se asomó muy curiosa
y el mundo descubrió.
Así la semilla dorada
en planta se convirtió.
Para dois ou mais participantes. Deve-se definir um ponto final, vendar uma das crianças (se tiver mais de três, pode-se jogar em duplas), rodá-la e levá-la para longe do ponto. A(s) criança(s) que estão enxergando devem então dizer as direções que a criança vendada deve seguir para encontrar o ponto final (para frente, para trás, para direita, para esquerda...). Pode-se marcar o tempo que cada um leva até o ponto, ver quem dá as melhores direções, quem acha o ponto final mais rápido, etc.
BOLICHE
Precisaremos de garrafas ou caixas plásticas (pode ser de refrigerante, suco, leite,... qualquer coisa que não tenha problema caso amasse) e uma bola (que pode ser feita com jornal, caso a criança não possua). Organize as garrafas ou caixas para que a criança atire a bola e tente derrubá-las. É possível aumentar o nível de dificuldade afastando mais a criança das garrafas, enchendo-as com água ou pedrinhas, estipulando que só se pode jogar a bola com a mão esquerda ou de costas... Importante é testar as habilidades e lavar bem as mãos antes e depois de brincar!
ESPAÑOL
TIEMPO ATMOSFÉRICO
- No quadro abaixo, você encontrará um vocabulário relacionado ao tempo atmosférico. Copie o quadro no seu caderno e estude as palavras em espanhol e o seu significado em português.
2. Procure no quadro e escreva em espanhol estas palavras do tempo:
- Nuvens : ________________
- Nevoeiro: ________________
- Céu: _______________
- Calor: ________________
B10
Copiar as frases em espanhol:
- Yo tengo un perro que se llama Curro.
- A mi perro Curro le gusta pasear por la calle por las mañanas.
- Me levanto temprano para llevar a mi perro a su pequeño paseo.
- Él siempre me espera sentado a la puerta de mi habitación con gran impaciencia.
- Yo y Curro jugamos mucho y nos llevamos muy bien.
Leia a tradução para entender as frases:
1. Eu tenho um cachorro chamado Curro.
2. Meu cachorro Curro gosta de passear na rua de manhã.
3. Levanto cedo para levar meu cachorro em seu pequeno passeio.
4. Ele sempre me espera sentado na porta do meu quarto com muita impaciência.
5. Eu e Curro brincamos muito e nos damos muito bem.
Atividades Espanhol
se viste de blanco,
se pone el abrigo
porque está temblando.
se mete en el río,
y el parque y la calle
se llenan de frío.
llorando, llorando,
y también al viento
que viene soplando.
Grita en el camino,
pero el sol no viene
porque se ha dormido.
Atividade Educação Física
assista ao vídeo
Atividade Educação Física
Jogo da Mimica
Atividades
Lê com atenção:
Como tudo começou, muito antes de existir a cidade que conhecemos hoje?
Há muito tempo, eram os índios que viviam aqui.
Em 1732 chegaram as primeiras pessoas que vieram morar nessa área. Elas escolheram para viver o lugar que hoje recebe o nome de Morro Santana. A iniciativa foi de um tropeiro, que como muitos outros saíam de São Paulo para explorar novos territórios, juntando gado e cultivando a terra onde decidiam ficar. Seu nome era Jerônimo Dornelles. Ele trouxe sua família, agregados e escravos, iniciando a ocupação do espaço onde hoje se instala a cidade.
Duas décadas depois de ter se estabelecido a estância de Jerônimo Dornelles no Morro Santana, sessenta casais açorianos (vindos das ilhas de Açores, em Portugal) desembarcaram num porto improvisado às margens do Guaíba. Eles tinham como destino o território das Missões, que havia sido entregue aos portugueses por um acordo chamado Tratado de Madri. Ao chegar aqui, porém, receberam notícias de que naquela região os índios, portugueses e espanhóis guerreavam pela posse da terra.
Para evitar a guerra, os açorianos acabaram permanecendo junto ao Guaíba, derrubando o mato, construindo casas e plantando trigo. Logo ergueram moinhos para fabricar farinha e foram organizando sua comunidade. A aglomeração de casas no porto recebeu o título de Freguesia de São Francisco das Chagas em 1772. Nessa época foram distribuídos lotes de terra para os moradores, que iniciaram a construção de uma igreja num local mais elevado (onde hoje está a Praça da Matriz). O local logo recebeu novo nome: Porto de São Francisco dos Casais.
Mais tarde, quando a capital do estado do Rio Grande do Sul foi transferida de Viamão para o povoado já organizado, seu nome mudou para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. Em 1822 o imperador Dom Pedro I elevou o povoado à categoria de cidade, batizando-a com o nem que conserva até hoje: Porto Alegre.
Agora copia e responde no caderno:
Quais fatos importantes para a história de Porto Alegre aconteceram nessas datas:
1732 –
1752 –
1772 –
1822 –
Quem vivia nesse espaço antes de Jerônimo Dornelles se estabelecer no Morro Santana?
Qual era o destino dos casais açorianos e por qual motivo eles decidiram ficar no porto à beira do Guaíba?
Depois de construir suas casas e os moinhos de trigo, qual a construção à qual se dedicaram os açorianos buscando um local mais elevado?
Atividade Espanhol
Atividades Educação Física
Atividades
Atividades
RESOLVA AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO:
1) COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO:
MÃOS – DOENÇAS – MÁSCARA – HIGIENE – ALIMENTAÇÃO
A) PODEMOS CUIDAR DA NOSSA SAÚDE COM EXERCÍCIOS FÍSICOS, BEBENDO ÁGUA, DORMINDO BEM E COM UMA BOA ______________.
B) PREVENIMOS MUITAS ____________ LAVANDO BEM AS _________ .
C) HÁBITOS DE _________________ COMO LAVAR AS MÃOS, OS ALIMENTOS, AS COMPRAS E MANTER A CASA LIMPA, PREVINEM A COVID – 19.
D) NESTA PANDEMIA, SE FOR MUITO NECESSÁRIO SAIR DE CASA, USE _______________ E ÁLCOOL EM GEL PARA HIGIENIZAR AS MÃOS.
2) ACENTUAR AS PALAVRAS:
SOFA MASCARA LAMPADA AVIAO
MAÇA CAMERA LIQUIDO TRICO
RELOGIO VOCE AMANHA ALCOOL
SAUDE NOTICIAS AÇUCAR METRO
OPINIAO JUDO MAO AMBULANCIA
3) ESCREVER FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:
ESCOLA – ESTUDOS – AMIGOS -
PREVENÇÃO – DOENÇAS –
4) CALCULAR:
234 456 678 789 908 870
+48 +107 +132 +67 +75 +130
976 874 703 640 509 444
- 81 -15 - 56 - 109 - 43 - 23
10 X 3 = 32 X 2 = 14 X 2= 15 X 2=
4 X 5 = 6 X 4 = 7 X 5 = 4 X 4 =
15 ÷ 3 = 12 ÷ 4 = 10 ÷ 5= 25 ÷ 5=
20 ÷ 4 = 20 ÷5 = 12 ÷ 3 = 16 ÷ 3 =
5) ESCREVER O NÚMERO:
A) OITOCENTOS E SESSENTA E DOIS:_________
B) SETECENTOS E SETE:_______
C) SEISCENTOS E VINTE E NOVE:_______
D) QUINHENTOS E QUARENTA E SEIS:_________
E) QUATROCENTOS E QUARENTA E QUATRO: ______
Atividades
Atividades
Atividade Educação Física
assistir ao vídeo
Atividade Educação Física
Atividades
Atividades Espanhol
Atividades
Atividade Educação Física
Atividades Artes
Atividades
Atividade Educação Física
Para copiar e responder no caderno
Atividades
Atividades
Atividades
Atividades
Atividade Educação Física
Copiar no caderno.
Atividades
Atividades
Atividades
Atividades
Atividades
Atividades
Atividades
Atividades
Atividades
Atividade Educação Física
Copiar e completar no cadernos.
Preencha as lacunas ( espaços ) com uma ou duas palavras de forma a tornar a frase verdadeira:
1. O ____________________foi criado em_______ na ___________. 2. _____________________ seu criador era______________________ e _______________ de Educação _______________. 3. O _________________ da ________________ do ____________________ foi o __________________ rigoroso. 4. A __________________ da _________________ no Basquetebol permanece até hoje e é de __________. 5. Foram utilizados _______ velhos ___________ de pêssego como alvo. 6. Para a rápida _______________ do jogo foi _______________ a base do ____________. 7. Atualmente, o ________________é praticado por mais de ______ países filiados à _______________.
Atividades
Atividades
Atividades
Escreva no caderno a palavra secreta, usando a letra inicial de cada desenho:
Para fazer no caderno:
Construa o seu jogo da memória:
Quanto maior o número de peças, mais difícil ficará.
Atividades
Atividades
Atividades
Atividades
Atividades Artes
-
COPIE O TEXTO E RESPONDA.
-
Nome:
-
Idade:
-
Você gosta de escutar música?
-
Você acha que música é importante? Por quê?
-
Que tipo de música você gosta de ouvir?
-
Qual sua música favorita?
-
Qual o gênero musical favorito? (sertanejo, rock, funk, pagode, tradicionalista, erudita, gospel)
-
Alguma música marcou algum momento de sua vida? Qual?
-
Você acha que a música pode influenciar no comportamento das pessoas?
-
Música Erudita:
-
MPB:
-
ROCK:
-
SERTANEJO:
-
FUNK:
-
SAMBA:
-
JAZZ:
Atividades
Atividade Educação Física
Reproduzir no caderno Dimensões da tabela de Basquetebol
Atividades
Dica de Leitura
Atividades
Educação Física Atividade 4
Ler
Atividades
Atividades
Atividade
Português Atividade 6
Leitura
Leia com alguém que mora com você.
Jogos On-Line
https://www.digipuzzle.net/pt/matosmedeiros/hiddenobjects/hiddenobjects.htm?language=portuguese&linkback=../../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm
https://www.digipuzzle.net/minigames/quiz/quiz_pt.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm
http://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras/
https://www.digipuzzle.net/pt/jogoseducativos/matematica-ate-20/index.htm
https://www.digipuzzle.net/
http://www.escolagames.com.br/
https://jogoseducativos.hvirtua.com.br/
Português Atividade 5
Matemática Atividade 3
Matemática Atividade 2
Arte Atividade 3
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós
Num universo tão vasto e bonito é saber sonhar
Então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim
E sim sobre cada momento sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás
Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
-
Qual é o tema da música? _______________
-
Quem canta? _________________________
-
Quem é o compositor? _________________
-
Qual é a mensagem que a música nos traz?
-
a) ( ) Temos que viver sem pensar no amanhã
-
b) ( ) Sempre teremos alguém pensando e se preocupando com a gente.
-
c) ( ) Que a vida passa muito rápido, e que devemos valorizar cada momento
Arte Atividade 2
Arte Atividade 1
Português Atividade 4
Atividade
- COLAGEM DIVERTIDA: DEVEM RECORTAR CORPOS E CABEÇAS DE PESSOAS E ANIMAIS EM DIVERSAS REVISTAS E IR COLANDO, JUNTANDO DE MODO QUE A COLAGEM SEJA ENGRAÇADA.
- QUEBRA-CABEÇA DIVERTIDO: PEGAR UM DESENHO BEM COLORIDO, QUE POSSA SER RECORTADO, CORTAR EM PEDAÇOS E DEPOIS MONTAR NOVAMENTE A FIGURA.
Português Atividade 3
- No cartaz, qual orientação importante “A Turma da Mônica” deu uma sobre o Coronavírus?
- Por que o Cascão lavando as mãos ganhou tantas “curtidas” na internet?
Espanhol Atividade 1
Português Atividade 2
Para responder no caderno:
Observar a figura e responder:
A) O que a figura nos ensina a fazer?
B) Por que é importante lavar corretamente as mãos?
História Atividade 1
História de Porto Alegre Fonte:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo/default.php?p_secao=257
A cidade de Porto Alegre tem como data oficial de fundação 26 de março de 1772, com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, um ano depois alterada para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata. A demarcação dessas terras demorou e os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre. Em 24 de julho de 1773, Porto Alegre se tornou a capital da capitania, com a instalação oficial do governo de José Marcelino de Figueiredo. A partir de 1824, passou a receber imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Este mosaico de múltiplas expressões, variadas faces e origens étnicas, religiosas e linguísticas, faz de Porto Alegre, hoje com quase 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural, uma demonstração bem-sucedida de diversidade e pluralidade. Foi a ferro e fogo que Porto Alegre construiu a sua história. A capital do Rio Grande do Sul é também a capital dos Pampas, como é conhecida a região de fauna e flora características formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e parte da Argentina e do Uruguai. É nessa região que nasceu o gaúcho, figura histórica, dotada de bravura e espírito guerreiro, resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas de fronteiras entre os Reinos de Portugal e Espanha, a partir do século XVI. 7 As revoltas se sucederam, mas foi o século XIX que marcou o seu povo, após uma longa guerra por independência contra o Império português. A chamada Guerra dos Farrapos se iniciou com um enfrentamento ocorrido na própria capital, nas proximidades da atual ponte da Azenha, no dia 20 de setembro de 1835. Mesmo sufocado, foi este conflito que gravou na história o mito do gaúcho e é até hoje cantado em hino, comemorada em desfiles anuais e homenageada com nomes de ruas e parques. Com o fim da Guerra dos Farrapos, a cidade retomou seu desenvolvimento e passa por uma forte reestruturação urbana nas últimas décadas do século XVIII, movida principalmente pelo rápido crescimento das atividades portuárias e dos estaleiros. O desenvolvimento foi contínuo ao longo do tempo e a cidade se manteve no centro dos acontecimentos culturais, políticos e sociais do país como terra de grandes escritores, intelectuais, artistas, políticos e acontecimentos que marcaram a história do Brasil.
Opcional: Ver Vídeo sobre Porto Alegre https://www.youtube.com/watch?v=UIPJvq-WToo
Atividades
1) Ler o Texto e resumir em seu caderno o que achou mais importante ou legal sobre a fundação de Porto Alegre.
2) Inventar 3 perguntas sobre a fundação de Porto Alegre e escrever no caderno.
3) Responder as 3 perguntas inventadas por você.
Português Atividade 1
Interpretação de Texto
Os corona vírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por corona vírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os corona vírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Modo de Transmissão: De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos corona vírus se dá por contato próximo* de pessoa a pessoa. Definição de contato próximo: Qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família; que tenha tido contato físico com o paciente; tenha permanecido no mesmo local que o paciente doente (ex.: morado junto ou visitado).
Responda as perguntas
1. Desde que época (ano) são conhecidos os Corona Vírus?
2. O que ele causa no ser humano?
3. Ele é semelhante ou diferente de um resfriado comum?
4. Como é a principal forma de transmissão do Corona Vírus?
5. O que significa: Contato Próximo?
a) Contato Alienígena?
b) Lentes de Contato?
c) Contato com espíritos?
d) Outro tipo de contato?
Explique:
Matemática Atividade 1
Educação Física Atividade 1
Eu peguei e terminei aqui no final aqui mas aí aqui no aqui no final a senhora mandou as mesmas coisas que eu já fiz então eu não sei o que eu faço agora e que dia que a gente tem que entregar as folhas fora para Nara Tá bom quer que turma de 22 B 10
ResponderExcluir